O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Rosa282 25/06/2024

Transformações à vista... no morro dos ventos uivantes
Ventos... em sua materialidade podem ser entendidos como mensageiros de mudanças no clima, nas temperaturas, além disso podem contribuir para a flora ao transportar pólem, sementes, etc. No caso da construção literária de Emily Brontë os sentidos atribuídos aos ventos uivantes são mais como presságios, tumultuosas transformações materiais e emocionais também. Não se trata de um romance, como as mídias por anos teimam em difundir, mas um escancarar da essência sombria humana, sem generalizações. Uma exposição da hipocrisia da sociedade inglesa no século XIX, mas que ainda encontra ecos, sem anacronismos, no século XXI. A narrativa trata sobre o racismo, a exclusão social, a exploração do trabalho, a divisão de classes sociais tendo como base a economia. Brontë apresenta a persistente coisificação das mulheres, vistas como seres inferiores, sem direitos diante do patriarcado. Há muitas camadas para discussões em níveis filosóficos, psicanalíticos e sociológicos; um trabalho de pesquisa interdisciplinar seria pouco para trazer à baila todas as possibilidades de entendimentos. Um clássico atemporal!! Recomendo a sua leitura. Amei demais.
No que se refere às edições que analisei:
Antofágica, se mostra rica em detalhes;
Darkside, representa muito bem na tradução as identidades dos personagens, com suas respectivas diferenças. O seu texto nos leva a enxergá-los inclusive, a ouvir suas vozes;
Zahar, possui a tradução mais fluida e comentários interessantes em seus rodapés, esta foi a versão que utilizei para as minhas anotações e marcações;
Martin Claret, a tradução mais fiel do texto em língua inglesa, mas não compõe um texto pesado, também é fluida.
Todas as traduções são ótimas, o texto não perde a sua riqueza e tampouco é danificado. A escolha da edição dependerá do gosto do leitor. Particularmente, como fiz a primeira leitura comparando de forma mais próxima Zahar e Darkside, na releitura farei as minhas anotações na edição da Antofágica, pois essa trama merece uma releitura.

jurdangf 24/06/2024

Quem deras poder abraçá-lo
Finalmente acabei!!! nao sinto que estou aproveitando a leitura como eu deveria, mas é um livro ótimo, no próprio livro há muito opinião positiva do livro, o que me fez ler com essa visão em mente, então pra mim é um ótimo livro!

Carol 24/06/2024

Estou há dias pensando na frase ?Você derrubou meu palácio, agora quer erguer um casebre para ficar se congratulando pela caridade? e como parece muito uma música que a Taylor Swift escreveria.

Que história maravilhosa, as vezes eu tinha que parar e refletir sobre o que eu tinha acabado de ler. A primeira parte do livro é muito superior à segunda e eu só tirei meia estrela por isso. Um quase 5 estrelas.

Raina.Carrion 24/06/2024

"[...]sua crueldade provém de sua miséria"
A escrita é divertida por sua ironia e macabra ao mesmo tempo, trabalhando a ansiedade e a curiosidade do leitor com maestria. Os detalhes mergulham o leitor direto no mundo narrado.
Os personagens, assim como suas ações, são complexas e resultam em um turbilhão de emoções. A autora nos leva a amar e odiar o mesmo personagem, bem como muitas vezes a junção desses dois.
É angustiante os acontecimentos, ainda mais em consequência do leitor saber exatamente o que leva as terríveis ações dos personagens.
Por fim, o final surpreende com sua delicadeza e abrupta mudança. É como um quebra-cabeça que forma uma figura diferente para cada leitor.

MissCaixeta 23/06/2024

Que família doida
No começo do livro curti bastante, tava adorando os personagens, achei todos meio serelepe da cabeça tbm, no meio ao fim pra mim foi uma tortura continuar a leitura, foi bem arrastado, as coisas que esses povo acham normal é um absurdo, porém, é bem recente a história, 1800 e bolinha. Foi boa a experiência, mas prefiro os da Jane Austen e da Charlotte Brontë.
Felipe Santos 23/06/2024minha estante
Desisti no primeiro capítulo. E é exatamente essa edição.

prizz0 23/06/2024minha estante
eu parei no meio desse, tô pensando em tentar terminar

MissCaixeta 23/06/2024minha estante
O livro é bom, só tem alguns (todos) personagens que tem 15 parafusos a menos

Ricardo 23/06/2024

Denso, sombrio e inesquecível
Acabei de terminar "O Morro dos Ventos Uivantes", e que livro intenso! A leitura foi densa e sombria, me envolvendo em um mundo de paixão avassaladora, vingança cruel e personagens atormentados.
Emily Brontë constrói uma narrativa única, alternando entre narradores e linhas do tempo, criando uma atmosfera de suspense e mistério. O livro se passa em duas casas: a aconchegante Granja dos Tordos e o sombrio Morro dos Ventos Uivantes. É nesse cenário gótico que acompanhamos a história de amor proibido entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, um órfão acolhido pela família.
O que mais me impressionou foi a complexa construção dos personagens. Eles são cheios de defeitos, contradições e obsessões. Catherine, por exemplo, é impulsiva e egoísta, enquanto Heathcliff é amargurado e vingativo. Essa imperfeição humana torna a história ainda mais real e impactante.
"O Morro dos Ventos Uivantes" não é um livro para quem busca uma leitura leve e descontraída. É uma obra densa, que exige atenção e reflexão. Mas se você aprecia histórias marcantes e personagens inesquecíveis, essa é uma leitura obrigatória. Prepare-se para se encantar e perturbar com a genialidade de Emily Brontë.
"O Morro dos Ventos Uivantes" é um clássico da literatura inglesa que explora temas como amor, ódio, vingança e a natureza humana. É uma leitura densa e sombria, mas que te prende do início ao fim. Se você busca uma experiência literária marcante, não perca este livro!

Jacielly1 22/06/2024

Adorei!!
Primeiramente o livro é uma grande fofoca KKKKKK.

O livro simplesmente mexeu com meu psicológico, primeiro eu amava o Heathcliff, depois comecei a ter ódio dele, até que no final senti uma pena dele ;-;,. Confesso que todo mundo nesse livro tem uma coisa ruim que me fez odiar tudo e todos, só a Nelly que eu gostava.

Enfim, todo mundo perturbado que não tem um 1 minuto de paz, mas mesmo assim favoritei o livro e quero muito assistir os filmes.

RANY 22/06/2024

Horrível
Não tinha feito a resenha desse livro por falta de tempo. Li ele há muuuuuito tempo. Crendeuspai, eu odiei. Meus olhos sangraram. Péssimo! Perca de tempo. Li poucos livros de romance, porque não é muito minha praia. Mas que livro ruim viu. Foi o único que eu odiei de todos os livros de romance que já li na vidaaaaaa. Depois de ter mostrado meu descontentamento, eu digo que a história é muita enrolação, personagens sonsos demais, enigmas que não se revelaram no final, umas coisas sem pé nem cabeça. Você sente raiva porque as situações são muito idiotas e podem ser resolvidas facilmente. Sobre o primo da garota que morre, para quê? Não entendi o que a autora quis com esse personagem. Aí nossa que preguiça. Os personagens mais velhos parecem crianças birrentas. Fora que o livro só se passa mais na sala da casa do amargurado. É 90% lá. A narrativa, a história é horrível.

Thyago 22/06/2024

Primeiras 100 páginas = interessante
próximas 200 páginas = terrivelmente entediante ler
últimas 100 páginas = GENIAL
afinal acabei gostando bastante sim valeu a pena

pysche 22/06/2024

O livro é o puro casos em família, a cada duas páginas eram umas 10 confusões.
a escrita apesar de ser difícil, a leitura e a narração conseguia ser fluída em meio de tanto caos e toxidade do enredo

Victoria.Rodrigues 21/06/2024

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
A leitura é bem fluída, só um pouco difícil de entender algumas partes, por isso que você tem que ler com atenção. A história é bem interessante e te prende bastante, faz com que você queira saber logo como vai termina.

Rosiane88 21/06/2024

Um amor além da vida
Um clássico. Escrito em 1847. Único romance da autora.
Bom, achei uma história intensa e sombria.
Sei que é um clássico, mas infelizmente não curti muito, me julguem.
Primeiro que por ser uma escrita de época, muito antiga, achei a leitura pesada, difícil (tinha que ler pesquisando o significado das palavras), segundo pela forma como os personagens expõe e demonstram seus sentimentos. É uma história que fala de um amor muito grande, mas que foi devastado e impossibilitado de ser vivido (pelo menos em vida) pelo ódio, pelo rancor e pela vingança. Os sentimentos são muito intensos e levados ao extremo, beirando a loucura mesmo.
Enfim..sei que talvez a história tenha muito mais a oferecer do que eu pude ser capaz de captar, talvez minha linha de avaliação ainda seja muito rasa pra uma obra desse tipo, então, por esses motivos eu não curti muito.
Mais uma vez, podem me julgar, essa é minha opinião, cada um pensa e sente a leitura por si só. Eu leria novamente? Não. Indicaria alguém a ler? Sim, acho que é um livro que pode acrescentar ao leitor principalmente em vocabulário e profundidade.

Mas vamos ao teor da história.
Conta a história de amor entre Catherine e Heathcliff. Ela, nascida em família nobre. Ele adotado pela família dela. Heathcliff era muito amado pelo patriarca da família, talvez bajulado até demais e isso pode ter "estragado" o menino que já não era uma criança de um gênio muito bom. Era desprezado pelo irmão adotivo e depois de algum tempo ganhou o afeto e futuramente o amor de Catherine. O enredo se desenrola baseando-se nas tramas de Heathcliff, no quanto ele maltratava a todos sem medo de ser punido durante a infância, e no modo como depois de adulto, fez de tudo para tomar para si tudo que poderia pertencer àquele que um dia lhe ofereceu a mão, é um homem mal e a ele só importa Catherine e vingança contra todos os demais que ele considera serem contra ele. Fala sobre toda dor e sofrimento vividos por Catherine (que também não era "flor que se cheirasse") desde o momento em que se afastaram até depois quando já estavam próximos novamente. Era um amor que machucava, a deixava a beira da loucura. Fala sobre uma intensidade tão forte que dói, fala sobre ódio, raiva, rancor e vingança, e pra mim, no final das contas, mais uma vez pode-se compreender que tais sentimentos ruins não levam ninguém a lugar nenhum. Devemos amar verdadeiramente e procurar ser felizes enquanto estamos aqui, em vida, porque depois da morte, segue-se o juízo. Não teremos outra chance como nos livros pode vir a acontecer.

Naty 22/06/2024minha estante
E é por isso que é um Clássico

Samara 21/06/2024

Gosto de livros tóxicos
Provavelmente daqui uns anos vou me arrepender desse título.

mas como não se aprofundar nesse amor?

Emília 21/06/2024

Incrível. Me fez ficar envolvida com os personagens
Senti raiva, tristeza e claro, alívio no final. Uma obra prima mesmo. Eu faz anos q comprei e não começava a ler. Acendeu em mim, vontade de ler outras obras clássicas da literatura inglesa. A nacional, ainda preciso reler e descobrir se minha opinião mudou, agora q sou adulta, sobre estas obras. Talvez eu goste agora, pq na época da escola quando li detestei, inclusive, achava chato. As memórias póstumas de Brás Cubas eu nunca terminei a leitura, na época. A única q gostei foi a moreninha e cinco minutos.