Kindred

Kindred Octavia E. Butler

Resenhas -

Beto Lima 28/05/2023

Meu 1º da Octavia
Como já diz o título, este é o meu primeiro livro da Octavia E Butler, e minhas expectativas eram bem altas, e elas foram atendidas.
O livro é muito bem escrito. A escravidão é o ponto central da trama, a viagem no tempo é só um meio para a história ser contada. E como a escravidão é usada aqui, eu até agora não tinha visto uma visão tão limpa e crua sobre esse tema, e nem foi mostrada as piores partes do escravismo. Um exemplo disso, é como a protagonista, mesmo odiando tudo, de certa forma começa a se acostumar aquele mundo, e com isso, entendemos como o sistema escravista da época realmente funcionava.

Vitor 21/05/2023

Impacto
Um livro fabuloso e que lhe prende do início ao fim. Sem fantasia excessiva, o que causa a viagem de Dana entre os tempos é o de menos. Suas vivências entre as épocas é o clímax de toda narrativa, que ora se coloca com muitos diálogos, e ora preenche as páginas com os pensamentos da protagonista.

Um livro escrito nos anos 70, e que consegue ser extremamente atual à batalha contra o preconceito racial. Denso, ágil, cortante, profundo?

Leiam

Jess.Goulart 16/05/2023

Quais os limites para o amor?
Eu ainda acho que não vou ser capaz de escrever uma resenha digna pra esse espetáculo de livro. Não consigo encontrar palavras que façam jus ao amor que eu fiquei por essa leitura.

Octavia escreve de forma fácil, fluída e agradável. Nem por isso sua narrativa deixa de ter um peso no peito, um nó no estômago e uma vontade absurda de virar as páginas: é impossível parar de ler, mas é preciso fazer pausas para digerir seu conteúdo.

De forma consistente, Octavia nos apresenta à um mundo que existiu - e ainda existe -, um passado incômodo que ficou completamente para trás. Utilizando elementos de ficção científica, ela nos enreda em um drama histórico assutador e envolvente, tendo como personagem principal uma mulher forte, decidida e... negra.

Seus personagens são tão críveis quanto cativantes, e a quantidade de mulheres maravilhosas que são apresentadas é simplesmente incrível. Elas são fortes, decididas e destemidas à sua própria maneira.

Dana é maravilhosa, é através de seus olhos sensíveis e sua mente afiada que observamos o desenrolar dessa história, que costura passado e presente. Ao arrumar os livros em casa, Dana se sente tonta e, ao cair no chão, acorda em 1800 e pouco, num lugar desconhecido, no meio do mato, muito longe de sua confortável vida em 1976.

Ela não sabe como foi parar ali, nem como voltar, mas descobre algo curioso sobre sua "condição": parece que um laço sanguíneo une passado e presente e, se ela não for capaz de conseguir lidar, é seu futuro - e de sua família - que estará completamente perdido.

Com pitadas de suspense, ficção científica, drama e boas doses de realidade, Kindred é leitura obrigatória para nos fazer pensar sobre os horrores da humanidade. Ao mesmo tempo, é tão bem escrito que, além das excelentes críticas, é um romance poderoso sobre se encontrar, sobre os laços que criamos e também para questionar os laços impostos à nós: sociais, sanguíneos.

Apenas leiam, façam esse favor à vocês.

Daniella.DAfonseca 13/05/2023

Gostei...
Uma leitura que te prende do começo ao fim. Te leva a refletir diversas vezes: E se eu, você, nós, voltassemos para a época da escravidão? Quais seriam nossas atitudes? O meio cultural te convence? Te incentiva? Te influencia? Como reagiria, como agiria?

Algumas partes são bem chocantes! Uma angústia.

Gostei muito da leitura, só o final eu esperava um pouco mais, achei que finalizou de uma forma abrupta e muito rápida, queria um pouco mais de detalhes

pandarctus 26/03/2023

Eita, eita MEUDEUS - reações sinceras em 99,9% do livro
Não lembro onde vi a recomendação desse livro e da autora, mas li a sinopse e fiquei obcecada e finalmente consegui ler e então não consegui parar. Não só a história te prende mas a forma como é contada, com tantos acontecimentos e os sentimentos envolvidos.

É completamente devastador de ler e entender onde a ficção encontra a realidade. É uma história dolorida de ler e, ao mesmo tempo, necessária também.

O final não era o que gostaria mas foi exatamente o que fez sentido para a história.

Agora, sobre a tradução em si, li a edição da morro branco e em alguns aspectos achei bem merda do nível de ter pensado "não é possível" e ter ido na versão original e ter ficado ??? Pq traduziram daquela forma.

Enfim, super recomendo porém com estômago forte porque algumas cenas são difíceis de ler. Aliás tem algo que gostei muito é ler como a Dana está lidando com tudo ao seu redor e como isso a afeta. O tanto que essa mulher sofreu pelo amor de deus.

Acho interessante também a questão do conhecer seus antepassados e sua história e o quão conturbado e terrível foi esse passado e como para muitos de nós estarmos aqui o tanto de pessoas sofreram, sei lá fiquei pensando muito nisso

Mas é isso, é um livro excelente

LairisMacedo 24/03/2023

Kindred te prende a história, te deixa ansioso e apreensivo para saber o que vai acontecer com Dana, com Rufus e todos os outros personagens, fez com que eu me sentisse dentro da história.

Beatriz 24/03/2023

Leitura rápida, mas com problemas
Dana, uma mulher negra de 1976, se vê viajando no tempo para uma cidade escravista, antes da guerra civil, para salvar um garoto branco, dono de escravos, Rufos. Ela viaja ao longo de toda a vida deste garoto, passando horas, dias, meses ou anos com ele.
Como mulher negra, Dana cria uma relação paradoxal com Rufos, q mistura, proteção,confiança, dominação, ódio, medo e amor. Como mulher de 1976, Dana tenta se aproveitar da relação com o homem branco para se proteger, mas isso tbm lhe causa muitos choques com as questões racias e castigo físicos.
A autora nos apresenta essa personagem viajando no tempo e tendo o choque daquela realidade e o processo de escravização da pessoa. Essa parte foi bem interessante, mas até ela chegar ao final e ao ponto de decisão ou ruptura, há muita coisa, há muitas justificativas, q colocam em cheque os próprios sentimentos da personagem e até mesmo torna o final pouco crivel.
Há tbm problemas na narrativa, q é em primeira pessoa e de repente há trechos em terceira jogado no meio.
Enfim, é um bom livro e de leitura rápida.

thisely 24/03/2023

Prefiro me matar
Coloquei 0 expectativa porque li por obrigação da escola, aí foi e quebrei a cara, livro bom pra caramba.
Não, não vou passar a ler mais livros desse tipo só porque gostei desse, Deus me livre.
Tem umas partes meio maçantes em que eu não aguentava mais ler, mas valeu a pena pelas partes em que eu simplesmente não conseguia parar a leitura.

Nicole Dantas 17/03/2023

Eu ?Kindred.?
Terminei o livro uma sensação de vazio gigantesca. Como assim finalizou? Como assim não terei mais tempo com os personagens? Li aos pouquinhos para que não terminasse, me envolvi na trama como seu fosse a mocinha, como se eu fosse Dana.
O que é a escrita de Octavia? Adrenalina surreal, altos e baixos, um certo mistério e amor genuíno por sua vida, família, esposo e liberdade.
Dana é uma grande mulher, potente, amável, perspicaz que nos encanta com sua gana por definir seu destino. Devo dizer que mesmo sendo anti-herói, Rufe tem seu valor.
Me encantei tanto por essa leitura que não consigo me expressar em palavras. Apenas leiam.
5 estrelas favoritado.

Marta 15/03/2023

Foi a primeira vez que li ficção científica e foi apenas por causa da leitura conjunta que participo com minhas amigas e confesso que me surpreendeu, a leitura é rápida e fluida, a história é cruel mas necessária que ratrata a escravidão e forma tão aberta, a cada capítulo as coisas só pioravam para a Dana, me deixou bem angustiada. Com certeza vou querer ler mais livros da autora.

Neu 12/03/2023

Gostei, diferente do que estou acostumada.
Esse livro é intrigante e envolvente, demorei de ler porque tava numa ressaca literária e tava estudando, mas sempre que lia ficava imersa no universo deles e sempre ficava chocada com a realidade da escravidão.
Os personagens se desenvolveram bem e gostei de como a Dana toma as atitudes e não se importa com "as pessoas".
Achei ele bem claro perante o tema e sempre tinha alguma curiosidade sobre aquele tempo.
Bom livro e recomendaria pra fazer leitura em grupo.

Marina.Duarte 04/03/2023

A leitura é muito fluida e muito rápida, apesar da história ser de um peso enorme, de nos deixar extremamente angustiados. Realmente é um livro muito bom

MaywormIsa 01/03/2023

Esperava mais
"Kindred" de Octavia E. Butler é uma obra de ficção científica que aborda questões como racismo, escravidão e a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. O livro narra a história de Dana, uma mulher negra que é transportada no tempo de forma misteriosa para a época da escravidão no sul dos Estados Unidos.

O livro apresenta uma trama intrigante e um tema relevante, explorando questões sociais e históricas de forma cuidadosa e sensível. A autora mostra a luta dos negros contra a opressão e a desumanização, além de destacar a importância da solidariedade e da empatia.

No entanto, o livro apresenta alguns pontos negativos. Um deles é a viagem no tempo mal explicada. A forma como Dana é transportada para o passado não é clara e a lógica do mecanismo não é bem definida. Outro ponto fraco é o desfecho abrupto e sem contexto. A trama parece ser resolvida de forma apressada, deixando várias perguntas sem resposta e sem uma conclusão satisfatória. Isso me deixou bastante decepcionada com a leitura.

Além disso, a personagem principal, Dana, muitas vezes fala como uma adolescente, o que pode parecer inconsistente com sua idade e experiência de vida. Por fim, a construção de personagens também é um ponto fraco. Alguns personagens são pouco desenvolvidos e apresentam comportamentos e motivações inconsistentes, o que dificultou a compreensão de suas ações.

Não quero tirar o mérito de Octavia, e tampouco acho que a leitura não seja válida, mas acredito que ela poderia ter trazido mais maturidade para sua história melhorando esses pontos que levantei.

Roxie 12/02/2023

Kindred
Faz uns dias já que eu terminei de ler esse livro e até agora to sem palavras pra expressar oque eu senti lendo ele.

Kaue 27/01/2023

Que jornada. Quando comecei esse livro, jamais imaginei que encontraria uma carga tão pesada e profunda nele. Cada capítulo parecia um novo dia de tensão e medo, e as coisas só ficavam piores. Feliz que o final acabou sendo gratificante para Dana, de certa forma. Mas o risco que ela correu permeia por cada página desse livro, e é isso que me fez ficar completamente apaixonado por ele, essa capacidade de ser tão cruel, sincero, honesto e brutal, quando precisa ser. Ele não faz rodeios, não mente e não omite, simplesmente diz o que precisa ser dito, você se acostumando ou não. Dessa forma, acaba sendo um livro onde as coisas funcionam de maneira real, e as histórias de presente e passado se misturam dessa mesma forma. Dana foi muito corajosa, mas foi legal saber que ela nunca esteve sozinha, nem no fim.