O Sedutor do Sertão

Resenhas - O Sedutor Do Sertão

1 | 2 | 3 | 4

Capitudecalça 19/02/2022

Suassuna, meu Nobel
No romance de Suassuna, a obra é um delicioso convite a conhecer o nordeste, suas tradições e o tom quixotesco de Malaquias Pavão.

Gustavo 28/01/2022

Diversão nostálgica: viva Ariano Suassuna!
O mestre Ariano Suassuna possuía um olhar muito especial para captar a realidade tragicômica do ambiente nordestino. Essa obra materializa também essa notável capacidade.

Com um estilo que lembra literatura de cordel, acompanhamos aqui as aventuras de Malaquias Pavão, um sujeito que de besta não tem nada e que usa sua astúcia para buscar o coração da amada e, de quebra, tentar enriquecer.

Obra necessária, não somente por ser divertida e leve, mas também por ser um romance inédito de um de nossos maiores escritores de todos os tempos.

alice1579 18/01/2022

achei bem engraçadinho
foi meu primeiro livro do ariano suassuna, então a linguagem pra mim foi um pouco (pouquinho) chata no início, então eu enrolava nas primeiras páginas. agora, quase na metade do livro, a leitura ficou muito mais fluída! acho que releria se tivesse em uma ressaca literária

crislane.cavalcante 10/01/2022

Adorei! Além do humor é possível ver disputa política (parece que nunca evoluímos, mas enfim) identificado principalmente por cores e se você não for esperto que nem Malaquias morre na hora. O bicho tem uma lábia, tira proveito do máximo que pode, é mulherengo mas acaba se engraçado pela Silviana, mas tem um empecilho: a mulher é casada e com o cara que é parceiro de negócios com ele, ai a gente vai acompanhando as aventuras e desventuras de nossa dupla (diria que seria uma espécie de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Pancho?) picaresca e vai conhecendo esse sertão e suas peculiaridades retratadas pelo mestre Suassuna. Gostei, recomendo e achei interessante o desfecho, bem inusitado ou nem tanto.

Bárbara Lis 06/01/2022

MATCH PERFEITO: literatura e história
Para quem curte ficção histórica, essa leitura é a pedida perfeita. Ela tem como pano de fundo a "Guerra da Princesa", ocorrida na década de 1930, resultante da disputa entre o Governador João Pessoa e o Coronel José Pereira pelo município atualmente conhecido de Princesa Isabel, Paraiba. Uma das consequências desse conflito foi o assassinato de João Suassuna, pai de Ariano.

Nesse contexto, temos Malaquias Pavão que percorre sertão adentro para vender aguardente e folhetos, acompanhado de seu estribeiro Miguel Biôco. Astuto que só ele, Malaquias tem sempre uma carta na manga para se livrar tanto dos policiais quanto dos cangaceiros. Seu lema é "estou do lado do povo e das mulheres". E cá seus dois pontos fracos: dinheiro e mulher.

Malaquias foi projetado para ser um anti-herói, daqueles que ninguém consegue sentir raiva ou desprezo por sua pessoa, porque a astúcia que opera para sua ganância é a mesma que cativa o leitor.

*Recomendo ler o prefácio somente após concluída a leitura.

Raela 02/01/2022

Uma das piores emboscadas: uma mulher
Sabe aquela história de Sessão da Tarde? Que te prende, te faz rir, é fluída e leve? Esse é o Sedutor do Sertão, de Ariano Villar Suassuna.
Mais uma vez Ariano mostra porque é um dos maiores que nós temos! Em suas empreitadas no Sertão o corajoso, astuto, hábil, malandro e inteligentíssimo Malaquias Pavão, juntamente com seu fiel companheiro Miguel Biôco, desbravam os Sertões e o Brejo ganhando a vida de comerciantes ambulantes em meio a um cenário de guerra entre os Cabras do Coronel José Pereira e o Governo do Presidente João Pessoa.
Entre o amor, a malandragem e a sobrevivência do sertanejo, Malaquias sai das piores emboscadas para cair nos braços do único sentimento que o prendeu em sua jornada: o amor a já casada com seu parceiro de negócios Sinfrônio, Dona Silviana.
É a partir desse enredo que iremos rir e nos prender a narrativa quixotesca, engraçada e com uma baita crítica social.

Encarem as miudezas do brejo e sertão paraibano, leiam Ariano Suassuna!
Eric Luiz 06/08/2022minha estante
Comecei e tô adorando. Tua resenha me fez antecipar essa leitura. Valew! ?

Lirieudo 20/12/2021

Uma narrativa engraçada, com muitas cenas que parecem não ter saída mas que no final dá certo. Gostei.

caua 07/12/2021

E o segundo livro que eu leio de Suassuna,
E como o AUTO DA COMPADECIDA, tem o romance a aventura e personagens muito engraçado e bem espertos, os capítulos são bem curtos e fácil de se entender.
Vamos fazer uma viagem pelo Nordeste do Brasil em meio a uma guerra

Marivaldo.Barreto 16/11/2021

Primeiro livro que leio de Ariano Suassuna, mesmo já gostando do autor pelas entrevistas que já havia assistido. O Sedutor do Sertão é maravilhoso. O modo divertido como é escrito nos faz não querer parar de ler.

Andreia 18/08/2021

A história se passa entre o sertão da Paraíba e de Pernambuco, tendo como pano de fundo a Guerra de Princesa, em 1930 onde os moradores de Princesa se rebelaram contra o governo local devido à cobrança de impostos.
Malaquias Pavão é um anti-herói, sertanejo astuto, cheio de lábia que junto com seu companheiro Miguel Bioco viajam pelo sertão contrabandeando cachaça sem selo e vendendo folhetos, elixires, retratos do Padre Cícero. Vivem situações inusitadas e perigosas devido ao conflito político local e aos embates entre a polícia e cangaceiros. Malaquias é apaixonado por Silviana e tenta conquista-la apesar dela ser casada com Sinfrônio.

Gabi 16/08/2021

SEDUTOR QUE EU QUERIA QUE MORRESSE NO FINAL
Como eu queria que o Malaquias tivesse morrido no final KKK. Mais uma vez me padeci pelo [*****] da história, Sinfronio é mó legal, qual é o problema ele gostar mais de bicho do que de mulher hahaha mais um personagem incompreendido de Suasuna que foi um dos melhores personagens da história.

Reccanello 09/08/2021

A malandragem do sertanejo!
Que livro delicioso de se ler, bons e ricos senhores e belas senhoras a quem só peço que me amem! Com um pouquinho de imaginação a gente consegue ouvir nas falas dos personagens as vozes de Chicó e João Grilo, aqueles dois cabras mais feios que briga de foice, e, da mesma forma, é fácil rir de e com suas malandragens, estripulias e seus planos mirabolantes, sempre intentados como arma e "vingança" contra a opressão das "autoridades constituídas" e a dureza da vida imposta pela natureza agreste que só a gota serena!
===
Exceto pel"O auto da Compadecida", não conheço a obra de Suassuna, mas sei que uma de suas motivações sempre foi retratar o sertanejo e sua vida de uma forma alegre e orgulhosa! E ele consegue!

Rod. 02/08/2021

Uma história divertida, cheia de aventuras e causos.
Essa livro inédito de Ariano, mais uma vez nós traz aquele clima de contos e causos do sertão(nos remetendo muitas vezes ao clássico "O auto da compadecida").
Os personagens são cativantes e muito bem construídos.
Pena essa obra não ter para o cinema.

Fernanda Sleiman 02/08/2021

Suassuna é enorme
Ariano é uma dessas personalidades que ascende lá no fundo da gente um orgulho enorme de ser nordestina. que cultura linda e que vida suassuna coloca na nossa cultura

InfinitaTBR- Jana 27/06/2021

Ariano é O Cara.
Estava eu vivendo minha vida, quando de repente BUM? Um ??????? ??é???? de ?????? ????????!

Quando li o título ?? ??????? ?? ????ã??, imaginei muitos amores caóticos, mas... Malaquias Pavão, na verdade, seduzia todo mundo!

A história é uma aventura que prende a gente pela escrita impecável de Ariano; pelas enrascadas que Malaquias se mete e pelo jeito como sai delas.

Mas para mim, o melhor do livro foram algumas expressões do autor. Foram elas que arrancaram meu riso, não exatamente a história.

Por exemplo: imagine uma mulher com um ?ê??? ?? ????? ?
Ou um cara ???? ????? ??? ????? ?? ????? ?
Duas mechas de cabelo que fazem parecer que o cara tem ? ???? ????? ???ê??????. ?

? ???? ?? ??????????? continua sendo meu favorito do autor, mas ? ??????? ?? ????ã? também ganhou um cantinho no meu coração.

1 | 2 | 3 | 4