A Comunidade Secreta

A Comunidade Secreta Philip Pullman

Resenhas - A Comunidade Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leninha 29/12/2023

Esperava mais, porém não vejo a hora de ler a continuação!
Esse é o livro mais adulto e intenso do autor, apesar de certos momentos a leitura ser arrastada aparentemente sem motivos.

Além disso, achei a cena do trem no final totalmente desnecessária e me encheu de ódio. Já a exploração maior que os daemons tiveram no livro é muito interessante.

Entretanto, o final deixou com uma vontade enorme de ler o próximo.

Alysson - @alyssonhp 05/12/2023

A Comunidade Secreta
Não foi empolgante como o primeiro e nem de perto tem a aura de aventura, magia e mistério da primeira trilogia. Algumas partes são até enfadonhas. Mas gostei de algumas coisas e a jornada de Lyra foi diferente, sofrida e interessante de acompanhar.

Lais 16/10/2023

Muito bom ter a visão da Lyra adulta
O livro é muito bom, para assim como eu, quem é apaixonado pela trilogia inicial, da para matar a saudade desse universo.
Essa nova trilogia não deixa pontas soltas e interliga os personagens do passado com os atuais de forma muito simples e coerente.
Em alguns momentos achei o livro arrastado eu esperava maiores resoluções e respostas, porém, vale muito a pena ler por dar a oportunidade de conhecer a Lyra adulta e como ela se desenvolveu desde a história inicial. Aguardo ansiosa o último livro dessa trilogia.
Ana Mendonça 16/10/2023minha estante
??

Marcos Conte 23/09/2023

Uma trama mais madura e violenta.
Pra quem acompanhou a primeira Trilogia chamada Fronteiras do Universo, esse livro aqui é extremamente necessário, pois ele vai nos introduzir as consequências deixadas após a grande batalha contra Metraton pra acabar com o Magisterium.

Aqui vamos acompanhar uma Lyra já adulta, com seus vinte anos e uma grande trama começa a desenrolar ao seu redor. O magisterium cresce cada vez mais forte e Lyra ainda é uma imagem poderosa que ameaça essa instituição.

Esse livro tem uma carga muito mais pesada que a trilogia anterior. Ele é muito mais adulto, político e violento. A escrita de Phillip Pullman é sensacional como sempre, fazendo a leitura fluir facilmente.

Apesar desse livro ter menos elementos fantásticos que sua primeira trilogia, eu achei a trama fantástica e mau posso esperar pelo terceiro e último livro.

Laylis 18/09/2023

Ansiosa
Tô louca para o terceiro e último livro
Pois esse me encheu de dúvidas e curiosidades
É tão estranho ver a Lyra com uma personalidade completamente diferente de quando era criança
Muitas pessoas acham muito desconexo isso
Mas parece que não se lembram da própria infância
A gente trás poucos traços dos anos iniciais
É realmente quanto jovens adultos que começamos a realmente criar e lapidar uma personalidade
Espero que o pan esteja bem
E finalmente fique com a Lyra

rafaellandrde 21/05/2023

Melhor que o primeiro!
Intrigante desde as primeiras páginas, agora com Lyra, Malcolm, Alice e todo mundo mais velho, a história se torna mais séria (deixando aquele ar "infantil") e aborda questões mais profundas também! Um ótimo livro, embora que o final nos deixe querendo muuuuito ler o próximo (que até agora não foi lançado ??).

Yueh.Fernandes 10/03/2023

Mais uma obra prima de Pullman, entretanto...
Essa vai ser a primeira vez que eu vou fazer uma crítica ao Philip Pullman, que pra quem não sabe, ocupa o primeiro lugar no meu top 3 de autores favoritos de todos os tempos.

Aqui em A Comunidade Secreta ele pecou, mas vou dar uma passada de pano aqui pra ele e dizer que, pelo menos nesse sentido, se ele errou, foi tentando acertar, porque o quê que pega: o livro é muito denso, ele é lotado de conteúdo e pequenos detalhes, pequenas miudezas, e eu acho que em momentos onde ele deveria ter se estendido, ele passou correndo, e momentos em que ele deveria ter passado correndo, ele arrastou demais.

Sem contar que tem, tipo, muita coisa acontecendo (muita coisa mesmo), então tem MUITA informação, e o modo como ele escolheu passar isso pra gente não foi dos melhores. Acho que ele poderia ter resolvido isso separando a história em capítulos no estilo "Point Of View", em vez de deixar as subtramas misturadas dentro de cada capítulo. Acaba que fica parecendo que o livro tá atirando pra muitos lados ao mesmo tempo e a gente acaba meio perdida na história. São muitos personagens fazendo coisas muito distintas, seguindo caminhos muito diferentes (e em alguns pontos, seus objetivos se entrecruzam, mas uma vez separados, pelo menos neste livro, eles acabam nunca se encontrando), e às vezes a gente tem três ou mais personagens dividindo o "spotlight" no mesmo capítulo e há sempre uma quebra crucial na narrativa entre uma trajetória e outra, aí às vezes ele recupera a trajetória daquele personagem X bem mais lá na frente e a gente precisa voltar umas páginas pra lembrar o que fulano tava fazendo, por onde ele andava, etc.

Outra coisa é que, apesar do livro chamar "A Comunidade Secreta", a própria só começa a ganhar destaque a partir da segunda metade do livro, antes disso a trama se desenrola totalmente em torno das artimanhas políticas do Magisterium, que os leitores do Philip Pullman já conhecem, e sabem como opera, e as medidas que a agência secreta Oakley Street (apresentada pra gente em La Belle Sauvage) toma para estar sempre à frente da instituição ou ombro-a-ombro com ela. Aqui no entanto, nesta história, desta vez, a gente tem um insight muito mais profundo sobre a instituição e seu funcionamento e como ela própria se organiza pra fazer a manutenção do poder. Além disso temos a questão da Lyra que agora é uma mulher adulta, acabou de entrar na casa dos 20 e tem aí suas questões internas, seus conflitos, sendo o principal deles o fato de que agora ela e Pantalaimon, seu daemon, simplesmente não conseguem mais se entender, não estão mais na mesma página, e a tensão crescente entre os dois é palpável e violenta e causa muita, muita angústia ver dois personagens que se amavam tanto, que eram unha e carne, se odiando dessa maneira e destruindo um ao outro. Ou se autodestruindo, né, já que Lyra e Pan juntos formam a mesma coisa, a mesma entidade, a mesma pessoa.

Outra coisa que eu não curti muito, mas aí já é um ponto de vista pessoal meu, outras pessoas podem achar isso perfeitamente OK, mas é algo que me causa um certo desconforto, foi ver o Malcom Polstead, um personagem que eu admirava desde o livro anterior, pela nobreza de espírito, pela força e pela personalidade aprazível, se apaixonar pela Lyra... ele carregou ela no colo quando ela era um bebê, eles tem 11 anos de diferença, ele chegou a dar aulas para ela na faculdade, e segundo o próprio, ele já demonstrava certo interesse nela desde aquela época, quando ela tinha em torno de 15, 16 anos.... achei isso meio forçado, desnecessário, sem sentido, meio que estragou a magia do personagem pra mim, porque não consigo entender o que um homem perfeitamente formado, com 30 anos nas costas, consegue ver de atraente ou interessante em uma menina que saiu da puberdade anteontem, isso é uma coisa que não entra na minha cabeça de jeito nenhum e que eu sempre vou condenar, Mas isso sou eu. Outra pessoa pode achar isso perfeitamente normal e, como uma das personagens fala depois pra ele: "vocês dois são adultos", e isso puxa outra observação que preciso fazer acerca do tópico: o que mais me incomodou nessa história toda foi ver que ele mesmo tem consciência de que isso é eticamente e moralmente errado, mas os outros personagens percebendo, o interesse dele na menina, não o repreendem em nenhum momento, agem com naturalidade ou mesmo endossam aquilo de maneira muito sutil. É meio perturbador, eu acho. Loucura total, não entendi MESMO esse lance.

Mas se for ignorar isso, o livro desce redondinho porque, apesar de ser uma leitura densa, é Pullman então ela é muito gostosa, chega a ser meio lúdica e bastante didática em várias passagens. A gente encontra ao longo da narrativa uma gama de discussões muito prolíficas sobre filosofia, política, religião e sexualidade até, coisas que a gente viu presentes nos três livros da primeira trilogia de uma maneira bem mais sutil, alegórica até eu diria, aqui ele é bem sucinto e vai direto ao ponto, sem os pudores de Fronteiras do Universo. O plano de fundo da trajetória de Lyra nesse livro alude claramente à crise do petróleo no Oriente Médio do nosso mundo, que é a responsável indireta pelas guerras e o extremismo religioso naquela região, aqui o petróleo é substituído pelo óleo de rosas e o Magisterium aliado a uma grande farmacêutica fazem o papel dos países imperalistas, que a gente já sabe quais são... neste cenário nós temos uma Lyra completamente desconectada da personagem que ela um dia foi: encontramos agora uma jovem dama que pretende maturidade mas não passa de uma pirralha petulante e arrogante que bebeu da fonte de dois pretensos filósofos do mundo dela que pregam uma ideologia aberrante acerca da natureza da realidade, o que acaba por distanciar ela do próprio daemon e de toda a magia intrínseca ao mundo dela. E o caminho que ela toma, de maneira inconsciente, guiada pelas forças do oculto que permeiam o universo, é o de recuperar, aos poucos, a verdadeira essência dela, tomando, é claro, muita porrada da vida. Nesse ponto eu me identifiquei bastante com a personagem, e até tomei a liberdade para interpretar como um aceno das forças ocultas presentes neste nosso mundo, direcionado a mim, do mesmo jeito que a comunidade secreta conversa numa voz muda, sem palavras, através de simbolos e alegorias, com Lyra e Malcolm ao longo da história.

Pra finalizar, acho que é um livro que super vale a pena se você der uma chance e tiver paciência pra esperar ele desenvolver, pra mim é um 10 sem sombra de dúvidas.

site: yueh.carrd.co
L.A.Gonçalves 10/03/2023minha estante
Eu tenho o mesmo problema quando tem esse gap de idade. Também não entendo como uma pessoa que viu a CRIANÇA crescendo e ainda tem a petulância de não se achar esquisito ou errado. Mas eu tento olhar qual o período histórico/cultural que a história se passa e analisar se eu estou olhando com meus olhos modernos e não com os olhos imersos no universo da história. E mesmo assim eu acho estranho pra c@r@lh0.

Jéssica Vanessa 14/12/2023minha estante
Achei muito desnecessário aquele abuso também, bah... E também não consigo entender esse sentimento do Malcolm pela Lyra.

laura3104 16/12/2023minha estante
o livro já foi pesado dms por tudo que a Lyra passou durante toda a narrativa, e o abuso só fez chocar ainda mais e realmente não tinha necessidade, já vimos a Alice ser abusada em La Belle Sauvage e não precisa de outro caso agr. E sobre o Malcolm é mt sem sentido essa paixão, quando ele foi praticamente um irmão mais velho pra ela no outro livro

Raysa 16/02/2023

Este é o segundo livro da trilogia "O livro das Sombras" um spin off de "Fronteiras do Universo". Neste livro vemos o que se passa depois da trilogia original.
O início foi bem catártico pra mim, eu nem acreditaria em toda a mudança da protagonista, Lyra, se eu mesma não tivesse mudado tanto desde a infância. Aquela menina destemida, feliz, esperta, uma exímia mentirosa cheia de imaginação, agora é ansiosa, pessimista e cética. Isso me fez pensar muito sobre como me desconectei do meu "eu" criança, ver Lyra e Pan tão distantes e ressentidos um com um outro foi um soco no estômago.
Afinal isso é ser adulto? Nos deixar abater pelo que passamos, deixar de gostar de quem nos tornamos? Brigar com nossa essência? Pan não pode permitir que Lyra continue assim e sai em uma jornada em busca de sua imaginação, fazendo com que ela saia a sua procura e colocando os dois em aventuras e perigos!
Gostei muito de explorar mais esse universo de fantasia tão rico, mas fiquei um pouco entediada nas partes que não acompanham os personagens principais, entendo que saber o que se passa no lado inimigo é importante, mas alguns POVs são insuportáveis. Não gosto do que o autor tenta nos empurrar sobre a relação de Lyra e Malcom, mas acompanhá-los em suas aventuras.
O final tem tantos cliffhangers que chega a ser cruel com quem aí da está esperando o lançamento do último livro da trilogia. Este livro é uma ótima continuação, com personagens queridos, muita aventura e uma escrita sofisticada.
? EDIÇÃO: E-Book
? O QUE ACHEI: Maravilhoso
?? RECOMENDO? Sim
? PRETENDO CONTINUAR? Sim! Esperando o lançamento do último livro

Franchesca.Marcon 24/01/2023

Passatempo
A comunidade secreta realmente é um livro mais maduro com uma trama mais enrolada sobre a Lyra, antes que era só um bebê e hoje em plena adolescência passando por inúmeras dificuldades.

Achei o livro bem extenso e enrolado, pelo primeiro livro ter sido cheio de aventuras e suspense, nesse segundo livro o autor deixou a desejar, foi um livro introdutório para o desenrolar futuro (acredito eu).

Junior 22/01/2023

dos livros deste o universo, o pior
O livro anda em círculos e mal chega a algum lugar. Adorei o volume 1, mas este segundo deixou muito a desejar, é enorme e a impressão que eu tenho é a de que não contou quase história nenhuma. Ademais a esta altura já deveríamos saber por que a série se chama "o livro das sombras" e eu não tenho a menor ideia.
Homero 28/01/2023minha estante
A título de informação, "O livro das Sombras" não vai ter explicação nunca kkk
"The Book of Dust" do original, ou seja, seria "O Livro do Pó", mas a tradutora decidiu não colocar o livro do pó, imagino eu, para que não confundisse com nada ilegal! Hehehe

Jackson 02/12/2022

Uma ótima escolha de leitura para quem estava com saudades do universo de 'Fronteiras'. Nessa nova história acompanhamos uma Lyra mais adulta e são abordados temas mais sérios, além do foco narrativo ser em volta de um assassinato.
Infelizmente o livro funciona apenas como a primeira parte de uma história ainda em desenvolvimento nos deixando com altas expectativas para o próximo livro.

juliana 22/10/2022

A comunidade secreta
Como continuação do La Belle Sauvage ele traz os personagens anos depois do primeiro livro. A forma como ele acaba me deixou ansiosa para o terceiro livro. Lyra é uma personagem incrível e muito forte. Sinto saudades do Will?.
Jéssica Vanessa 14/12/2023minha estante
Nossa, em alguns momentos que ela falava do Will no livro dava uma angústia muito forte, muito triste.

1 | 2 | 3 | 4 | 5