A Comunidade Secreta

A Comunidade Secreta Philip Pullman

Resenhas - A Comunidade Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alan Bruno 22/07/2022

Melhor que o anterior, mas...
Minha experiência com A Comunidade Secreta foi difícil. Terminei La Belle Sauvage com expectativa de ter novamente nesse aqui aquela dinâmica tão legal entre a Lyra e o Pan, presente na trilogia original. E o que recebi foi uma relação bem difícil de aceitar e se acostumar, e com uma justificativa que eu, sinceramente, não achei ser o suficiente. Havia momentos que a interação entre os dois me incomodava tanto, que dava preguiça dar continuidade a leitura.

A história é boa, trazendo novamente política e religião como alguns dos temas, mas confesso que senti falta do lado da fantasia em si. Os elementos mágicos continuam ali, mas é tudo tão deixado de escanteio, que se nao fossem os daemons, dava para dizer que a maior parte do livro só temos humanos lidando com humanos.
Algumas partes foram bem arrastadas, e acho que isso foi um dos fatores que contribuiu para a demorar a terminar o livro.

Achei desnecessário o que o autor fez a protagonista passar em um dos últimos capítulos, dava para tirar esse acontecimento da história e nada mudaria, foi "aleatório", gratuito e dispensável.

O final foi totalmente abrupto, o livro termina de modo que você até pensa que tem página faltando, porque termina bem "do nada."

Apesar desses problemas, foi bom revisitar o universo da Lyra, e espero que no próximo livro, a conclusão dessa nova trilogia, eu consiga ter uma experiência melhor.

Recomendo o livro para quem gostou da primeira trilogia e quer mais material, mas não acho que a supere, e é bom já ir com isso em mente.

Ju.liarm 07/07/2022

Um livro de transição
Normalmente o 2 livro de uma saga serve para explicar pintas soltas e apresentar o grande conflito da saga e é justamente o que esse livro entrega, acompanhamos a vida da lira adulta e todos os seus traumas devido às aventuras da primeira saga, é a presenteado também novos personagens que como espero seram importantes para o último livro.

Xandy 10/05/2022

Gostei mais de A Comunidade Secreta do que Lá Belle Sauvage. Aqui Lyra já está adulta e a história é desenvolvida de uma maneira muito mais interessante do que seu antecessor. Ver como está a relação de Lyra e Pam é instigante, e deixa o leitor curioso em relação ao próximo. Será que teremos um salto temporal ou a história será continuação direta? Vamos ter que esperar para ver.

Chaiane Q. 07/01/2022

Sem dúvida a proposta de Philip Pullman é que essa nova trilogia seja ainda mais instigante e questionadora em termos filosóficos, fazendo um paralelo não só com a idade/amadurecimento da Lyra como dos próprios leitores. A nova dinâmica na relação de Lyra e Pan chega a ser desafiadora de ler, vemos também algumas "fraquezas" e sensibilidades de personagens que antes pareciam ser tão fortes e imbatíveis, mas ainda assim a magia da primeira trilogia continua presente. Por enquanto ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre a saga, já que os dois primeiros livros diferem bastante entre si, no entanto estou bastante curiosa pela conclusão.

Julia 27/12/2021

Acho que li esse livro em dois dias, não consegui largar ele por nada. E ele ainda me acaba num cliffhanger desses kkkk
Philip Pullman me conquistou quando era criança com a primeira trilogia e continua a me conquistar com essa, que tem uma pegada mais madura apesar de ainda ser um livro infanto-juvenil acho.
Nesse livro temos uma Lyra adulta mas cética e sem a confiança que tinha quando criança. O Malcolm de La Belle Sauvage também é um dos personagens principais e acabamos descobrindo mais sobre a Lyra e o porque do tcd estar atrás dela.

Marli 11/12/2021

Lyra agora com 20 anos! Surgem então novos acontecimentos intrigantes...
Muitos mistérios, reflexões e, a separação entre Lyra e Pantalaimon! Ela sai então em uma longa viagem em busca de seu daemon. Uma viagem perigosa, emocionante! Ela precisa ser mais corajosa que nunca!
Leitura recomendada!

Rita 29/11/2021

O único problema desse livro pra mim é que ainda não tem continuação.

Muito boa a história.

O autor é sensacional! Ele consegue colocar coisas tão reais e cotidianas em um universo tão fantástico de uma forma simples e honesta.

Amo!

Instagram: @leitor_eduardo 29/11/2021

Ficção Magnífica
Este livro não é mais para o público infanto-juvenil como His Dark Materials. The Book Of Dust - The Secret Commonwealth nos remete a um mundo cruel, desumano, onde toda sorte de crueldades podem ser aplicadas às pessoas. A trama se desenrola no ritmo certo e deixa muitos ganchos excepcionais para o próximo livro. Apesar de alguns fatos serem desagradáveis, entendo que foram necessários para o desenvolvimento da história. Também, o que esperar de algo envolvendo Lyra? O que é, se não dor, a história dela desde que ela se separou de Will em A Luneta Âmbar? Desde seu nascimento? 5/5.

Lust 14/10/2021

Depois das Fronteiras
? Um livro que conta anos depois da trilogia fronteira do universo, agora um livro mais adulto que trás problemas adversos na vida de Lyra Belacqua.

José Vinícius 31/07/2021

Muito bom.
Sou fã do universo de His Dark Materials. Este livro tem um tom diferente do anterior, mas mantém o mesmo estilo que o autor usa nesta trilogia que continua a trilogia anterior. As cenas são prazerosas de ler, mas infelizmente ainda há mais pontas soltas do que se espera de um livro intermediário de uma série, e creio, este é um dos defeitos mais notáveis. Porém, é uma mostra de que sim, é possível escrever uma história em que personagens carismáticos de obras anteriores retornam e amadurecem conforme vão vivendo suas aventuras, sem desrespeitar sua origem e aquilo que cristaliza no leitor seu apreço pelo personagem.

vbitazi 29/07/2021

Adoro a trilogia inicial, gostei do livro anterior a esse. Mas esse livro foi extremamente cansativo para mim, teve partes bem legais que me prenderam, mas logo depois vinha um monte de páginas que parecia só uma grande enrolação. Sem contar a sensação de ler e parecer que tudo que dizia da relação entre as pessoas e os Daemons descritos na trilogia original foi esquecida.
Lerei sem dúvidas o próximo livro, mas pensa numa leitura difícil de se concluir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5