Guerra Mundial Z

Guerra Mundial Z Max Brooks

Resenhas - Guerra Mundial Z

Andre350 25/01/2022

Em Guerra Mundial Z, Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência a zumbis, o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque zumbi que quase extinguiu a humanidade. O narrador de Brooks é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado.

Clara 16/01/2022

Forma Americana de ver o mundo
Para um romance com histórias tão internacionais, a narrativa é muito nacionalista. Em nenhum momento achei crível que o livro estivesse sendo narrado por diferentes personagens de diferentes nacionalidades, culturas e formas de ver o mundo, a visão republicana do autor estadunidense está o tempo todo presente.

Daniel.Costa 04/01/2022

Ótimo livro mas poderia ser ainda melhor
Como todo filme ou livro de Zumbis, Guerra Mundial Z é incrível. Mas poderia ser ainda melhor.

A proposta de uma narrativa oral, não linear na visão dos sobreviventes é muito criativo. Mas fiquei com a impressão que quase todos os relatos foram narrados por um mesmo ?sobrevivente? (mesmo perfil e vicio de linguagem) e quase sempre pela otica militar (tudo bem, afinal é um livro de guerra). Só acho que o autor poderia ter dedicado mais à criação dos personagens diferentes neste aspecto e focar mais em história de sobreviventes comuns (principalmente no início da pandemia).

O autor também dedica muito a detalhes semi-fictícios que não agregam necessariamente valor de ?realidade? para a história. Como gastar tanto tempo descrevendo locais, pessoas, modelos de armas e equipamentos militares.

Também não precisava seguir alguns clichês do cinema, como o fato dos americanos serem perfeitos, a incompetência dos governos russo e chines e retratar um sobrevivente japonês como um ninja.

No mais, o livro é muito legal!

Cortina 25/11/2021

Excelente livro, possui uma abordagem diferente do famoso filme, entretanto, conseguiu me prender do início ao fim!

WinterNogs 27/10/2021

Completo de uma vista política
Guerra Mundial Z do original, World War Z, é um livro de Max Brooks que nos leva a perceber uma epidemia onde as pessoas voltam à vida pelo olhar de personagens seletos e de importância.

Nesta obra o autor nos instiga a gostar, odiar, amar e sentir empatia pelas personagens, mas também nos mostra que o mundo de hoje não está longe da ideia que ele aborda em sua obra.

Repleta de conflitos, opini?es e pontos de vista distintos e, por muitas vezes, equivocados, Guerra Mundial Z nos leva à uma viagem pelo globo para entender como o mundo de hoje se portaria, como as pessoas da atualidade se portariam, se por acaso os mortos voltassem a andar na terra.

Deixo aqui meu parecer favorável como leitor e indicação de um livro mais político e ideológico do que uma obra de ação e aventura.

Juan.Abreu 03/09/2021

Zumbis?
Um livro que traz muito mais do que histórias de zumbis. O livro é bem diferente do filme, o que me surpreendeu, pensei que as histórias fossem iguais, mas não.

O livro trata da humanidade e a luta contra um inimigo, um livro muito interessante, com uma história inteigante!

Marcelo Nunes 27/08/2021

Quase um documentário
Max Brooks apresenta uma história dividida em várias entrevistas. É muito semelhante a um documentário. Por meio dos relatos, vamos montando nosso entendimento sobre os dez anos da guerra contra os zumbis. Particularmente, achei a leitura cansativa em alguns momentos, mas há relatos muito interessantes. Pelas falas dos personagens, nota-se um bom trabalho de pesquisa do autor. A história contada é bem diferente da apresentada no filme. Então, quem viu o filme não terá spoilers na leitura. É um livro legal para quem gosta da temática de zumbi, mas, sinceramente, achei a história do filme é muito melhor.

Rosana.Oliveira 09/07/2021

Marcante
Um livro escrito como entrevistas dos sobreviventes à Guerra Contra os Zumbis. Relatos impressionantes, emotivos, políticos, que parecem até reais.

Marcia 22/06/2021

Documentário fictício
O estilo de escrita é bom, mas uma organização em relatos independentes me me deixou entediada. Para quem não gosta de documentário, não perca tempo com essa leitura.

jules 17/05/2021

Narrativa confusa
História bem rica em detalhes, consegue passar bem a ideia de se estar numa lógica de guerra e como o sentimento de ser humano vai se perdendo e se converte a sobrevivência. Gosto do fato de que expõe a situação sendo lidada por diversos países no mundo de maneiras distintas. No entanto, os dois problemas principais da obra pra mim é que é recheada de estereótipos sobre os países que são abordados e com uma narrativa quebrada, vários personagens dão relatos diferentes que nem sempre se conectam, o que pode confundir um pouco o leitor. Deixou a desejar.

Carlos 17/05/2021

No me arrependo da leitura. Mas esperava outra coisa. Não me marcou.
e confesso que não esperava a narrativa que o segue. O livro é escrito totalmente como uma série de relatos que contam os períodos da famigerada guerra contra o exército de mortos vivos. O ritmo do livro é bem interessante e o personagem principal (que coletou os relatos) quase não pontua nos diálogos. Devo dizer que não me empolgou tanto essa obra. Os relatos são breves e feitos pelos sobreviventes. Logo não temos nenhuma grande surpresa e obviamente não criamos nenhum vinculo afetivo com nenhum personagem. São dezenas de relatos, se não centenas, eu não contei. Rs Mas até que achei interessante a divisão do livro, é bem construído, demonstra o ocorrido por visões diferentes. Tem até o relato de um brasileiro, que achei bem ruim. Um visão do autor sobre o Brasil traduzida em: drogas, venda de órgãos, favelas, polícia corrupta e afins.
Até o final do livro, cada capítulo é dedicado ao desenrolar dos estágios do apocalipse, como a disseminação, a culpa, teorias de onde iniciou o vírus, o plano para acabar com os Z's. O livro conta em detalhes as primeiras infecções, as ações dos governos quanto a isso, e como a infestação se tornou mundial. Fosse por refugiados infectados, ou mesmo o transplante de órgãos com o vírus, ou Empresários da indústria farmacêutica que lucraram com a histeria da infestação zumbi; general chinês que fugiu com um submarino nuclear.

Muito coisa acontecendo a cada relato e acabei não me prendendo a nada.

@bardoriano 11/04/2021

Incrível
E quando eu descobri que tinha livro, eu fiquei louco pra ler, e quando comecei a ler, me perguntei onde estava o filme que assisti. ?

Não me decepcionou, ainda bem, o livro é diferente, até como diz na capa, uma história oral, em forma de entrevistas vamos ver o andamento da guerra, detalhes incríveis, assustadores e tristes.

Sabe aquelas histórias da Segunda Guerra mundial que lemos? Essa Guerra Z não é tão diferente, pode ser ficção, mas é tão bem escrita que é verossímil demais, que por microssegundos faz a gente duvidar se realmente não aconteceu. ? E se um livro faz isso, é por que é bom mesmo.

Tem umas partes técnicas que são chatas mesmo, mas nada que atrapalhe.

Sou fã de histórias de Zumbi, mas não li nada tão maravilhoso como esse livro, que retrata tão bem, pelos olhos dos sobreviventea, como seria um mundo dominando pelos zumbis.

Não só é aquela coisa de alguém morder outro alguém e assim se espalhar, tem muito mais detalhes bem mais interessantes. Traz reflexões políticas, psicológicas, ideológicas. É bem humanizada.

Incrível e mega indicado, principalmente para os amantes do gênero e de zumbis.

Jey Canavezes 09/04/2021

Um pouco enfadonho
O começo do livro foi bem interessante, mas por ser dividido em várias narrativas algumas foram muito voltadas a situações bem parecidas. Mesmo sendo em países diferente. Não que numa guerra como essa fosse algo muito diferente. Todos foram pegos de surpresa por algo inesperado, mas faltou um pouco de profundidade em outras culturas para saber como eles lidariam com essa situação. Alguns países foram reduzidos a simples transmissores.
Ficou devendo, mas ok.

Erika 21/01/2021

Parece real
Uma obra, perfeito na escrita, te deixa tenso, cada vez você quer saber mais. Além de parecer que tudo narrado aconteceu.