A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Maria 05/11/2022

Simplesmente perfeito!
"...Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor."

Maria 26/10/2022

Provavelmente, o meu favorito.
Edmundo e Lúcia não vão voltar mais!???
Eu não sinto tanta falta de Pedro e Suzana pq eu não gostava muito deles mesmo, mas Edmundo e Lúcia?!
Essa foi a melhor aventura que li até agora, e para mim até superou O leão a feiticeira e o guarda-roupa.
Tô triste, mas bem.

Bia 25/10/2022

a dor e alegria de renascer em Cristo
A viagem do peregrino da alvorada foi meu livro favorito das crônicas de Narnia até agora. Uma mistura de sentimentos ao longo da leitura, com paisagens lindas, detalhadas e personagem que me fizeram passar raiva e chorar de alegria quase ao mesmo tempo.

O livro conta sobre a viagem até o fim do mundo, de Lucia e Edmundo com seu primo Eustaquio e outros habitantes de narnia em busca dos 7 amigos desaparecido do rei Caspian. A história é repleta de analogias e acontecimentos profundos mas com certeza o que mais me marcou foi a transformação de Eustaquio ao deixar de ser um dragão! Que momento lindo e a descrição impecável da dor e alegria que é matar o velho homem para renascer em Cristo, Lewis me deixou sem palavras mais uma vez.

O final do livro me deixou um pouco triste e vou sentir falta dos irmãos Penvensie, mas o livro é perfeito por completo!

?E quando começou a tirar-me a pele, senti a pior dor da minha vida. A única coisa que me fazia aguentar era o prazer de sentir que me tirava a pele. É como quem tira um espinho de um lugar dolorido. Dói pra valer, mas é bom ver o espinho sair.?

Cami 21/10/2022

Como sempre o livro bem diferente do filme! Adorei os detalhes de cada ilha que eles paravam e amei principalmente o desenvolvimento lindo do Eustáquio ???
"Para mim, todo o tempo é breve."

Yasmin 20/10/2022

A Viagem do Peregrino da Alvorada
"Era uma vez um garoto chamado Eustáquio Clarêncio Mísero, e na verdade bem merecia esse nome. Os pais diziam Eustáquio Clarêncio, e os professores, apenas Mísero. Não posso dizer como era chamado pelos amigos, pois não tinha amigos."

A Viagem do Peregrino da Alvorada, obra publicada em 1952, narra agora o retorno de Lúcia e Edmundo à Nárnia, acompanhados por um novo personagem, o chamado primo Eustáquio.

"Eustáquio não gostava nada mesmo era dos primos, os quatro Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Mas ficou contentíssimo quando soube que Edmundo e Lúcia vinham passar um tempo com ele, pois lá no fundo adorava bancar o mandão e chatear os outros."

Toda a aventura começa durante as férias na casa do primo, por meio de um quadro pendurado no quarto em que Lúcia estava hospedada. Através dele, o grupo é transportado para Nárnia e se une à Caspian (agora rei) em sua navegação pelo oceano oriental.

"Naquela tarde, estavam sentados na beira da cama no quarto de Lúcia, olhando para um quadro pendurado na parede. [...] O que viram naquele momento é difícil de acreditar, mesmo nos livros; mas é muito mais difícil de acreditar quando acontece na vida real. Tudo no quadro estava em movimento."

A narrativa se dá num período de estabilidade e harmonia em Nárnia, "sem conflitos entre telmarinos, anões, bichos falantes, faunos e todos os outros".  Assim, Caspian decide partir por um ano em busca dos amigos de seu pai enquanto Ripchip, "o mais valente de todos os animais falantes de Nárnia, o rato-chefe, que ganhara glória imorredoura na segunda batalha de Beruna", espera chegar ao extremo oriental do mundo.

? Antes de tudo, acerca do tempo. Para nós passou um ano desde que o deixamos, antes de sua coração. Quanto tempo passou em Nárnia?
? Três anos precisamente ? respondeu Caspian.
? Vai tudo bem por lá? ? quis saber Edmundo.
? Iria eu deixar o meu reino e viajar se alguma coisa não estivesse bem? ? respondeu o rei. ? As coisas não podem ir melhor.

Visitando inúmeras ilhas como as Ilhas Solitárias, a Ilha das Vozes e a Ilha Negra, se encontrando com nativos não tão amistosos e enfrentando grandes tempestades, à bordo do Peregrino da Alvorada, o grupo depois de muitos desafios e lições aprendidas (Eustáquio que o diga, pois aquela viagem mudou sua vida completamente) segue para o sul, onde encontram um cordeiro ao lado de uma fogueira na beira da praia fritando alguns peixes.

"Sentaram-se e comeram, sentindo fome pela primeira vez desde muitos dias. E aquela comida era a melhor de todas as que haviam provado."

Tal passagem é uma clara alusão ao texto bíblico de João 21, o qual está escrito: "Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor."

Seguindo os escritos de João, C.S. Lewis aborda a aparição de Aslam aos chamados filhos de Adão e filhas de Eva. Incrivelmente também, tal história acontece após a ressureição do Grande Leão, assim como a aparição de Jesus aos discípulos "E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos. v 14".

O que mais falar desse incrível escritor?! Simplesmente, sou fã desse cara!

Davi.Rissi 16/10/2022

Boa leitura.
Diagramação dessa coleção é perfeita
Poderia ter mais ilustrações, elas são muito boas.
Nesse aqui não teve um inimigo específico.

Larissa.Ohana 15/10/2022

A última viagem dos irmãos a Nárnia
Lucia e Edmundo vão passar as férias na casa da tia Alberta com seu insuportável primo Eustáquio.
Acharam que as férias seria chata e entediante, mas Aslam os chamam para uma nova aventura em Nárnia, então Lucia, Edmundo e Eustáquio vão parar no peregrino da alvorada, o barco do Rei Caspian para ajuda-lo a encontrar os fidalgos, amigos antigos do pai de Caspian que Miraz seu tio os expulsaram e se espalharam nos cantos de Nárnia.
Nárnia é um país tão lindo que em algumas passagens dá vontade de morar para sempre, muito encantador e inocente.

Mavis 10/10/2022

Novo favoritado
Que livro incrível e apaixonante, me prendeu do início ao fim e roubou de forma inesperada o lugar de " O Cavalo e seu Menino " no lugar de meu favorito da saga. A palavra que descreve é: Uau.

.geo. 09/10/2022

Crônicas do Peregrino da Alvorada
Este livro é um pouco diferentes dos outros, porque tem mais aventuras que os anteriores.
Eu amei conhecer cada ilha e do desenvolvimento do Eustáquio, senti um pouco de falta de Pedro e Susana, mas entendo.

Viviane.VictAria 09/10/2022

"Nosso mundo é Nárnia"
"Está também em nosso mundo?
Estou. Mas tenho outro nome. Tem de
aprender a conhecer-me por esse nome."
A Viagem do Peregrino da Alvorada deve ter sido um dos volumes que me marcou mais até agora, junto com Príncipe Caspian. Chorei horrores nos dois vendo meus irmãozinhos Pevensie não tendo mais que voltar a Nárnia :( mas mesmo que não voltem, já dizia Aslam: "Quem é coroado rei ou rainha em Nárnia será sempre rei ou rainha." Os Pevensie sempre vão ser reis e rainhas em Nárnia?
A Viagem do Peregrino da Alvorada é realmente um livro muito bom! A parte final com eles chegando ao fim do mundo, a bravura do Ripchip?? certeza que foi pra sempre feliz no país de Aslam

Maria 08/10/2022

A viagem do caminheiro da alvorada
Um livro excepcional!!
Este livro é o meu favorito da saga incrivelmente bem descrito com uma imaginação extremamente interessante .
C.s Lewis é no momento um dos meus autores favoritos ,espero poder ler esta linda saga que me traz um conforto muito grande .??

vanessaxclementino 03/10/2022

Viagens com o Peregrino?
voltando aos personagens principais, e, com adição de uma criaturinha irritante de brinde. O retorno de Caspian para continuar seu desenvolvimento tanto dele, como daquele mundo incrivel

miquiverso 01/10/2022

Melhor de todos até agora
Como bem já sabem, eu amo os irmãos Pevensie, mas o Eustáquio? ok, iria dar uma chance. No filme, eu choro na cena final, mostrando que eles não voltam mais, a aventura também é única e empolgante. E graças à Deus, o livro conseguiu me proporcionar a mesma sensação.

De todos os 5 que já li das Crônicas de Nárnia, de certeza esse foi meu favorito. Bem estruturado, bem feito, personagens amadurecidos, ou que vão construindo um amadurecimento, enfim, bom do início ao término.

Quanto a sua adaptação, houve mudanças, principalmente na aventura, a recolha das espadas dos Lordes não está presente nesse livro. Além de que a ordem dos acontecimentos também foi alterada, e mesmo assim, não falhou em honrar sua obra original como muitas outras fizeram ?

Tyler 25/09/2022

O Peregrino da Alvorada
Desejava ter gostado mais de O peregrino da Alvorada, há coisas interessantes, outras que agregam mais história ao conhecimento sobre Narnia e o desenvolvimento e amadurecimento de Eustáquio.