O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Eli.Nascim7 19/05/2021

um dos meus favoritos
É tão bem escrito que precisei reler de novo em menos de um mês porque não parava de pensar no desenvolvimento dos personagens, porque TODOS têm defeitos e isso se sobrepõe às qualidades, eu entendo quem não gosta do livro por isso MAS eu acho que esse diferencial que torna o livro único. O amor é tão grande e mesquinho que se torna uma obsessão e doente, sendo a única opção de "superar" é a vingança e é isso que eu acho genial e trágico ao mesmo tempo.
Manu.Patricio 19/05/2021minha estante
Esse livro é incrível!

Eli.Nascim7 19/05/2021minha estante
É realmente demais

Júlia Fróis 16/12/2020

Abandonei
Achei cansativo e não consegui terminar de ler
Não passei da página 47.
Talvez por ter uma linguagem mais antiquada, não sei dizer.
Eu quis ler por ser o livro favorito da Bella Swan personagem de Crepúsculo.
Mas honestamente? não me prendeu.
sami 16/12/2020minha estante
ansiosa para ler mas agora bateu um medo ??

Mafê 16/12/2020minha estante
Poxa... É meu preferido hahaha

°°° 16/12/2020minha estante
A leitura tem que ser um ato prazeroso, como contemplar o mar e se perder nas ideias, se você não gostou do livro tem todo o direito de abandonar a leitura.

Mariana 15/04/2021

Certamente foi uma história intrigante. Há uma mistura de amor e ódio além de um desejo por vingança que consumiu um dos personagens. Não consigo imaginar uma devoção tão grande a um amor impossível que faça com que ele te consuma por inteiro como aconteceu entre heathcliff e catherine mas fico feliz que, apesar do temperamento de ambos, eles tenham encontrado a paz.
Renata Rezende 15/04/2021minha estante
O mal que existe dentro dele contamina tudo a sua volta, né? Mata as pessoas por dentro. Eu achei super pesada a leitura.

Mariana 15/04/2021minha estante
Exatamente, a maneira como todos que conviveram com ele acabam se tornando agressivos e vão se definhando aos poucos é muito triste, sem contar que tudo melhora a partir do momento em que eles finalmente se veem livres dele

Renata Rezende 15/04/2021minha estante
Isso.

Sira Borges 04/05/2021

O morro dos ventos uivantes
É o tipo de livro ame-o ou o odeie. Eu amei!!! As personagens com todos os seus defeitos e Nelly, a narradora/ personagem, que estava em todos os lugares, inclusive nas mentes dos demais.

Wania Cris 25/08/2022

Ódio, vingança e muito frio.
Li essa obra em 2004 e fiquei indignada por tanta gente a descrever como uma estória de amor. Eu não tinha conseguido captar qualquer traço de sentimento que não ódio. Achei que tinha lido errado, talvez.

Reli agora e quero pedir desculpas à Wânia de 2004. Ela estava certa.

A obra é primorosa e merece o status de clássico da literatura mundial, mas menina Emily era perturbada, Deus do céu, que cabecinha a dela pra pensar em tanta coisa atroz!!!

Heathcliff, Catherine, Hindley, Joseph, Edgar, Isabela, Nelly... Tudo macabro! Hareton e Cathy são os verdadeiros sobreviventes, porém Cathy chata demais.

Heathcliff era movido apenas pelo ódio e vingança e não há como ver amor em ato algum dele, assim como Catherine, egoísta e mimada, queria o melhor de tudo só pra si. Hindley, mega covarde ciumento. Edgar, um palerma. Isabela, uma iludida e tonta. Joseph, a figura do religioso que só vê pecado nos outros. Nelly provocou tanto mal quanto pode, porém transvestida de bondade.

Eu realmente não sei se tanta maldade pode ser mecanismo de defesa. Acredito que ela sempre esteve ali e só precisava de gatilhos para aflorar. Heathcliff era mau de nascença, o tempo só o aperfeiçoou.

A escrita da autora é retrato da época e tornou-se bastante arcaica. Fato amenizado pelas atuais traduções, como a de Guilherme da Silva Braga na edição digital disponível no Kindle Unlimited que ficou bastante acessível. Parabéns ao tradutor.

Ainda assim, recomendo bastante a leitura. É, no mínimo, um manual sobre as relações humanas e como não se envolver em relacionamentos tóxicos.
Carol Nery 31/08/2022minha estante
Eu posso concordar com tudo que você disse e ainda assim amar esse clássico?

Wania Cris 31/08/2022minha estante
Claro que pode, eu também amo...

Melry.Carla 23/04/2022

O Morro dos Ventos Uivantes
Que livro! Por onde começar? Nossa!
Confesso que é uma leitura pesada, criei uma certo desconforto a medida que prosseguia nos capítulos.
Não por ser um livro ruim, mas por fazer criar sentimentos ruins pelos personagens. Não considero um romance entre os protagonistas, mas sim uma obsessão doentia de ambas as partes.
Heathcliff é um ser desprezível, tentei entender seu lado da história, mas ele era uma criatura ruim, essa foi a imagem que me passou.
Provocou tanto sofrimento que demorei a ler esse livro por isso. Duas gerações ele negligenciou e foi perverso. A filha de Cathy, o próprio filho dele, ele não demonstrava um tipo sequer de sentimento.
Enfim, é um livro que se você espera um romance pode ficar decepcionado. Não o vi desta forma. Apesar de minhas palavras mostrarem minha total indignação com os personagens, gostei de ler. Acho muito interessante quando o escritor consegue transpassar os sentimentos dos personagens para o leitor. E o mais difícil creio eu é fazer odiar quase todos os personagens. RS. Isso Emily Brontë conseguiu despertar em mim.
Se você deseja ler um livro assim, vá em frente!
Rafa Lugão 23/04/2022minha estante
Você leu nessa edição mesmo? Tenho aqui, mas ainda não li.

Melry.Carla 23/04/2022minha estante
Sim, li nesta edição.

Bia 18/08/2021

Não gostei tanto do livro, pelo ou menos minha leitura foi muita arrastaada tive q intercalar com outra pra terminar de ler.
Mas do meio para o fim ele fica melhorzinho.

Tecio Ricardo 26/08/2021

Não sei se é mérito da edição ou da tradução, mas esse foi o pior livro que já li.

Estou até agora tentando entender todo o hype que existe para esse livro.

O lado bom é que terminei-o, e tenho livros melhores para ler.
agathahslt 26/08/2021minha estante
hahahah simm também me senti assim, n acontece nd de bom nesse livro eh impressionante

Mel 26/08/2021minha estante
Ai. Também detestei.

Nathalia 26/08/2021minha estante
Engraçado que antes de eu ler esse livro eu só via pessoas falando bem dele, depois que eu comprei e li e não achei tão bom, só vejo opiniões negativas sobre. Vai entender kkk

Tecio Ricardo 26/08/2021minha estante
Ufa! Pensei que era ignorância da minha parte, não estou sozinho. ?

Amanda Ladislao 26/08/2021minha estante
Detestei

luna¿ 22/10/2023

Uma elite clássica!
Ler esse livro me fez voar em uma brisa encantadora, não é uma leitura acessível, precisa de uma certa paciência para ler e entender, mas eu amei o livro e tive uma leitura tranquila?

Maria.sofre 07/09/2021

Desculpa Emily mas esse teu livro me deu muita raiva. Não só por ser problemático quanto a incesto (mesmo que na época era comum rolar isso), agressão, machismo e tudo mais. Isso pra na falar da Cathy e do Linton, só podiam ser filhos dos pais deles mesmo.
De qualquer forma, foi interessante ler e realmente VER o desenvolvimento de alguns personagens.
Não levem minha opinião muito a sério, não sou boa com os supostos "clássicos"
Pjmluvx 07/09/2021minha estante
SIIM EXATO CARA, FINALMENTE alguém que tenha a mesma opinião q eu sobre esse livro, to emocionada?????

Flávia 09/09/2021minha estante
EXATAMENTE!! achava que só eu pensava isso deste livro! UFA! kkkkk Ainda destes muitas estrelas aí kkkkkk

Maclau 06/04/2023

Esse livro me ensinou a odiar
Não vou dizer que é um livro ruim, porém não me agradou muito. Achei a leitura meio arrastada e lenta, a história é muito interessante, mas não me prendeu ao ponto de me querer fazer ler o livro a todo momento para saber o que ia acontecer. Os personagens são extremamente chatos e cheios de defeitos, o que muitas vezes atrapalhou minha leitura, porque eu ficava com tanta raiva que parava de ler com ódio e só queria que eles se explodissem.
Mas, ainda assim, o livro é bom, a escrita é bonita, com muitas frases de dar arrepios de tão profundas, personagens tridimensionais e um final inesperado, definitivamente não é um livro de amor, mas de obsessão e de uma paixão doentia e duradoura. Valeu à pena ler.

Kaylane 16/09/2020

O Morro dos ventos uivantes foi com certeza o livro mais trágico que li. Ele foi o livro que me deu muita raiva e me fez querer entrar dentro do livro pra matar uns personagens. Fora a raiva que passei, o morro dos ventos uivantes foi um livro que me mostrou o lado feio do amor. Emily Bronte soube mostrar que o amor não é só flores e poesia, tem maldade, egoísmo, ciúmes e vários outros adjetivos que não irei ressaltar.
É um livro que eu com certeza irei reler um dia e que apesar dessa trágica história, o morro dos ventos uivantes conseguiu me cativar.

Então caro leitor, se estiver procurando uma história trágica para te fazer companhia, recomendo incansavelmente esse livro.

Boa leitura.

Moon? 23/09/2022

estranhamente bom
no começo eu n entendi nd, e no meio parecia que tava no começo( zuera )
é um bom livro
mas n é perfeito.
e eu sei que tem todo um contexto pra ter racismo no livro mas msm assim me incomodou bastante.
e eu senti ódio de todos os personagens mas acho que era pra ser assim msm

Renata 07/10/2021

Morro dos ventos uivantes
Um clássico bastante inquietante.Uma história cruel,maldades e tragedias do começo ao fim.Foi uma leitura difícil porém gostei muito,mostra muito bem como o ser humano pode ser cruel,vingativo.Recomendo está leitura.
Disotelo 08/10/2021minha estante
Tô lendo agora, tá sendo menos romântico e mais amargo do que eu imaginava.

agapetae 16/07/2023

Existe amor sem obsessão? O homem pode amar, com tudo contido em si, caso não for entregue à libertação violenta, em que fera e intelecto misturam-se, arrebatados em dor e angústia? E a mulher? Pode amar de verdade sem ser histérica? Conseguiria, como os outros lhe pedem, conduzir seus sentimentos à luz, sem tê-lo feito com ranger de dentes e com unhas fincadas na pele, com lábios vermelhos e palavras odiosas? Não há resposta para tais questionamentos, tão antigos como sublimes. Na verdade, creio, creio mesmo, que amar é como destruir a si e ao exterior. É uma tragédia, um fato inevitável, que consome, destruindo as paredes e não deixando para trás sombras e nem sinais da sua explosão. Amar é como morrer.