Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

shuhuavr 14/12/2023

Acho que este é o livro mais difícil que já li. O fato de ser um romance, NÃO É porque é uma história romântica, mas sim por ser uma narrativa longa, completa e escrita em prosa (é interessante pesquisar as definições de romance na literatura), mas enfim, estava sendo muito difícil pra mim ler ele, não apenas pelo conteúdo repugnante que faz o leitor fechar o livro e respirar fundo a cada página que lê, mas a versão que eu li (não é esta da capa azul, mas uma de 1983) era MUITO cansativa, tinha coisas em francês sem tradução, ficava perdida em muitos momentos. Acabei o livro por audiobook, uma experiência muito melhor.

Mas agora, sobre a trama em si, apesar do conteúdo ser pesado, não acho que seja a romantização da pedofilia, afinal o narrador
não é confiável, distorce tudo por conta da sua mente doentia, e acredito que o autor conseguiu retratar a mente de um pedófilo muito bem. A história é lenta, chata em muitos momentos, se não fosse pelo final (que também é lento, mas muito mais interessante) eu teria dado 3,5 estrelas.

Não é uma leitura que eu recomende, é do tipo 8 ou 80, é difícil e não acho que faça tamanha diferença na vida de quem lê.

Diana 04/12/2023minha estante
Ai sim. O escritor de forma alguma estava romantizando. Ele tem outras obras com narradores não confiáveis também. E o personagem afirma claramente o que ele é e o que ele está fazendo e ainda sim tenta jogar a culpa na vítima e em outras pessoas pra ter a simpatia do leitor. E geralmente é assim. Geralmente são pessoas carismáticas e que vc não imaginaria o que ela é capaz de fazer com uma vítima. É um exercício de primeiro, não cair na manipulação do personagem e segundo entender que p*dofilos não são monstros claramente e facilmente identificaveis. Eles sabem se esconder muito bem, infelizmente

shuhuavr 04/12/2023minha estante
@Diana, exatamente, alguns esquecem que o H.H não é um narrador confiável e acabam achando que existe essa romantização

Lud 04/12/2023minha estante
Ótima resenha

shuhuavr 05/12/2023minha estante

Luiz Paulo 10/12/2023

Além do bem e do mal
Ao ler os 3 primeiros parágrafos de Lolita, senti algo inesperado. Tive a clara sensação de estar começando a obra literária mais bem escrita em termos de ?não sei exatamente o que? de todos os tempos.
Por alguns momentos pensei ser algo inacreditável.
Por outros, impossível.
Lo-Li-Ta é a melhor representação artística da linha tênue entre a genialidade e a loucura.

Lucas 08/12/2023

Um livro impressionante. Forte, abjeto, para poucos [...]
[...]que tenham estômago e paciência para ler o relato de um homem perturbado e promíscuo. Lembrem-se: a primeira pessoa não dá confiança nos fatos narrados e, com toda certeza, Humbert desvia sua narrativa para se fazer fraco e inteligente, Lolita linda mas de pouco caráter e os EUA um país de ignorantes e sem belezas naturais dignas.
O que mais me impressiona é a mediocridade da personagem. Por trás de toda sua pompa, ele é infeliz e vazio.

Dezwith (Capítulo 18) 08/12/2023

Conteúdo intragável narrado de forma genial
O conteúdo de Lolita realmente não é facilmente diferido por todos os leitores. Pelo contrário, são muitos os leitores e, sobretudo, MUITAS as leitoras que abandonam a leitura após um ou dois capítulos. O narrador é um narcisista degenerado e inescrupuloso que tem uma obsessão lasciva por meninas/crianças entre 9 e 14 anos. No entanto, a história desse ser abjeto é narrada pelo protagonista de forma tão genial que a obra teve que ser inserida no cânone da literatura do século XX. Polêmico, censurado e difícil de aguantar ler, mas realmente construído por meio do uso tão bem feito da linguagem que ao final da leitura você sai com a certeza de que leu um dos livros mais bem escritos de todos os tempos.

Leandra.Adriene 04/12/2023

Não é uma leitura relaxante, que te prende, mas é um clássico super interessante. P mim foi tranquilo ler, algumas partes são pesadas e nojentas sim, mas sou acostumada com esse tipo de conteúdo sensível.

Karina Paidosz 01/12/2023

Esse é aquele livro perturbador, que provoca indignação e repulsa. Cheguei a abandonar a leitura algumas vezes, fosse pelo asco com o contexto da história e em que a leitura se tornava arrastada.

O autor é um mestre com as palavras, que você se encanta e se horroriza ao mesmo tempo.

Clássicos tem essa carga de ser uma leitura obrigatória e pra mim esse é pra ler uma vez só e nunca mais.

Salim 01/12/2023

Supere seus preconceitos e leia!
Narrado por um europeu de meia-idade culto e bem educado, o romance acompanha seu enamoramento erótico por Lolita, adolescente de apenas 12 anos que adora mascar chicletes e beber refrigerante. Um verdadeiro encontro entre a maturidade venerável e a juventude grosseira, entre Europa e Estados Unidos, entre a arte erudita e a cultura popular.

Com esse livro, o mais famoso do autor (eu pelo menos não conheço os outros livros que ele escreveu), Nabokov pôde finalmente se dedicar à literatura em tempo integral.

O livro é bom (embora um pouco maçante em alguns momentos) e eu recomendo, não só por ser um clássico da literatura.

E fica a pergunta: é possível apreciarmos a magnífica estética das frases e o estilo de refinada ironia do autor numa narrativa eticamente repugnante?

elisa374 26/11/2023

Lolita é um clássico, eu não fui capaz de terminar de ler esse livro por motivos óbvios. O livro inteiro retrata a visão de um homem completamente DOENTE.
Se esse livro já é difícil de ler se passando pela visão do cara, imagine pela visão da Dolores :/

Andreia 23/11/2023

Que triste sina a de Lolita, perder a mãe e ficar sozinha no mundo à mercê de um pedófilo com apenas 12 anos de idade.
Em momento algum eu interpretei que Lolita poderia ter dado causa a qualquer situação a que foi exposta, mas sim ele era um predador e ela sua caça, ele era um pedófilo e ela sua vítima. Toda a versão que nos foi contada era fruto da mente do pedófilo, criada para justificar suas atitudes e lhe amenizar a culpa por ser esse ser desprezível. O narrador deixa claro logo no início que Lolita é uma criação da sua visão deturpada que ele chama de ninfeta. Na sua percepção doentia ele não consegue ver que na verdade ela é apenas uma criança chamada Dolores.
O livro nos deixa indignados, e o tema nos causa repulsa, porém é de uma escrita clara e envolvente, apesar de ter alguns capítulos mais lentos e talvez desnecessários.

comunistinha 23/11/2023

Ok
Passei exatamente um mês lendo esse livro, nunca demorei tanto pra terminar uma história. a escrita do nabokov é tão boa, muito fácil de ler, mas tem partes que são tão longas e desnecessárias que dá até preguiça.
fiquei passada com o final, não tava esperando aquilo.

Fransuerda 23/11/2023

LO-LI-TA
O clássico do Nabokov, retrata a mente de um pedófilo persuasivo que tenta a todo custo provar seu ponto de vista e culpabilizar a vítima por seus atos.
O romance, não se trata de forma alguma de um romance romântico e deve ser lido e analisado com cautela ao passo que o autor tem uma escrita genial que realmente pode chegar a convencer o leitor, como vemos que foi feito durante os anos em suas adaptações.

Fernanda1302 23/11/2023

Pesado, intragável e cruel. Não é uma história de amor
Igual a minha sombria Vanessa só que não explícito como, mas igualmente repulsivo, porém bada romantizado.

b3li.notess 21/11/2023

Literatura russa? Lolita, o que falar dessa obra? é um livro que explora a mente de um abusador, de um cara maníaco, louco completamente insano, faltam adjetivos para descreve-lo. É um livro nojento porque a gente consegue realmente saber tudo o que o homem está pensando, tudo que se passa pela cabeça dele. Mas ao mesmo tempo, é muito bem escrito, é uma narrativa muito boa, a escrita muito clara.
Sobre a escrita do autor, se percebe que não tenho nenhuma crítica a fazer, o Vladimir Nabokov consegue nos fazer penetrar dentro das entranhas do personagem nos fazendo sentir exatamente o que ele está tentando passar para a gente.
Em resumo, a leitura vale muito a pena.

Obs: na minha visão, de pessoa que terminou a leitura de Lolita, eu acho que o filme romantiza muito o personagem e a menina também. Fazendo com que o homem seja tachado como "bobinho", inocente, como se ele fosse tolo e a menina que fosse culpada pela paixão pela dele por ela o que é completamente fora da realidade, porque no livro, a gente sabe as reais intenções do cara com a menina desde o início e a gente sabe que ele é um doente desde sempre. Não assista o filme, leia o livro (primeiro).

ivnachaib 20/11/2023

Contemplai esse emaranhado de espinhos.
Lolita é uma obra indubitavelmente polêmica. Mas, tendo finalizado minha leitura, posso afirmar com segurança que é também bastante diferente de sua representação cristalizada no imaginário coletivo.

A narrativa é asquerosa do começo ao fim, e por isso mesmo difere do que se imagina ao mencionar seu nome: não há romance ou romantização. Há apenas um relato das perversões da mente deturpada e doentia de um maníaco.

Humbert, o narrador, é detestável em todos os aspectos: nos seus pensamentos, nos seus atos, nas suas tentativas de mascarar sua depravação e de inocentar a si próprio, nos seus planos, no seu retrato de Lolita. Nabokov não deixa dúvidas quanto a isso e à natureza do que ocorre entre os personagens.

Quanto à Lolita, cabe dizer que ela não existe. Quem existe é Dolores. Como o próprio narrador diz em meio às suas desculpas, ainda no começo da história: "O que eu possuíra loucamente não era ela, mas uma criação minha, outra Lolita, imaginária ? talvez mais real que Lolita". Tudo a que temos acesso sobre ela parte da percepção distorcida, inventada e delirante de seu abusador. E se podemos tirar algo disso, há de ser que ela é uma vítima.

No mais, é um livro que fascina na mesma medida que causa repulsa. Muito bem escrita, a narrativa e os seus desdobramentos facilmente conquistam a atenção do leitor e o envolvem na trama, embora eu deva admitir que, em meados da segunda parte, o ritmo se torna um pouco mais lento e cansativo. Mesmo assim, é um clássico que merece sê-lo.

Definitivamente recomendo a leitura, tendo atenção, é claro, a possíveis gatilhos.
Bruna938 20/11/2023minha estante
Eu penso em ler esse livro algum dia. Entretanto, cadê a coragem?!

ivnachaib 20/11/2023minha estante
Bruna, pela temática, é bom estar mentalmente preparada para ler, porque isso torna o livro difícil de digerir. Mas a narrativa em si é boa e não é explícita no sentido pornográfico, o que faz com que seja uma leitura possível.

ivnachaib 04/12/2023minha estante
Excluí sem querer e precisei repostar, que tristeza.