O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Henrique 24/07/2024

Um clássico para ser lido
Tive conhecimento dessa história, como acredito que muitas outras pessoas, pelo filme de 2002, que na época achei bom.
Devido a um grande amigo leitor de clássicos e contemporâneo, decidi iniciar a leitura desse calhamaço, que estava na minha estante há um certo tempo. Imaginando que demoraria muito para ler essas 1371 páginas.

Está edição da Zahar em capa dura, com ilustração e comentários é ótima. Pena que as páginas são finíssimas, com muita transparência e frágeis. Os textos de apoios são ótimos e os comentários essenciais para melhor entendimento, visto ter muita referências da cultura francesa e universal .

Em resumo, é uma história sobre vingança em que Edmond Dantes, por conspiração de pessoas que invejam sua posição social, profissional e familiar. Tramam para ele ser preso no castelo de If. Local onde conhece um mentor (abade Faria) que o ensina de tudo, idiomas, raciocinar , entre tantas outras habilidades. Além de confidenciar o grande tesouro de monte Cristo. Após sua fuga da prisão Edmond toma posso do tesouro, e usa toda sua riqueza, poder e conhecimento adquirido com o Abade Faria para sua vingança aos indivíduos a quem ele julga ser culpados do seu enclausuramento e privação da sua felicidade.

A narrativa te prende a cada capítulo, que não são longos. Já que o autor escreveu eles em folhetins diários na época da publicação. Pouquíssimos foram os capítulos que não me prendeu. A tradução dessa obra está perfeita. Acho que inclusive ganhou um prêmio por isso.

Apesar de uma história de vingança, eu me emocionei mais na relação do conde com os Morrel.

Recomendo a leitura a todos. É uma longa jornada mas o caminho inteiro compensa , não somente o destino final. Animado para ler outras obras de Dumas.

?Esperar e ter esperança?

Jaque 23/07/2024

Vingança de primeira
Ainda não sei porque não de 5 estrelas.... mas fica sendo isso: 4,5.

O livro é muito bom, e, apesar de eu tê-lo escutado, acho que é bem grande. Várias reviravoltas, e situações engenhosas. Foi ótimo ler, porque cheguei sem expectativa, isso é, sem nem saber do que se tratava (apesar de ser um clássico famoso).

Fiquei feliz pela "sorte" e engenhosidade do protagonista.

Cassiane.Schultz 21/07/2024

Pra mim O conde de Monte Cristo foi um dos melhores clássicos que li até hoje. É tão bem construído, parece que nada ali acontece por acaso ou só pra encher linguiça e o contexto histórico agrega muito.

A parte da prisão é muito emocionante, é linda acompanhar a relação que surge entre o Dantés e o abade Farias.

Aquela parte do Frank com o Albert no carnaval foi pra mim a mais chata e por isso tirei meia estrala do livro, mas quando o Conde é finalmente apresentado a sociedade de Paris é muito divertido ver o seu plano em ação e os desdobramentos da história.

?Spoiler?

Fiquei muito feliz com o final, na minha opinião ele realmente não deveria ficar com a Mercedes, o Monte Cristo, já não é mais o menino Dantés.
Leticia.Saraiva 21/07/2024minha estante
?????? Quero muito ler esse livro também.

Gilson Medeiros 25/07/2024minha estante
Ótima resenha!
A parte da prisão é muito legal msm e o final é bem realista.

Hello5ouza 19/07/2024

"Neste mundo não existe felicidade sem infelicidade, existe a comparação de uma com a outra só isso. Só quem realmente sofreu é capaz de dar valor à alegria. É preciso ter desejado morrer para saber como é bom viver."

Na véspera de seu noivado, Dantes é preso após uma denúncia falsa de conspiração política. Na prisão, Dantes conhece abade Faria, um outro prisioneiro visto como louco pelos guardas, que o ajuda a desvendar a traição e lhe ensina as ciências e filosofias da vida.

Sra. Cavalcante 18/07/2024

O conde...
O conde de monte Cristo na verdade é Edmondant que antes de ser preso injustamente, foi convocado para ser o marinheiro do navio faraó.
Por está causa, os seus companheiros, ficaram com tamanha inveja, que faz uma acusação de traição e ele acaba preso. Na cadeia, em meio a tanto sofrimento e injustiça, ele conhece um prisioneiro que é conhecido como "louco".
Na verdade ele é um professor de filosofia, e extremamente rico, ele fala a Edmondant onde está toda a sua riqueza, e morre.
Edmondant consegue sair escondido da prisão, e vai ate a ilha monte Cristo indicada pelo amigo. E lá ele encontra, todo o ouro,jóias... E fica riquíssimo, e então ele começa sua vingança.
Ele procura cada um que o maltratou, e o faz pagar por isso. Com o novo nome ( o Conde de monte Cristo ) e sua nova aparência ( por causa dos muitos anos que passou na prisão) quase ninguém o reconhece.

VictAria109 17/07/2024

"Esperar e ter esperança."
Estou escrevendo minhas impressões sobre o livro com lágrimas nos olhos. O que é essa história? GENTE! Há um mix de emoções dentro de mim. Mas ok, vamos lá...
Eu demorei bastante tempo pra terminar o livro. Eu devorei as primeiras partes do livro, porém parei na parte do Carnaval e não conseguia avançar mais. Parei por meses e quando voltei... Eu lia incessamente, não conseguia mais parar e hoje terminei.

Estou órfã! As vinganças, a amizade e a lealdade do Conde com aqueles que ama, os diálogos, os desfechos... Tudo nesse livro é incrível! E o final me arrebatou, estou chorando até agora. KKKKK Eu não li todos os livros do mundo, mas esse, com certeza, é o melhor dos melhores!

Não espere que o livro seja como o filme, são obras diferentes. E não fique com medo pelo número de páginas, elas parecem irrisórias comparadas com a beleza desta história.

O Conde de Monte-Cristo sempre será o maior que nós temos! Mal posso esperar pra ler novamente daqui uns anos.

igsuehtam 16/07/2024

Edmond Dantés
"Só aquele que passou pelo extremo infortúnio pode sentir a extrema felicidade."

O livro é grande mas passa num piscar de olhos. Desde a primeira página não conseguia parar de ler. Só no meio que ficou um pouco penoso, mas depois entendi que era tudo estratégia do Conde.
Ao longo do livro a mudança do personagem é impressionante. Passei a duvidar muitas vezes de que fosse Edmond mesmo fazendo determinada coisa. A história é cheio de camadas assim como ele. Um dos melhores que já li!!

Gilson Medeiros 14/07/2024

A vingança nunca é plena!
O único contato que eu tive com a obra foi o filme de 2002 que eu gostava muito. O início é bem fiel ao filme mas a forma com que Dantés vai formular as suas vinganças é completamente diferente do filme. Ou seja, eu achava que sabia a história mas assim como Jhon Snow eu não sabia nada.
O fato do livro ser publicado na época em formato de folhetim ajuda pois os capítulos são pequenos e em todos acontem alguma coisa sem enrolação. O início do livro é bem mais legal que a parte final.
O livro tem muitas referências de história da França e da Europa que eu adoro por gostar de história. Essa edição tem notas de rodapés para todas essas referências que auxilia muito na leitura.
Um clássico que vou lembrar da leitura para o restante da vida!

Fernando.Risso 13/07/2024

Uma obra magistral
Comecei a ler despretensiosamente, mais por questão de conhecer um dos livros de Alexandre Dumas. Mas em poucas páginas já estava totalmente absorvido por essa obra-prima.

A descrição das cidades, dos ambientes e do contexto histórico francês é maravilhoso. Você se sente dentro da França da época de Napoleão. Os personagens são muito bem construídos. Os diálogos são riquíssimos. A trama é envolvente, recheada de detalhes que não foram colocados ali à toa. Tudo é milimetricamente concatenado.

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que é um dos melhores livros que já li em minha vida. Uma obra magistral, um clássico!

Victor415 11/07/2024

O Dorama do Século XIX
Que drama gostoso, quantos acontecimentos, reviravoltas, revelações

Se eu pudesse definir está obra em uma palavra, seria : bombástico.

O jeito que Dumas consegue entrelaça e fazer com que cada revelação seja realmente bombástica e impressionante, é incrível !

é possível encontrar muitas semelhanças com os miseráveis e crime e castigo, principalmente no quesito evolução e motivação do personagem principal!

No quesito contexto histórico, Dumas da um show, ele consegue ibfiltrar na narrativa os fatos históricos, não os tornando chatos.

Edmund dantes, ele que foi traído, acusado, difamado injustamente por algo muito sério que ia acontecer na França em 1815, então ele decide se vingar de seus malfeitores, e que vingança incrível!

Porém, a vingança é amarga, pode ser justa, mas difícil de engolir.

Uma bela história, deliciosa demais, gostosa de ler.

Uma verdadeira sobremesa, daquelas que você senta para deliciar cada pedacinho.

Um livro para ler sem pressa, apreciando cada detalhe e fala.

Um livro feito para entreter, para contar uma história! Não se assuste pelo seu tamanho!

Temos que lembrar que foi escrito em folhetim, então cada palavra acrescentada, era mais dindin no bolso do Dumas.

Mas, creio que não tem arcos chatos, todos são interessantes.

Recomendo a leitura a todos!

Resenha e opinião com spoilers, é o último histórico de leitura.

Jack Zack 11/07/2024

O livro entrega o que promete. Acompanhar toda a trajetória de Dantès até se tornar O Conde de Monte Cristo, foi uma experiência de muitos altos e baixos, muitos sentimentos e admiração por essa personagem masculina, por esse herói que se redime diante de si mesmo e de Deus quando percebe que a vingança não pertence a ele.
Também fiquei impressionado com a inteligência e também com o coração do Conde do Monte Cristo.

xzsatur.no 08/07/2024

?É preciso ter querido morrer, para saber como é bom viver.?
?Os ferimentos morais têm uma particularidade: escondem-se, mas não cicatrizam; sempre dolorosos, sempre prontos a sangrar quando tocados, permanecem vivos e abertos no coração.?

Alexandre Davy de la Pailleterie Dumas (1802-1870) desempenhou um papel fundamental na literatura. Nascido em 24 de julho de 1802, em Villers Cotterêts, França, Alexandre Dumas foi um romancista e dramaturgo amplamente reconhecido por sua prolífica produção literária. Sua carreira literária começou como dramaturgo, e ele obteve seu primeiro grande sucesso com a peça ?Henrique III e sua Corte? em 1829. Suas obras marcaram a história da literatura, incluindo clássicos como ?Os Três Mosqueteiros? e ?O Conde de Monte Cristo?. Dumas ofereceu uma visão única da sociedade francesa do século XIX, explorando questões sociais, políticas e morais em suas narrativas. Seus romances e peças são repletos de ação, mistério e reviravoltas emocionantes, deixando um legado literário duradouro. Sua escrita inspiradora nos presenteou com personagens cativantes e paixões ardentes, proporcionando uma visão singular da sociedade da época.

?O Conde de Monte Cristo?, um dos maiores clássicos da literatura francesa por mais de 150 anos, foi publicado inicialmente como um folhetim na França entre 1844 e 1846. A história centraliza-se em Edmond Dantès, um jovem marinheiro honesto e leal, cuja vida é brutalmente virada de cabeça para baixo quando é injustamente acusado de conspiração por seus supostos amigos: Fernand Mondego, Danglars e Gérard de Villefort. Sem direito a um julgamento justo, Dantès é encarcerado no infame Castelo de If, uma prisão isolada e cruel ao largo da costa de Marselha. Lá, ele encontra o Abade Faria, um prisioneiro mais velho que se torna seu mentor, revelando a existência de um tesouro na ilha de Monte Cristo e forjando um plano audacioso de fuga.

Após a morte do Abade Faria, Dantès escapa da prisão, encontra o tesouro e assume a identidade enigmática do Conde de Monte Cristo. Ao retornar a Paris, ele meticulosamente elabora um plano de vingança contra seus traidores. Manipulando eventos e pessoas, o Conde expõe segredos sombrios e explora as fraquezas de seus inimigos: Fernand Mondego, agora Conde de Morcerf, que se casou com Mercedes após a prisão de Dantès; Danglars, o ganancioso contador que o traiu por inveja; e Villefort, o ambicioso promotor público que o condenou por razões políticas.

?A ausência separa tanto quanto a morte; suponha que entre Edmond e Mercedes ergam-se as muralhas de uma prisão: eles ficariam tão separados quanto se existisse entre eles uma pedra tumular.?

A narrativa mergulha profundamente em temas como justiça versus vingança, a complexidade da moralidade e a essência humana. O Conde de Monte Cristo questiona até que ponto experiências traumáticas podem transformar alguém e se a redenção é possível após sucumbir à sede de vingança. À medida que a saga da vingança se desenrola, o Conde confronta o custo emocional de seus atos. Sua humanidade é relembrada por figuras como Haydée, uma jovem escrava que ele liberta e que o ama sinceramente. A história culmina em uma profunda reflexão sobre a possibilidade de redenção para aqueles que se perderam na escuridão da busca por justiça pessoal.

Além da trama envolvente protagonizada por Edmond Dantès, ?O Conde de Monte Cristo? explora temas profundos como vingança, justiça, amizade e redenção. Dumas utiliza a história de Dantès para explorar questões universais como a moralidade das ações humanas, os limites da justiça pessoal e a complexidade das relações interpessoais. A narrativa é cativante, entrelaçando suspense e intriga com a profundidade psicológica dos personagens. Dantès, ao se tornar o Conde de Monte Cristo, não apenas busca vingança contra aqueles que o traíram, mas também enfrenta dilemas morais que questionam sua própria humanidade. Dumas habilmente tece uma tapeçaria de personagens multifacetados que representam diferentes camadas da sociedade do século XIX, oferecendo uma reflexão sobre as consequências das escolhas individuais em um mundo onde o poder e a ambição frequentemente colidem com a ética e a compaixão.

?? Se eu viver, tudo muda; se eu viver, o interesse se transforma em dúvida, a piedade se transforma em fúria; se eu viver, não serei mais do que um homem que faltou à sua palavra, que falhou em seus compromissos; enfim, não serei mais do que um falido. Se eu morrer, pelo contrário, pense nisso, Maximilien: meu cadáver não será mais que o de um homem honesto e infeliz. Vivo, os meus melhores amigos evitariam a minha casa; morto, Marselha inteira me seguirá chorando à minha última morada. Vivo, você terá vergonha de meu nome; morto, você erguerá altivamente a cabeça e dirá: ?? Sou filho daquele que se matou porque, pela primeira vez, foi obrigado a faltar à sua palavra.?

Por que ler este livro? Cada página que descreve o sofrimento deste injustiçado personagem oferece uma experiência indescritível. A sensação de estar aprisionado é retratada com tamanha intensidade que as próprias paredes da prisão ganham vida além das páginas do romance, transformando-se em uma nova realidade desconhecida. Quando Edmond finalmente escapa e retorna à liberdade, o alívio é palpável tanto para o leitor quanto para o próprio personagem. Ao terminar o livro, é inevitável questionar: ?E agora, o que farei da minha vida?? Esta leitura é uma experiência verdadeiramente única! Apesar de detalhado, o livro é extremamente fluído e para mim foi uma leitura rápida ? basicamente em 24 horas, mas nem todo mundo é tão intensa quanto eu. Desde que li ?Os Miseráveis?, tive vontade de ler ?O Conde de Monte Cristo?. Tornou-se um dos melhores livros que já li, e eu o recomendo muito, muito mesmo para todos! É uma experiência verdadeiramente única ler este livro! Algumas pessoas têm receio de ler clássicos por acharem que terão uma linguagem rebuscada e difícil, mas isso não é verdade. Muitos clássicos não possuem essa característica, embora sejam detalhados, o que, na minha opinião, os torna únicos e verdadeiros clássicos.

Agora entendo verdadeiramente por que este é um grande clássico e por que as pessoas o amam tanto. Eu também passei a apreciá-lo profundamente! Livros extensos sempre foram meus favoritos, repletos de detalhes enriquecedores que tanto adoro! Espero sinceramente que você, caro leitor, tenha encontrado a coragem, assim como eu, de se levantar e ler esta grande obra! Em outro momento da minha vida, certamente farei uma releitura! Com tantas reviravoltas e reflexões, agradeço sinceramente por este livro ser tão grandioso ? para mim, poderia ser ainda maior. É indiscutivelmente bem escrito e desenvolvido. Fantástico!

?? Há existências predestinadas: uma primeira falta aniquila todo o futuro ? continuou ela. ? Eu o julgava morto, eu deveria ter morrido; pois que adiantou carregar eternamente o seu luto em meu coração? Para transformar uma mulher de trinta e nove anos numa mulher de cinquenta, nada mais. Que adiantou, sendo a única pessoa a reconhecê-lo, ter salvado apenas o meu filho? Não deveria ter salvado também o homem que, por mais culpado que fosse, eu aceitara como marido? Entretanto, deixei-o morrer; que estou dizendo, meu Deus! Contribuí para sua morte com minha covarde insensibilidade, com meu desprezo, não me lembrando, não desejando me lembrar, de que fora por mim que ele se tornara perjuro e traidor!?
olivversion 08/07/2024minha estante
Fiquei com ainda mais vontade de ler.

maltchik/ 08/07/2024minha estante
Não sei se leio esse ou Os Miseráveis primeiro ?

Ester479 08/07/2024minha estante
Nossa, desde que li Os Miseráveis (e se tornou um favorito), eu morro de vontade de ler esse tbm. Estou só esperando uma boa promoção pra comprar essa edição da Martin Claret.

rscmenezes 08/07/2024minha estante
Dos meus livros preferidos.

Crisvity 08/07/2024minha estante
Sua resenha me fez sentir mais vontade de reler esse livro maravilhoso! Não tem como sair dessa leitura sem ficar apaixonado.

Sophia1312 08/07/2024minha estante
Adorei a resenha!!??

Barbara.Colodette 08/07/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso!! Personagens e ensinamentos maravilhosos!!

Loyrane0 08/07/2024minha estante
Esse livro é lindo, com uma história incrível, eu amo e cada dia eu tenho vontade de reler, e pretendo muito em breve.

Yanne0 08/07/2024minha estante
Adorei a resenha, amiga! ??
Falando na história, até hoje não aceito o fim de uma certo personagem...

Nilvandra Ayla 08/07/2024minha estante
Que resenha maravilhosa ?

Como você conseguiu ler ele em quase 24h?

Nilvandra Ayla 08/07/2024minha estante
Meu Deus

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@olivversion, é simplesmente um livro maravilhoso, juro! Incrível.

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@maltchk, qualquer um dos dois que você ler primeiro, vai ser lucro! Porém, sinceramente, dos dois livros, eu prefiro Os Miseráveis!! Mas os dois são incríveis.

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@Ester479, digo o mesmo! Espero que na Prime Day tenha boas promoções!!

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@rscmenezes, e também se tornou um dos meus livros preferidos!!

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@Crisvity, exatamente!! E que bom que você sentiu vontade de reler!! Esse livro é bom até demais.

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@Sophia1312, muito obrigada, Sophia!!
Que bom que gostou.

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@Barbara.Colodette, maravilhoso demais!!! ???

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@Loyrane, digo o mesmo, e olha que li esse livro há muito poucos dias.

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@Yanne0, muito obrigada!! Que bom que gostou. E sim, apenas sim!!

userdabê 09/07/2024minha estante
tô apaixonada nessa tua resenha, mdssss ??

xzsatur.no 09/07/2024minha estante
@userdabê, muito obrigada!! ??? Que bom que gostou da resenha!!

agatha336 11/07/2024minha estante
uau

livv 18/07/2024minha estante
que resenha perfeitaaaa

xzsatur.no 18/07/2024minha estante
@livv, muito obrigada, Liv!!
Que bom que gostou.