Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Any 10/07/2022

O que posso dizer desse livro? Minha experiência com ele foi péssima. A escrita é até "ok",mas a leitura foi tão difícil de ser feita que por várias vezes pensei em abandonar. É preciso ter muito estômago pra fazer a leitura,eu sentia que estava preparada pra isso e mesmo assim não rolou.
iamdudis 10/07/2022minha estante
Essa edição que tu leu é boa?

DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Any 10/07/2022minha estante
A edição é boa sim,Eduarda.?

Danilo,obrigada! ?

Sandra Vívian 10/07/2022minha estante
Esse livro ficou na listinha: Bom, mas eu nunca quero reler na minha vida.

Dayanna 10/07/2022minha estante
Tentei ler uma vez, mas não consegui

Any 10/07/2022minha estante
Eu dei 2 estrelas pela escrita kkkkkkkkk foi apenas isso que me fez continuar a ler mas não foi fácil n

Feh 11/07/2022minha estante
Eu tenho este livro, e abandonei kkk não consegui terminar...

Any 11/07/2022minha estante
É bem maçante mesmo kkkkkkkk

anna carolina 12/07/2022minha estante
Sempre tive curiosidade em ler esse livro, mas sempre fico com o pé atrás por achar que deve ser uma leitura muito pesada?

Any 12/07/2022minha estante
É um assunto delicado e você deve ler com um olhar crítico

Any 13/07/2022minha estante
Eu vi o filme antes de fazer a leitura do livro e tô traumatizada até hoje kkkkkkkkkkk o livro tem mais detalhes

dantas 13/07/2022minha estante
tô pra ler esse livro, mas não tô com muito tempo e nem estômago, acho o assunto muito pesado, mas espero que eu goste.

Any 13/07/2022minha estante
É bastante pesado,mas pode ser que você tenha uma experiência melhor do que eu tive.

Dayanna 17/07/2022minha estante
Eu abandonei quando cheguei ao capitulo 5 ou 6,n me recordo

Brena Sâmela 18/07/2022minha estante
Eu não tenho estômago pra esse livro não

Any 19/07/2022minha estante
N vai perder nada kkskskskkkk

rlc.blurryface 21/07/2022minha estante
Mesmo sentimento

Raquel 23/08/2022minha estante
É um dos poucos livros que fiz questão de categorizar no skoob como abandonado. É intragável.

Any 23/08/2022minha estante
Quase fui nessa tb KKKKK n julgo

Jardim de histórias 25/08/2022minha estante
Olha, eu me sentia um bosta por nunca ter lido. Depois de sua resenha, nem vou querer ?

Any 25/08/2022minha estante
Eu não queria ter lido e super apoio sua decisão KKKKKKKKK

Jardim de histórias 25/08/2022minha estante
Tô fora! Kkkkk

marie22 12/09/2022minha estante
ele surra o filme em questão de detalhes (que inclusive poderiam não existirkkk)

Kaike 16/09/2022minha estante
achei extremamente doloroso. estendi a leitura por meses e por teria parado e eu não tivesse o mal hábito de querer terminar tudo o que começo.

Any 16/09/2022minha estante
Eu também continuei por não gostar de abandonar kskksksks eu insisti até o fim

HAgata2 17/09/2022minha estante
Tô achando que não vou conseguir não

Any 17/09/2022minha estante
Se você acha isso então o melhor é não tentar msm kkskskskkk pra evitar

Maria's readings 27/09/2022minha estante
Comecei ontem, estou lutando pra continuar

Any 27/09/2022minha estante
Eu entendo KKKKKKKK faltou pouco pra eu abandonar ele e nunca abandonei livro nenhum

Janie 17/10/2022minha estante
Eu ainda não tive coragem de ler ele, e acho que não vou ter tão cedo ???

Adriel 07/11/2022minha estante
Não sei o porquê deste livro ser tido como "clássico". Apenas romantiza a pedofilia e toda violência praticada por Humbert.

Any 07/11/2022minha estante
Exatamente! Penso muito nisso também.

Arlete 16/11/2022minha estante
comecei a ler anteontem e ai ...nao gostei nem do estilo de escrita menos ainda do tema

Any 16/11/2022minha estante
Só resta abandonar mesmo kkkkkkkk e nem se arrependa por isso

Geane Peres 26/11/2022minha estante
Apesar de ser muito triste e pesado, a leitura estava fluindo até o momento em que comecei "a segunda parte" quando começam a primeira viagem... Depois disso a leitura ficou muito maçante, arrastada, e tive que dar um tempo, alguns dias para retomar. Acabei hoje e também não gostei muito desse final meio estranho. Não é uma leitura que eu indicaria.

Honeymoons 08/01/2023minha estante
O livro é muito bom, mas se tem que ter maturidade, pois se lido por uma criança pode ser traumatizante. Gostei pelo fato que no livro podemos ver que o ponto de vista da Dolores é mais visto ao decorrer da história diferente do filme de 1997.

Stefani 18/01/2023minha estante
chamar a escrita do Nabokov de ok eh foda ??

Any 18/01/2023minha estante
Foi entre aspas, eu gostei da escrita e foi ela que me fez dar continuidade, mas gostei não do conteúdo.

Stefani 18/01/2023minha estante
ahh sim, eu entendo, n dá pra todo mundo ler, eu leio um livro de 400 páginas em dias, levei meses prs terminar lolita, difícil de digerir viu

Silmara.Silva 23/01/2023minha estante
A minha dificuldade é ter psicológico, quando eu penso HH já fez tudo de pior e ele se supera

Any 23/01/2023minha estante
É exatamente isso mesmo.

TaAs5 13/02/2023minha estante
Um livro difícil de digerir, escrito de forma genial mas não sei o leria novamente.

Suse 26/02/2023minha estante
faz tempo que tentei ler , não consegui ir até o final , achei péssimo!

DjAlia 08/03/2023minha estante
Oi gente. Pra mim a melhor edição é 2003. Essa se 2011 é difícil de entender ?

Graziela.Lentz 22/03/2023minha estante
Realmente o que não deixa a gente desistir é a escrita, mas a história é horrível, tive muita dificuldade em terminar de ler, odiei a experiência, pesadíssimo ?

Edna 16/05/2023minha estante
Lolita sempre um divisor, desde sempre

Bagy.Gaby 23/07/2023minha estante
Mano é quando do nada lançam um francês no meio da frase?????

Morgana84 28/10/2023minha estante
Também estou achando a leitura difícil. ?????

Any 28/10/2023minha estante
Nossa, eu super entendo o sentimento.

JosA225 28/12/2023minha estante
Estória triste mas atualíssima.

liasheaven 05/02/2024minha estante
além de a trama ser extremamente problemática, é muitoooo chato de ler, pois tem vários detalhes inúteis, que deixam o livro extenso sem necessidade alguma. enfim, não gostei.

CAJUZINHO 17/03/2024minha estante
Consegui pegar uma raiva do Humbert, mas , amei a leitura!

Dayanna 17/03/2024minha estante
Acho q eu vou tentar ler de novo daqui a algum tempo, ja tentei mart 2x, a primeira, eu era bem nova, a segunda n estava no clima de leituras, vamos ver...

Gu 28/01/2010

Lolita
Você tem estômago? Pois é isso o que precisará para ler esse grande clássico da literatura mderna.

Lolita é fantástico ao mostrar o que há de mais perverso na conduta humana. Você fica atordoado; raiva, pena, ansiedade, tristeza, são alguns sentimentos que despertam no leitor no decorrer da obra.
No entanto, quem disse que um livro têm que ser, necessariamente, confortante e alegre? Nabokov acha que não, e sua escrita transmite sentimentos que em nada comuta com felicidade. A não ser, é claro, para seu personagem Humbert Humbert e seus desejos obscuros e perversos. Ok, não podemos afirmar que ele era feliz, seu desejos carnais apontavam para um lugar do qual a moral vigente não admite. Ele tinha noção disso, mesmo assim não conseguia evitar.

Nabokov foi corajoso ao escrever esse livro. O tabu da pedofilia não é, com certeza, um assunto fácil de se abordar, no entanto, ele o fez com maestria. Uma linguagem rebuscada, trechos em francês, que para mim enriqueceu mais ainda a beleza da obra.

Enfim, se você sente asco de um livro através da personalidade das personagens, não leia Lolita. Mas se você sabe apreciar a riqueza de uma escrita pormenorizada, a habilidade em transmitir sentimentos humanos para o papel, sejam eles obscuros ou não, Lolita é uma boa pedida.

Deleite-se.
Mari 25/10/2013minha estante
Disse tudo! ;)

JullyB 12/10/2014minha estante
É um livro forte mas é uma realidade que pode acontecer em vários lugares do mundo, é forte.. transmite sentimentos fortes! Muitas vezes deixei o livro de tanta raiva!É um ponto de vista.. é um livro diferente.. não quer dizer que estariamos de acordo com o comportamento de Humbert Humbert.. em parte concordo com sua resenha..

Bruna 20/11/2018minha estante
A linguagem é realmente fascinante. Pontos para o tradutor.

Henrique 08/06/2019minha estante
Excelente resenha.

Amauri 14/10/2020minha estante
Li este livro há muito tempo atrás, bem antes da expressão virar verbete

Vih 19/11/2020minha estante
Como que ler? To a tempos clicando mais não aparece p iniciar a leitura só a sinops

lhaints 03/02/2021minha estante
descreveu perfeitamente o livro, a escrita é realmente muito boa

Bru 09/02/2021minha estante
Lolita é um clássico fantástico!
Eu, particularmente, fiquei bastante apreensiva antes de ler, mas posso dizer que valeu a pena.
Nabokov nos faz visualizar o banheiro e ouvir o barulho da descarga, os detalhes são tão minuciosos que nos embarcam para aquele tempo e nos faz até se apaixonar por Humbert... ah que controverso a mistura de nojo e amor por essa obra magnífica.
Recomendo muito essa leitura, abre a mente e muda os paradigmas que temos.

Betty 09/03/2021minha estante
Eu ja li um pouco ..e mim chamou muita atenção

Beatriz 13/03/2021minha estante
Gente eu queria ler como que eu vejo o pdf ? A plataforma disponibilizar ???

Danny 02/06/2021minha estante
Como fasso pra ler nesse app

Danny 02/06/2021minha estante
Tmbm queria ler n sei como ler nesse app

Yury 05/06/2021minha estante
Minha gente, esse não é um app de leitura. Vocês não conseguirão ler nenhuma livro aqui, somente organizar suas leituras.

Carolzita 03/01/2022minha estante
To tendo estômago, amig?

Amauri 06/01/2022minha estante
Li há muito tempo atrás, quando o termo Lolita ainda era algo a ser definido, uma novidade a partir do livro. Imperdível

Romanceníaca 19/07/2022minha estante
Esse e o livro que me deixou enojada e traumatizada eu o comprei por um acaso em um sebo por 1 real e depois que passei pelo sofrimento torturante de lê-lo, porque a leitura levou um bom tempo pra terminar devido ao mal estar que sentia ( não entendo o porque me obriguei a terminar de ler) devolvi ao mesmo sebo que comprei e fique 2 anos e meio sem ler nada estou voltando agora aos hábitos da leitura. Acredito que me senti tão mal pelo fato de ter 4 filhas e uma delas na época tinha a idade da pobre vítima (Lolita).

A.Soares 19/05/2017

O livro que me excluiu do meio dos "sensatos"
Vamos aos poucos.
1. o livro É sobre pedofilia;
2. o livro NÃO é sobre estupro;
3. as relações ali descritas SÃO consensuais;
4. NÃO é um livro de romance.

Este com certeza é um livro bem escrito, você pode ter total nojo do protagonista (e estamos juntos nisso), mas até nesse ponto o livro consegue ser ótimo, transmitindo ao leitor a sensação de asco de forma sutil, sem apelos e obscenidades. A leitura vale a pena caso você seja inteligente o suficiente para saber diferenciar o que é ficção e o que é apologia ao crime.
Héber Luciano 27/05/2017minha estante
Concordo quanto aos polêmicos itens 2 e 3 (que a maioria das pessoas opinar ser o contrário)

Mariana Ginane 26/07/2017minha estante
Vc precisa ler a definição de pedofilia, precisa ler sobre consentimento e ir atrás de um psicólogo para te explicar o motivo de crianças não terem capacidade de dizerem "sim" para sexo. Esse livro É sobre estupro, quer vc e a Dolores saibam ou não.

Pri 10/11/2017minha estante
O Livro é sobre estupro sim. E há várias evidências ao longo da história de que Humbert modifica as posições de Lolita quanto à sua vontade de fazer sexo. O narrador faz parecer que Lolita sempre quis esse destino, mas é totalmente o contrário do que se lê. Repense sobre isso. E quando se fala em pedofilia estamos falando de estupro sim!

Bruna 25/12/2017minha estante
É sobre estupro sim.

Lislayne.Evelyn 17/01/2019minha estante
Depois que Lolita fez 14, deixou de ser pedofilia.

Bruna 18/01/2019minha estante
Tudo começou com 12 anos, é pedofilia.

Lislayne.Evelyn 18/01/2019minha estante
Era pedofilia até os 14. Pesquise sobre.

Bruna 21/01/2019minha estante
O Humbert se aproximou da Dolores, ela ainda tinha 12 anos....

Mariana Ginane 25/01/2019minha estante
Até os 14 sob nossa lei. Não romantize ou amenize o absurdo do livro. O próprio autor falou após publicar que mostrou a mente de um cara manipulador e doente, que chamar "Lolita" de romance é o maior erro que a literatura cometeu. Primeiro, há uma história de sequestro real na qual ele "se inspirou". Segundo, o narrador é o doente. Claro q ele não vai assumir sua pervesão e vai culpar a menina, ver provocações sexuais em atitudes infantis normais.

Mariana Ginane 25/01/2019minha estante
Só pesquise sobre. Coloquem "autor de lolita" no Google e leiam. O personagem que ele mostra no livro é doente, sob o viés psicológico. O pior é que as pessoas normalizaram isso. É como ver um assassino que culpa sua vítima por irritá-lo e dizer "mas ela consentiu! Ela o irritou!".

Bruna 26/01/2019minha estante
Exatamente Mariana. Só pq a lei disse que é 12, não deixa de ser pedofilia. Pq a Dolores era totalmente infantil e não tinha consciência dos atos do Humbert

Pri 29/01/2019minha estante
Faço das palavras da Mariana as minhas.

Gatita 21/02/2022minha estante
Prezada A.Soares, procure sobre leis de estupro e verá que qualquer pessoa maior de 18 anos que faça sexo com MENORES DE 14 ANOS está cometendo ESTUPRO DE VULNERÁVEL, MESMO QUE SEJA CONSENSUAL. Isso porque é considerado, por lei, que abaixo de 14 anos a criança/adolescnete ainda não tem capacidade para decisão sobre o próprio corpo, então um adulto que se aproveite dessa ingenuidade está, SIM, cometendo o ato do estupro (no caso, estupro de vulnerável).

Caroline Gurgel 01/09/2014

É errado amar, mesmo que seja errado?

Antes de ler esse livro eu só sabia que Lolita era uma polêmica história de um homem de meia idade que se apaixonava por uma adolescente - ou melhor, por uma ninfeta - e nada mais. Temi iniciá-lo pois as palavras amor e pedofilia na mesma frase já me dava náuseas. No entanto, em um daqueles momentos que todo leitor ávido tem de procurar diversas listas de "melhores livros do século" ou "1001 livros para se ler antes de morrer", notei que Lolita aparecia em todas. Em todas! E, claro, pensei, por que não?

Devo, antes, dizer que li umas 80 páginas e parei a leitura, interrompendo-a por um ou dois meses. Digo isso para encorajar os que fizeram o mesmo, ainda que sem motivo, como eu. Sugiro, ainda, que não retomem de onde pararam, mas que a reiniciem com novo frescor. Valeu cada palavra.

Humbert Humbert é um professor de literatura perto dos seus quarenta anos que se muda para a pequena Ramsdale para escrever um livro. Aluga um quarto na casa de Charlotte Haze, mãe de Dolores - Dolly, Lola, Lo, Lolita - a ninfeta de 12 anos por quem Humbert se apaixona perdidamente. Per.di.da.men.te!

Tinha sido amor à primeira vista, à última vista, às vistas de todo o sempre.

O primeiro amor de Humbert foi uma garota de 12 anos, Annabel, quando ele ainda era adolescente. Ela morreu quatro meses após o início da tórrida paixão juvenil, e por isso ele tenta nos convencer de que sua obsessão por ninfetas é, de certa forma, uma busca pela Annabel perdida. Humbert casa-se com Valeria, em uma tentativa frustrada de acabar com sua obsessão por ninfetas, mas Valeria também morre! E é após esses acontecimentos que nosso narrador muda-se para Ramsdale.

A narrativa é em primeira pessoa pelo que é chamado de narrador não confiável, uma vez que Humbert conta-nos o que lhe convém, muitas vezes (ou sempre) tentando convencer-nos de suas boas intenções.

O que você deve saber - que eu não sabia - é que o narrador vai lhe manipular e, por vezes (por muitas vezes!), vai lhe fazer acreditar em cada linha que ele escreve. Julguem-me: eu não vejo o Humbert Humbert como um pedófilo pervertido, vejo-o como um homem que enlouqueceu de amor. Percebe como esse livro pregou uma peça em mim?

Não há como negar que o que Humbert sente por Lolita é amor. Um amor ilícito, mas amor; doentio, obsessivo, ainda assim, amor; possessivo, egoísta, mas amor. Apaixona-se por ela desde a primeira vez que a vê e pretende manter esse amor para si. Bem, assim ele o diz. Convence-nos de que Lolita sempre lhe provocou, que a atração era mútua e de que foi ela quem tomou todas as iniciativas.

"Senhoras e senhores do júri, não fui seu primeiro amante."

É uma leitura perturbadora, mas não me foi nauseante. A escrita é tão incrível que burlou meus pensamentos e me deixou boquiaberta aplaudindo de pé. A adjetivação contida nessas páginas é de fazer qualquer um babar, é inacreditável a capacidade de Nabokov com as palavras. Quantas vezes ele descreveu Lolita? Inúmeras! E todas únicas e fantásticas. A narrativa é rica, poética, meio hipnotizante, de uma estética encantadora.

Apesar de tudo, os personagens são extremamente irritantes, mesmo a "doce" Lolita, o que não deu brechas para que eu tivesse piedade dela. Mesmo diante dos favores sexuais exigidos pelo Humbert Humbert em troca de algumas moedas ou concessões, não consegui convencer-me completamente de sua inocência. Lembrem-se, foi o Sr. Humbert quem me contou a história!

É engraçado que há uma outra figura, Clare Quilty, e este sim é um pedófilo pervertido que dá nojo. Mais uma jogada de Nabokov?

Ao término da leitura, certa ou errada, convenci-me de que Lolita não era realmente ingênua, que não foi estuprada pelo HH e que no início correspondia aos seus flertes. Não sei dizer se ela um dia o amou - ou se algum dia foi capaz de amar alguém, tendo sido tão precocemente iniciada na vida sexual. Porém, torci para ela que fosse feliz e senti pena das lágrimas do amor incondicional, maluco e intenso do obcecado Humbert.

Para quem tem medo da leitura, aviso: as cenas não são gráficas, mas é inevitável que elas se formem na sua cabeça. No entanto, a elegância da prosa é tamanha que você vai lendo e lendo... Acima de tudo, Lolita é uma obra prima da literatura e merece ser lida, degustada e apreciada. Adorei fazê-lo e recomendo de olhos fechados - mas, lembrem-se, mantenham a cabeça bem aberta!

Caroline Gurgel 01/09/2014minha estante
Olha, Gleidson, Humbert e Lolita me irritaram muitas vezes e tem uns trechos um tanto entediantes, mas no final das contas é excelente! Espero que você goste!

DIRCE 05/09/2014minha estante
Oiiiiiiii!
Li Lolita há tanto tempo e confesso que não morri de amores. Sua resenha me fez até considerar a possibilidade de uma releitura. Quem sabe...
bjs

Caroline Gurgel 07/09/2014minha estante
Oi, Dirce!!!
Quando eu comecei pela primeira vez esse livro ele não me conquistou. Então parei, e quando retomei, não sei explicar porque, adorei!! Rsrs
Se der uma chance, espero que goste mais!
Bjs

Emmanuel 03/02/2015minha estante
Vc realmente nao quer enxergar porque se deixou apaixonar pelo H.H. Talvez isso seja apenas um reflexo da sua realidade, mas tomara q na vida real isso nunca aconteça com vc, sua filha ou algum parente

Caroline Gurgel 27/05/2015minha estante
Emmanuel, como assim reflexo da minha realidade?? De jeito nenhum! Nem tampouco me apaixonei pelo HH. Aliás, ele é irritante. Deixemos as loucuras na boa literatura, bem longe da realidade.

Karen581 29/01/2017minha estante
O problema é que isso não fica na literatura e o que muita gente ignora é que isso acontece todos os dias, e pessoas moralmente doentes com H.H. se safam justamente por pessoas que se deixam cativar por suas floreadas palavras e sua "história de amor e loucura".

Isabelle.Lima 02/02/2017minha estante
Como assim Lolita não era ingênua? Ela era uma CRIANÇA. E vc ficou com pena de Humbert? Oi?
Vc realmente caiu no conto, e era realmente a ideia do autor, enganar os leitores menos pensantes. O que Humbert sentia em momento algum foi amor, ele viu em Lolita a personificação de suas taras apenas. Inclusive, ele chegou a pensar em engravidá-la para abusar assim de sua filha e até de sua neta. É claro que a todo tempo ele tenta manipular a história, provar sua inocência, e pelo que vejo há leitores que se deixam levar. O que me leva a admirar ainda mais a obra e Nabokov, já que alcançou seus fins com maestria. Mas me sinto amedrontada ao perceber que na vida real a situação é deveras comum e as reações são idênticas. "Mas ela não era ingênua" "Foi ela que o seduziu" Argh

Isabelle.Lima 02/02/2017minha estante
Aliás, "O fato dela "dormir quase toda noite chorando", as próprias descrições da "melancolia, tristeza e imobilidade" da Lolita nos "momentos de prazer" era um indício bastante forte de que tratava-se de uma relação de abuso psicológico e sexual." como li numa resenha aqui exemplificam bem a questão, a garota foi estuprada e molestada não apenas no corpo, mas em sua mente. Não tem jeito de defender Humbert sendo possuidor de ao menos um neurônio.

David 13/08/2017minha estante
Resenha inteligente e sincera. Dei valor!

Mara Celi 11/02/2020minha estante
Você é ótima... Adoro suas resenhas!

Janduir.Filho 07/09/2021minha estante
Depois de ler por aqui muitas resenhas negativas de quem leu a obra e analisou o caso como algo pessoal, sua resenha despertou e estimulou a leitura. Assim cada um pode tirar suas próprias conclusões do livro. Muitos não sabem avaliar e interpretar uma obra literária, para isso é necessário amadurecimento emocional e intelectual. Grato pela resenha.

Laisciancio 17/04/2019

Esperava muito mais desse livro.
Já tinha me preparado psicologicamente antes de ler Lolita, afinal, é um livro que aborda um assunto muito delicado que é a pedofilia. Porém, li tantas resenhas positivas sobre ele que imaginei que seria uma boa leitura.
A minha decepção com Lolita está muito mais relacionada à escrita cansativa do início ao fim, e ao excesso de detalhes desnecessários durante todo o livro.
A história é sobre Humbert Humbert, um pedófilo que tenta a todo momento romantizar e naturalizar sua pedofilia durante a leitura. Ele cria uma obsessão por Dolores Haze, de 12 anos, e aos poucos podemos observar todo o impacto cruel que essa obsessão irá causar na vida dessa criança para sempre.
Sinceramente, eu esperava mais desse livro como um todo.
Ana 18/04/2019minha estante
A Onde você comprou? Ou baixou ?

Laisciancio 18/04/2019minha estante
Oi Ana, eu comprei na Livraria Saraiva.

Ana 18/04/2019minha estante
Certo, desculpe perguntar mas pode dizer quanto foi?

Rafaela.Oliveira 18/04/2019minha estante
Nossa,exatamente o que estou achando não quero abandonar mas está sendo uma leitura muito difícil:(

Laisciancio 18/04/2019minha estante
Ana, acho que peguei uma promoção por 47 reais.

Laisciancio 18/04/2019minha estante
Rafa, sim! Eu não abandonei porque queria concluir a leitura e tirar minhas conclusões finais, mas foi decepcionante para mim :(

Rafaela.Oliveira 19/04/2019minha estante
Pois é,eu vi tantas resenhas no YouTube falando maravilhas do livro mas não estou conseguindo gostar,infelizmente ou felizmente não sei cada um tem sua opinião e entre muitas achei a sua que é exatamente a minha,sinceramente acho meio difícil esse livro me conquistar provavelmente vou terminar como vc,me decepcionando.

Camila 27/04/2019minha estante
Eu não terminei ainda de ler, mas você retratou exatamente o que eu penso e tô sentindo ao ler Lolita

Rafaela.Oliveira 27/04/2019minha estante
Nossa foi um desafio ler esse livro,quando terminei só pensei -Ufaa!!!

Rafaela.Oliveira 27/04/2019minha estante
E realmente terminei decepcionada,termina de ler talvez mude de ideia mas eu ainda penso o mesmo que pensava quando fiz o comentário.

Magnus 26/06/2022

Não valeu a pena, não é tudo isso
É perturbador. Experiência ruim, nenhuma página fez essa leitura valer a pena, só peguei ainda mais ódio de pedófilos, porque é isso que o Humbert é: um pedófilo.

Não entendo da onde as pessoas vangloriam esse livro pela escrita "maravilhosa". Isso só é excessivamente rebuscado! (pra não dizer exaustivo e chato) Existem milhares de livros de fato bem escritos (ou se você quiser apenas rebuscados) que o tema não abre brecha pra romantizar pedofilia, faça-me o favor.
Honey K. 25/07/2022minha estante
acho a prosa poética do autor muito muito boa, não é atoa que é considerado um dos melhores inícios de livros do mundo. Quais passagens vc achou que romantiza pedofilia?

Magnus 26/07/2022minha estante
por favor né era só o que me faltava

Honey K. 26/07/2022minha estante
uai kkkkkk eh q eu acho a violência muito explícita pra ser romantizado, o cara literalmente fala que queria fazer uma filha na dolores pq ela tava ficando velha, n sei que tipo de gente vai achar isso romântico

Magnus 26/07/2022minha estante
o cara faz ENORMES declarações de amor e faz a situação horrível e nojenta parecer linda, ele se faz de coitadinho o tempo inteiro e só de ser na visão de doente dele já romantiza demais! sorte a sua de reconhecer o óbvio de que pedofilia é errado, mas é muita estupidez dizer que não é romantizado. Se não fosse, não teria TANTA garota jovem achando que lolita é uma história de amor.

Honey K. 26/07/2022minha estante
esse rolê de ter muitas meninas achando ser história de amor vc fala olhando seu ciclo ou percebeu de outra forma? pq no meu, apesar de ter alguns que não gostam do livro, não enxergam como história de amor, tipo nunca conheci ngm que enxergasse dessa forma (óbvio que minha vida não define um todo).

Magnus 27/07/2022minha estante
ah sim, tudo gira ao redor de você e de seu círculo social minúsculo, tá certo. meu deus hein mona?

Honey K. 27/07/2022minha estante
acho que vc n leu os parênteses, aí fica difícil conversar mesmo. Talvez n tenha lido outras coisas do livro também...

Magnus 22/10/2023minha estante
li o livro inteiro, mas td bem vc ter uma opinião burra sobre ele

Honey K. 27/10/2023minha estante
até pq todo mundo tem que ter a mesma opinião que a sua, uma pessoa incapaz de ler um comentário e entender. Deixei claro que não estava levando meu ciclo como padrão, não é atoa que perguntei sobre o seu. maaas, se não quer conversar sobre livros tá na rede errada e outra vai tomar nesse seu cu

Magnus 29/10/2023minha estante
se vc n consegue ver como é romantizado mesmo na primeiríssima página o próprio ator dizer "este livro apresenta um ponto de vista romantizado" ou vc é burra ou analfabeta funcional

Pedróviz 29/05/2018

Não recomendo a leitura
Um indivíduo visivelmente enquadrável na categoria dos sociopatas, vive às voltas com internações em manicômios. Um dia, esse indivíduo, por força do detino, encontra a menina e a tia que moram juntas. O absurdo do enredo faz com que a menina fique órfã - sua mãe morre de um modo brutal - e aos cuidados não oficiais desse indivíduo, sem o conhecimento de qualquer pessoa. O homem leva a ninfeta a viajar pelos EUA, sem estudo, mimando-a, e fazendo-a de amante. Os detalhes não faltam e o autor é desses que não se furtam a se mostrar sensíveis através de uma escrita repleta de citações em francês. A obra consiste num relato a uma entidade judicicial, pois aparentemente ele conta memórias do que se passou para os autos do processo. Em todo o caso, dado o conteúdo, a empolação do réu e por se tratar de um assunto que somente poderia mesmo interessar a pedófilos, me desinteressei na metade da obra. Há quem diga que arte é arte, que tudo vale em nome da arte, que tudo se relativiza em nome da arte. Não acredito nisso. Não recomendo a leitura de Lolita.
@ALeituradeHoje 31/07/2018minha estante
Concordo plenamente... grotesco, repulsivo. Não consegui seguir com a leitura. Não há qualidade técnica que justifique romantizar a pedofilia e querer em algum momento colocar a culpa na criança por ter "seduzido" o personagem. Nojento...

Larissa3149 22/09/2020minha estante
Pedro, penso exatamente assim, nunca li Lolita porquê tentei começar uma vez e me senti enojada, realmente não sei como tanta gente pode amar esse livro. Ótima reflexão!

Pedróviz 22/09/2020minha estante
Penso que muita gente lê por curiosidade mórbida, pois sabem de antemão o que vão encontrar. É uma característica humana.

Joel.Martins 22/09/2020minha estante
Bom saber. Vlw, Pedro!

Pedróviz 22/09/2020minha estante
Não quero parecer um queima-livros kkk

Joel.Martins 22/09/2020minha estante
Não mesmo. Foi uma dica, e pelo contexto avalio q não vou gostar também. A obra até pode ser boa, mas o assunto não me agradou. Vlw

Pedróviz 23/09/2020minha estante
Blz!

Luana:) 24/09/2021minha estante
Concordo plenamente. Comecei a ler devido a esse livro ser muito famoso, mas não consegui continuar a leitura e parei na metade.

Pedróviz 24/09/2021minha estante
É o tipo de livro para curiosos mórbidos, Luana. Para não dizer coisa pior.

caspaeletrica 16/02/2023

8/10: cumprindo meu papel como fã da lana del rey
Eu me sinto um pouco culpado por ter realmente gostado desse livro em meio à tanta polêmica, entretanto, a escrita é IM-PE-CÁ-VEL. A trama é super bem feita e Vladmir não falha na intenção e em deixar o escritor extremamente desconfortável.

Embora um tabu servido em um prato cheio, eu não poderia negar que é um livro primordial. Parte de ser uma leitura imprescindível se deve ao fato de que a cultura e os diretores misógino-estruturais transformaram os filmes baseados em Lolita em histórias totalmente diferente que se perpetuaram na cultura. O livro é totalmente diferente do que as vias midiáticas massificaram durante anos e a leitura seria bacana pra desarticular essa ideia, embora singular, importante.

"Como caso clínico, Lolita por certo será cisto como um clássico nos meios psiquiátricos. Como obra de arte, transcende seu aspecto expiatório. Todavia, mais importante do que sua relevância científica é o impacto ético que o livro deve exercer sobre o leitor sério [....] Lolita deveria fazer com que todos nós ? pais, educadores, assistentes sociais ? nos empenhássemos com diligência e visão ainda maiores na tarefa de criar uma geração melhor num mundo mais seguro."
? John Ray Jr, Filósofo, 1995
Rafael467 17/02/2023minha estante
esse aí gerou mais discussão que o vestido da Nicole Bahls

Max 17/02/2023minha estante
Não passamos incólumes pela leitura...
Otima resenha, Arthur!?

Kalica.Valentin 20/02/2023minha estante
A escrito do Nabokov é linda. Lolita é doentemente poético

caspaeletrica 24/02/2023minha estante
@Rafael e eu estou do lado certo da discussão, avisa rafa!

@Max obrigado Max! :)

caspaeletrica 24/02/2023minha estante
@Kali nossa demais, eu me senti muito mal às vezes de estar gostando do livro e até mesmo ver beleza em algumas coisas tão sórdidas. mas isso que é ser um bom escritor não é mesmo? conseguir fazer vc se sentir tão vil por estar "gostando" de uma história que nem é de verdade

Kalica.Valentin 25/02/2023minha estante
Exatamente, a escrita simplismente te envolve e vc tem q tomar cuidado ou acaba não problematizando

Kalica.Valentin 25/02/2023minha estante

Ziza 05/02/2020minha estante
Ótima resenha, mas confesso q já tentei ler esse livro duas vezes e nunca tive estômago pra continuar. Acho bem forte...

Liv 05/02/2020minha estante
Obrigada, Ziza! Entendo que vc não tenha conseguido concluir, é uma leitura difícil mesmo. Algumas pessoas que conheço também não conseguiram ou tiveram bastante dificuldade. É normal, não é uma leitura tranquila, é inquietante, mas inteligente, Espero que você consiga ler um dia, vale a pena. :)

Ziza 05/02/2020minha estante
Quem sabe um dia... ;)

Matheus E. Reis 05/02/2020minha estante
Estou lendo Lolita agora, então não li a parte com spoiler; mas a primeira parte esclarece otimamente as impressões que tenho da obra até agora.

Liv 05/02/2020minha estante
Que bom que está lendo, Matheus! Depois comenta o que achou, ok? Vamos trocar figurinhas!

Jim 06/02/2020minha estante
Para mim,o clássico dos clássicos!

Liv 06/02/2020minha estante
Para mim também, James! Um dos livros mais bem escritos que já li na vida!

Liv 06/02/2020minha estante
Para mim também, James! Já está nos favoritos.

Natalie Lagedo 25/08/2017

O livro se chama Lolita, mas é, na verdade, a confissão da mente perturbada de Humbert Humbert. Se as perspectivas sobre os fatos e personalidade daquela que nomeia a obra correspondem à realidade não sabemos, mas é perfeitamente possível penetrar nas contradições e desejos pérfidos do pedófilo.

Demonizar a criança ou não vai depender da leitura pessoal de cada um. Aceitar o que é dito parece ser atraente, mas até que ponto tudo aquilo é verdadeiro? H. H. é um excelente narrador. Envolvente, sua maior pretensão ao relatar a vida com a "sua" Lolita - naquele emaranhado de ciúmes adicionado à relação por si só doentia - é levar-nos para seu lado a fim de que entendamos sua ânsia, para que, após o compadecimento com a delicada situação em que se encontrou, o ajudemos a tornar lícito aquilo que ele classifica como natural.

Vargas Llosa diz que Victor Hugo soube como ninguém usar o narrador como deus, previdente, onisciente, pronto para atender todos os chamados do enredo. Fazendo um contraponto, digo que Nabokov fez de seu narrador um demônio, se esquivando, abrindo mão de responsabilidades, justificando o indefensável, mas de forma tão atraente e por vezes tão sensual (como só um pobre diabo pode o ser), que põe à prova convicções morais e sociais dos outros personagens e daquele que o acompanha. É irretocável.
Gleidson 25/08/2017minha estante
Falou e disse! Gostei muito do livro, mas pra mim o narrador continua sendo um pedófilo inescrupuloso...

regifreitas 25/08/2017minha estante
ótima resenha!
tentei ler o livro no fim da adolescência, mas não dei conta dele. este ano o inclui no Desafio Livrada!, na categoria "um protagonista detestável". mas estou deixando mais para o final, com receio de encará-lo.

Natalie Lagedo 25/08/2017minha estante
Gleidson e Reginaldo, H.H. é um personagem/narrador complexo, pretendo reler a obra para apreciar ainda mais algum possível ponto que não observei. Que trabalho Nabokov fez!

Jeferson 25/08/2017minha estante
Muito bom. Excelente.!!!

Ziza 25/08/2017minha estante
Foi um livro que já tentei ler mas não consegui. HH é doentio.

Wagner 26/08/2017minha estante
Saudações.
Não li, caríssima Natalie.
A sua resenha é a mais perfeita que já li sobre o Livro Lolita e seu autor.
Parabéns.

PC_ 27/08/2017minha estante
primeiramente, feliz pelo retorno de Natalie ao circuito.

"segundamente" aguardo uma nova resenha mais aprofundada, onde analise as relações HH, Lolita e Quilty.
HH pra mim é o vilão inicial, porém no desenrolar do romance vemos que Lolita utiliza HH para várias fins, tornando-se uma espécie de vítima-vilã, utiliza HH para se contrapor a mãe ( disputa de autoridade e complexo de electra) ,tb utiliza HH para seu objetivo/plano de escapar de sua cidade e se tornar atriz, se junta com Quilty ( outro vilão). nesta parte , lolita torna-se vítima de Quilty e algoz de HH. Por outro lado HH se vinga de Quilty , tornando-se seu algoz, passando de vilão/vítima para herói/vingador e lolita no fim, vítima de si mesmo, ao perder a mãe, não se tornando atriz e se conformando com uma vida banal e um final .... ( não vou contar o desfecho)
HH assume sua culpa, confessando todos seus crimes e sendo assim algoz de si mesmo, fechando o processo que se iniciou com sua aproximaçao de lolita.
vejo uma brincadeira de matrioska onde vítima e vilões vao se engolindo e alterando seus papéis ao longo do romance.
mas espero uma nova resenha da natalie para finalmente fechar questão sobre o tema.
é isso,
vamos aguardar a resenha definitiva! :)

@ALeituradeHoje 29/08/2017minha estante

Natalie Lagedo 03/11/2016minha estante
Resenha fascinante. Acho que o legal desse livro é que sempre que vejo algum amigo falando sobre ele é uma visão diferente. Isso aguça bastante a minha curiosidade, porque apesar de distintas, as opiniões sempre convergem em afirmá-lo como uma boa obra, por um motivo ou por outro.

ElisaCazorla 03/11/2016minha estante
Eu gostei muito, Natalie. Vale à pena a leitura =]

Tiago675 05/11/2016minha estante
Mudei radicalmente de opinião e novamente a literatura russa (não deixa de ser russa, já que ele fugiu da URSS, se não engano, velho) me impressionando.

ElisaCazorla 05/11/2016minha estante
Qual era sua opinião sobre a literatura russa antes??

Tiago675 05/11/2016minha estante
Mudei minha opinião em relação ao livro e não em relação à literatura.

ElisaCazorla 05/11/2016minha estante
Espero que você leia um dia e lembre-se de me contar o que achou =]

regifreitas 16/12/2018minha estante
mas a genialidade da obra reside justamente no fato do narrador em primeira pessoa! se conhecêssemos o ponto de vista da Dolores talvez a obra não tivesse o peso que tem. da mesma forma que acontece com a Capitu. essa dubiedade que atormenta o leitor sobre o que realmente aconteceu é que é incrível!

Luiz 29/08/2010

Ótimo livro. Personagem deplorável.
Quando li Lolita (de Vladimir Nabokov) pela primeira vez, quando eu era mais jovem, ficou muito claro para mim: aquele era o meu livro favorito. Uma história trágica, sobre a relação entre um pedófilo e uma menina de 12 anos, mas que tinha uma linguagem inspirada, que fazia tudo parecer extremamente engraçado, foram os elementos responsáveis por eu amar tanto a obra. Além, é claro, de ser uma trama bem movimentada, com elementos de erotismo e suspense.

Pois agora, alguns anos depois, resolvi revisitar a obra para saber se a opinião é a mesma. E é claro que não é.

Calma. Eu continuo achando o livro uma grande obra-prima, e certamente um dos melhores que já li. Mas agora o admiro por motivos diferentes.

Desta vez eu não ri muito com as tiradas sarcásticas de Humbert Humbert, o narrador e protagonista da obra. Elas continuam ácidas ao extremo, mas o que mudou dentro de mim foi a capacidade de encarar a história não apenas pelo ponto de vista dele, mas também pelo das pessoas com as quais ele convivia.

Aliás, hoje percebi que todo o livro é, na verdade, baseado na percepção dele, e só dele. Ou seja, há certamente coisas que ele altera, ou elimina, e conta apenas aquilo que poderia ajudá-lo a se livrar de uma condenação por assassinato.

Toda a história é, portanto, escrita de forma que se PAREÇA um caso de amor desesperado entre um homem com problemas psicológicos (mas não um monstro) e uma birrenta adolescente que se insinua a ele. Mas, se lermos atentamente, veremos que não é nada disso.

Lolita é uma fantasia da mente de um pedófilo que acredita que nunca (ou quase nunca) fez nada de errado. Tudo o que ele "sofre" nas mãos da jovem Dolores é amplificado no livro, ao passo que as suas atitudes deploráveis para com a menina são transformadas em algo leve, como se fossem uma brincadeira.

É difícil, para qualquer mortal, ter alguma reação que não seja ódio para com um adulto que se casa com uma mulher apenas por desejar sua filha de 12 anos, e que após a morte da esposa, seduz a filha (antes mesmo que esta saiba que perdeu a mãe) e a leva para uma vida terrível, onde eles ficam viajando pelos EUA e parando de motel em motel, como se fossem pai e filha, mas na verdade ele fica subornando a criança para que ela se entregue a ele (para não cumprir suas promessas depois de saciado).

Mas o que Humbert Humbert faz é transformar esta verdade em outra, tornando a obra bonita, como se um competente autor ultra-romântico estivesse narrando os fatos.

Literatura erótica por excelência, Lolita funciona como um ótimo estudo de personagens. Sim, porque o erotismo é quando usa-se as descrições dos atos do corpo para se atingir a alma humana (ao contrário da pornografia, que apela para a simples exploração do corpo pelo corpo). E não há trechos lingusiticamente chulos em Lolita, apesar de que se o leitor usar sua imaginação, saberá que o livro é bem safadinho.

Assim, por exemplo, foi com grande pena que agora acompanhei a solidão de Charlote, a ponto de apaixonar-se pelo culto Humbert, quando este era seu inquilino. Mas, mais do que tudo, tive muita compaixão pela Dolores, ou Lolita, como o narrador prefere chamá-la.

Uma menina que, órfã de pai e de mãe, se vê nas mãos de um adulto truculento, insensível e ciumento. Confusa com a vida absurda em que se encontra, ela é obrigada a tomar decisões que acabam a levando cada vez mais para o fundo do poço.

Lolita é, portanto, a história de uma vida trágica: a de Dolores Haze, uma criança que terá uma breve existência marcada por muitas desgraças.

A linguagem de Nabokov é excepcional, deliciosa e envolvente, como seria o papo de um criminoso culto e sedutor que quer ganhar a liberdade. Minha dica, enfim, é ler o romance duvidando do narrador e imaginando como seria a mesma história se fosse narrada pelo ponto de vista de outro personagem.

kellen.ssb 07/09/2010minha estante
Ótima resenha, Luiz. Realmente, dependendo da idade que vc tem ao ler esse livro, pode-se chegar a conclusões diferentes. Não me simpatizei com H.H. Apesar de alguns (na maioria pessoas mais novas... adolescentes) ficarem "com raiva" de quem pensa assim. Dizer não se simpatizar com H.H não é dizer que não gostou do livro Lolita. O livro é sensacional... muito bem escrito (de tirar o chapéu)... aborda temas dificeis, tendo como narrador H.H., sem ser vulgar. É uma "senhora" obra-prima. E polêmico por gerar interpretações equivocadas. Não dá para gostar do personagem H.H. e dizer q ele foi vítima. Isso, não! Lolita... essa sim foi a vítima.
Amei a sua resenha! Foi uma resenha feita na dose certa.

Luiz 10/09/2010minha estante
Obrigado, queridas! O livro realmente é uma coisa!

Marselle Urman 26/06/2012minha estante
Tive um vislumbre dessa tua visão na minha primeira leitura ( a distorção do narrador). E a piedade pelo triste destino de Dolores. Acho que este livro tem muitas entrelinhas, agregará sempre em qualquer releitura futura.

Manuela 10/02/2014minha estante
Luiz,

foi exatamente a lógica na qual embarquei. Meu primeiro questionamento foi, "E se fosse Lolita contando a sua história". Mais ainda é tentar se colocar na situação do personagem, principalmente a própria Dolores Haze. Ainda estou degustando a obra, mas ela me vem de uma angústia tamanha que tenho que parar e ler outros pormenores, outras possibilidades.

Parabéns pela bela visão.

Ana Laura 18/01/2015minha estante
Ótima resenha!

Nara Leão 20/02/2015minha estante
Acabei de ler e saí a procura de uma resenha que transmitisse o que senti ao ler Lolita; no qual tenho que admitir, sentia náuseas com as descrições que Humbert Humbert fazia no começo da narrativa. Dizer que era amor o que ele sentia pela menina ou achar que Lolita foi culpada, também é uma visão distorcida. Como tu dissestes, é uma história contada pela visão de um pedófilo tentando se ver livre de uma culpa; ele mesmo admite isso. Não deixando de ser um romance bem feito, claro que tirando algumas partes desnecessárias, mas isso é a minha humilde opinião. Excelente resenha!

Natalia 11/04/2016minha estante
Muito obrigada por saber interpretar a obra e dar essa ótima resenha, por entender que o livro foi feito para PARECER uma história de amor, por sentir compaixão por Dolores e Charlotte, ao contrário de pessoas nojentas que aqui fizeram resenhas insinuando que a culpa poderia ser de Lolita.

tali 07/01/2022

a obsessão e a perversidade de um narrador.
Lolita não é um romance romântico, trata-se, na verdade, da obsessão incontrolável e doentia do narrador(Humbert Humbert), e o que há de mais cruel na humanidade.
a escrita do Nabokov foi a mais rebuscada que já li até hoje, deixando, muitas vezes, dúvidas no leitor sobre o que de fato H.H. quer dizer com aquilo. a obra não retrata cenas obscenas ou pornográficas, caso você pense isso, mas por ser narrado em primeira pessoa, é válido ressaltar que, o que conhecemos não é verdadeira Dolores Haze, mas sim a Lolita, uma fantasia do H.H, descrita sob a perspectiva manipulativa do narrador. enfim, a obra é uma leitura lenta, perturbadora, rebuscada e, às vezes, até poética.

"Mas a finalidade terrível de todo este argumento é a seguinte. Ficou gradualmente claro para minha convencional Lolita, ao longo de nossa coabitação singular e bestial, que mesmo a mais miserável das vidas em família era melhor que aquela paródia de incesto que, a longo prazo, era o melhor que eu podia oferecer àquela criança perdida.". Finalizando com esse trecho para demonstrar o quão trágica foi a vida de Dolores Haze.
DEREPENTE.LIA 07/01/2022minha estante
Já leu "Minha sombria Vanessa" segue o mesmo caminho...

Kelly 07/01/2022minha estante
Essa leitura tá na minha lista pra esse ano...

Amanda17 07/01/2022minha estante
Não consegui terminar de ler de tão descritivo que chega a ser a narração dos desejos e obsessão do Humbert.

DEREPENTE.LIA 07/01/2022minha estante
Quero ver o que vai achar!!!

moortinz 07/01/2022minha estante
Leitura lenta mesmo, tô odiando esse francês no meio do texto.

Alesouza 07/01/2022minha estante
Em alguns detalhamentos e argumentos do H.H me dava Asco.

Muita ânsia.

Thamiris.Treigher 14/07/2021

Lolita...
Lolita, na minha opinião, NUNCA será uma história de amor. É uma assombrosa história doentia e de ruína, que narra a relação obsessiva de Humbert Humbert com Lolita, uma criança de apenas 12 anos.

Acho que não tem muito como eu contar detalhes sem dar spoilers!

O livro é muito bem escrito e tudo muito bem aprofundado, e isso fez com que eu sentisse vontade de continuar lendo, pois a história e o tema são muito pesados e revoltantes. A aversão que a gente cria por Humbert e insuportável!

Porém, é um livro muito bom! Li por indicação da @acarollgomes e da @carolinetreigher e super recomendo também! Mas prepare seu estômago!
Ale Moraes 14/07/2021minha estante
Será possível que alguém pense assim? Achei sinistra também!

Thamiris.Treigher 14/07/2021minha estante
Muito pesado!

re.aforiori 15/07/2021minha estante
Thamiris, quando li ?Lolita?, ano passado, achei a narrativa meio morna, acredito que devido ao fato do autor usar de um formato de diário. Mas o final foi muito envolve e arrebatador! O que fez valer muito leitura!

?Lolita? é um livro bastante polêmico, mas de fato muito bem escrito.

Pretendo ler outros livros de Nabokov; o próximo será ?Ada ou Ardor?, pelo qual nutro com grande curiosidade...

??

Carolina.Gomes 15/07/2021minha estante
Eu achei a escrita primorosa. O leitor é provocado o tempo todo. Quem passou por Humbert Humbert sem revirar os olhos e o estômago, não leu. Feliz por ter te inspirado ??

Thamiris.Treigher 19/07/2021minha estante
É isso mesmo, Carol! E suas leituras me inspiram DEMAIS!

Thamiris.Treigher 19/07/2021minha estante
Também estou bem curiosa por esse outro livro dele, Renato!!

re.aforiori 19/07/2021minha estante
Bacana, Thamiris! ?

O mesmo já esta em minha meta de leitura pro ano que vem... :D

Antes do Skoob, acabava de ver um livro, e ficava horas olhando para a estante sem saber qual seria o próximo... Agora já sei que o próximo é algum dos que está na meta.

E logo terei metas de leitura para daqui 5 anos... haha! ?? Pois o que não cabe para o ano atual, vou jogando para o ano seguinte... e assim sucessivamente...
:P

Kaylane.Barbosa 21/12/2020

É sério q tem gente q acha q a criança NÃO é uma vítima?
Gente serio...
As vezes eu queria tacar esse livro na parede, as vezes eu não conseguia para de ler, mas em contrapartida eu sempre senti nojo do narrador ( Humbert Humbert).
Sério, é preciso ter estômago para ler esse livro, que é uma preciosidade de obra literária por levantar questões serias e de extrema importância na sociedade.
Incrível como um livro tão antigo, consegue levantar questões tão atuais, hoje acho que evoluímos em questões tecnologicas, mas não evoluímos a mente como sociedade.
Ainda agimos como animais no cio.
Ellen256 21/12/2020minha estante
Sim!! Você viu o filme? No filme a menina é muito "atirada" e o Humbert é um bobão.

Kaylane.Barbosa 21/12/2020minha estante
Sim, eu vi o filme. Mano é muito assim, fora que colocam ela de uma forma beem sexualizada, e tipo ela é uma criança.

Ellen256 21/12/2020minha estante
E tem gente q acha isso fofo

May 22/12/2020minha estante
Chocada que vc ja leu lolita

Tarci 25/12/2020minha estante
Tua resenha tá simplesmente perfeita

Kaylane.Barbosa 12/03/2021minha estante
Obgg??