O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Maria.Vasconcelos 06/04/2018

Maria Vasconcelos 2J Sesi Tetiro
O Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge por não querer seguir carreira eclesiástica, que havia sido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo, por isso manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião, o rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a idéia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trablhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara

Yasmin 2 J 06/04/2018

O caso da Vara
O Caso da Vara de Machado de Assis publicado em 1891 narra a história de Damião um jovem que foge de um seminário por não querer seguir a carreira que seu pai queria, ele estava espantando, com medo e desorientado por não conhecer onde estava.
Ele era submisso ao padrinho em relação aos caprichos da amante e da ousadia do feminismo da época.

vi_duarte 06/04/2018

O conto é narrado em terceira pessoa, não apresenta preocupação em analisar psicologicamente os personagens, como os contos passados, mas não tira a profundidade de emoções do relato. A crítica explícita é o egoísmo que reina nas posições sociais e Machado foi sensível as crueldades da escravidão, porém, deixa claro que o conto não trata intimamente da escravidão propriamente dita mas a falta de princípios da classe social vigente e a valorização do individual, o egocentrismo.

Ellen Vitória - 2° ano j
PROFESSORA GRACE
OK

Brenno 2° M 06/04/2018

O caso da Vara
O conto O caso da Vara de Machado de Assis, traz a história do rapaz Damião, que foge do seminário por não queria seguir a carreira relativa a igreja. Além do mais, havia sido escolhida pelo seu pai, sem saber o que fazer ele refugia-se na casa de Sinhá Rita, um viúva que seu padrinho, João Carneiro mantinha uma relação não compreendida por Damião. Ao explicar o seu descontento pelo seminário, Sinhá Rita decide ajudar a Damião. No entanto, pede a João Carneiro que ele conversasse com o pai de Damião. O rapaz logo sentiu-se, à vontade, contando suas histórias engraçadas que acabou animando e despertando o interesse da mulata Lucrécia, a criada da casa. Percebendo o mal rendimento da garota em relação aos afazeres domestico, Sinhá Rita ameaça Lucrécia com uma vara. Ou seja, se ela não terminasse suas tarefas ela seria severamente punida. Damião vendo a situação decidiu que protegeria Lucrécia, caso ela resolvesse agredi-la com a vara. João Carneiro envia um bilhete, à sinhá Rita informando que o pai do rapaz não queria vê-lo fora do seminário. Ao receber o bilhete sinhá Rita responde pedindo para que ele salve o rapaz Damião ou nunca mais iria vê-lo. Mais tarde, Sinhá Rita foi supervisionar os trabalhos, mas Lucrécia não tinha terminado seus afazeres. Enfurecida Sinhá Rita, pega a moça pela orelha e pede a Damião a vara. Porém, Damião que tinha prometido ajudar a moça, ainda precisava da ajuda de Sinhá, e friamente lhe entregou a vara, apesar de Lucrécia suplica-lo por ajuda. Este conto de Machado de Assis critica o egoísmo por parte do personagem Damião que havia prometido proteger a moça e aborda as humilhações, mal tratos e sofrimento vividos pelas pessoas negras na época, ele não traz a escravidão diretamente,porém as condições de trabalho vivida por Lucrécia, é semelhante a escravidão e infelizmente até hoje encontramos pessoas que sofrem com as condições e trabalho semelhante a escravidão.

Grace 10/04/2018minha estante

Gabrielle Santos 09/04/2018

Gabrielle Santos 2M
Com medo de levar uma surra do seu pai o menino Damião pede ajuda a senhora amiga do seu tio, pois ele não queria assistir ao seminário. Uma história que prende sua atenção e te deixa curioso para saber o que acontece.
Grace 10/04/2018minha estante

Ari Rocha 10/04/2018

O caso da vara - Ariane Rocha 2ºM
O conto de Machado de Assis narra a história de Damião um seminarista fugitivo, que tem medo de voltar para casa, pois sabe que seu pai o levará de volta ao seminário. Por isso, ele foge e vai se esconder na casa de Sinhá Rita. A mulher promete ajudá-lo e Damião permanece.
Sinhá Rita, tinha uma escrava chamada Lucrécia, que é era maltratada por ela.
Em um momento Sinhá Rita vai castigar a escrava Lucrécia e pede a vara a Damião que fica em dúvida se entrega ou não, por fim, sentiu pena, no entanto ele precisava totalmente da ajuda de Sinhá Rita: pegou a vara e entregou.

Samuel.Xavier 14/04/2018

Intrigante, porém detalhista
Como sitado no "texto" para tal resenha, o livro é bem intrigante, porém muito detalhista, Só é possível entender a história e seus aprendizados através de uma leitura sem interrupções. O conto trás muito a critica aos tempos da escravidão.
Maria.Angelica 29/06/2021minha estante
sitado? trás?

Rafael 2M 30/04/2018

O CASO DA VARA
DAMIÃO FOGE DO SEMINÁRIO E VAI SE ESCONDER NA CASA DE SEU PADRINHO E SINHÁ RITA. FICA CONTANDO ANEDOTAS PARA CRIADA LUCRÉCIA QUE DEIXA DE FAZER SUAS COISAS. QUANDO SINHÁ RITA PERCEBE QUE ELA NÃO ESTÁ TRABALHANDO ELA A AMEAÇA COM UMA VARA. AO FINAL DO DIA LUCRÉCIA NÃO CONSEGUE DAR CONTA DOS SEUS AFAZERES E É ESPANCADA COM UMA VARA, DADA PELO PRÓPRIO DAMIÃO, POIS ELE TINHA MEDO DE VOLTAR AO SEMINÁRIO, POR ISSO NÃO QUIS INTERVIR A FAVOR DA CRIADA.

Edcarlos jr 30/04/2018

O CASO DA VARA

alcantara 01/05/2018

O moço Damião foge do Seminário vai pra casa de Sinhá Rita faz amizade com a criada da casa que deixa seus afazeres e é ameaçada por Sinhá Rita com uma Vara.

Sara.Reis 07/05/2018

O caso da vara
O livro fala sobre um moço Damião que foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Este havia sido escolhido por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Por isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a ideia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trabalhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.