O Morro Dos Ventos Uivantes

O Morro Dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

@o_jardim_das_palavras 04/12/2019

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
"O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë, é sem dúvida um clássico da literatura estrangeira, influenciou muitos autores e épocas. O primeiro contato que tive com a obra foi através de Bella e Edward, de "Crepúsculo", pois este é o livro preferido deles.

Através das palavras destes personagens sobre a obra, idealizei o livro de uma maneira, e já fui surpreendida logo de cara: ao contrário do que pensei, o narrador é um personagem que nunca antes me foi mencionado: o Sr. Lockwood. Através dele, nos encontramos com a querida sra. Ellen "Nelly" Dean, e é dela que ouvimos toda a trama principal.

Tudo que nos é contado é visto pelo ponto de vista dela, ou do que contaram à ela, sem nunca sabermos as verdadeiras motivações do egoísmo de Cathy e Heathcliff, e a intensidade de seu amor doentio um pelo outro.

O que também torna este livro um clássico é o modo como eles são apresentados, de forma muito humana, mostrando o cerne das emoções humanas, como: raiva, ódio, ambição, vingança e egoísmo. Eu gostaria de ter visto mais sentimentos bons, mas o que prevaleceu entre todos foram os ruins.

Imaginei que o que mais me agradaria na história fosse o amor arrebatador dos dois, mas não consegui me simpatizar tanto com ambos. Para minha surpresa, me simpatizei mais com Hareton Earnshaw, e com a doce Catherine, filha de Cathy.

Ambos aqueceram meu coração ao final da história, e a última cena me deixou querendo uma conclusão mais "conclusiva", se assim posso dizer.

Gostei bastante da leitura, há muito tempo queria tê-la feito, mas nunca tive a maturidade necessária para fazê-la. Não sei se é um livro que eu "re-lerei" algum dia, mas fico feliz por ter conhecido e ver do que se trata. Recomendo a leitura principalmente à quem gosta de estudar as emoções humanas, como psicólogos e pessoas da área.

Amanda.Anoli 04/12/2019

Nem sei o que dizer
Tenho o livro há muito tempo. Na primeira vez que tentei ler, a leitura simplesmente nao fluiu pra mim. Talvez, nao fosse o momento, sabe? Eu era novinha e só lia uns romances bobinhos. Depois de uns anos, e depois de já ter lido alguns classicos, eu resolvi que daria outra chance. Comecei lendo meio devagar, mas no meio do livro eu mw senti inquieta pra terminar logo.
A história é ótima, bem escrita, com personagens tridimensionais (coisa que acho a mais importante) e linda. Tem muitas questoes conflitantes na trama que me deixou com o coracao triste, como o fato de Heatcliff ser um maltrado e depois ser o que maltrata. Apesar de tudo, gostei muito, e principalmente do final em que um ciclo se fecha e parece que o bem floresce. Lindo!

Carol | @carolreads 25/11/2019

O morro dos ventos uivantes
Heathcliff é uma pessoa detestável.

Meu primeiro contato com o morro dos ventos uivantes foi há uns 10 anos. Na época não gostei muito da leitura mas, depois de tanto escutar os outros falarem bem do livro, resolvi revisitar o universo criado pela Emily Brontë e dar uma nova chance para ele... foi a melhor coisa que eu fiz!

Já adianto que falar sobre a história sem falar sobre alguns detalhes dela é muito difícil, então se alguém se incomoda com isso, recomendo não continuar lendo o texto!

O livro é dividido em duas partes. Na primeira vamos conhecer os personagens principais da história: Catherine Earnshaw uma menina mimada, que sempre conseguia tudo o que queria e Heathcliff, um menino criado como um bastardo do Sr. Earnshaw, que era tratado por todos de maneira áspera. Além disso, vamos descobrir que - apesar de improvável - os dois se tornaram inseparáveis... até que Cathy decide se casar com seu vizinho, Linton.

Quando fica sabendo das intenções de Catherine, Heathcliff foge da propriedade e só retorna anos depois, se portando de maneira elegante, cortês e com dinheiro.

A volta de Heatcliff causa muitos transtornos e Catherine, arrependida de ter se casado com Linton apenas pela perspectiva de um futuro melhor, fica muito perturbada com a presença de seu amigo de infância e, após vários surtos, acaba falecendo. É aqui que a segunda parte da história começa.

Após a morte de Cathy, as intenções de Heatcliff ficam muito mais claras. Buscando possuir tudo o que os Earnshaw e os Linton têm e perturbado com a morte da amada, ele cria um ambiente sombrio, fazendo questão de tratar todos da forma como ele era tratado na infância: de maneira rude, grosseira e sem acesso nenhum a educação.

Sobre o final do livro, posso dizer que o que mais me chamou a atenção foi que Heatcliff, apesar de todos os seus esforços, não foi capaz de suportar que aqueles a sua volta conseguiram deixar as diferenças de lado e encontrar a felicidade, quebrando assim o 'padrão' da história criado por Catherine e Heatcliff. E vocês, já leram esse livro? Gostaram?

site: https://www.instagram.com/carolreads
Michel 25/11/2019minha estante
Heathcliff é um pessoa detestável, mas é um personagem fabuloso.
Livraço!

Gabi 23/11/2019

O Morro dos Ventos Uivantes
O livro é muito bem escrito e trata de temas muito importantes como o egoísmo do ser humano, o preconceito e a xenofobia. Porém, achei que houve um exagero na "maldade" dos personagens e da história.

Não consegui me afeiçoar aos personagens, não apenas por serem irritantes e/ou maus-caracteres, mas também por não compreendê-los muito bem (suas motivações, seus reais pensamentos e sentimentos). Sei que a intenção da autora provavelmente não era desenvolver essa empatia, mas isso acabou deixando a leitura mais cansativa e desconfortável, o que me desinteressou um pouco.

FláviaBartz 23/11/2019

Meu 1° favorito!
Esse livro é perfeito! Uma história perturbante, com a construção dos personagens impecável! A escrita nos passa exatamente o sentimento que devemos sentir por cada personagem! Diferente de Jane Eyre, esse livro foi uma leitura fluida e rápida. Nunca tive um livro preferido até ler esse, sem dúvidas uma obra de arte!

Arthur Pacheco 20/11/2019

Eu to assim.... impactada!

O Morro dos Ventos Uivantes realmente foi uma leitura completamente diferente do que esperava. Não sou fã de romances melosos, nunca fui, quando eu me deparei com este clássico a primeira coisa que li foi ?não é o que parece?, procurei mais e bom... que obra!

Todas as questões abordadas no livro - que são tão atuais quanto qualquer outra - mostra ao leitor o quando o ser humano consegue ser repugnante, egoísta e mimado. Uma leitura densa, com muito drama e uma escrita extremamente fluida.

Se não fosse alguma partes bem longas e chatinhas eu teria gostado bem mais, fora isso... Uma obra espetacular necessária!
Rodrigo Pamplona 20/11/2019minha estante
Adoro esse livro! Eleva a vingança a um nível visceral.

Arthur Pacheco 21/11/2019minha estante
Sim!

Inajara.Garijo 12/11/2019

Wuthering Heights
Vou falar um pouquinho sobre O Morro dos Ventos Uivantes, um romance escrito no século XVIII, por Emily Brontë , escritora e poetisa, que morreu muito jovem, aos 30 anos, um ano após a publicação de seu único livro e que ainda hoje é considerado um clássico da literatura.
Ao começar a leitura há cerca de um ano atrás o achei meio entediante, não foi um enredo que me prendeu logo de cara, mas me esforcei para continuar. No entanto, acabei lendo outros livros que me cativaram mais e esse foi deixado de lado. Somente há uma semana resolvi retomá-lo e dar a ele um voto de confiança, afinal ?é um clássico? !
Para minha alegria, em determinado momento a história ?engrenou? e conseguiu me prender, momento em que passa a acontecer a contação da história dos protagonistas Heathcliff e Catherine, o que foi justificando a confusão que é o início do livro com nomes e sobrenosmes. Em três dias terminei (muito tempo para mim). Precisei de uns dias para digerir e me decidir se gostei ou não . Se fosse julgar pelo senso comum, diria que não gostei, afinal busco nos livros uma felicidade instantânea, principalmente se tratando de romances, pois sim, sou uma romântica incurável.
No entanto, analisando a obra, como profissional de Letras pude considerar outros fatores. É um livro bastante denso, que aborda diversos assuntos da existência humana, como o amor idealizado e proibido, o ódio, a vingança, a inveja, a submissão feminina, tudo isso com uma boa dose de brutalidade e ausência de compaixão. Em torno de um amor de infância que se transforma em um triângulo amoroso, que acaba por dar origem a outra história de amor, um tanto quanto conturbada. Tudo isso dentro do espaço de duas propriedades, O morro dos ventos Uivantes e A Granja dos Tordos.
É sem dúvida um livro muito rico de detalhes e na abordagem de diferentes sentimentos e atitudes humanas na construção do amor que sobrevive mesmo após a morte.

Daniel.Oliveira 03/11/2019

Livro Cliché demais
História de Amor,muito cliché.Até Shakespeare é mais original

Alice.Gomes 29/10/2019

Simplesmente amo esse livro
Me apaixonei por cada detalhe,por cada letra,por cada linha, senti raiva, uma forte tristeza,alegria,amor,enfim foi uma verdadeira montanha russa de sentimentos, e isso é mérito da narrativa brilhante desse livro,a riqueza de detalhes,o jeito que descreve a situação de cada personagem,o que faz você sentir pena de uns e depois sentir raiva(eu mesma,quando li eu senti tudo isso e muito mais,em questão ao Heathcliff). Simplesmente magnífico??

Rah 25/10/2019

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte - Editora Martin Claret ..
Tudo bem gente? Eu li esse livro e descobri que sou apaixonada por romances de época. Me pergunto porque demorei tanto para ler esse livro, mas eu sempre tenho a sensação de que existe um momento certo para algumas coisas na vida e ler um livro como esse precisa do momento certo. Eu tenho muito isso e acredito que li o Morro no momento exato para sentir o que a história tem para te passar. .

Eu recomendo demais aos amantes de romance de época porque é uma história maravilhosa. Fala sobre uma moça rica Catherine e de um rapaz pobre, Heathcliff que foi adotado pela família da moça quando eles ainda eram crianças. .

Quando adolescentes, os dois descobrem estar apaixonados um pelo outro e a amizade deles era linda e tudo ia bem até Catherine magoar Heatchliff. É uma história de amor incrível que nao foi vivida, mas sentida durante toda a vida dos dois. .

Vocês já leram? O que acharam? Eu amei muito e sou grata a Emily por essa obra de arte. ‘Não sei de que as nossas almas são constituídas, mas a dele e a minha são iguais..” 5/5⭐

site: https://www.instagram.com/leiturasrah/

Pah 18/10/2019

Simplesmente incrível!!

Mila 18/10/2019

Uma paixão obsessiva
Trata-se de uma estória, ao meu ver, de uma paixão obsessiva, nada mais além disso. Não há resquícios de amor entre Catherine e Heathcliff, uma vez que ambos são extremamente egoístas e autodestrutivos.
Heathcliff é encontrado vagando perdido e então adotado por Mr. Earnshaw, porém este garoto desperta o ciúme do irmão mais velho, Hindley e a simpatia da irmã mais nova, Catherine e futuramente uma paixão obsessiva.
Após a morte do pai, o irmão mais velho assume o posto de chefe da família e a vida do irmão adotivo vira um inferno. O livro então nos conta o desenvolver de cada personagem dentro da trama, nenhum consegue ser totalmente bom ou mau. E a parcela de maldade fica por conta de todo o histórico de violências, abusos físicos e morais pelos quais os mesmos passaram.
Catherine casa-se com Linton um vizinho rico, Heathcliff some e retorna anos depois rico, tomado por ódio e com um forte desejo de vingança. Em contrapartida sua paixão e veneração por Catherine continua a mesma.

Victoria Espacate 17/10/2019

então cancele o heathcliff DE UMA VEZ sua insuportável chata do caralho vai ficar enchendo o saco toda vez que ele falar merda??? vc nao entendeu ainda que eu NAO LIGO???

Nathalie.Murcia 13/10/2019

Um clássico que retrata a psiquê humana na pior das suas vertentes
Cada vez que leio um clássico acabo perplexa com a atualidade de alguns temas ventilados há muitos anos, e este não foi diferente, sobretudo quando escrito por uma mulher que não dispunha de todo o material de vida e pesquisa necessários para tanto. Em verdade, foi o clássico que mais me surpreendeu.

A psiquê dos personagens e o caráter manipulador e egoísta de alguns são o vórtice de toda a narrativa. Uma obsessão por um amor que perdurou toda uma vida, e que consistiu no mote de uma vingança doentia que transcendeu gerações.

Uma história que não temos "mocinhos". Nelly, a governanta e narradora, é a estrela do livro. Contudo, Heathcliff, com toda sua perfídia e obstinação adquiridas em razão dos maus-tratos e rejeição desde a infância, é um personagem extremamente bem construído. Recomendo a todos!!!

Essa edição da Zahar, apesar de ser de bolso, é muito caprichada, com uma fonte agradável para leitura e capa dura.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
Lua 14/10/2019minha estante
Eu comprei esse livro e alguns outros na Bienal , fiquei na dúvida depois se esse era um bom livro , pq no começo eu achei que era um mistério ou terror , mas Depois eu li na sinopse que era romance , portanto , fiquei na dúvida e até hoje não consegui lê-lo

Nathalie.Murcia 14/10/2019minha estante
Lua, esse livro me surpreendeu. Pensei que se tratava de um romance água com açúcar, mas é algo bem distinto disso. Espero que aprecie a leitura tanto quanto eu!

Thalia 09/10/2019

Se tornou um dos meus favoritos
Uma das coisas que mais me cativou na história, é o fato de os protagonistas não serem os mocinhos. Demorei muito tempo pra pegar esse livro pra ler, e agora entendo o motivo de ele ser um "clássico". Me prendeu bastante, apesar de algumas palavras de difícil compreensão.
Não é apenas mais uma história de amor, aliás não se deve nem ser considerada como tal, mas sim, como uma história de tragédia.