Os Livros que Devoraram o meu Pai

Os Livros que Devoraram o meu Pai Afonso Cruz

Resenhas - Os Livros que Devoraram o meu Pai

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Angie - @livros_libras 21/12/2021

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que, escondido do chefe, lê romances e clássicos da literatura durante o expediente, na repartição de finanças onde está empregado. Um dia, ele se perde dentro de um livro e desaparece. Portanto, seu filho Elias Bonfim não o conheceu e pouco sabe sobre o que realmente aconteceu. E então, um belo dia ele encontra o livro que devorou o seu pai e começa a sua busca por sentidos e significados para tal sumiço.

Livro lindo, tocante e que traz assunto relevantes sobre amizade e família.

none 06/12/2021

Surpreendente
Não imaginava que o texto fosse acabar daquele jeito. O périplo (relato de viagens) do menino leitor Elias em busca do pai Vivaldo começa no sótão repleto de livros na casa da sua avó. Os personagens dos grandes clássicos da literatura vão acompanhá-lo nessa trajetória. Mas no meio do caminho tinha Bombo, ou uma borboleta, ou um filósofo chinês. A sucessão de leituras ajuda ou atrapalha sua busca? Sim eu me encantei por Elias e também me decepcionei, mas a mensagem do epílogo valeu toda leitura.
Dani 06/12/2021minha estante
Afonso Cruz é um baita autor né
Tudo que leio dele me apaixono

Dani 06/12/2021minha estante
Esse ainda não li dele

none 06/12/2021minha estante
Recomendo muito, Dani

Lillian 12/11/2021

Julguei pelo título
Como diz o título da resenha, julguei pelo título, me interessei pela capa, mas a história não decepcionou. Gostei bastante, tem muitas indicações de leituras dentro da história, bem como a mesma é bem envolvente. O final trás uma reflexão ótima. Recomendo com certeza!

Marcelo 09/06/2021

Aquele livro infanto-juvenil que toca adultos...
Afonso Cruz consegue me despertar a atenção e o interesse em ler suas obras. De fato, sua escrita neste livro é bem distante da escrita que o consagrou no Brasil com ?Vamos comprar um Poeta?, mas é possível notar alguns traços na formação desta escrita, com frases e reflexões interessantes.

Os livros que devoraram meu pai é um livro infanto-juvenil, Fala com encantamento sobre a leitura e as infinitas viagens que os livros nos proporcionam.

Conta a história de Elias Bonfim, um menino que perdeu o pai muito cedo e, segundo lhe contaram, vítima de um enfarte. Vivaldo Bonfim, pai de Elias, era um homem apaixonado por livros, que gostava muito de ler. Vivaldo trabalhava em uma repartição pública e fazia todo o possível para aproveitar cada minuto do dia e ler, mesmo que para isso deixasse o trabalho um pouco de lado. Vivaldo tinha no sótão da sua casa uma biblioteca com muitos livros. Desde sua morte que o sótão ficou fechado, à espera do dia em que Elias estivesse preparado para se aventurar pelas muitas páginas de viagens e de sonho, e também de aproximação com o pai, que o esperavam. A avó de Elias lhe dá a chave do sótão quando sente que chegou o momento e Elias se encanta pela leitura, mas começa a desconfiar que seu pai não morreu como havia lhe dito, e sim que ele havia desaparecido em um daqueles livros. Elias começa então a ler um livro atrás do outro, na tentativa de reencontrar seu pai. São grandes clássicos da literatura universal que nos levam a outro e a mais outro, com a mesma simplicidade com que nós, leitores, geralmente falamos dos livros de que gostamos para um amigo, tornando-os acessíveis. E assim despertando nele o desejo de ler.

?Meu pai só pensava em livros (livros e mais livros!), mas a vida não era da mesma opinião, a dele pensava em outras coisas, andava distraída, e ele teve que arrumar um emprego. A vida, muitas vezes, não tem consideração alguma por aquilo de que gostamos?

Lanna.M 05/04/2021

É um livro infanto-juvenil, mais também um livro ótimo para os adultos, vc mergulha nas páginas desse livro. E a melhor herança que podemos deixar são a paixão por ler, e principalmente os livros.

Helder 23/03/2021

Uma pérola em forma de livro
Os livros que devoraram meu pai é um título maravilhoso para um livro extremamente curto e cheio de mensagens que me enganou direitinho.
Que magia Afonso Cruz criou neste livro!
A princípio, este livro é vendido como um livro infanto juvenil, e talvez até possa ser um passaporte de entrada para que jovens acessem o mundo da literatura, mas confesso que a experiencia para quem já tem uma bagagem literária é muito melhor.
O livro parece uma fantasia, mas para mim é uma fabula.
De início, o texto já nos devora, porque se você ama ler, vai ser ver no personagem de Vivaldo Bonfim, o pai do pequeno Elias, de 12 anos.
Vivaldo gostava tanto de ler que levava livros para ler escondido durante o expediente de trabalho até o dia que morreu.
Elias Bonfim, é um garoto estudioso, e é ele que narra este livro para nós
Seu melhor amigo tem o apelido de Bombo, por ser um menino obeso e ambos são apaixonados por Beatriz, uma informação que parece supérflua, mas que no fim faz toda a diferença.
Até hoje Elias acreditava que seu pai tinha morrido de enfarte, mas aos 12 anos sua avó lhe conta que na verdade seu pai foi engolido por um livro, A Ilha do Sr Moureau de H.G.Wells, e por acreditar que Elias chegou na idade correta, lhe dá a chave do sótão onde todos os livros do pai permaneceram guardados e intactos.
Abre-se uma porta de possibilidades para o garoto e a partir daí, Elias decide procurar seu pai dentro daqueles livros, e assim segue viajando entre livros e histórias e encontrando diversos personagens da literatura mundial, como o Sr. Prendick que sobreviveu ao Dr. Moreau, mas se transformou num cachorro que o leva até Mr Hyde, que lhe conta que conheceu seu pai, mas que na verdade ele estava a procura de Raskolnikov, que aparentemente ainda segue com sua consciência pesada por ter acreditado que havia coisas compensatórias em se cometer um crime.
E o que Raskolnikov e todo o seu peso russo terá para ensinar ao pequeno Elias??
Afonso Cruz tem uma linguagem lindamente poética e que faz nossos olhos brilharem durante a leitura.
Mas ao final, confesso que me surpreendi com o que o autor me trouxe, pois vi que sob toda aquela linda fantasia existia uma história muito mais triste e pesada, onde a culpa buscava uma explicação para tornar a vida mais leve.
Acho sinceramente que muitas pessoas que leram este livro, não conseguiram enxergar o elefante inteiro em sua cegueira.
Afonso Cruz realmente enxerga a literatura como uma salvação. Nem julgo se isso é correto, mas é bonito demais
Quem dera nossas vidas fossem como livros que permitissem diversas compreensões de acordo com cada pessoa que a lesse. De repente alguém enxergaria luz nos nossos lados mais escuros e isso nos traria alento, mesmo que as vezes o tempo não nos permita mais corrigir as consequências de nossos atos.
Um livro profundo!

“Cometi muitos erros ao longo da vida, e agora me resta, tal como Raskolnikov, rever me passado e tentar compreende-lo como um cego a apalpar um elefante e, quem sabe, me perdoar e aprender a viver com esse Mr.Hyde que aluga um apartamento em nossa cabeça”

“Porque um homem é feito de histórias, não é de DNA e músculos e ossos. História.”

Cris Lourenco 23/01/2021

Um livro que fala de livros!
Um livro que fala de livros (já adoro isso).
Infanto-juvenil. Curtinho.
Conta a história de Elias Bonfim, um garoto de 12 anos que perdeu o pai que, supostamente, teria sido devorado pelos livros, já que era um leitor voraz.
Elias herda a biblioteca do pai, que fica no sótão da casa de sua avó. Passa a investigar a morte do pai através da leitura dos livros da biblioteca dele. Durante a investigação são mencionados personagens de grandes obras como Crime e Castigo, Fahrenheit 451, A revolução dos bichos, e O médico e o monstro.
Além das reflexões sobre o quanto a leitura nos transforma e nos faz perceber e descobrir tanta coisa, o livro também contém questões sobre preconceito, amizade, e o quanto devemos ser cuidadosos com a forma que nos expressamos.
Gostei bastante. Sensibilizou-me.

site: https://www.instagram.com/leiturasdacris

Luisa 09/01/2021

Favoritado
Li esse livro numa sentada. Em pouco mais de uma hora, fui devorada pelo livro. Realmente uma escrita cativante! Não esperava tanto de um livro tão curto!! Foi delicioso viajar pelas histórias em que Elias viajou, as interações com personagens de historias famosas que conhecemos, Bombo... Tudo sobre esse livro foi incrível e eu não poderia recomendá-lo mais! Realmente vale a pena e nem vai tomar muito do seu tempo...

Bruna Fernandes 16/12/2020

?Os livros encostados uns aos outros, numa prateleira, sa?o universos paralelos.? Afonso Cruz ? Os livros que devoraram meu pai.

Atenc?a?o: O livro conte?m spoiler de Fahrenheit 451, Crime e Castigo.

Os livros que devoraram meu pai e? uma leitura muito prazerosa, leve e ra?pida. O leitor tem contato com uma crianc?a cujo pai era um amante dos livros e que some inexplicavelmente sem deixar rastros. Com isso o filho se aventura em diversas obras buscando encontrar vesti?gios do desaparecimento do seu pai, ate? enta?o tido como morto apo?s um infarto. Pelo olhar da crianc?a o leitor tem proximidade com as diversas histo?rias que a crianc?a le? tais como Crime e Castigo, Fahrenheit 451, I?talo Calvino e outros.
E? um livro infanto-Juvenil, mas que e? essencial na lista do leitor assi?duo e apaixonado pela leitura. (Um livro que nos conecta com outros livros) por @beletrismos

@umapaixaochamadalivrosblog 11/08/2020

Um livro sobre livros e leituras.
Boa noite leitores,
Um prazer ler esse #livro, uma #leiturarapida, descompromissada, o ponto alto sendo a história diferente, com alusão a outros livros como parte da narrativa. Capa linda. Único incômodo com o autor foram expressões racistas que surgiram em alguns momentos.

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que, escondido do chefe, lê romances e clássicos da literatura durante o expediente, na repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se nas páginas de um livro e desaparece deste mundo. Esta é sua verdadeira história ? contada em primeira pessoa por Elias Bonfim, seu filho, que recebe como herança a biblioteca de Vivaldo e, então, inicia uma aventura pelos grandes clássicos em busca do pai, percorrendo obras repletas de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras. Será que o jovem Elias encontrará seu pai? Quais serão as pistas que A odisseia, O médico e o monstro e A divina comédia darão ao garoto para ajudá-lo na busca?

Beijos e até a próxima.

#oslivrosquedevorarammeupai #afonsocruz #leya #2011 #literaturaportuguesa #infantojuvenil #notaquatro #ficcao #romance #leitora #lendo

Pry 28/07/2020

Senti-me tão compreendida!!
Tão perfeito!! Normalmente não gosto de por expectativas noutros leitores mas este livro não vai desiludir mesmo se eu te contasse o resumo todo detalhado.

Tu irias ler com aquele sentimento de "Cara! É exatamente isto que significa ler para mim!!!".

É uma história de um miúdo que lê livros e conversa com os personagens e pergunta-lhes: "Tu sabes onde está o meu pai?" E tem conversas reflexivas com personagens de livros famosos que, de alguma forma, altera o comportamento da personagem principal na vida real!

Amei, amei, amei, amei!!!

Nenhum livro vai definir melhor o que é ser um leitor e como alguém se sente quando se entra no mundo literário quanto este.

Se acabaste de ler um livro pesado e queres algo leve, é o melhor que podes ler.

Gorey 23/06/2020

Gostei bastante das referências de outras obras que foram usadas aqui.
Um garoto a procura de seu pai, mas ele usa da leitura pra tentar procurá-lo.

claramar 18/05/2020

o livro é bem rápido de ler e começa de uma forma empolgante, faz com que sintamos como se estivéssemos lendo um conto de fadas. entretanto, alguns elementos da narrativa me incomodaram muito e achei que o final poderia ser melhor explicado.

Cris Aragão 19/03/2020

Amo autores portugueses
Foi um prazer ler esse livrinho, é curto. Só achei o final um pouco precipitado, tem conclusão mas poderia ser mais detalhado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5