O Sedutor do Sertão

Resenhas - O Sedutor Do Sertão

1 | 2 | 3 | 4

Sabrina 28/04/2023

Que poesia!!
Simplesmente o melhor livro que li até agora esse ano.
História divertida, personagens cativantes e narrativa excepcional: Suassuna trás o melhor do bom Nordeste em uma história que você vai torcer por seus heróis a cada página lida.

fukumamizushi 01/04/2023

Divertidíssimo
Quem me indicou foi uma pessoa de confiança, então nem pensei duas vezes principalmente quando soube que era obra do Suassuna, tão certo como a morte sabia que não iria me decepcionar. As primeiras páginas confesso que não me prenderam, mas com o decorrer do tempo me cativou. Eu sou particularmente atraída por personagens "cinza", e o Malaquias junto com Miguel arrancaram diversas risadas, com os termos nordestinos que tenho familiaridade, a esperteza pra driblar as emboscadas dos partidários políticos, malandragens pra saírem de situações imprevisíveis -que eu fiquei tensa junto achando que eles iriam se dar mal- e suspirava de alívio sempre que eles conseguiam sair com uma engenhosidade que o leitor não imagina. O Malaquias é um João Grilo galante, então pra quem ler, já imagine com o que vai se deparar. Fiquei sabendo que essa obra era pra ter sido adaptada pra filme, porém não foi pra frente por falta de verba e isso me decepcionou bastante, porque eu daria tudo pra ver essas situações adaptadas em filme k principalmente na parte do Coronel que estava com a ''gota-serena'' por cachaça, imaginei esses senhores falando esses termos com o sotaque nordestino bem arrastado bem como em O Auto da Compadecida.

Lilian_89 10/03/2023

Divertido
Adoro Suassuna e com essa leitura não foi diferente, uma narrativa maravilhosa e divertidíssima como poucos são capazes de escrever. Acompanhamos as aventuras e trapaças do protagonista em busca de sua amada e dinheiro, com a venda da cachaça, a marvada.

Um livro delicioso de se ler, uma leitura rápida mas super divertida, um sertanejo malandro que busca enriquecer com uma venda ilegal de cachaça ao mesmo tempo em que tenta roubar a mulher do sócio por quem se apaixonou.

Recomendo demais a leitura.

Renally Couto 22/02/2023

Malaquias Pavão, o Jaguar da Paraíba
Mais uma vez, Ariano nos presenteia com obras que se aprofundam em personagens importantes para sua obra, como um todo. Dá pra entender o apreço que Quaderna tem por Malaquias! Fiquei muito feliz ao ver que ele incluiu o brejo em suas obras. Sendo ariano, a gente tem por obrigação indicar a obra!

Mari 17/02/2023

O Mestre do Sertão
Como é bom ler um livro de um autor brasileiro sobre o Brasil, nele mesmo alguém da região Sul como é o meu caso se sente do nordeste.
Os diálogo são de ao mesmo tempo uma simplicidade ímpar e de uma profundidade sem igual.
E Viva Ariano Suassuna!!!

shay.barbosa 16/12/2022

isso não é uma resenha, é só um comentário aleatório para cumprir os requisitos para o desafio do skoob

Elvis 24/06/2022

Escrito em 23 dias
Primeiro ponto que a introdução alarma o leitor é a capacidade de Ariano ter escrito esse livro em 23 dias, simplesmente um gênio do seu meio.

Fiquei com coração quentinho com as referências a nossa terra, além de ser ambientado em cidades tão próximas e recorrentes a minha vivência na Paraíba.

Talvez o ponto mais irritante da história pra mim seja o próprio Malaquias, no começo até estava o achando engraçado mas ao decorrer, fiquei torcendo que morresse da pior forma possível.

Edme 24/06/2022

+ Uma grande obra do Grande Ariano Suassuna
Malaquias, o seditor do Sertão consegue o que queria desde o começo... quer dizer, quase tudo, pois metade do que ele almejava não foi concluído por falta de sorte por escolher um caminho errado.

O sedutor do Sertão é uma grande obra de Ariano Suassuna, e eu recomendo para quem quer conhecer um pouco da história da Paraíba, provavelmente relatada em 1930, mesmo no Estopim da revolta de princesa.

O leitor consegue imaginar como eram feitas as viagens do litoral ao Sertão, carregando mercadorias por vezes clandestinas, mas pela astúcia e esperteza de Malaquias, deixavam_nas de serem consideradas ilícitas tornando-se lícitas em conversas bem espertas e envolvidas em falácias e persuasão de ótima atuação.

Maria Clara Mendes 18/06/2022

Esse Ariano Suassuna num tem jeito não ?
A melhor temporada do ano: festas juninas/julhinhas ?????? kk Pra combinar fiz uma leitura gostosa e engraçada, ao mesmo tempo cheia de referências históricas e políticas do nordeste. O sedutor do sertao, meus amigos!

Ariano Suassuna escreve em 1966 se inspirando num fato histórico: a Guerra de Princesa, que foi uma revolução ocorrida em 1930, onde os moradores de Princesa se revoltaram contra o governo da época. ??

Contado através das aventuras de Malaquias Pavão, o anti-herói, e seu companheiro Miguel Biôco que andam pelo sertão paraibano vendendo de um tudo: desde retrato de padre até cachaça sem selo, enfrentando umas poucas e boas, se livrando com a lábia e a malícia pra sobreviver. (No estilo Chicó e João Grilo) ?

Os capítulos são bem curtos e as situações vão acontecendo sem muita cerimônia. O livro tem muitas ilustrações no estilo de xilogravura.

Leandro190 29/05/2022

Um jumento chamado "Presidente".
Um jumento chamado "Presidente", seria uma profecia?
Livro gostoso de ler, muito divertido. Gosto muito do ambiente descrito pelo autor. O Nordeste é maravilhoso em todos os seus cantos e possui uma cultura riquíssima. Ao pesquisar um pouco sobre o autor percebi que há traços autobiográficos no livro. Quem já leu Dom Quixote vai perceber semelhanças entre as duas obras. Mas o mais marcante pra mim foi ler que um simples estribeiro monta no "Presidente". A arte é mesmo um lugar de subversão. Viva a literatura!

Nathalia184 25/05/2022

Primeira vez lendo Suassuna e amei.

O livro é bastante divertido.
Por ter sido originalmente escrito para ser roteiro de um filme, ele tem uma narrativa rápida e não se prende à detalhes descritivos.

Como os outros trabalhos do autor, tem aquele traço cômico nos seus personagens e nos estratagemas que eles fazem para se dar bem.

Sylvia 11/05/2022

Maravilhoso, como sempre!!

Um livro muito divertido, a cara do povo brasileiro, do nordestino!!

Super indicado!!

Eleonora 19/04/2022

Suassuna, um sedutor das palavraa
Toda vez que começo a ler um livro dr Suassuna, não sei por quê, tenho una sensação de aflição. Nunca sei o que esperar. Com "O sedutor do sertão" não foi diferente. Edse livro seria, inicialmente um roteiro para um filme, e percebemos uma diferença na narrativa, que deixa isso evidente. Nessa história, acompanhamos o anti-herói Malaquias, que de artimanha em artimanha, parece ser capaz de dar nó e enganar até o diabo.

Queila - Meu vício literário 08/03/2022

Divertido demais!!
Que história divertida!!
Esse foi meu primeiro contato com Ariano Suassuna (não estou considerando seus filmes), e que delícia de narrativa e personagens.
A escrita, a narrativa nordestina, os acontecimentos, os nomes do povoados, me fizeram lembrar dos meus avós, oque significa que ri e me emocionei.
Vou guardar essa história no coração.
E colocar as obras de Suassuna como metas de leitura, de agora em diante.

1 | 2 | 3 | 4