O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

tabatatucat 06/12/2023

Que história sensacional, é realmente um novelão, como muitas pessoas dizem, mas também bastante reflexivo e com diversos personagens muito cativantes. Apesar de ser um baita calhamaço, vale sim a leitura!

Mthenz 06/12/2023

O Conde de monte Cristo
?Esperar e ter esperança?

O conde de Monte Cristo foi a leitura mais desafiadora pra mim até agora. Acredito que o maior desafio tenha sido o número de páginas, porém valeu muito!

Edmond Dantes é um personagem complexo que foi muito bem desenvolvido ao longo da leitura. É sensacional o quão sábio se tornou o menino inocente e amoroso que se tornou um vingador.

?Adeus bondade, humanidade, gratidão? Adeus todos os sentimentos que regozijam o coração?.

A leitura para mim exigiu muito tempo mas valeu super a pena. Um livro que consegui me diverti muito. Com certeza virou meu livro favorito.

vitoria293 06/12/2023

Top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei

Brenda.Rosa 03/12/2023

Muito bom!
Gostei muito! 50% do livro passou voando, a segunda parte foi um pouco mais devagar.
Confesso que alguns pontos na história me decepcionaram, esperava por outra coisa ou achei que tomariam outros rumos (vou falar sobre em outra resenha pois contém spoiler).

É uma leitura fluída, apesar de ser um clássico não tem aquela linguagem rebuscada tão difícil de entender como a maioria.
Quem gosta de uma boa "novela" de vingança, intriga, escândalos, superação, amor e redenção é um prato cheio!

! SPOILER ABAIXO !
1° - Eu achei que Dantès (vou chamá-lo assim apesar de seus inúmeros nomes kkk, pois me lembra dele adolescente e inocente), iria criar toda uma confusão pra conseguir se vingar, e não que ele usaria o erro de seus inimigos contra eles.

Exemplo: Villefort que tinha um caso e um filho com a sra. Danglars.
Ele basicamente usou disso pra se vingar. Algo que aconteceu naturalmente sem que ele tivesse se intrometido. Eu achei que ele CRIARIA uma situação pra se vingar, sabe?!
Outro exemplo: Fernand que foi considerado um traídor. Ele também fez isso sem que Dantès tivesse se metido.
Dantès só foi usando isso contra eles. Tudo bem, de uma forma genial, ok... Mas achei muita coincidência todos eles terem essas merdas prontas pra ele se vingar, não gostei...

A mulher de Villefort já ser uma louca assassina e Dantès sem saber de nada vai lá e fala de venenos com a mulher "a semente está plantada" ele diz, como ele poderia imaginar que ela tinha essa índole tão ruin?! Será que se ela não matasse geral ele teria feito o que??

2° - Eu teria matado de alguma forma todos os três FPD sem piedade (Fernand, Villefort e Danglars) kkkkkkk Dantès ainda deixou Villefort (o pior na minha opinião) vivo, e Danglars também...
Mas, estão sofrendo bem lentamente, talvez seja pior que a morte...

3° - Que pecado o que fizeram com a Mercedes no final, ELA NÃO MERECIA ISSO ?
Ficou sozinha, sem ninguém, e tudo por que não ficou 14 anos esperando um cara que talvez estivesse morte e aí casou com outro ?
Fiquei esperançosa até o último minuto esperando que Dantès ficasse com ela. Mas ele já tinha dando sinais de que gostava de Haydée (e sim, eu não gosto dela kkkk).
Sisifo.Albert 04/12/2023minha estante
O conde não iria matar pq não queria ter problemas com a justiça. Ele aprontaria, mas sem encostar um dedo sequer nos dois. E os mergulhando no pior desespero.

E vc acha que u homem vai ficar feliz com sua ex noiva ter feito sexo por anos com um antigo inimigo? Diferente do que os livros e filmes americanos mostram, na vida real um homem tem uma reação no mínimo temperamental com isso.
Haydee não trás para ele memórias ruins, diferente da mercedes. Não vai vir na cabeça dele imagens da haydee tendo relações sexuais com fernand, enquanto ele estava preso. Já a mercedes trás as piores memórias para ele. E só muita droga patra tentar lidar com isso.

Duda1500 01/12/2023

O conde de Monte Cristo!
Adorei! Li para fazer uma prova de português no início do ano, e sei que é uma versão reduzida. Fiquei com muita vontade de ler o clássico calhamaço original. Daqueles livros gostosos de ler, e que desperta a curiosidade de saber o final. Gostei muito!

Bea 30/11/2023

Esperar e ter esperança
Sempre fui fascinada pela história do Conde de Monte Cristo, um homem que se tornou a vingança divina.

Vou admitir, não foi uma leitura fácil, a quantidade de páginas ? intimidadora no início ? levou a fadiga no final do livro.

Originalmente publicado em formato serial, a obra teria se beneficiado de uma revisão para eliminar alguns capítulos supérfluos.

Apesar de trechos que pouco contribuem para o andar da narrativa, o livro tem seus pontos altos, principalmente na execução da vingança do Conde e no empenho que ele tem para levar sua miséria a todos que lhe causaram sofrimento.

Para mim, os principais deméritos do livro são:

1. O número excessivo de capítulos.
2. As vinganças são poucos exploradas ? gostaria de ver mais do sofrimento do Villefort e do Danglars.
3. Algumas vezes, o acaso favorece demais o Conde, fico me perguntando como ele conseguiu que tantas coincidências o levassem ao resultado.
4. O romance com a Haydee foi repentino.
5. O tratamento da Mercedes foi um pouco injusto ? acho que a visão da época contribuiu muito para o final infeliz da personagem.

Contudo, foi uma leitura que eu apreciei em diversos momentos, e creio que dos clássicos que já li, esse tem mais apelo moderno. A história é interessante, e te faz prender o folego em algumas passagens.

Fico muito feliz em ter vencido esse calhamaço da minha estante.
Sisifo.Albert 04/12/2023minha estante
Haydee não trás para ele memórias ruins, diferente da mercedes. Não vai vir na cabeça dele imagens da haydee tendo relações sexuais com fernand, enquanto ele estava preso. Já a mercedes trás as piores memórias para ele. E só muita droga para tentar lidar com isso.

A literatura e cinema suavizam muito as histórias para o público feminino em uma realidade brutal. lembre de Ângela Diniz e margot Gallo.

lilica 29/11/2023

Solidas tres estrelas pq n tive um momento super incrivel assim como tambem n foi super chato, tiveram partes muito interessantes que eu n conseguia parar de ler assim como tiveram partes chatas que eu so queria que acabasse, entendo que tudo narrado no livro eh importante pra historia mas n deixo de pensar que dava facilmente pra ter resumido mais

Carla Verçoza 29/11/2023

Passei o mês de novembro tomada por essa leitura. Que livro bom! Dumas cria uma história fascinante, que prende, envolve, a gente torce pelo Dantès, sofre junto, se empolga com as tramas criadas.
Um clássico de ritmo intenso e muito bem escrito. Eu adorei tudo e já sinto saudades dessa história.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Perfeito! Mais de 1600 páginas de muita diversão. É isso. Tem de tudo. Pulei algumas partes, muita encheção de linguiça (Dumas recebia por linha escrita), mas isso não o faz menos incrível.

Estevam.Moraes 28/11/2023

Gostei, não é tão extraordinário, mas é ótimo.

Demora um pouco para acostumar com a narrativa e a robustez da linguagem mas depois flui

dn4wna 28/11/2023

Karma - t.s.
You're terrified to look down
'Cause if you dare, you'll see the glare
Of everyone you burned just to get there
It's coming back around
And I keep my side of the street clean
You wouldn't know what I mean!!!

Mimi Macedo 27/11/2023

Incrívelllll!!!!
Difícil escrever, mas vou tentar:

1) Esse escritor é um gênio, não sei como um indivíduo é capaz de ter uma imaginação tão, tão, ... que faz prender o leitor a um combo de quase 1800 páginas, sem palavra para descrever esse moço.

2) Não é a toa que é considerado um Clássico, demorou mais encarei, quando tive a oportunidade de ler essa riqueza agarrei com vontade, foram 41 dias em média, nem percebia q lia em média 50 páginas ao dia, não me arrependo de nenhum minuto dedicado a essa história de dor, perdas e sofrimentos que envolveu a todos que faziam parte desse enredo, tudo isso movido pela inveja e ganância daqueles que o rodeava. Triste sim, mas faz refletir o quanto não devemos nos agarrar as coisas ruins de um passado.
Fabio 28/11/2023minha estante
Fico imensamente feliz que, tenha gostado dessa obra prima, MI!????

Mimi Macedo 28/11/2023minha estante
A próxima será: O vento levou, tb em e- book. Agora voltei as mitologias, tava num acampamento e os jovens falaram tanto de Percy Jackson q não aguentei a curiosidade Fábio.

Fabio 28/11/2023minha estante
Kkkkk é bem assim mesmo... eles acabam nos estimulando com tanta paixão kkkkkk
Sobre, "E o Vento Levou", eu também quero ler em breve!!!

Lelê 26/11/2023

Revenge
Clássico da literatura francesa. Esse livro conta a história de Edmond Dantes, que foi acusado injustamente de traição e perdeu tudo: sua noiva, seu pai e sua liberdade. Tudo isso aconteceu devido a inveja do primo da sua noiva Fernand, o contador do seu navio Danglars e o substituto do procurador Villefort. Depois de 14 anos na prisão ele fica muito rico e começa a sua vingança. Nunca demorei tanto pra ler um livro mas valeu a pena cada página. Adorei

Clara2718 22/11/2023

Vingança, redenção e recomeço
"Tomei lugar da Providência para recompensar os bons... que o Deus vingador me ceda o seu para punir os maus!"- Edmond Dantes

Comecei lendo porque um amigo me indicou, esperava algo mais cansativo, mas simplesmente amei! O livro trata-se de vingança e redenção.

Dantes, um simples marinheiro está prestes a alcançar a felicidade, tem um pai que o ama, está para virar comandante do navio e possui uma bela noiva. Mas como o livro mesmo diz "É a nossa felicidade aparente que nos cria maior número de inimigos", então o nosso personagem atrai três inimigos que o acusam de traição, o levando para uma prisão isolada e longe de tudo aquilo que Dantes conhece. Lá fica sozinho por muito tempo, até conhecer um companheiro de prisão, que torna-se seu único amigo, com quem cria um plano de fuga. Ele, então, escapa da prisão e vai em busca de vingança àqueles que a tempos atrás o impediram de alcançar a felicidade.