Os detetives selvagens

Os detetives selvagens Roberto Bolaño

Resenhas - Os Detetives Selvagens

Ju 04/02/2021

Caminhos
Bolaño é genialmente louco. Eu vi nesse livro os caminhos e as voltas que a vida dá por olhares externos. Os depoimentos mostram visões diferentes das mesmas pessoas, o diário do início e fim mostra a visão mais inocente.

Os real visceralistas e todo o seu redor. Dois poetas desajustados e toda uma geração de rebeldes.

RenanSantana1 21/09/2022

Uma leitura difícil!
Uma narrativa que exige paciência até pegar no tranco. Por um momento pensei em abandonar o livro, pausei a leitura por dois meses, até que decidi baixar a versão ebook para o Kindle. A partir daí a leitura deslanchou.
O livro é dividido em três partes. A primeira e terceira partes, que juntas ocupam 1/3 do livro, e que se complementam, são narradas em primeira pessoa por García Madero em seu diário. Permeada por muitos diálogos, a leitura flui bem.
A grande questão, em minha experiência de leitura, está na segunda parte, longa e a princípio bastante densa, até que se compreenda o que o autor quer dizer. O final da primeira parte nos deixa querendo saber o desfecho das ações descritas que, porém, só seram retomadas na última parte.
Não quero me prolongar nessa resenha. A leitura vale muito a pena! A segunda parte é um pouco confusa no início mas nada que a boa vontade de ler não resolva.

Romeu.Silveira 16/03/2019

entre protagonista e coadjuvante, ou vice-versa
Meu primeiro Bolaño e uma leitura sensacional. É como se o personagem coadjuvante do livro se tornasse o protagonista e os protagonistas virassem coadjuvantes, porque tudo que sabemos sobre eles é através de outras pessoas ou através do coadjuvante, que não é coadjuvante, mas o narrador da primeira e terceira parte do livro e que também não pode ser considerado protagonista, porque na verdade quem é o protagonista da história é o leitor, que é o verdadeiro detetive em busca de desvendar o paradeiro dos dois poetas real-visceralistas. A segunda parte, que é o miolo do livro, na minha opinião pode ser considerado um livro de contos, já que a variedades de histórias e acontecimentos sem qualquer relação com a história é imensa; e isso não é uma crítica, porque a construção de tudo é genial, e diria até, viciante. Acho que sentirei saudades dos personagens do livro.

Anissima 14/01/2023

14 dias de real-visceral
Bolaño tem nesse livro a surpreendente narrativa de criar tantos personagens complexos e ao mesmo tempo reais e fundamentais. Termino hoje a leitura querendo saber mais de Ulises Lima e Arturo Belano, querendo ler poesia, querendo conhecer o deserto de Sonora, querendo tomar café com leite em algum lugarzinho mexicano..

Karlan 29/07/2018

Para quem gosta de metaliteratura
Estrou descobrindo Roberto Bolaño. E adorando. Esse livro o representa, sua geração e suas ideias. Vale a pena. Mas não espere um enredo linear ou fácil. Você, leitor, se torna o detetive.

Cristiano.Vituri 12/09/2016

O mundo selvagem
Papos cotidianos, roteiros triviais, sexo, assassinato, viagens pelo mundo. Pode parecer mais um história qualquer; mas não! Roberto Bolano, constrói uma barafunda de acontecimentos que prender e surpreende o leitor do começo ao fim.
Sabe aquela conversa de bar? Em Detetives selvagens, ela consegue ganhar sentimento, valor, moral e mesmo que não valha nada, o autor te ponha ali, faz te sentir o cheiro do lugar. Belano e Ulises (poetas, loucos e com parafusos a menos) procuram Césaria, uma ex-escritora desaparecida, para tanto precisam da ajuda de Juan Garcia Madero (o protagonista e narrador da primeira parte). Nesse entremeio se juntarão depoimentos de pessoas que conheceram (de vista ou de cama) os dois poetas.
Seria clichê dizer: "Viajamos ao ler", bla bla bla, porém neste caso é verdade, não apenas geograficamente (claro que tive que pesquisar: deserto de Sonora, México; Catalunha, Angola) mas também historicamente, com citações a Ditadura chilena, revolução mexicana, guerrilhas africanas. Músicos que sequer conhecia: Atahualpa Yupanqui, Cat Stevens (maravilhosos!).
Dá vontade de viver nesse livro.

EduardoCDias 28/09/2021

Considerado o romance mais importante da América Latina
Um grupo de jovens com pretensões literárias na cidade do México, resolve ressuscitar um movimento chamado re@l-visceralismo da década de 20, cuja musa e maior expoente era a poeta Cesarea Tinajero, da qual não se conhece nenhuma obra e que desapareceu sem deixar rastros. Os líderes do movimento decidem então sair pelo México à procura de pistas da poetisa. Dividido em três partes, esse livro considerado experimental é a obra-prima de Bolaños e seu principal personagem é seu alter-ego: Belano.

Paulo 30/08/2020

Interpretamos a vida em momentos de máximo desespero
Este é um livro quase impossível de resenhar e absolutamente impossível de resumir o que é, ao mesmo tempo, incrível e frustrante. Bolano criou uma narrativa que tenta capturar a energia, as personalidades, a juventude e a argamassa que uniu os poetas mexicanos e latino-americanos em meados da década de 70. Parece que ele pegou todas as imagens poéticas, ideias e papéis de todos os poetas mexicanos perdidos durante os últimos 50 anos e os colocou sobre veludo preto para serem examinados. Encontrou poesia nós excessos dos reais visceralistas e em suas confissões semi autobiográficas. Bolano salta de capítulo em capitulo, de cidade em cidade, personagem a personagem e continua reinventado seu romance enquanto o escreve. Bravo!

Geian.Tregelles 03/05/2020

Um livro libertino e autêntico
O telos da obra é retratar um renascimento poético com traços biográficos. O livro deve ser dividido em duas partes, sendo a primeira fluida e de uma leitura agradável, na verdade até mesmo envolvente. Já na segunda parte, quando os traços biográficos começam a ser contados em dias como em um diário, a leveza começa a desaparecer. Vale a pena, uma das coisas relevantes é a demonstração do que acontece na aristocracia mexicana: sexo, drogas, brigas, risos etc, etc. É um livro que certamente te apresentará de forma autêntica uma maneira mexicana-libertina de ver o mundo.

Uilians 17/08/2016

Show
livrão em todos os sentidos.