Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Any 10/07/2022

O que posso dizer desse livro? Minha experiência com ele foi péssima. A escrita é até "ok",mas a leitura foi tão difícil de ser feita que por várias vezes pensei em abandonar. É preciso ter muito estômago pra fazer a leitura,eu sentia que estava preparada pra isso e mesmo assim não rolou.
iamdudis 10/07/2022minha estante
Essa edição que tu leu é boa?

DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Any 10/07/2022minha estante
A edição é boa sim,Eduarda.?

Danilo,obrigada! ?

Sandra Vívian 10/07/2022minha estante
Esse livro ficou na listinha: Bom, mas eu nunca quero reler na minha vida.

Dayanna 10/07/2022minha estante
Tentei ler uma vez, mas não consegui

Any 10/07/2022minha estante
Eu dei 2 estrelas pela escrita kkkkkkkkk foi apenas isso que me fez continuar a ler mas não foi fácil n

Feh 11/07/2022minha estante
Eu tenho este livro, e abandonei kkk não consegui terminar...

Any 11/07/2022minha estante
É bem maçante mesmo kkkkkkkk

anna carolina 12/07/2022minha estante
Sempre tive curiosidade em ler esse livro, mas sempre fico com o pé atrás por achar que deve ser uma leitura muito pesada?

Any 12/07/2022minha estante
É um assunto delicado e você deve ler com um olhar crítico

Any 13/07/2022minha estante
Eu vi o filme antes de fazer a leitura do livro e tô traumatizada até hoje kkkkkkkkkkk o livro tem mais detalhes

dantas 13/07/2022minha estante
tô pra ler esse livro, mas não tô com muito tempo e nem estômago, acho o assunto muito pesado, mas espero que eu goste.

Any 13/07/2022minha estante
É bastante pesado,mas pode ser que você tenha uma experiência melhor do que eu tive.

Dayanna 17/07/2022minha estante
Eu abandonei quando cheguei ao capitulo 5 ou 6,n me recordo

Brena Sâmela 18/07/2022minha estante
Eu não tenho estômago pra esse livro não

Any 19/07/2022minha estante
N vai perder nada kkskskskkkk

rlc.blurryface 21/07/2022minha estante
Mesmo sentimento

Raquel 23/08/2022minha estante
É um dos poucos livros que fiz questão de categorizar no skoob como abandonado. É intragável.

Any 23/08/2022minha estante
Quase fui nessa tb KKKKK n julgo

Jardim de histórias 25/08/2022minha estante
Olha, eu me sentia um bosta por nunca ter lido. Depois de sua resenha, nem vou querer ?

Any 25/08/2022minha estante
Eu não queria ter lido e super apoio sua decisão KKKKKKKKK

Jardim de histórias 25/08/2022minha estante
Tô fora! Kkkkk

marie22 12/09/2022minha estante
ele surra o filme em questão de detalhes (que inclusive poderiam não existirkkk)

Kaike 16/09/2022minha estante
achei extremamente doloroso. estendi a leitura por meses e por teria parado e eu não tivesse o mal hábito de querer terminar tudo o que começo.

Any 16/09/2022minha estante
Eu também continuei por não gostar de abandonar kskksksks eu insisti até o fim

HAgata2 17/09/2022minha estante
Tô achando que não vou conseguir não

Any 17/09/2022minha estante
Se você acha isso então o melhor é não tentar msm kkskskskkk pra evitar

Maria's readings 27/09/2022minha estante
Comecei ontem, estou lutando pra continuar

Any 27/09/2022minha estante
Eu entendo KKKKKKKK faltou pouco pra eu abandonar ele e nunca abandonei livro nenhum

Janie 17/10/2022minha estante
Eu ainda não tive coragem de ler ele, e acho que não vou ter tão cedo ???

Adriel 07/11/2022minha estante
Não sei o porquê deste livro ser tido como "clássico". Apenas romantiza a pedofilia e toda violência praticada por Humbert.

Any 07/11/2022minha estante
Exatamente! Penso muito nisso também.

Arlete 16/11/2022minha estante
comecei a ler anteontem e ai ...nao gostei nem do estilo de escrita menos ainda do tema

Any 16/11/2022minha estante
Só resta abandonar mesmo kkkkkkkk e nem se arrependa por isso

Geane Peres 26/11/2022minha estante
Apesar de ser muito triste e pesado, a leitura estava fluindo até o momento em que comecei "a segunda parte" quando começam a primeira viagem... Depois disso a leitura ficou muito maçante, arrastada, e tive que dar um tempo, alguns dias para retomar. Acabei hoje e também não gostei muito desse final meio estranho. Não é uma leitura que eu indicaria.

Honeymoons 08/01/2023minha estante
O livro é muito bom, mas se tem que ter maturidade, pois se lido por uma criança pode ser traumatizante. Gostei pelo fato que no livro podemos ver que o ponto de vista da Dolores é mais visto ao decorrer da história diferente do filme de 1997.

Stefani 18/01/2023minha estante
chamar a escrita do Nabokov de ok eh foda ??

Any 18/01/2023minha estante
Foi entre aspas, eu gostei da escrita e foi ela que me fez dar continuidade, mas gostei não do conteúdo.

Stefani 18/01/2023minha estante
ahh sim, eu entendo, n dá pra todo mundo ler, eu leio um livro de 400 páginas em dias, levei meses prs terminar lolita, difícil de digerir viu

Silmara.Silva 23/01/2023minha estante
A minha dificuldade é ter psicológico, quando eu penso HH já fez tudo de pior e ele se supera

Any 23/01/2023minha estante
É exatamente isso mesmo.

TaAs5 13/02/2023minha estante
Um livro difícil de digerir, escrito de forma genial mas não sei o leria novamente.

Suse 26/02/2023minha estante
faz tempo que tentei ler , não consegui ir até o final , achei péssimo!

DjAlia 08/03/2023minha estante
Oi gente. Pra mim a melhor edição é 2003. Essa se 2011 é difícil de entender ?

Graziela.Lentz 22/03/2023minha estante
Realmente o que não deixa a gente desistir é a escrita, mas a história é horrível, tive muita dificuldade em terminar de ler, odiei a experiência, pesadíssimo ?

Edna 16/05/2023minha estante
Lolita sempre um divisor, desde sempre

Bagy.Gaby 23/07/2023minha estante
Mano é quando do nada lançam um francês no meio da frase?????

Morgana84 28/10/2023minha estante
Também estou achando a leitura difícil. ?????

Any 28/10/2023minha estante
Nossa, eu super entendo o sentimento.

JosA225 28/12/2023minha estante
Estória triste mas atualíssima.

liasheaven 05/02/2024minha estante
além de a trama ser extremamente problemática, é muitoooo chato de ler, pois tem vários detalhes inúteis, que deixam o livro extenso sem necessidade alguma. enfim, não gostei.

CAJUZINHO 17/03/2024minha estante
Consegui pegar uma raiva do Humbert, mas , amei a leitura!

Dayanna 17/03/2024minha estante
Acho q eu vou tentar ler de novo daqui a algum tempo, ja tentei mart 2x, a primeira, eu era bem nova, a segunda n estava no clima de leituras, vamos ver...

Gu 28/01/2010

Lolita
Você tem estômago? Pois é isso o que precisará para ler esse grande clássico da literatura mderna.

Lolita é fantástico ao mostrar o que há de mais perverso na conduta humana. Você fica atordoado; raiva, pena, ansiedade, tristeza, são alguns sentimentos que despertam no leitor no decorrer da obra.
No entanto, quem disse que um livro têm que ser, necessariamente, confortante e alegre? Nabokov acha que não, e sua escrita transmite sentimentos que em nada comuta com felicidade. A não ser, é claro, para seu personagem Humbert Humbert e seus desejos obscuros e perversos. Ok, não podemos afirmar que ele era feliz, seu desejos carnais apontavam para um lugar do qual a moral vigente não admite. Ele tinha noção disso, mesmo assim não conseguia evitar.

Nabokov foi corajoso ao escrever esse livro. O tabu da pedofilia não é, com certeza, um assunto fácil de se abordar, no entanto, ele o fez com maestria. Uma linguagem rebuscada, trechos em francês, que para mim enriqueceu mais ainda a beleza da obra.

Enfim, se você sente asco de um livro através da personalidade das personagens, não leia Lolita. Mas se você sabe apreciar a riqueza de uma escrita pormenorizada, a habilidade em transmitir sentimentos humanos para o papel, sejam eles obscuros ou não, Lolita é uma boa pedida.

Deleite-se.
Mari 25/10/2013minha estante
Disse tudo! ;)

JullyB 12/10/2014minha estante
É um livro forte mas é uma realidade que pode acontecer em vários lugares do mundo, é forte.. transmite sentimentos fortes! Muitas vezes deixei o livro de tanta raiva!É um ponto de vista.. é um livro diferente.. não quer dizer que estariamos de acordo com o comportamento de Humbert Humbert.. em parte concordo com sua resenha..

Bruna 20/11/2018minha estante
A linguagem é realmente fascinante. Pontos para o tradutor.

Henrique 08/06/2019minha estante
Excelente resenha.

Amauri 14/10/2020minha estante
Li este livro há muito tempo atrás, bem antes da expressão virar verbete

Vih 19/11/2020minha estante
Como que ler? To a tempos clicando mais não aparece p iniciar a leitura só a sinops

lhaints 03/02/2021minha estante
descreveu perfeitamente o livro, a escrita é realmente muito boa

Bru 09/02/2021minha estante
Lolita é um clássico fantástico!
Eu, particularmente, fiquei bastante apreensiva antes de ler, mas posso dizer que valeu a pena.
Nabokov nos faz visualizar o banheiro e ouvir o barulho da descarga, os detalhes são tão minuciosos que nos embarcam para aquele tempo e nos faz até se apaixonar por Humbert... ah que controverso a mistura de nojo e amor por essa obra magnífica.
Recomendo muito essa leitura, abre a mente e muda os paradigmas que temos.

Betty 09/03/2021minha estante
Eu ja li um pouco ..e mim chamou muita atenção

Beatriz 13/03/2021minha estante
Gente eu queria ler como que eu vejo o pdf ? A plataforma disponibilizar ???

Danny 02/06/2021minha estante
Como fasso pra ler nesse app

Danny 02/06/2021minha estante
Tmbm queria ler n sei como ler nesse app

Yury 05/06/2021minha estante
Minha gente, esse não é um app de leitura. Vocês não conseguirão ler nenhuma livro aqui, somente organizar suas leituras.

Carolzita 03/01/2022minha estante
To tendo estômago, amig?

Amauri 06/01/2022minha estante
Li há muito tempo atrás, quando o termo Lolita ainda era algo a ser definido, uma novidade a partir do livro. Imperdível

Romanceníaca 19/07/2022minha estante
Esse e o livro que me deixou enojada e traumatizada eu o comprei por um acaso em um sebo por 1 real e depois que passei pelo sofrimento torturante de lê-lo, porque a leitura levou um bom tempo pra terminar devido ao mal estar que sentia ( não entendo o porque me obriguei a terminar de ler) devolvi ao mesmo sebo que comprei e fique 2 anos e meio sem ler nada estou voltando agora aos hábitos da leitura. Acredito que me senti tão mal pelo fato de ter 4 filhas e uma delas na época tinha a idade da pobre vítima (Lolita).

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Lolita, Vladimir Nabokov – Nota 10/10
Não é fácil fazer uma resenha de Lolita. Para falar sobre o livro, precisamos passar por um assunto muito polêmico: pedofilia. Nabokov narra a história de Humbert Humbert (H.H.), um homem de meia-idade, que se apaixona obcecadamente por uma garota de 12 anos, Dolores - apelidada de Lolita. Na verdade, quem narra a história é o próprio Humbert, que mergulha o leitor em seus pensamentos e em sua obsessão incontrolável por garotas jovens, que ele denomina como “ninfetas”.

E em nenhum momento H.H. nega que seu comportamento é reprovável. Há, na verdade, diversas passagens em que ele reconhece isso expressamente e se culpa por seus atos. Mas isso não é capaz de frear esse seu desejo interior. E é a partir dessa relação doentia, e não romântica, que Nabokov mostra o seu dom da escrita e a capacidade de construir personagens muito humanos.

O que mais me impressionou na obra é a forma como o narrador consegue manipular o leitor. Ele brinca com constantemente com a realidade, ao ponto de o leitor não saber o que é real ou o que é fruto de uma visão distorcida de Humbert. Será que a própria Lolita provocava H.H., como ele dá a entender? Eu passei a questionar os fatos a todo momento, pois, na verdade, não chegamos a conhecer a verdadeira Dolores, mas apenas a Lolita, na forma como é descrita por Humbert.

Importante dizer que a obra não traz passagens obscenas ou pornográficas. A relação entre H.H. e Lolita é narrada de forma sutil, com pinceladas de vulgaridade – e que ainda assim deixam dúvidas no leitor sobre o que de fato H.H. quer dizer com aquilo.

Além disso, apesar de uma visão totalmente parcial, H.H. se apresenta como honesto: escancara os seus sentimentos e seus conflitos internos. Ele sofre pelo que sente e isso pode gerar, em certos momentos, um sentimento de “compaixão” por Humbert, mas que logo passa.

É um obra sensacional e que, apesar de incomodar o leitor, não traz uma história romantizada da pedofilia, mas a visão manipuladora de um homem atormentado pela obsessão. Foi para a lista de favoritos!

“Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha, alma, meu pecado (...)”

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Vivi 02/05/2021minha estante
Eu não achei uma leitura fácil. Não apenas pelo assunto em si, mas não curti a ponto de querer favoritar. Em muitos momentos achei arrastado... ótima resenha.

silvia 01/09/2021minha estante
Guardei esse livro por anos por ser um classico. Finalmente peguei. Pode ser clássico e tals mas para mãe de menina é um soco no estômago. Eu sei que é literatura, eu sei pedofilia existe independente do livro massss? tem muitas outras estorias em que valha eu gastar meu tempo. Larguei no inicio.

Gabrielang 21/01/2022minha estante
Eu simplesmente não consigo ler. Embrulha meu estômago, me dá ânsia. Lembro q na época estava passando aquela novela da moça q tinha sido abusada e não lembrava, e precisou de terapia pra acessar essa parte do cérebro. Pensei (e penso) q seja meu caso, mas prefiro não saber. Não sei qndo vou conseguir ler esse livro

Nado 24/01/2021

Com certeza Lolita é um dos livros que mais fez a minha cabeça se transformar em um turbilhão de sentimentos.
Um leitor desavisado pode pensar que a obra trate esse assunto tão nauseante com cenas e narrações que tenham cunho erótico, mas é desenganado pelo próprio Nabokov logo nas primeiras páginas. O que o autor magistralmente faz é construir uma narrativa impecável, que na mão de outro escritor poderia ter sido escrita de forma banal e ilegível.
Cenas intragáveis são relatadas em um jogo de palavras que em um certo momento pode "enganar" quem está lendo, ocultando ali atos intragáveis e nauseantes.
Por mais que o tema seja controverso, o leitor que gosta de apreciar uma excelente narrativa precisa conhecer a obra. É um texto importante demais na literatura, e escrito com uma primazia tão grande, que não pode e não deve passar despercebido. Pela escrita eu daria 5 estrelas com louvor, mas eu não consigo manter a nota com as cenas intragáveis que são amenizadas pela narração que é feita em primeira pessoa.
Recomendo a leitura.
Richard dos Anjos 24/01/2021minha estante
Foi o único livro que me fez abandonar a leitura, e eu a abandonei muitas vezes, sempre por volta da página 50, mas sempre quis terminá-la, tinha curiosidade. Então eu finalizei a leitura ano passado, e mexeu demais comigo. Até hoje eu não tenho um posicionamento sobre.

Nado 24/01/2021minha estante
É realmente muito difícil fazer um posicionamento, eu não consigo. Apenas tentei expressar um pouco do que senti.

Luiz 29/08/2010

Ótimo livro. Personagem deplorável.
Quando li Lolita (de Vladimir Nabokov) pela primeira vez, quando eu era mais jovem, ficou muito claro para mim: aquele era o meu livro favorito. Uma história trágica, sobre a relação entre um pedófilo e uma menina de 12 anos, mas que tinha uma linguagem inspirada, que fazia tudo parecer extremamente engraçado, foram os elementos responsáveis por eu amar tanto a obra. Além, é claro, de ser uma trama bem movimentada, com elementos de erotismo e suspense.

Pois agora, alguns anos depois, resolvi revisitar a obra para saber se a opinião é a mesma. E é claro que não é.

Calma. Eu continuo achando o livro uma grande obra-prima, e certamente um dos melhores que já li. Mas agora o admiro por motivos diferentes.

Desta vez eu não ri muito com as tiradas sarcásticas de Humbert Humbert, o narrador e protagonista da obra. Elas continuam ácidas ao extremo, mas o que mudou dentro de mim foi a capacidade de encarar a história não apenas pelo ponto de vista dele, mas também pelo das pessoas com as quais ele convivia.

Aliás, hoje percebi que todo o livro é, na verdade, baseado na percepção dele, e só dele. Ou seja, há certamente coisas que ele altera, ou elimina, e conta apenas aquilo que poderia ajudá-lo a se livrar de uma condenação por assassinato.

Toda a história é, portanto, escrita de forma que se PAREÇA um caso de amor desesperado entre um homem com problemas psicológicos (mas não um monstro) e uma birrenta adolescente que se insinua a ele. Mas, se lermos atentamente, veremos que não é nada disso.

Lolita é uma fantasia da mente de um pedófilo que acredita que nunca (ou quase nunca) fez nada de errado. Tudo o que ele "sofre" nas mãos da jovem Dolores é amplificado no livro, ao passo que as suas atitudes deploráveis para com a menina são transformadas em algo leve, como se fossem uma brincadeira.

É difícil, para qualquer mortal, ter alguma reação que não seja ódio para com um adulto que se casa com uma mulher apenas por desejar sua filha de 12 anos, e que após a morte da esposa, seduz a filha (antes mesmo que esta saiba que perdeu a mãe) e a leva para uma vida terrível, onde eles ficam viajando pelos EUA e parando de motel em motel, como se fossem pai e filha, mas na verdade ele fica subornando a criança para que ela se entregue a ele (para não cumprir suas promessas depois de saciado).

Mas o que Humbert Humbert faz é transformar esta verdade em outra, tornando a obra bonita, como se um competente autor ultra-romântico estivesse narrando os fatos.

Literatura erótica por excelência, Lolita funciona como um ótimo estudo de personagens. Sim, porque o erotismo é quando usa-se as descrições dos atos do corpo para se atingir a alma humana (ao contrário da pornografia, que apela para a simples exploração do corpo pelo corpo). E não há trechos lingusiticamente chulos em Lolita, apesar de que se o leitor usar sua imaginação, saberá que o livro é bem safadinho.

Assim, por exemplo, foi com grande pena que agora acompanhei a solidão de Charlote, a ponto de apaixonar-se pelo culto Humbert, quando este era seu inquilino. Mas, mais do que tudo, tive muita compaixão pela Dolores, ou Lolita, como o narrador prefere chamá-la.

Uma menina que, órfã de pai e de mãe, se vê nas mãos de um adulto truculento, insensível e ciumento. Confusa com a vida absurda em que se encontra, ela é obrigada a tomar decisões que acabam a levando cada vez mais para o fundo do poço.

Lolita é, portanto, a história de uma vida trágica: a de Dolores Haze, uma criança que terá uma breve existência marcada por muitas desgraças.

A linguagem de Nabokov é excepcional, deliciosa e envolvente, como seria o papo de um criminoso culto e sedutor que quer ganhar a liberdade. Minha dica, enfim, é ler o romance duvidando do narrador e imaginando como seria a mesma história se fosse narrada pelo ponto de vista de outro personagem.

kellen.ssb 07/09/2010minha estante
Ótima resenha, Luiz. Realmente, dependendo da idade que vc tem ao ler esse livro, pode-se chegar a conclusões diferentes. Não me simpatizei com H.H. Apesar de alguns (na maioria pessoas mais novas... adolescentes) ficarem "com raiva" de quem pensa assim. Dizer não se simpatizar com H.H não é dizer que não gostou do livro Lolita. O livro é sensacional... muito bem escrito (de tirar o chapéu)... aborda temas dificeis, tendo como narrador H.H., sem ser vulgar. É uma "senhora" obra-prima. E polêmico por gerar interpretações equivocadas. Não dá para gostar do personagem H.H. e dizer q ele foi vítima. Isso, não! Lolita... essa sim foi a vítima.
Amei a sua resenha! Foi uma resenha feita na dose certa.

Luiz 10/09/2010minha estante
Obrigado, queridas! O livro realmente é uma coisa!

Marselle Urman 26/06/2012minha estante
Tive um vislumbre dessa tua visão na minha primeira leitura ( a distorção do narrador). E a piedade pelo triste destino de Dolores. Acho que este livro tem muitas entrelinhas, agregará sempre em qualquer releitura futura.

Manuela 10/02/2014minha estante
Luiz,

foi exatamente a lógica na qual embarquei. Meu primeiro questionamento foi, "E se fosse Lolita contando a sua história". Mais ainda é tentar se colocar na situação do personagem, principalmente a própria Dolores Haze. Ainda estou degustando a obra, mas ela me vem de uma angústia tamanha que tenho que parar e ler outros pormenores, outras possibilidades.

Parabéns pela bela visão.

Ana Laura 18/01/2015minha estante
Ótima resenha!

Nara Leão 20/02/2015minha estante
Acabei de ler e saí a procura de uma resenha que transmitisse o que senti ao ler Lolita; no qual tenho que admitir, sentia náuseas com as descrições que Humbert Humbert fazia no começo da narrativa. Dizer que era amor o que ele sentia pela menina ou achar que Lolita foi culpada, também é uma visão distorcida. Como tu dissestes, é uma história contada pela visão de um pedófilo tentando se ver livre de uma culpa; ele mesmo admite isso. Não deixando de ser um romance bem feito, claro que tirando algumas partes desnecessárias, mas isso é a minha humilde opinião. Excelente resenha!

Natalia 11/04/2016minha estante
Muito obrigada por saber interpretar a obra e dar essa ótima resenha, por entender que o livro foi feito para PARECER uma história de amor, por sentir compaixão por Dolores e Charlotte, ao contrário de pessoas nojentas que aqui fizeram resenhas insinuando que a culpa poderia ser de Lolita.

Bruna Suelen 05/12/2020

Lo. Li. Ta
“Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes. Lo. Li. Ta”.

P.S: Sem sombra de dúvidas essa não é uma história de amor.

Através de uma escrita poética e envolvente, ao mesmo tempo muito desconfortante, o autor nos conta uma história de tragédias e abusos. Nela o europeu Humbert Humbert de 37 anos recém-chegado a América fica obcecado por Dolores Haze, uma garota de 12 ANOS que ele conhece quando fica hospedado em sua casa e de sua mãe Charlotte. Humbert tem um longo histórico de envolvimento com meninas mais novas que ele chama de ninfetas: “Entre os nove e os catorze anos de idade, ocorrem donzelas que, a certos viajantes enfeitiçados, duas ou muitas vezes mais velhos do que elas, revelam sua verdadeira natureza que não é humana, mas nínfica (isto é, demoníaca)”.

Ele acaba se casando com Charlotte para – nas palavras dele – ter acesso livre à sua filha (Lo, Lola, Lolita). Quando um acidente acaba colocando Dolores nas suas mãos e aos seus cuidados. Assim, eles partem em uma longa viagem que durará uns dois anos, onde um Humbert controlador manipulava Lola através de subornos e ameaças. Sozinha e sem parentes ela não tem a quem recorrer.

Ele claramente cria em sua mente doentia um ser apelidado de Lolita, hipersexualizada, ela é um demônio sedutor no corpo de uma criança, e ele a vítima que é fisgado. Dessa história só temos o ponto de vista de Humbert Humbert, que vemos não é nada confiável, em muitos momentos ele age de maneira paranoica, principalmente quando há a presença masculina por perto de Lola.

Foi uma leitura densa e demorada. Como os acontecimentos não são explícitos e sim floreados, eu tive que reler algumas partes que eu não captei completamente e mesmo assim muita coisa passou batida. Depois que eu assisti ao filme de 1962 eu fiquei com muita vontade de ler o livro, só anos mais tarde descobri que Hollywood deu uma romantizada. Lendo percebi que eu tinha uma visão distorcida da história, o narrador é um monstro criminoso e o que ele fez com a Dolores foi muito cruel.
Lara 07/12/2020minha estante
Este livro é, sem dúvidas, muito perturbador. Não sei como tem gente que ainda tem empatia pelo cara. Bizarro

Bruna Suelen 10/12/2020minha estante
Também fiquei chocada com pessoas que por um momento ficaram com pena dele. Não senti isso em nenhum momento.

M£R¥ 10/08/2021minha estante
Claramente a Dolores e uma vítima como tantas outras garotas que não conhecemos sua história.

Rosangela Max 12/01/2021

Bom, apesar de tudo.
Embora a história cause desconforto e repugnância, é possível notar a boa escrita do autor. Não é um livro para todo mundo.
Davyd 29/01/2021minha estante
Comecei a ler agora e tive a mesma impressão . O texto é muito bem escrito, no entanto, é grotesco, enojante e asqueroso. Percebi que vai demandar um esforço monumental terminar essa leitura. ( Afs )

Rosangela Max 29/01/2021minha estante
Achei que valeu a pena a leitura para conhecer este clássico. Mas se não tiver rolando pra você, não hesite em abandonar. ?

Andre 27/03/2022minha estante
Senti o mesmo que você sentiu quando li Memorias de Minhas putas tristes.

tali 07/01/2022

a obsessão e a perversidade de um narrador.
Lolita não é um romance romântico, trata-se, na verdade, da obsessão incontrolável e doentia do narrador(Humbert Humbert), e o que há de mais cruel na humanidade.
a escrita do Nabokov foi a mais rebuscada que já li até hoje, deixando, muitas vezes, dúvidas no leitor sobre o que de fato H.H. quer dizer com aquilo. a obra não retrata cenas obscenas ou pornográficas, caso você pense isso, mas por ser narrado em primeira pessoa, é válido ressaltar que, o que conhecemos não é verdadeira Dolores Haze, mas sim a Lolita, uma fantasia do H.H, descrita sob a perspectiva manipulativa do narrador. enfim, a obra é uma leitura lenta, perturbadora, rebuscada e, às vezes, até poética.

"Mas a finalidade terrível de todo este argumento é a seguinte. Ficou gradualmente claro para minha convencional Lolita, ao longo de nossa coabitação singular e bestial, que mesmo a mais miserável das vidas em família era melhor que aquela paródia de incesto que, a longo prazo, era o melhor que eu podia oferecer àquela criança perdida.". Finalizando com esse trecho para demonstrar o quão trágica foi a vida de Dolores Haze.
DEREPENTE.LIA 07/01/2022minha estante
Já leu "Minha sombria Vanessa" segue o mesmo caminho...

Kelly 07/01/2022minha estante
Essa leitura tá na minha lista pra esse ano...

Amanda17 07/01/2022minha estante
Não consegui terminar de ler de tão descritivo que chega a ser a narração dos desejos e obsessão do Humbert.

DEREPENTE.LIA 07/01/2022minha estante
Quero ver o que vai achar!!!

moortinz 07/01/2022minha estante
Leitura lenta mesmo, tô odiando esse francês no meio do texto.

Alesouza 07/01/2022minha estante
Em alguns detalhamentos e argumentos do H.H me dava Asco.

Muita ânsia.

resenhasdajulia 10/08/2021

Incômodo, porém maravilhoso.
É muito difícil falar sobre esse livro, porque ele é complexo, incômodo e, com certeza não é uma leitura para todo mundo. Mas o mais importante a ser dito aqui, é: essa não é uma história de amor. O que Humbert Humbert sente por Dolores nunca foi, não é, e nunca será amor. Só tem um nome para isso: pedofilia. E, ao contrário do que ele transmite ao leitor, Dolores nunca teve culpa de nada, ela foi uma vítima nas mãos dele.

O livro conta a história de Humbert Humbert, um professor, de quase 40 anos, que se hospeda na casa de Charlotte Haze, e "se apaixona" por Dolores, sua filha, de 12 anos, a quem ele passa a chamar de "Lolita." Ele fica tão obcecado com a garota, que se casa com Charlotte, só para "ter livre acesso à sua filha."

A história toda é narrada por Humbert Humbert. Quando um livro é narrado em primeira pessoa, temos que ficar com um pé atrás, porque talvez, o que estamos lendo, não seja toda a verdade
Principalmente, tratando-se de alguém como ele, que não é confiável nem como narrador, e nem em qualquer outro aspecto.

Não conhecemos a verdadeira Dolores Haze nesse livro, somente a Lolita, que é uma criação da mente doentia de Humbert Humbert. Então, o livro todo nos mostra o ponto de vista de um pedófilo.

Achei a escrita de Nabokov incrível. Apesar de rebuscada e com poucos diálogos, não achei uma leitura cansativa.

Com certeza, um dos melhores livros que já li!
Thamiris.Treigher 11/08/2021minha estante
Concordo com todo que você escreveu!

Thamiris.Treigher 11/08/2021minha estante
Tudo*

resenhasdajulia 11/08/2021minha estante
??

Bryan.Caratti 25/08/2020

Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, no três, nos dentes.
O protagonista, antagonista e narrador não confiável é um professor universitário de meia-idade sob o pseudônimo de Humbert Humbert. Está obcecado por Dolores Haze: Lolita. E é capaz de tudo para satisfazer os seus desejos. Lo não é sua paixão, a carne é. O que ela representa. Na infância Humbert teve um caso com uma menina (Da mesma idade de Lo) mas nunca chegou a manter relações sexuais. As duas tentativas foram frustradas pois sempre aparecia alguém. Pouco tempo depois ela morreu de lúpus. Isso mudou completamente a vida de H.H. e passou o resto da vida procurando concretizar o que não conseguiu na infância. Ao encontrar Lo ficou obcecado. Casou com a mãe e pensou em cometer assassinato. Mas, por ironia do destino, ela acabou sofrendo um acidente. Foi atropelada logo depois de descobrir o verdadeiro motivo de ter casado com ela. Humbert vai buscar Lo no acampamento. Acredito que o motivo de ter mandado Lo para lá foi por estar apaixonada por H.H. Ao buscar Lo, antes mesmo de revelar a morte da mãe, Humbert se aproveitou para possuir Lo. Ora, isso não seria possível se ela soubesse da morte da mãe, não é?! Segundo Humbert, foi Lo quem teve a iniciativa. Ao entrar no carro finalmente surgiu o primeiro beijo. Mas foi no hotel que aconteceu a penetração.
Na primeira da segunda parte do livro Humbert narra a aventura que teve com Lo. Viajaram sem rumo e Humbert possuiu Lo várias vezes. Para garantir que ela não contaria a ninguém fazia uso de ameaça. Se contar vai iria para o reformatório e perderia a liberdade. Depois passou a dar dinheiro. Lo queria pretendia fugir mas Humbert sempre cuidado para que ela não tivesse o suficiente. Humbert sabia dos "amantes" dela, mas só demonstrou quando percebeu que estava sendo seguido. Talvez por um detetive? Um tipo de policia diferente? Antes de descobrir Lo ficou doente. Internada no hospital ele suspeitou que esse estranho poderia ser um dos amantes. Mas só teve a certeza quando o estranho a levou do hospital. Começa a segunda da segunda parte. Humbert procura em vão por Lo. Mas depois de anos é ela quem o encontra. Manda um recado pedindo dinheiro. Ao chegar armado na casa dela, agora aos 17 anos, ele percebe que o Dick (O equivalente a Pinto) não foi o cara que roubou sua Lo. Pede então que ela, agora grávida, vá com ele. Ele alega amar, mas o real motivo era o bebê. Lo não era mais uma Lolita, uma ninfeta, tinha traços de mulher. Mas o bebê um dia seria uma Lolita. Ela nega ir com ele. Depois de receber o cheque e perguntar se teria que ir ao motel (Humbert nega pois ela não atrai mais), Lo dá o nome do sujeito. Era um antigo amigo da família, verdadeiro amor de Lolita. Ele era o homem misterioso que manteve um caso com ela enquanto viajava. Se não fosse por ele Lo seria dele por inteiro. Não seria necessário ameaças ou dinheiro, ela se entregaria de bom grado. Humbert mata o sujeito. Depois é propositalmente preso. Escreve o diário e morre de infarto. Lo morre no natal durante o parto. A criança? Uma natimorta.
Lolita foi inspirada em Florense Sally Horner, raptada aos 11 anos por Frank la Salle. O pedófilo viajou com ela por 21 meses, estuprando a menina com frequência (notaram a semelhança?). Conseguiu escapar e pediu ajuda do FBI. Mas infelizmente acabou falecendo em um acidente automobilístico, batendo na traseira de um caminhão. Adivinhem em que ano! Mesmo ano da morte de Lolita no livro: 1952. Ambas tiveram um final horrível...
Termino esse resumo com uma menção do capítulo 32, da parte 2 de Lolita: "Será que eu tinha feito com Dolly o mesmo que aquele tal de Frank La Salle, um mecânico de cinquenta anos, fizera com Sally Horner, de onze anos, em 1948?".
Thais 26/08/2020minha estante
Tentei ler esse livro e não consegui, passei das 100 páginas e abandonei, mas fiquei curiosa pra saber qual era o final dele. Obrigada por esse resumo rsrs :D

Bryan.Caratti 26/08/2020minha estante
De nada rs fiz ele pensando nisso ?

Bryan.Caratti 03/09/2020minha estante
Esqueci de comentar. Não dei 5 estrelas pois ele enrola muito rs Nem Dragon Ball Z enrola tanto quanto Lolita. Mas apesar disso é uma ótima leitura!

Clara2399 01/07/2023minha estante
Finalmente alguém que teve, praticamente, o mesmo olhar que tive ao ler lolita. Li muito nova sem saber do que se tratava e tive a perspectiva de torcer para o Humber, mas quando li mais velha percebi o quão repugnante ele podia ser e como o autor o descreve com naturalidade mesmo que sabendo a polêmica que isso geraria, principalmente hoje nos dias atuais

Alex 01/07/2023minha estante
Arinnnn, achei interessante isso no livro, ele é todo contraditório: é sobre pedofilia sim, quem nega leu errado, apesar disso não tem cenas descritas graficamente. Existe uma tentativa de romancear a relação, por parte de Humbert, mas ele próprio, do começo ao fim, reconhece o quão repugnante é sua atitude. A temática é desconfortavel, no mínimo, mas a escrita é magistral. A pergunta que fica, vale uma releitura?

Regis 01/07/2023minha estante
Adorei a resenha! ???

Núbia Cortinhas 02/07/2023minha estante
Gostei da resenha! Objetiva, direta e sincera. ??????

Henrique Sanches 01/08/2023minha estante
Concordo com sua resenha. Uma escrita magistral que ganha a gente nas primeiras páginas. E põe contradição nisso...

Ogaiht 24/03/2023

Limites de uma Obsessão
Lolita, um dos clássicos da literatura contemporânea, tem despertado intensos debates acerca de seu tema. Esta obra já recebeu adjetivos dos mais variados: obscena, de mau gosto, escandalosa, pornográfica, fascinante, revolucionária, trágica, etc. Muitos começam a ler o livro já com pré conceitos ou nem chegam a lê-lo por pudor, o que me parece irracional, pois se fôssemos deixar de ler todas obras cuja narrativa inclua eventos que são considerados imorais, teríamos que boicotar todas as obras que mencionam assassinatos, roubos e adultérios, reduzindo drasticamente nossas opções de leitura.
Na contracapa desta edição, há uma citação de uma crítica da Vanity Fair sobre este livro falando: ?A única história de amor convincente de nosso século.? Mas a verdade é que este livro está muito longe de ser uma estória de amor. Na verdade é a estória da obsessão de um homem mais velho por uma menina que ainda é uma criança. Escrito por Vladimir Nabokov originalmente em inglês, Lolita narra a estória de um homem chamado Humbert Humbert, que se muda para os Estados Unidos e aluga um quarto na casa de uma mulher chamada Charlote Haze e sua filha Dolores. No primeiro momento que Humbert põe os olhos em Dolores ele a deseja intensamente. O protagonista chega se casar com Charlote apenas para poder ter uma desculpa para se aproximar da filha. Até o dia em que Charlote sofre um acidente e morre, deixando Dolores sob os cuidados de Humbert, que agora está livre para por em prática seus desejos mais obscuros com a jovem Lo.
O livro já começa com o protagonista na prisão, e é lá onde ele escreve suas memórias, até o desfecho de sua história com Dolores. Como a narrativa é em primeira pessoa, não se pode confiar em tudo o que é contado pelo narrador, considerando que é um relato de uma mente doentia, mas por outro lado é interessante e chocante ver como ele vê as coisas. Para Humbert, não há nada de errado com que ele está fazendo. Muito pelo contrário, ele se justifica dizendo que não é nenhum assassino ou ladrão. Ao narrar a história de sua vida, descobrimos que ele teve um amor em sua juventude, aos 12 anos, e que a menina morreu, fato que o marcaria para o resto da vida, e sempre procuraria por essa menina em suas relações futuras. O livro deixa bem claro que ele é um predador sexual e pedófilo e realmente não me parece que defenda ou romantize a pedofilia. Há alguns momentos onde a descrição dos pensamentos de Humbert são bem pesadas e doentias, mas não se pode negar que este livro seja muito bem escrito. A prosa do autor é belíssima. Logo nas primeiras linhas da narrativa, Nabokov faz um das melhores introduções que se pode encontrar na literatura, fazendo uma descrição poética de Lolita pela perspectiva de Humbert: ?Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado.?
A obra inspirou duas adaptações cinematográficas: uma dirigida pelo lendário Stanley Kubrick, muito bem dirigida com James Mason como Humbert e Shelley Winters como Charlotte. É uma versão bem discreta devido à época em que foi lançada (1962), e a outra versão foi lançada em 1997, dirigida por Adrien Lyne (diretor de Atração Fatal) e com Jeremy Irons como Humbert. Esta versão tem uma carga dramática maior que o primeiro filme, um tom mais melancólico, é mais explícita e muda a essência da obra ao transformar a estória num romance proibido. Essa versão também tem uma belíssima trilha sonora do mestre Ennio Morricone, mas infelizmente a direção de Lyne não é tão talentosa como a de Kubrick e o filme acaba tendo um resultado inferior ao da versão de 1962.
Enfim, Lolita é um romance bem escrito, controverso, com momentos realmente pesados, mas aqueles interessados em expandir seus conhecimentos literários deveriam conferir esta obra. Antes de lê-la, tentem limpar a mente de pudores e pré conceitos criados por comentários e opiniões de outrem e tentem ler e julgar a obra por si só.
Jorge 01/04/2023minha estante
Esse tá na fila.

Lala 28/04/2022

Um livro cruel sobre a crueldade
Esse livro é pura agonia e claustrofobia. É o relato de um crime horrível escrito de forma floreada em primeira pessoa, ou seja, o leitor só tem uma visão:a do criminoso.
Humbert Humbert é asqueroso. Ele é pura maldade e narcisismo. O personagem também é muito bem construído e cheio de nuance e é muito interessante ler o livro analisando a cabeça doentia desse personagem.
Dolores Haze também é muito complexa e uma personagem muito sofrida. Ela perdeu o pai, tem uma mãe que a despreza, perde essa mãe, depois cai nas mãos de Humbert e tem sua infância destruída. Eu senti muita pena dela e torci pra que ela ficasse bem, mas infelizmente essa história não tem um final feliz pra Dolores.
Não é uma história de amor nem aqui e nem em nenhum lugar. É uma história de violência e privação de liberdade, de uma menina de 12 anos que perdeu tudo, inclusive a oportunidade de ser criança.
O sentimento muitas vezes é de vazio e melancolia. A prosa de Nabokov é muito bem escrita e poética (mas as vezes um pouco confusa) e torna a experiência imersiva.
Humbert tem pensamentos que dão nojo, ele é completamente não confiável e a imagem de "Lolita" é fruto de sua mente perturbada. Ele tenta se justificar, mas é pego em seus próprios argumentos e hipocrisia.
O livro me deixou desconfortável quando eu pensei que existem Humberts e Dolores na vida real e que essas coisas acontecem mais frequentemente do que imaginamos. E eu acho que a sociedade não fala sobre esse assunto como deveria.
Enfim, o livro é muito bom. É um retrato da maldade humana muito potente e a primeira pessoa deixa tudo mais perturbador.
Quem lê e defende HH não leu, simplesmente.
O titulo a minha resenha é uma frase do posfacio e eu a achei a definição perfeita pra Lolita:um livro cruel sobre a crueldade
Reis 28/04/2022minha estante
Tenho esse em casa, mas ainda não tive coragem de ler...

Lala 29/04/2022minha estante
Vale muito a pena, mas é realmente um tema pesado

vicqs 10/11/2020minha estante
Me preparando mentalmente pra ler este livro, Minha sombria Vanessa acabou comigo, se ainda não leu este, super indico!

Jamile.Almeida 10/11/2020minha estante
Anotado!!!

Carine 10/11/2020minha estante
Adorei! Logo sou eu lendo esse clássico polêmico! Espero conseguir gostar, ao menos em parte, da obra.

Jamile.Almeida 10/11/2020minha estante
??????