Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

ellenkchaves 02/05/2021

só pra contabilizar
eu amei, chorei bastante lendo, por isso recomendo. um leitura levinha dms sem contar que aslam ?????

Barbara.Rolim 04/05/2021

O mesmo Leão que guerreia é o que, com amor, vai em busca dos perdidos, cura os doentes e alimenta os famintos. ??????

O Crowler 13/02/2023

O Mais Diferente de Narnia Até Agora.
Acho que esse é o primeiro livro de Narnia que possui uma "desconstrução" do mundo perfeito e fantasioso de Narnia. Sei que a saga tem muito de fé cristã e religiosidade, mas gosto de interpretar as coisas mais para o lado da fantasia, imaginação e inocência, algo mais para His Dark Materials. Achei interessante como nesse livro os irmãos(com exceção de Lúcia) demonstram mais maturidade e perca de inocência, as vezes de forma sutil e as vezes nem tanto, mas acho que no final o livro inteiro é sobre isso. Senti que nesse livro ocorreu alguns comentários sobre papéis de gênero nesse livro, e ele não aparece por acaso(diferente dos outros onde ela era mais infantil), tendo sempre um papel para ressaltar alguma mudança que ocorre com um personagem. Pode parecer meio brusco fazer essa comparação mas na minha cabeça o anão que tenta invocar a feiticeira teve uma vibe meio fascista, o que achei interessante do ponto de vista literário.

Ariane 09/03/2023

As crônicas de narnia-príncipe caspian
Só vou falar sobre a fala do Leão sobre Lúcia. "Eu não cresci, mas quanto mais você cresce maior eu fico pra você"
Isso é tão sobre amadurecimento espiritual, que meu Deus.
No geral o livro é bem masomenos, mas o acreditar ou não acreditar em Aslam é lindo.

Marina.leituras.da 23/05/2021

Acho que acabei saturando um pouco dessa série e a nostalgia que senti quando li os livro 1 e 2 já passou. Acredito que o que ajudou foi pelo fato do filme ser bem fiel ao livro, acabou deixando a minha releitura um pouco maçante.

No entanto, foi divertido ler algumas partes que eu já não lembrava que eram exclusivas do livro, não somente acontecimentos como personagens também.

A linguagem e narrativa continua como nos livros anteriores e, felizmente, não teve mais momentos em que os personagens falam de forma extremamente pomposa como no final de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, o que me irritou um pouco quando li.

Vou dar um tempo na série e voltar só quando surgir novamente o sentimento de nostalgia, assim não irei estragar minhas lembranças de quando li pela primeira vez, nem a experiência da releitura.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/02/resenha-principe-caspian.html

Andrade 02/06/2021

Esse livro, assim como os outros da coleção são demais e super recomendo. Todos deveriam ler

Erika436 07/09/2021

O mais forte até agora
Não gosto de adeus sabe e nunca mais é pesado de mais pra mim.
Entendo a necessidade de ligar alguns pontos, mas é muito triste.

Ingrid 22/09/2021

Nesta continuação das Crônicas de Nárnia acompanhamos o retorno dos irmãos Pevensie a este mundo mágico. Para eles se passaram apenas um ano desde a primeira visita, mas no tempo deste mundo encantado décadas se sucederam. As crianças encontram seu antigo palácio em ruínas e o país tomado por um usurpador que omite a verdadeira história de Nárnia. Assim eles tentam ajudar o verdadeiro herdeiro, príncipe Caspian, para que possa tomar o trono e governar honrosamente o mundo de Nárnia.
Por enquanto não é uma das minhas histórias favoritas, os núcleos não são muito interessantes e não chega a ter um suspense que leva até o conflito.
Mas é uma leitura muito fluída, rápida e divertida de ser feita entre leituras pesadas.

amanda 04/10/2021

eu sempre esqueço que na história dos livros, eles literalmente são crianças kkkkkkk eu ainda acho que as partes finais dos livros deveriam ser maiores pois os desfechos ficam tudo muito corrido

Yasmin 20/10/2022

"Eu acredito"
Príncipe Caspian, obra concluída em 1949 e publicada em 1951, narra a volta dos irmãos Pevensie à Nárnia depois de apenas um ano (na contagem realizada por nós humanos) em sua rotineira Inglaterra. Nesse relativo período que passaram em nosso mundo, tempos difíceis instauraram sobre aquele território e os dias gloriosos eram como mito para os habitantes da terra encantada.

Caspian, herdeiro do trono e sobrinho do Rei Miraz, depois de certas verdades reveladas, empenha-se em restaurar o magnífico país das antigas histórias e junto com os antigos narnianos (uma espécie de rebeldes segundo o anão Trumpkin) trava uma grande batalha contra os telmarinos, seu próprio povo.

"Foi um antepassado de Vossa Alteza, Caspian I, que conquistou Nárnia e fez dela o seu reino. Foi ele quem trouxe a sua gente para cá. Porque vocês não são narnianos de origem, mas telmarinos. Vieram todos de Telmar, para lá das montanhas ocidentais."

Com novos personagens, como os já citados Caspian X e Trumpkin (aquele, segundo Aslam, anãozinho, famoso espadachim e arqueiro, que não acredita em leões), o velho "elenco" se une mais uma vez para combater todo o mal que assola criaturas inocentes e servir aos propósitos de Aslam.

Relendo alguns trechos percebi quantas vezes C.S. Lewis abordou nesse livro a fé no invisível. Anos, décadas e milênios se passaram desde a última aparição de Aslam, de modo que gerações nasceram e gerações morreram sem conhecer Aquele que antes parecia tão presente. Alguns deixaram de acreditar, duvidando das histórias e dos reinados de paz; outros, porém, mantiveram-se fiéis, aguardando ao dia em que Aslam retornaria e colocaria (novamente) tudo nos eixos.

? Oh, Aslam! Sabia que era verdade. Esperei a vida toda por este momento. Veio para me levar?
? Sim, minha querida ? disse Aslam. ? Mas ainda não para a viagem final.

Lembro então do relato em Lucas que descreve a "aparição" de Jesus para Simeão e Ana, servos de Deus que viviam à espera do Messias.
"Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém."
(Lucas 2:27-32; 38)

Jenny Vokalnii 18/10/2021

Voltando a Nárnia
Esse livro foi extremamente diferente do filme, mas mesmo assim gostei muito. Não tanto quanto os 3 primeiros, mas mesmo assim muito bom. Aqui descobrimos como os outros humanos chegaram a Nárnia, pois além dos anéis e do guarda-roupa, haviam outros portais. Gostei muito de rever esses personagens incríveis e a cativante leitura de Lewis, além de realmente amar os novos personagens.