A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

beca 16/01/2024

Bom!
Muito bom. O livro mantém a qualidade das obras anteriores, a história é interessante, os personagens são cativantes. O enredo, assim como os outros, possui fortes semelhanças com certas religiosidades e pra quem gosta é uma boa leitura, imagino que se torne ainda mais prazerosa. Pra quem não gosta, esse elemento não é tão nítido portanto não atrapalha a leitura.

Erisney 16/01/2024

Só leiam!
Muitas resenhas dizendo que é o livro mais fraco e quer saber? Bobagem! Cada livro é uma experiência única e não tem um inferior ao outro. Tenho meus favoritos? Tenho, mas tentarei não compara-los negativamente porque cada um me captou de uma forma diferente. Consegui imergir nesse mundo mais uma vez. Agora irei pro ultimo livro triste porque não me contive em saborear devagar, hahahahhaha.

Lolô 10/01/2024

Finalizado em: 14/12/2023

Desde a infância eu colocava “O Sobrinho do mago” como meu livro favorito de Nárnia. Até agora. Sem a presença dos 4 queridos irmãos, Lewis mostra que Nárnia não dependia deles pra nos proporcionar uma experiência de leitura completa. É um livro impactante e profundo, cheio de aventuras e com dois personagens novos que eu particulamente adorei. A Jill é uma fofa e o Brejeiro foi um dos personagens que mais me cativou nos últimos tempos, ri muito com ele! O trecho marcante me fez chorar e a analogia bíblica é LINDA! To muito muito ansiosa pra terminar de reler o último livro da saga!

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Roberto Soares 09/01/2024

O filho de um já idoso rei Caspian está desaparecido há anos, um sumiço que envolve a morte de sua mãe e o surgimento de uma misteriosa mulher de beleza inigualável. Para o resgate do príncipe e a aniquilação do Mal que está por trás de seu rapto, Aslam mais uma vez convoca crianças do nosso mundo para uma missão.

Na quarta de suas crônicas de Nárnia, C.S. Lewis expandiu ainda mais seu universo fantástico. Se em ?A Viagem da Peregrino da Alvorada? exploramos o leste de Nárnia, em ?A Cadeira de Prata? nós cruzaremos o norte daquela terra.

Temos aqui a oportunidade de conferir os efeitos da viagem no Peregrino da Alvorada no caráter de Eustáquio: encontramos um rapaz corajoso, mais afetuoso e empático; ainda um pouco crítico, é verdade, mas nada que se compare à criança enjoada e arrogante do ano anterior.

Assim, podemos considerar que Eustáquio está ?pronto?, e dessa forma nossa atenção, bem como a do autor, se volta para as duas novas personagens: Jill Poole e o paulama Brejeiro.

Jill será a criança imatura que chega cheia de falhas para receber de Nárnia e de Aslam os ensinamentos necessários para sua evolução. Já Brejeiro, uma espécie de homem-anfíbio, é o alívio cômico e, de certa forma, um inesperado herói.

A manifestação do Mal em ?A Cadeira de Prata? é, em termos simbólicos, a mais bíblica possível: uma soberana do submundo que surge pela primeira vez como uma serpente num jardim.

Penso na Feiticeira Verde como a encarnação da tentação e do desvio. No geral, suas ações são sempre voltadas ao desígnio de afastar suas vítimas do caminho que elas devem seguir, quase sempre despertando nelas os pecados capitais, como a ira e a luxúria, no caso de Tirian, e a gula e a preguiça, como aconteceu com as crianças.

Quando dominados por esses vícios, aqueles atraídos por ela se afastam de de seu lar e de sua verdadeira natureza, e se tornam escravos dessa força maligna sedutora. Mas é uma escravização da mente, pois não existem correntes que os prendem. Enfeitiçados pelo prazer que esse Mal proporciona aos sentidos, eles QUEREM ser submissos a ele, independente do que isso possa significar para sua liberdade e sua alma.

Talita.Tczorney 06/01/2024

Achei o mais "chatinho" dos livros, mas ainda assim não deixa a desejar. Os personagens, o contexto e o desenvolvimento de tudo.

Milla Cinemaniac 03/01/2024

Um livro muito divertido e gostoso de ler, uma linguagem tranquila que faz tudo fluir de maneira muito agradável. C. S. Lewis né, amores ?

Esse é o 6º livro das Crônicas de Nárnia. Leiam todos! Recomendo demais pois é uma aventura incrível! ?

poxavidabea 31/12/2023

Um dos melhores da série
Também não vou me prolongar muito nessa resenha, mas a leitura desse aqui foi muito boa, acabei colocando ele entre um dos meus favoritos das Crônicas de Nárnia! A história se desenvolve muito bem e o final é bem bonito.

Barbara Louize 31/12/2023

Mais um Ótimo livro desta coleção que daria também mais um ótimo filme. Recomendo muito a leitura.

Medica Leitora 29/12/2023

Não existem acasos, nosso guia é Aslam!
Um releitura encantadora, literalmente hehehe
Amo as Crônicas??
& o que posso dizer é: viagem sempre para Nárnia!

Ewelin2 28/12/2023

Anseio por Nárnia como se fosse real...
Toda vez que leio um livro de Nárnia me sinto arrebatada, como se estivesse voltando pra um lugar de descanso depois de um dia ruim. É impossível ler esses livros uma vez só na vida. Quando um livro termina me da uma vontade enorme de ler o próximo, e agora que estou indo para o último livro sinto meu coração bem apertado.
Neste livro vemos de novo Eustáquio, agora mais velho e mais maduro ja tendo passado por Nárnia, com Jill uma menina que estuda com ele. Os dois acabam entrando em Nárnia enquanto fogem de outros alunos. Lá, Aslan da uma missão para eles que não é nada fácil.
Os dois embarcam em uma aventura maravilhosa em um ambiente encantador de um jeito que só Nárnia consegue abrigar.
Amei cada momento da leitura e me diverti muito. Um livro para todas as idades.

Bonnie 27/12/2023

No geral até que gostei, mas confesso que sinto falta dos quatro irmãos (Lucia, Edmundo, Suzana e Pedro).

eduardamp 27/12/2023

As Crônicas de Nárnia é com certeza uma das minhas séries de livros favoritas E apesar desse não ser um dos meus favoritos entre os 7 livros, ele ainda é muito legal.

O livro segue o mesmo padrão dos demais da saga, com uma leitura tranquila e simples, narrando bem os detalhes e envolvendo você na história junto com os personagens, o já conhecido Eustáquio, Jill e o meu favorito (pelo seu belo senso de humor), o paulama Brejeiro.

Ester.xd._ 27/12/2023

Resenha de ?A cadeira de prata?
O que eu gostei e o que eu não gostei?
Gostei de tudo sério, a escrita é tão tranquila mas não eu enjoativa, as cenas são descritas na medida certa, eu amei tudinho, acho que não teve algo diretamente que eu possa não ter gostado, pois gostei do livro todinho

A quem eu recomendo esse livro?
Aos amantes de fantasia e aos que viram o filme e queiram conhecer melhor Nárnia

Porque eu dei essa avaliação?
Porque eu adorei o livro do começo ao fim, só não favoritei, mas com certeza eu leria novamente