A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Rafa.Barros 02/04/2021

?Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale!"
"O Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu!" Este talvez seja o melhor resumo para a grandiosa história criada por Lewis, concluída de forma tão especial e reunindo todos os personagens que aprendemos a amar ao longo dos 7 livros! As Crônicas de Nárnia são contos incríveis e, além de sua clara alegoria cristã (que ao meu ver não tira a beleza da obra para os não religiosos), nos leva ao mundo da fantasia, um dos mundos fantásticos mais incríveis que a literatura já viu.

Isabella 02/04/2021

"Continuem avançando, continuem subindo!"
Assim como não se era possível descrever o gosto das frutas do jardim e a sensação de se estar nele, não posso descrever o que eu senti lendo as últimas palvras desse livro. Devorei ele em um dia, o mais rápido da saga toda, pra ter um final absurdo.

Os reencontros deixaram meu coração quentinho depois da onda de ódio que passei pelos primeiros capítulos, me deram uma sensação tão nostálgica que eu conseguia até ouvir cada soundtruck do filme correndo com cada situação.

Cheguei a julgar o C.S. em algumas partes por achar que tinha colocado abobrinha demais, mas cada centímetro foi pensado... e entender o peso das palavras dele é ainda tão terrível e maravilhoso como ver Aslam na sua frente.

Eu já tinha recebido o spoiler, mas ver com meus próprios olhos é completamente diferente. Com todas as letras, é minha saga favorita.

Yurecoo 03/04/2021

Final incrível, revira volta de cair o queixo!

Bea Romanello 10/04/2021

Um pedaço de Nárnia vivendo em mim e um pedaço de mim vivendo em Nárnia
A última crônica, os últimos dias e o retorno à Nárnia. Eu esperava mais do desenvolvimento desse desfecho e metade do livro é a tiraria do Macaco e dos calormanos. Mas, ainda gosto de como a história caminha, a cena da visão do jantar dos amigos de Nárnia é um dos meus momentos favoritos da série inteira. Odeio o final de Susana e como ele é resolvido — achei jogado e preguiçoso, além de bem sexista. Terminei a série com um pedaço de Nárnia vivendo em mim e um pedaço de mim vivendo em Nárnia.

Se eu não disse isso em algum momento, digo agora que o Edmundo tem o meu coração — junto com a Lúcia, mas é muito fácil gostar dela, enquanto a gente aprende a amar o Edmundo, suas falhas e seu crescimento.

Maikom.Abreu 11/04/2021

"[...]Acabaram as aulas: chegaram as férias! Acabou-se o sonho: rompeu a manhã!"
Seria um grande erro falar deste livro sem mencionar toda a saga. Crônicas de Nárnia é fenomenal, vale a pena ser lido e não é um sucesso por acaso. Uma leitura muito prazerosa, até agora estou encantado com a coragem apresentado por brejeiro o paulama de Nárnia, muito me encantou a forma como a realeza trata o povo de Nárnia e como os reis tratam com respeito e honra as donzelas. O meu personagem favorito sem dúvidas foi Ripchip, que ratinho corajoso e confiante.

Augusto 11/04/2021

RESENHA: A Última Batalha
Cheguei ao final da releitura da série As Crônicas de Nárnia, ao livro A Última Batalha. Tirian é o atual rei de Nárnia. Ele é bisneto do bisneto do rei Rillian, que conhecemos em A Cadeira de Prata, lembram? Então, Rillian morreu há mais de duzentos anos, mas na Inglaterra, um ano se passou para Eustáquio e Jill. Em Nárnia, Tirian tem ouvido comentários de que possivelmente Aslam está de volta à Nárnia, mas seria verdade? Se sim, seria maravilhoso! Mas o que ele não sabia é que na verdade tudo não passava de mentira.

Perto do Ermo do Lampião vivia Manhoso, um macaco muito idoso que sempre se aproveitava de seu amigo Confuso, um jumento que não era muito esperto e sempre acabava ludibriado pelo amigo. Porém, a mais recente ideia de Manhoso não envolve apenas Confuso e sim toda Nárnia, pois ele achou o rio uma pele de Leão e teve a "brilhante" ideia de amarrá-la em Confuso e convencer todos de que ele era Aslam e conseguir muitas coisas com isso. Embora não tenha gostado da ideia, Confuso foi convencido a participar do plano e agora, em conluio com os calormanos, Manhoso está transformando Nárnia em um lugar escravizado. A cada dia chegam mais calormanos em Nárnia e a cada novo pedido de Aslam, por intermédio de Manhoso, destrói mais os bosques e escraviza os seres de lá.

Mas, depois de ser alertado por uma dríade, Tirian e seu melhor amigo, o unicórnio Precioso, irão até o Ermo do Lampião descobrir o que tem destruído as árvores. Mas chegando lá, descobrem que os murmúrios sobre o retorno de Aslam são ainda mais fortes e piores do que imaginavam; é por suas ordens que as árvores têm sido derrubadas e os animais e outros seres, escravizados. E, como sabemos, quando Nárnia está em perigo, seus amigos aparecem e assim, Tirian consegue pedir ajuda e Jill e Eustáquio retornam a Nárnia para mais uma aventura.

A questão é que o estrago feito pelo macaco foi maior do que Tirian imaginava, afinal, os narnianos ainda acreditarão no verdadeiro Aslam depois de saber da farsa da pele de leão em jumento? A Última Batalha é uma história da luta do bem contra o mal e traz à tona temas como fé, amizade, lealdade, traição, ambição; mais uma vez diversos deles nos remetem aos acontecimentos bíblicos. Ao chegar ao final de Nárnia, fica a pergunta: acabou mesmo ou seria apenas o começo de uma nova história? Só digo uma coisa, não tem como acompanhar as histórias dos livros anteriores e chegar aqui e não se emocionar com tudo que acontece, em ver que, mesmo nos momentos mais difíceis, quando nosso coração é puro, tudo ficará bem.

Mario 17/04/2021

O fim pode ser um começo melhor
A conclusão traz um sentimento de que há universos em nós a serem descobertos.

Amei os mimos dos últimos capítulos, principalmente o reencontro entre Lúcia e o Sr. Tumnus.

A liberdade é um bem preciosíssimo e hoje percebo a falta que um vento no rosto faz.

Yuri364 18/04/2021

Sensacional!
A última batalha consegue reunir todos os elementos que conhecemos e que nos cativaram ao longo das crônicas de Nárnia, encerrando com chave de ouro. O ritmo começa lento mas ganha fôlego na reta final e termina lá em cima! A cada referência aos livros anteriores você sente que valeu a pena ter chegado até aqui.

Herick 18/04/2021

E chego ao fim desse universo, que julgo ser um dos melhores já criados, fiquei na expectativa de rever alguns personagens do sexto livro mas entendo que se passou muitos anos em Nárnia e não seria possível.
Lido os sete livros, reintero a dúvida do por que não terem sido feito filmes para todos. Um melhor que o outro, e nesse último, um final espantoso demais.
Para quem gosta de fantasia, certamente As Crônicas de Nárnia é uma excelente opção de leitura.

iranete_mesquita 22/04/2021

Sensacional
Uma leitura muito prazerosa.

Livro sensacional não tenho outra palavra para descrevê-lo. Uma história incrível de ser lida.

Com um final incrível cheio de reviravoltas de cair o queixo.

Vou sentir saudades desse mundo lindo que é Nárnia!!!

"Acabaram-se as aulas: chegaram as férias! Acabou-se o sonho: rompeu a manhã!"

Yve 24/04/2021

O fim da saga
Acabei de terminar Nárnia e estou meio surpresa, tem esse elemento final que eu não esperava, mas que faz certo sentido.

Nem sei como descrever a experiência que foi ler essa coleção, ganhei de presente e ler cada um dos livros foi TÃO divertido... É aquela tristeza nostálgica que te faz querer dar de tudo para experimentar algo de novo como se fosse a primeira vez.

Vai deixar muita saudade.