Frankenstein - Drácula - O Médico e o Monstro

Robert Louis Stevenson
Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein, Drácula, O Médico e o Monstro

Maria4556 28/08/2020

É muito bom saber a história de cada um, saber os detalhes e tudo mais.
MariChalamet 10/12/2020minha estante
Estou pensando em comprar essa edição, valeu a pena pra vc?

Maria4556 10/12/2020minha estante
Eu gosto bastante da edição e das traduções. Não sei como ta o preço hoje em dia mas na época que eu comprei valeu a pena sim!!

Flavio 04/03/2018

Sobre o Box Mestres do Terror
Juntar os três clássicos da literatura de terror do século XIX foi magnífico. A leitura casada das histórias deu todo um clima de fantasia, mistério, superstição e assombro por todo esse período de 1818 até 1897 (datas de publicação do primeiro e último livros do box). Deu vontade de viver nessa época, andar de cabriolé, trem, escunas, escrever diários, enviar cartas, telegramas, curtir as paisagens, ruínas, rios, castelos, florestas e geleiras magníficas da Rússia, Itália, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Romênia etc. Foi um passeio sinistro e sobrenatural pelas belezas culturais e naturais de todo um século. A vida dessa época foi muito bem retratada em todos os livros e apesar das histórias serem sobre monstros e o impossível, elas são tratadas com muita verdade e realismo e escritas de modo impecável. Falarei sobre cada uma na ordem cronológica de publicação, que foi a ordem que escolhi para ler.

"Frankenstein ou O Prometeu Moderno" de Mary Shelley (na minha opinião, o melhor dos três) foi publicado em 1818, e depois reeditado pela autora com algumas poucas alterações em 1831. Por sinal, completa 200 anos desde sua primeira publicação. O livro é fenomenal, pois trata do íntimo dos dois personagens principais: o estudioso da natureza Dr. Frankenstein e sua criação monstruosa. Ambos personagens narram a história em primeira pessoa e vemos desse modo seus pontos de vista. Então acompanhamos as esperanças, sonhos, devaneios, terrores e desgraças dentro da cabeça tanto do criador como da criatura. Maravilhoso ver em seu âmago, um homem íntegro e inteligente se corromper e se transformar psicologicamente num homem atormentado, assustado e vingativo. Melhor ainda é nos colocarmos dentro de uma criatura fisicamente monstruosa e entendermos seus mais puros sentimentos, que nada mais querem que a compaixão e o amor dos seres humanos. Frustrados seus desejos, vemos de perto sua raiva e sede por assassinato invadir todo o seu íntimo. Mary Shelley sabe como ninguém descrever minuciosamente o psicológico dos personagens e transformá-los natural e gradativamente enquanto o terror e o medo vai cercando suas vidas. Terror físico e psicológico de primeira!

"O Médico e o Monstro" de Robert Louis Stevenson, publicado em 1886, foi o mais inusitado para mim. Uma completa surpresa, pois toda a história, apesar de narrada em terceira pessoa, é toda a partir do ponto de vista do advogado e amigo do Dr. Jekyll, o Sr. Utterson. Diferente, acho, que de todas as adaptações já feitas para o cinema ou outra mídia. Tanto o filme de 1931, ou o de 1941 com Ingrid Bergman, ou " O Segredo de Mary Relley" de 1996 com Julia Roberts, não têm esse personagem advogado. E por sinal essas adaptações sempre teimam em colocar uma donzela em perigo diante do pavoroso Mr. Hyde, completamente diferente do livro que não tem personagens mulheres de destaque. A história é tratada com muito mistério, pois o advogado é bastante cético e nunca supõe algo de extraordinário nas atitudes de Jekyll ou Hyde. Sua motivação é apenas de livrar um grande amigo das mãos de um aproveitador e assassino. Na época do lançamento do livro, imagino que deva ter sido um final chocante e extraordinário descobrirem que o médico e o assassino eram a mesma pessoa. Hoje, porém, em que esse desfecho já é um clássico, é curioso ver o advogado supondo diversas explicações plausíveis para algo que já sabemos desde a primeira página. A grande vítima da história não é uma mulher indefesa e sim o próprio Dr. Jekyll que precisa ser salvo. O capítulo final é ótimo, o único narrado pelo médico contando ele próprio todo o seu tormento. Espero que um dia façam uma adaptação para o cinema mais fiel ao original como teve o "Frankenstein" de Mary Shelley e o" Drácula" de Bram Stoker que viraram clássicos do cinema. As adaptações cinematográficas que vi sobre essa história de longe se parecem com o livro.

"Drácula" de Bram Stoker, publicado em 1897, foi o mais eletrizante. O romance é todo epistolar e como trata de uma história de terror sobrenatural, ele adquire uma pegada bem realista através das cartas, diários e notícias de vários personagens. Era o livro mais longo do box e o que li com mais velocidade pois não conseguia parar. A sequência de capítulos que se passa no castelo do Conde Drácula, narrado pelo diário de Jonathan, e a as passagens sobre a doença intermitente de Lucy mostrando o desespero dos doutores para salvá-la e que, por sinal, são de muita angustia e aflição, eu li devotadamente quase sem piscar. Após esse parte, consegui dar uma desacelerada na leitura, mas por pouco tempo, pois uma reviravolta, que se deu com Mina, trouxe uma urgência e um desespero tanto aos personagens quanto a mim e uma caçada ao conde Drácula se teve início. E essa perseguição, narrada por diversos diários, onde o Conde Drácula escapole a todo momento, e Mina cada vez mais perto de ter um destino terrível, me consumia página a página. Enfim, até terminar o livro não tive descanso. A amizade e afeição dos personagens uns aos outros foi bonito de se ver e estimulante, pois esse tipo de devoção não se vê muito hoje em dia, e foi o ponto crucial no desfecho da história. Ao terminar o livro, fiquei impregnado com tantas páginas de diários dos personagens que li (pois vivi suas vidas) que talvez eu mesmo comece a escrever um.

Além da qualidade literária, o box tem um acabamento de primeira. A Editora Nova Fronteira caprichou. A caixa é bem resistente e dura e não amassou nada durante o tirar e colocar livros dentro dele. Todos, por sinal, têm capa dura e paginas bem diagramadas e delicadas ao toque. Ponto alto para a arte visual das capas, com silhueta dos monstros e imagens icônicas tiradas do universo das histórias, e cada uma envolta numa matiz de cor. Recomendo muito a leitura dos três clássicos, especialmente nesse formato de capa dura que dá uma elegância peculiar as histórias impossíveis, trágicas e sangrentas guardadas em suas páginas.
Salomão N. 04/03/2018minha estante
As edições atuais da Nova Fronteira estão lindas mesmo(veja a coleção Clássicos de Ouro e as reedições de Guimarães Rosa). Ah, e você me deixou com vontade de ler "Drácula"!!!!! :)

Flavio 04/03/2018minha estante
Oba, leia Drácula! Você nao vai se arrepender, Salomao.

Ana Beatriz 31/05/2015

Frankestein, O Médico e o Monstro, Drácula
Eu já tinha lido esses três livros em 2013 e não gostei, não me envolveu não achei um terror bom simplesmente não gostei e pronto.

Tive que reler Frankenstein pra fazer um trabalho da facul e continuo não gostando dessas histórias.

E eu continuo me frustrando com os clássicos :’

site: ultragirlandstuffblr.tumblr.com
Rick Finch 02/08/2018minha estante
Pra ler clássicos você deve ter em mente que os sentimentos, as sensações e as consequências são mais importantes que ao sustos, as ações e o convencionalismo moderno.

Rick Finch 02/08/2018minha estante
Pra ler clássicos você deve ter em mente que os sentimentos, as sensações e as consequências são mais importantes que os sustos, as ações e o convencionalismo contemporâneo.

Manu 20/12/2009

Pague um, leve três.
Três clássicos da leitura de terror em um único volume é quase um sonho realizado. As histórias que renderam "tanto pano pra manga" de Hollywood, Broadway e escritores (juvenis ou não).Pra ler, reler e se surpreender sempre. O livro dos sonhos ou, mais precisamente, dos pesadelos!
Mich 12/10/2010minha estante
E ainda é da época que vampiros eram caras maus.. Drácula deve se remexer no túmulo... lol

taynna cavalcanti 11/07/2021

li apenas frankenstein dessa edição
mary shelley foi uma verdadeira gênio.
a construção da narrativa, ora contada da perspectiva do criador, ora contada da perspectiva da criatura foram o ponto alto pra mim. a conexão entre os personagens, a forma como a criatura aprendeu a se comunicar e a ver o mundo, tudo fantástico!
claro que eu não poderia sair desse mundo da Shelley sem odiar o Victor Frankenstein. que carinha insuportável! sempre culpando os outros pelos próprios erros... sempre se lamentando. ai, cara chato!
mas gostei bastante do livro.
algo que me incomodou bastante foi a utilização da palavra "negra/negro" para falar de coisas ruins. sei que é culpa da época e/ou da tradução, mas realmente me incomodou. a palavra foi utilizada com essa conotação de coisa ruim 13 vezes!
enfim, 3 estrelas por que gostei, mas não amei.
Ester 20/09/2023minha estante
Oii, eu li esse livro faz mt tempo mas n lembro qual a página q começa o médico e o monstro q foi onde parei, e n tenho mais o livro, vc consegue me falar??

Maria11360 28/04/2024

Três Clássicos
Este e-mail book é composto por três livros: Drácula (Bram Stoker), Frankenstein (Mary Shelley) e O médico e o monstro (Roberto Louis Stevenson.

Drácula é um romance extraordinário, um dos meus livros favoritos. Tem uma escrita encantadora, dinâmica em forma de cartas, uma história sobre um mal a ser combatido, sobre a amizade entre pessoas que lutam em nome de Deus. É incrível, maravilhoso!

Frankenstein é o clássico já conhecido do médico, que querendo ser Deus, cria um monstro. Há vários acontecimentos na história, tragédias, desenvolvimento de personagens, etc. É bem interessante, gostei.

O médico e o monstro é o menor dos três e também o que menos gostei, talvez por já conhecer o plote da história. Trata da dualidade humana, do médico que trás para fora, através de uma fórmula, seu monstro interior. Assim podendo cometer atos reprováveis sem qualquer punição.

Vi 28/10/2009

Frankenstein: Apesar de não ser escrito da mesma forma articulada dos outros dois, vindo de uma moça de 18 anos, é maravilhoso.Dá para sentir a agonia do "Frankie"!

O Médico e O Monstro: Adorei!

Drácula: Impossível parar de ler!Chegava a sonhar com o livro, com suas passagens, como se eu estivesse lá, nas escadarias do castelo!Único livro a me fazer isso!

andreafu 25/01/2010

Talvez meu interesse maior neste livro nem fossem os livros originais. Queria ver o prólogo de Stephen King. Razoável, nada demais.

A gente tem mania de achar que conhece uma história só por ter ouvido algumas vezes, ou por ter visto algum filme, algum desenho animado.

Já escrevi no Agridoce, meu blog, sobre a impressão que tive ao ler Frankenstein. Como dizem alguns, indizível. Me surpreendi com a história. Sempre achei que o monstro não soubesse fazer mais do que andar como um zumbi aterrorizando, de forma cômica, todos os moradores de certa cidade. Ler sua história onde ele viaja, aprende a ler, escrever, falar, entender e sentir é muito mais do que eu poderia imaginar. Viajei em sua história e ficava ansiosa por mais um tempo para ler o livro.

Quanto ao Drácula, de tanto me falarem da chatice de sua leitura, posterguei o quanto pude, até não poder mais recusar que ele existia. Quando li, me surpreendi tendo sensações de medo e desespero. Senti monotonia també, é claro, mas nda comparado a entender todos os diários e tentar colocar os fatos em ordem na minha própria cabeça, enqaunto imaginava cenãrios, rostos e sentimentos. Chato? Se este livro é realmente chato, eu não sei o que sou, já que não sei ecrever nada assim tão bem e com tanta emoção.

O Médico e o Monstro foi o que mais me decepcionou. Achei que morreria de medos. Muitas páginas de enrolação depois, num único depoimento sem um desfecho adequado, soube tudo sobre a história. Enquanto lia, ficava imaginando um único filme que retrata bem a história: O professor Aloprado. Fiquei comparando filmes e desenhos sobre a história e nada tinha nada a ver. Não sabia se ria, ao lembrar do filme do Professor Aloprado, ou se eu chorava por ter perdido meu tempo com este texto. Mas digo que valeu, para eu poder dizer que li e sei como é.

O livro termina com uma página em branco. Esperava um comentário final ou qualquer coisa do gênero, mas isto não me decepcionou em nada.

Em resumo, foi uma ótima leitura.

raulpereira 31/03/2012

Três coleções fantásticas:

Frankenstein, que surpreende pela idade da autora, quanto concebeu a obra, muito bem escrita, mas é bem nítida a idade da autora, ao prestar atenção na leitura.

Drácula, um clássico do terror, mas que me decepcionou um pouco, talvez pelo que a mídia vende. Um belo livro, mas algumas vezes extenso demais, podia ser menor.

O Médico e o Monstro, livro sucinto em todos os sentidos, uma boa viagem no conflito que o homem possui de bem e mau. Ótima leitura.

Os três livros são bem distintos na maneira de escrever e expor as idéias, apesar do tema ser vendido como terror, nenhum deles chega a assustar ninguém, apenas são belos romances trágicos, contados de maneira brilhante, mesmo que uns pequem pelo excesso e outros por serem breve demais. De qualquer forma uma bela leitura para qualquer pessoa.

Tâni Falabello 25/03/2012

Resenha 1: Drácula de Bram Stoker
Fazer uma resenha para Drácula é, no mínimo, uma atividade de responsa.

Então, desde sempre eu conheço a história desse livro, em dezenas de adaptações e tal, mas nunca tinha tido oportunidade de lê-lo. Quando vi esse livro que junta as três histórias (as outras duas são "Frankenstein" e "O médico e o monstro", cujas resenhas vão vir na seqüência), fiquei encantada.

No início, achei bem desestimulante, para ser sincera. A maneira extremamente detalhista de Stoker de descrever as paisagens chega a irritar. Juntando a isso, uma linguagem extremamente rebuscada e a narrativa em primeira pessoa dos diários, faz com que por muito pouco não se desista de ir para frente na leitura.

Porém, em meio a isso tudo, uma história muito interessante se desenvolve. É possível sentir o medo nas palavras de Jonathan a cada nova descoberta dele sobre o Conde; ou a seriedade de um cientista meio amargurado na voz de Seward; ainda, a vanguarda e ousadia de Van Helsing. A cada capítulo que se passa, embrenhamos mais e mais no ritmo da história, contada por diversos pontos de vista diferentes. Só a "mocinha" da história, Mina Harker, que eu particularmente achei meio chatinha!...

Levando-se em consideração o ano que foi publicado (1897), Drácula foi mesmo uma inovação no tema, que abriu outras a tantos e tantos vampiros que temos hoje, não só em literatura quanto em outras mídias.

Resumindo a leitura a quem está disposto: se você conseguir resistir ao impulso de largá-lo no primeiro terço da história, siga em frente, que terá uma ótima leitura!

thaisbohn 26/09/2011

Tem que ter esse livro.

Tem que ter...

Marcos 06/03/2012

Clássicos do Terror traz as histórias de Frankenstein: ou o Prometeu Moderno da Mary Shelley, O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson e Drácula do Bram Stoker. Nessa edição a Martin Claret trouxe os três livros em um único exemplar, fazendo um livro bonito e muito bem trabalhado do ponto de vista editorial.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com/2012/03/resenha-classicos-do-terror-martin.html

Rainy Girl 26/03/2012

Aqui o personagem mau é absolutamente maligno!
Confira as três resenhas na íntegra para cada obra aqui:

Frankenstein: ou o Prometeu Moderno - Mary Shelley

Victor é um estudante de ciências naturais que acaba por dedicar-se ao ramo da filosofia natural e fisiologia. Que acaba obcecado pela questão de onde viria o princípio da vida. Ele praticamente esquece-se de sua própria existência e entrega-se aos estudos e as experiências em busca de seus maiores sonhos. Até que finalmente, Victor descobre que ele é capaz de dar animação à matéria inanimada.

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson

É em uma bucólica Londres recheada de vielas sombrias e coberta pela neblina que podemos ver através do advogado John Utterson, o lado obscuro do Sr. Hyde crescer de forma viciante, enquanto o mesmo tenta esconder seu monstro interior. Diria que o livro não é de terror, pelo menos não totalmente, mas sim um thriller psicológico com uma boa pitada de mistério criminal.

Drácula - Bram Stoker

O inglês Jonathan Harker é corretor de imóveis e acaba por ter que ir à Transilvânia para ministrar informações a respeito de um imóvel na Inglaterra que deseja ser comprado por um homem romeno. Sua viagem é coberta de mistérios e ao chegar no castelo do Conde, é muito bem recebido por Drácula, um homem inteligente, misterioso e excêntrico.

Lelê 27/02/2012

RESENHA
São 3 clássicos da leitura gótica.

Confira as 3 resenhas:

Resenha: Frankenstein: Ou o Prometeu Moderno
Autor: Mary Shelley

O livro começa com as cartas que Robert Walton envia para sua irmã a Sra. Margareth Saville.

Nessas cartas ele conta o que tem acontecido durante a viagem, e a certeza de sua morte. Ele tem certeza que não chegará ao seu destino. Até que chega um desconhecido. Eis que esse desconhecido, gentil, culto e estranho resolve lhe contar sua estória.

"Há de ser estranha e pungente a sua história,

medonha a tempestade que envolveu o

destemido navio e o fez naufragar... assim!"

Pag. 30

Escrito em primeira pessoa. Victor Frankenstein comaça a contar sua estória. Desde como seus pais se conheceram e se casaram. Continuando com seu nascimento, a chegada da órfã Elizabeth, que se tornou sua irmã de criação, e o nascimento do seu irmão 7 anos mais novo.

A escola, o único amigo Clerval e a entrada na faculdade.

Na faculdade Victor é destaque. Com seus incansáveis estudos, aficcionado por ciência natural, Victor começa sua mais bela obra. A criação do ser "humano".

E numa noite ele consegue dar vida a criatura. Só que na hora que aquele ser se levanta, Victor fica aterrorizado e foge.

Seu amigo de infância chega na manhã seguinte para estudar também. E Victor descobre que a criatura não está mais lá.

Passam-se dois anos, dois tranquilos anos diga-se de passagem.

Até que chega em sua mãos uma carta de seu pai informando a morte de seu irmão caçula. Assassinado. Sem pensar em mais nada, ele volta para casa. No caminho resolve parar onde ocorreu o crime. Lá ele encontra sua fera e tem certeza que foi ele que matou seu irmão.

Em um momento da estória eu não sabia mais quem era o monstro. Não sabia mais definir quem era ruim de verdade, se a criatura ou seu criador. Quem realmente não tinha coração?? Quem não tinha alma? Será que o preconceito em relação à aparencia da criatura foi o que resultou sua violência? Fiquei horas pensando em todas as questões que envolvem este livro.

Perfeito do começo ao fim.

Resenha: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson

Eu li tão rápido que nem vi que tinha acabado. Parece estranho, mas foi assim mesmo. Sentei, comecei a ler e quando me dei conta da leitura, acabou. Muito rápido.

A estória começa com assassinatos e uma investigação. O advogado Utterson recebeu uma carta testamento do Dr. Jekyll. Neste testamento, seu cliente Henry Jekyll, deixa todos os seus bens para o amigo, sócio e protegido Edward Hyde. Mas quem é Edward Hyde?

O Dr. Henry Jekyll era um mestre em química. Um homem bom, mas com o tempo desenvolveu uma personalidade um tanto estranha.

Com suas estranhas misturas no laboratório, ele cria uma fórmula que transforma a si mesmo em um monstro. Na verdade eu acho que ele conseguiu por para fora sua personalidade maligna e assassina.

Uma estória cheia de suspense e com um final surpreendente.

Resenha: Drácula - O Vampiro da Noite
Autor: Bram Stoker

Incrível, surpreedente a forma como foi escrito.

Ele começa com o diário de Jonanthan Harker, partindo de trem de Munique para o castelo do Conde Drácula, na Transilvânia. O suspense já começa durante o trajeto. Já de carruagem, lobos vão cercando o grupo em um trecho do caminho, uma moradora entrega a Jonanthan um crucifixo e o avisa para manter com ele, porque vai precisar. Só nesse comecinho das páginas deste diário já dá pra ficar arrepiado.

Depois a estória continua intercalando o diário de Jonanthan e de sua noiva Mina. E também as cartas de Jonanthan para Mina, de Mina para sua amiga Lucy. De relatos do Dr. Seward sobre Reifield, um antigo corretor de imóveis que ficou louco trabalhando para o conde. E também de cartas do Dr. Van Helsing.

Lendo todos os diários, relatos, bilhetes e cartas, comecei a montar o quebra-cabeça da "vida" do Conde Drácula, o Vampiro da Noite, Vlad o Empalador.

Drácula, antes um príncipe, lutava pela igreja. Ou melhor ele matava em nome da igreja. Ele foi enviado para a guerra de Constantinopla (guerra praticamente perdida). Ele deixou no castelo sua amada Elizabeth. Com o fim da guerra, Elizabeth recebeu uma carta informando o falecimento de seu grande amor. Ela não se conformou com isso e se matou.

Quando Drácula volta, encontra o corpo de sua amada.

Para se vingar, ele ataca a igreja que sempre defendeu. E como punição, ele é transformado no Nosferatu, vampiro, a própria essência do mal.

Não tem como descrever as atrocidades e maldades desse monstro. Ele é cínico, com um sorriso malicioso e com um terrível poder de hipnotizar, ele consegue quase tudo que quer.

Quando Drácula descobre que Mina é a reencarnação de Elizabeth, ele prende Jonanthan em seu castelo e vai atrás dela. Mas quando chega na casa onde Mina está, ele morde Lucy e transforma a vida da moça em um verdadeiro inferno. Tudo relatado nos diários e nas cartas.

Só aí é que chega o Dr. Van Helsing, grande médico e caçador de vampiros. Ele não salva Lucy, mas muda totalmente o rumo da estória.

Um livro denso, extenso, um clássico excelente que me encantou demais.

Todos os vampiros parecem morceguinhos perto do grande Drácula. Perfeito.

Curiosidade do autor:

Um tempo atrás eu li uma história sobre Bram Stoker. Realmente eu nunca consegui acreditar que mesmo escrevendo uma obra prima da literatura gótica, um clássico do terror, Bram morreu na miséria. Equanto era vivo, sua esposa o trocou por Oscar Wilde, que vendia mais livros e produzia grandes peças de teatro. Bram até teve outra esposa, mas seus livros nunca foram reconhecidos. Ele jamais viu Drácula se tornar popular. Deixou Florence, sua esposa, sem nada. Dez anos depois da morte de Bram, o filme Nosferatu chegou aos cinemas, e Florence teve que entrar na justiça para receber seus direitos. Ela recebeu os direitos legais, mas nunca recebeu qualquer compensação financeira.

Na minha opinião, Drácula é imbatível.

Leia mais: http://leletapias.webnode.com.br/news/resenha-frankenstein-o-medico-e-o-monstro-dracula/