Insônia

Resenhas - Insônia

1 | 2 | 3 | 4

Hector 16/01/2023

Livro chinelão
Vai, vamos jogar limpo. Sejamos sinceros, tá difícil viver. Pensa nos teus amigos antigos, nos mais atuais, na tua família... ninguém tá efusivo. A gente quando sorri fica até meio constrangido. Essa semana periga sair no jornal: "especialistas declaram extinta a espécie do brasileiro feliz". Nem vem de papo good vibes porque tá um mostrando os dentes pro outro. Rosnando pra sombra. A galera aí diz "pokas ideia". Desse jeito mesmo. Panelona de pressão.

A gente tá no pique do moribundo de um dos contos desse livro. O maluco tá no hospital, atordoado, talvez se recuperando de uma cirurgia que ele nem lembra direito, ainda grogue de anestesia, angustiado. Não consegue discernir um rosto. O tique-taque do relógio do hospital é irritante. O cheiro do quarto é desagradável. A voz do médico é nasal e autoritária. Um vizinho de cama mais arrebentado do que o outro. Péssimo, péssimo. O sujeito olha pro lado e vê que os chinelos dele não estão ali. Não tem força pra pedir que tragam, esqueceu até a palavra "chinelos". Ele quer os chinelos porque, se eles estivessem ao lado da cama, pelo menos se sentiria mais próximo da realidade e as pessoas que o cercavam não seriam tão espectrais e absurdas.

O cara não se aguenta vivo, mas seus chinelos ao lado da cama tornariam a vida algo suportável. Sei lá, parece que vivemos mais ou menos isso.

Quais são seus chinelos? Cuide deles, porque o trivial já rendeu muita literatura e já salvou muito personagem.

Livro chinelão. Chinelão de ficar do lado da cama.

Rodrigo.Rodrigo 10/01/2023

O livro é formado por treze contos, todos eles escritos de forma crua e realística, o que caracteriza as histórias de Graciliano Ramos.

caos 10/01/2023

As diversas faces de Graciliano reunidas
"Insônia" reúne 13 contos escritos por Graciliano Ramos em épocas distintas. Contando com variados temas, os contos trazem estilos distintos também, indo de uma introspecção profunda para relaros cotidianos inspirados na vida do autor.

Contudo, o conto inicial "Insônia" parece ditar o padrão da dualidade, do conflito que se segue em todos os demais. Mesmo tendo sido escritos épocas diferentes (antes/depois da prisão ou antes/depois de sua mudança do Nordeste para Sudeste) os contos seguem um estilo parecido que explícita conflitos tanto internos como externos.

Colocando os meus dois contos favoritos se pode perceber isso. Em "Paulo", o protagonista se encontra num profundo sofrimento psíquico causado por uma doença. Já em "A Prisão de J. Carmo Gomes", a protagonista se encontra num embate social causado por divergências políticas.

Dessa maneira, a dualidade, o embate e o conflito, seja social, psíquico ou ideológico, sempre estará presente nos 13 contos desse livro. Recomendo muito para quem gosta de uma leitura mais complexa sobre acontecimentos cotidianos.
Max 10/01/2023minha estante
Ótima resenha! ?

caos 10/01/2023minha estante
obrigada

Dany.Pellegrine 01/12/2022

Bom, o livro é bom impactante, Graciliano deixa bem marcado a personalidade e pertubações dos personagens nesses contos, realmente de causar insônia.

Anna Grandchamp 30/11/2022

comprovação que não existe fama de clássico, nem nome de autor que salve. literalmente o livro mais sonolento da história, deveria era ser vendido nas farmácias para tratamento de insônia.

Grazi 20/07/2022

Gostei. Achei alguns contos confusos, outros bem profundos. A escrita é bem poética. Graciliano transforma a descrição de coisas do dia a dia em algo bonito e profundo. Foi meu primeiro contato com o autor. Gostei.

Tiago 16/07/2022

Contos de Graciliano Ramos
Não conhecia a versão contista de Graciliano Ramos e fiquei positivamente surpreendido. Os contos são na sua grande maioria muito bons e alguns bastante densos e psicológicos. Graciliano não floreia na linguagem e, mesmo assim, consegue transmitir muito bem os acontecimentos, sentimentos e angústias das personagens dos contos. Esta edição que li ainda possui um posfácio muito bom que enquadra os contos dentro da época da vida de Graciliano. Podemos então ver que há nos contos uma grande componente auto biográfica. Alguns dos contos foram escritos enquanto Graciliano esteve preso. Vale a leitura para conhecer um lado diferente do escritor.

Marquinhos 14/07/2022

Insônia(a)
Em Insônia, livro que reúne diversos contos do autor, Graciliano Ramos aborda em contos curtos dramas psicológicos e fluxos de consciência dos personagens. A obra transparece as dualidades do período histórico em que os contos foram escritos, sem contudo mostra-se datadas. Vários contos destacam-se: insônia, o ladrão, a prisão de J. Carmo Gomes, Luciana e Misnk.

Elizabeth 04/07/2022

Minhas noites
Senti como se tivesse dentro do livro. Cada conto parecia as noites de insônia, remoendo coisas que aconteceram na infância ou na semana passada, o sono esse não encontro.

Ramon Diego 01/06/2022

Graciliano tem contos maravilhosos, no entanto, ainda prefiro sua prosa vertiginosa de grande impacto, que vai cozinhando a gente em um caldo de impressões e sentimentos, nos envolvendo de forma ímpar.

Seu livro "Insônia" é muito, muito interessante, mas é importante dizer que grande parte dos contos produzidos foram feitos durante a prisão do escritor (a partir de 1936), com pouco tempo disponível e atormentado pelos efeitos psicológicos da censura e da necessidade financeira.

Nesse sentido, alguns de seus contos terminam, por vezes, de forma abrupta, mas isso em nenhum aspecto torna o livro sem sentido ou desinteressante. A prosa de Graciliano aqui, tem pressa, a pressa dos sobreviventes, da vida que não dá trégua, dos desejos que tem de ser realizados antes que a morte nos assole. Isso por si só transforma esse conjunto de contos em um tratado sobre uma vida em constante estado de alerta e ameaça, funcionando como um importante registro histórico e literário das contravenções do estado Novo e das consequências humanas envolvidas no processo de modernização. Salve Graciliano!

Felipe 02/05/2022

Mais uma vez Graciliano como um mestre da forma no Português. A escrita de sempre, ríspida, rápida, sintetizada, não há tempo para sentimentalismos. Em 15 contos, Graciliano vai tratar a ansiedade dos tempos modernos, a inquietude do moribundo, a angústia do ?cidadão comum? frente uma oligarquia, à falta de conhecimento e a de expectativas, e a crítica à contradição (ou hipocrisia) de cidades que ao mesmo tempo buscavam se modernizar mas mantinham o conservadorismo no âmago.

Tudo isso usando uma introspecção absurda num nível muito pessoal de cada protagonista, entramos na cabeça de cada um. Há uma certa obsessão pelo cotidiano presente nos personagens, e muitas vezes (não sempre) os acompanhamos divagando sobre as coisas mais ordinárias já que os contos não são sobre os acontecimentos em si mas a percepção de cada personagem no contexto apresentado.

São 15 contos que foram escritos em períodos muito diferentes na vida do autor, de momentos felizes com as filhas aos momentos na prisão no Rio (alguns dos melhores como "O relógio do Hospital", "Paulo", e "A testemunha" foram escritos justamente em 1936). Assim não há como negar uma diferença na atmosfera, foco e até qualidade entre alguns deles. Muitas histórias claramente faziam parte de ideias que Graciliano provavelmente trabalharia numa escala maior, assim como aconteceu com o capítulo da Baleia e Vidas Secas. Com essas variações 4 estrelas são o suficiente.

Sira Borges 17/04/2022

Insônia
Graciliano Ramos não é um dos melhores escritores do Brasil por acaso. O cara era bom!! Escrevia contos em que nada acontecia. Melhor, tudo acontecia nas mentes das personagens, as descrições psicológicas são simplesmente fantásticas... só lendo!

eduarda 01/04/2022

insônia
mesmo conhecendo outras obras de graciliano, insônia acabou se tornando uma surpresa muito agradável pra mim!
apesar de não ser uma leitura fácil e leve, eu achei bacana e que trata de temáticas interessantes, além de me proporcionar um contato com um lado de graciliano que eu não conhecia (além de mais detalhes da vida dele). achei interessante que apesar dos contos serem independentes, eles acabam se interligando de um jeito ou de outro. enfim, vale a pena a leitura desde que você tenha tempo e paciência pra digerir tudo que tem no livro.

Rogério 01/02/2022

Sim ou Não?
Eu nunca tinha lido contos de Graciliano Ramos e fiquei muito surpreso na capacidade do autor de construir personagens enormes e cativantes em poucas páginas. O primeiro conto do livro, Insônia, já abre a coletânea de forma impactante: você tem acesso aos pensamentos de uma pessoa que simplesmente perde o sono à noite, cheio de preocupações na cabeça, onde uma pergunta simples o aflige: "Sim ou não?". Se você já passou uma noite em claro pensando no que tem que ser resolvido no dia seguinte, vai se identificar muito com esse conto.
Muitos contos são escritos na primeira pessoa. É incrível a forma como o autor faz você torcer por um ladrão, sentir pena de um quase-morto no hospital que enche os panos de pus, entrar em pânico com a iminente prisão do irmão de uma narradora e ficar triste no conto Minsk.
É uma leitura rápida e vale muito a pena ??

Mari 26/01/2022

Meu primeiro contato com Graciliano Ramos e queria muito ter amado, mas não me conectei com os contos. Embora curtos, me dispersei em vários momentos.

Acho que se o posfácio tivesse sido um prefácio, a contextualização antes de ler os contos poderia tê-los tornado mais interessantes.

1 | 2 | 3 | 4