Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Alana 20/02/2024

Eu realmente não esperava gostar tanto de um livro que me deixou tão desconfortável em vários momentos; mas ele é brilhante, e perturbador, claro - é o retrato da mente de um homem pedófilo, depravado, pervertido e manipulador. A habilidade do autor em mesclar uma prosa poética, irônica e melancólica torna a leitura uma experiência cativante, apesar da natureza perturbadora do tema. Em suma, é uma obra magnífica e intrigante.

Leonardo1344 19/02/2024

Péssimo ritmo
O livro seria excepcional, se não fosse a quantidade absurda de trechos inúteis e redundantes. Por exemplo, quando o protagonista narra cada um dos lugares visitados nas viagens pela América do Norte. Também, alguns trechos difíceis de entender do que se tratam, de tão ambíguos. O pior é que a linguagem poética é excelente, então o trecho parece ter algum sentido, mas você se esforça e percebe que não. Como eu buscava narrativa, não poesia, não me agradou. Isso é especialmente verdade pelo fato de ser um diário baseado em memórias do passado, então naturalmente seu dono não lembra dos diálogos direito, e sim dos eventos.

Vanessa602 13/02/2024

Revoltante, triste e magnífico
Mesmo antes de assistir o filme de 1997, e, agora, ler o livro, nunca tive preconceitos literários com a premissa de Lolita, e Nabokov só provou que isso valeu totalmente a pena.

A história é uma tragédia do começo ao fim, nem suas cenas felizes são realmente felizes e não fora feitas para serem lidas com felicidade, e o que só prova a habilidade do autor em nos fazer odiar sua própria criação. Humbert Humbert não pode ser chamado de monstro, porque o tipo de atrocidade que ele comete com Dolores só pode ser cometido por um ser humano, nenhum outro ser é capaz disso.
Leticia2513 03/05/2024minha estante
Você conseguiu descrever perfeitamente como me senti com esse livro. Nem tinha conseguido fazer uma resenha porque sinceramente terminei sentindo que não tinha palavras de desprezo o suficiente para o Humbert

Vanessa602 10/05/2024minha estante
sim! e ele sempre se superava nos argumentos absurdos que encontrava pra justificar as ações dele, nojento demais

srlucast 09/02/2024

Uma puta tragédia grega de esplendor formoso.
Em verdade, este é um livro que se afigura entre os prediletos de minha existência. Releio-o agora e encontro maior deleite. O narrador, cuja confiança é incerta, e a prosa de Nabokov, bela e terrível simultaneamente, enredam-se em uma trama problemática. Cada intricada faceta do enredo é uma sinfonia de perfeição, culminando num desfecho imaculado. Toda obra é uma tapeçaria de magistral encanto.

BArbara317 09/02/2024

Meu Deus, que livro chato. Aliviada por ter acabado. Escrita cansativa, personagens chatos. Pode até ser um clássico, mas é chato, mt chato

Eduardo.Barba 09/02/2024

"Arte narrativa no seu auge"
Lolita é um livro cruel...
Não tem como finalidade edificar o senso moral do leitor, ou então ensinar-lhe uma super lição para a vida, é apenas Nabokov utilizando-se de toda as nuances que apenas palavras podem ter, para passar sentimentos que fazem nos sentirmos reais.
É uma experiência de leitura única, o poder das palavras é arranjado de uma forma que eu nunca antes tinha visto.
O "narrador não confiável" transformando crimes hediondos em poesias vazias que podem até convencer o leitor desavisado, a pureza da infância brutalizada e satirizada sem aviso prévio, as descrições detalhadas da América contrastando o clima pesado que o livro passa... Tudo se funde aqui, criando uma obra atemporal.
Lolita é um livro cruel!

Julia G. 08/02/2024

O livro mais difícil que já li
Achei muito difícil a leitura, não sei se foi a edição que peguei, mas não consegui entender quase nada da história, na resenha no começo do livro eu entendi muito mais e tive ciência de acontecimentos que não tinha entendido as coisas horríveis que aconteceram. Além da descrição lenta e extremamente detalhada o que dificultou a leitura, não me prendia. E nem preciso dizer que o protagonista é meio pertubado né? Se o livro tivesse sido mais bem escrito, eu teria pegado muito mais nojo e ódio do protagonista.

Heloisa.Vulcanis 07/02/2024

Entendo o porquê de muitos não gostarem
A história é única e exclusivamente narrada por Humbert, e em certos momentos em que se vitimizava e falava do seu ?amor? pela Dolores, senti uma dó momentânea, por esse motivo. Até perceber que se trata de um estuprador, pedófilo, narcisista, que corrompeu a infância de uma menina de doze anos. O que ele tinha por Dolly não era amor, e sim uma obsessão. Apesar do tema não ser nada leve, a forma com que o autor escreve e pensa nos mínimos detalhes me encantou, principalmente quando esclarece toda a história no posfácio.
Victoria484 07/02/2024minha estante
você foi muito forte em conseguir terminar, eu não ouso tocar no meu livro faz anos!

Aurea25 07/02/2024

Não não não
Não consigo deixar de pensar que esse livro só se tornou um clássico porque homens gostariam de ter relações com crianças só pra saber como é. Essa minha impressão é motivada apenas pela minha própria maternidade, pelas experiências que eu tive com homens ao longo da vida e por medo do que pode acontecer com a minha filha se ela encontrar um Humbert ao longo da vida.

Não gostei da escrita, achei que ele descreve demais coisas desnecessárias e passa batido em pontos essenciais da história. Dito isso, não é um romance romântico, nem uma romantização da pedofilia. É só a história de um pedófilo que abusou da enteada durante anos, sempre achando que não tinha nada de errado no que fazia, mas plenamente ciente que a sociedade condenava suas atitudes. Um homem mau em todos os aspectos, sempre se vitimizando e colocando a criança como perversa e consciente do que fazia, muito embora ele mesmo deixasse claro que a forçava.

Homens que leram esse livro: aprendam o que não fazer com crianças.

favplacecth 04/02/2024

Necessariamente Perturbador.
Vamos começar dizendo que as cinco estrelas se tratam da avaliação de ?Lolita? como obra literária, extremamente bem escrito e desenvolvido e sobre isso, ninguém pode tirar as glórias de Nabokov.
Leitura extremamente recomendada! Porém delicada.
Mergulhar nesse livro pode causar gatilhos enormes, já que diferente da romantização criada encima da obra, por nichos específicos e influenciados por toda uma atmosfera errônea, vendida como um ?romance proibido? por muito tempo, Lolita retrata a história de um pedófilo, que apesar de apaixonada e obcecado por sua ninfeta, tem total consciência dos crimes que está cometendo.
Nabokov não se esforçou para enfeitar o mostro que Humbert é, pelo contrário, em cada página, cada interação deste senhor com a sua Dolly, fica cada vez mais claro o quão perturbado ele é.
O fim de H.H chegou a me lembrar da sensação que tive ao finalizar ?O retrato de Dorian Grey?, ambos personagens, apesar de terem tido fins condicentes com sua postura horrenda, não tiveram um arco de redenção, muito pelo contrário, finalizaram transferindo a culpa sempre ao outro. Humbert com Quilty e Dorian com o pintor. Vi essa linha muito semelhante no fim dos dois.
Se tiverem estômago para o assunto, leiam! E para completar a experiência assistam aos dois filmes produzidos baseados no livro, que trazem atmosferas diferentes e que nos fazem compreender o porquê, por muito tempo, ?Lolita? caiu dentro de um arco de ?dark romance?, quando nunca deveria.

Luciano442 03/02/2024

Inclassificável!!
Genial?! Magnífica!? Impressionante?!...Sempre faltarão palavras para classificar uma obra que já nasce como um Clássico(Sim, com C maiúsculo!!). Sinto-me um privilegiado por ter lido esta obra prima.