O Conde de Monte Cristo (eBook)

O Conde de Monte Cristo (eBook) Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

luis 09/11/2023

Resenha
O livro conta a história de Edmond Dantès onde ele é traido e busca vingança daqueles que o traíram onde passa por várias aventuras e desafios para obter sua vingança eu achei o livro muito bom e recomendo

Alan Santana 08/11/2023

Magnífico.
A leitura é absolutamente fantástica! Muito bem escrita e com personagens bem construídos. A única razão pela qual não dei cinco estrelas para essa obra é que em um determinado ponto (mais ou menos entre as páginas 300 e 700) a leitura fica absurdamente arrastada. Dumas liga o botão ?sou escritor do séc. XIX? e começa uma digressão e uma enrolação sem fim, com capítulos gigantes e desnecessários (que mais para frente se fecham, mas não havia necessidade de tanto).

Além disso, Dumas quando escreveu O Conde de Monte Cristo recebia por número de linhas escritas, o que me faz pensar que essa obra seria consideravelmente menor se não fosse o caso. E ainda em função disso, o livro é recheado de diálogos ?expressos?, que dá a impressão de que ele não sabia mais o que escrever, mas pra ter mais linhas por capítulo e começava:

?- oi.
- oi.
- Tudo bem?
- Tudo. E você?
- Bem também.
- Que bom
- É?

O que fica um pouco chato, sinceramente.
Também notei que o livro, apesar de ser um clássico, é apenas um ?passa tempo? comparado à outras obras de autores como Stendhal, Dostoievski, Charles Dickens, Balzac, etc. Digo passa tempo pois Dumas apenas conta uma história, não há muitos momentos reflexivos durante a leitura, é bem fluida, direta e simples... Até se pode fazer uma reflexão sobre a vingança e suas consequências, redenção e felicidade, mas nada é de fato discutido, deve-se ?refletir? conforme a história é contada.

O que eu mais gostei em relação à obra como um todo foi o final: não é um final ?Disney?, como no filme. Na verdade, é beeeem agridoce esse final. Para quem gosta de finais felizes onde tudo acaba bem não vai gostar, pois ao terminar você fica com a sensação de ?dever cumprido?, mas com aquele gosto amargo na boca, que nos faz pensar que as coisas não acontecem como queremos e que a vida não é justa.

Pietra 07/11/2023

Conde de monte cristo
Esse livro é um grande clássico , que conta a história de Edmond Dantes . O começo da trama é mito interessante , com suspense sobre os acontecimentos e o que seria realizado a seguir, com o decorrer da história , há uma curiosidade em saber como Edmond vai se vingar dos seus malfeitores. O livro em si é bom , mas a adaptação ficou um pouco confusa , com uma introdução de vários personagens em poucas páginas e um conteúdo maçante.

Yasmin 07/11/2023

Monte Cristo
O Livro tem uma leitura muito intensa. É interessante, angustiante e emocionante ao mesmo tempo.
Gostei muito do livro.

Murilo109 06/11/2023

Os anos passam, e Dantès perde a esperança de que a justiça seja feita. Até conhecer outro prisioneiro, o abade Faria. A partir daí a ação se precipita: Dantès escapa da prisão, alia-se a piratas, toma posse do tesouro escondido na ilha de Monte Cristo e volta a Paris, disfarçado, para se vingar.

Vinicius39 06/11/2023

O conde de monte cristo
Leitura fácil, apesar do vocabulário de época e muito interessante. Apesar de longo você não percebe, pois a história prende sua atenção. No começo sofremos com as desgraças de Edmond e no restante do livro torcemos por sua vingança.

luke - among the living. 03/11/2023

Não tenho nem o que dizer, apenas que esse foi um dos melhores livros que já li na vida. Também foi o livro que eu mais coletei citações e absorvi e ponderei ensinamentos de vida.

A saga de Edmond Dantés é magnífica, sem mais.

Yasmin V. 02/11/2023

Um novelão
Comecei esse livro absolutamente do nada. Não tava nos meus planos lê-lo esse ano e nem tão cedo também. Mas alguns livros parecem que nos chamam e a gente aproveita aquele segundo de vontade e só vai.

E ainda bem que aproveitei. Deveria ter lido antes! Uma história que tem vingança, traição, fofoca, morte, reviravoltas e burguês safado se ferrando, dificilmente será ruim! É um novelão dos bons!! Hahah
Além disso, gostei da escrita do Dumas. É bem fluida, com ganchos nos finais dos capítulos que prendem muito a leitura.

Porém tenho algumas ressalvas também.
Não darei spoilers, mas pra quem pretende ler, não sei se atrapalhará a experiência de leitura, então fica o aviso rs
Chegando no final do livro, senti que Dumas quis finalizar a história rápido. Alguns desfechos foram bem corridos, sem muitos detalhes. Sabe aquela sensação de "poxa, tão bacana esse arco da história, conta mais!!" e aí não tem o "mais"? É isso... E olha que esperei e tive esperança!! Dantès, você prometeu! Hahahah (quem leu, entendeu)

Mas no geral, amei a história, a experiência de leitura e senti falta quando terminei! Por isso, mesmo com as ressalvas, ainda foi favoritado. Pra quem quer perder o medo de calhamaços, recomendo muito!
Fabio 03/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Yasmin!
Eu amo esse livro, e foi com ele que me apaixonei pelos classsicos!

Yasmin V. 03/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio!! Quem começou com esse, dificilmente vai parar por aí! É ótimo! ?

Fabio 05/11/2023minha estante
Concordo, Yasmin!?

GioKonze 08/11/2023minha estante
Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler Dumas... Adorei!

de.ler.eu.gosto 16/11/2023minha estante
Quero muito começar essa leitura ?

Yasmin V. 16/11/2023minha estante
Gio, agora que vi! Obrigada!! Leia sim! ?

E Débora, é muito bom!! Super recomendo!

Æon 01/11/2023

Feijão com Arroz, Porém Entretém

Antes da crítica em si, vou começar dando um singelo estímulo ao possível futuro leitor: não deixe as quase 1400 páginas assustarem vocês, cada capítulo tem em média 10 páginas e o livro em si é dividido em 6 partes, ou seja, dá pra ler um capítulo por dia sem compromisso e tratar cada final de parte como um “final de temporada”. Não tenha medo, a escrita de Dumas mantém-se fresca até para os leitores de hoje em dia. Pronto, dito isso, vamos às minhas opiniões:

Junto com Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte-Cristo não só é uma das obras mais aclamadas do autor, como também quase sempre é figura carimbada em listinhas de “clássicos que devem ser lidos” e não é difícil saber o porquê; já disse em comentários passados, e me permito ser prolixo ao repetir mais uma vez que Alexandre Dumas é o Walcyr Carrasco da literatura francesa, suas obras são novelescas, cheias de reviravoltas, sabem prender o leitor e, infelizmente, são grandes exemplos sobre como “encher linguiças” narrativas.

A saga de Edmond Dantès, dividida em 6 partes, começa eletrizante e é de tirar o fôlego até a primeira metade da segunda parte, depois disso ocorre uma quebra de ritmo que, sinceramente, não acho que Dumas conseguiu reencontrar, porém, com capítulos curtos, de fácil entendimento e mastigadinhos para o leitor, o ritmo de leitura não é muito prejudicado.

Depois da transformação de Edmond Dantès no Conde de Monte-Cristo e a passagem de tempo, os personagens perdem o carisma (incluindo o protagonista) e as novas caras apresentadas são ainda menos gostáveis – a exceção de Noirtier que se revela um dos personagens mais interessantes de toda a trama.

Com sua publicação iniciada em 1844, O Conde continua influente até a contemporaneidade, dando origem a várias adaptações diretas e indiretas. Duvido que seja o livro definitivo na vida de qualquer leitor, mas é um bom passatempo sem compromisso.