Frankenstein - Drácula - O Médico e o Monstro

Frankenstein - Drácula - O Médico e o Monstro Bram Stoker
Robert Louis Stevenson
Mary Shelley




Resenhas - Frankenstein, Drácula, O Médico e o Monstro


95 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Dk 26/05/2020

Quando a gente lê um clássico sobre uma história que já se conhece, o entretenimento fica por conta das escolhas argumentativas/descritivas dos autores. Eu indicaria as três histórias pra qualquer pessoa que goste de ficção sobre criaturas atormentadas (homens e monstros).
comentários(0)comente



Laura 28/02/2022

Reflexivo!
Adorei o livro. Em específico a história do Frankenstein. Mary Shelley tem de fato uma sensibilidade encantadora!
comentários(0)comente



Bruna.Richele 10/07/2022

Clássicos da Literatura Gótica
Uma edição muito bonita e que vale a pena ter, três clássicos em um único livro. Os livros apresentam características clássicas do seu gênero, como: drama, sofrimento, muito sentimentalismo, etc. Esses fatores ajudam na imersão das histórias, é fácil se conectar e entender os personagens, fazendo da leitura uma experiência e tanto. Recomendo a todos.
comentários(0)comente



Menace 16/08/2021

Simplismente perfeito.
Não tenho palavras para descrever essa obra prima. Não é atoa que é um clássico. Cinco estrelas é pouco.
?????
?????
comentários(0)comente



Dani 23/03/2020

Clássicos são sempre essenciais para qualquer leitor que quer dar um passo a mais e se aprofundar na cultura e na mente humana, viver dramas humanos que se traduzem em todas as épocas. E por isso esses livros perduram por anos e anos a fio. Neste volume temos três desses clássicos que foram muito abordados também de forma cinematográfica. Mas é através de lirismo, mistério e uma pitada de terror que nos transportamos para a alma do criador e da criatura e nos faz perguntar quem é, de fato, o monstro? E também nos faz refletir sobre um amor possessivo e a dualidade do ser humano. Tudo num só volume.
comentários(0)comente



- Viih O 30/11/2020

Três clássicos, três histórias fascinantes!
Frankenstein: ou o prometeu moderno - o clássico que se eternizou nas histórias de terror, o monstro de Victor Frankenstein que é um sucesso em diversos filmes, livros e até fantasia para o dia das bruxas. Mary escreveu as desventuras de um cientista que queria ser "Deus" criando um ser humano, dando -lhe a vida a um inanimado e sobre a sua criação, que é abandonada sozinho, sem rumo. O interessante é que o conto não é aquele terror de monstro, mas de um ser que viveu sozinho, sem que ensinassem as coisas sobre a vida e teve que sobreviver escondido da sociedade, que desprezaram sua imagem horrenda. O monstro busca por vingança a seu criador, onde se inicia uma caçada, matando seus parentes e amigos. Victor também entra nessa caçada em busca de vingança. A história é bem desenvolvida e muito interessante.

O médico e o monstro - A incrível história sobre o reconhecido e bem conceituado médico Dr. Jekyll e o terrível e assassino Edward Hyde, duas pessoas completamente diferentes, porém, um depende do outro. A história é um ótimo suspense, cheio de enigmas. Como já conhecia a história, não fui surpreendida no final, mas, para quem ainda não conhece, ficará de queixo caído.

Drácula: o vampiro da noite - A bem conhecida história de vampiros. Não há dúvidas porque esse romance se eternizou e hoje é um clássico do terror. Os personagens são muito bem construídos, a ideia de Stoker desenvolver toda a história através de cartas, diários e relatos gravados foi uma sacada e tanto. Você torce para todos eles saírem ganhando do Conde, cuja história é muito interessante. Mina, a noiva de Jonathan, é uma mulher incrível, forte, inteligente e corajosa. Jonathan, um apaixonado por sua noiva, temido pelo Conde, porém, arruma forças de dentro para lutar pela amada. A meiga Lucy, que também lutou até o fim da vida para sobreviver como podia, seus três pretendentes Dr. Seward, Quincey Morris e Arthur, homens de honras, corajosos e o Dr. Van Helsing, muito inteligente e destemido. Enfim, é difícil gostar de um. A história é envolvida no terror do começo ao fim, aventura, mistério e amor.
comentários(0)comente



Tamirez | @resenhandosonhos 17/10/2018

FRANKENSTEIN; O MÉDICO E O MONSTRO; DRÁCULA
Independente de você ser um leitor mais antigo ou mais jovem, é impossível não saber que essas três obras representam muito bem o mundo clássico do terror. Escrito há quase 200 anos, Frankenstein é o mais antigo entre eles, sendo considerado por muitos o primeiro livro de ficção científica da história. E um outro adendo é o fato de ter autoria feminina, em uma época onde o sucesso nesse âmbito não era algo comum ou esperado.

Quase 70 anos depois temos a publicação de O Médico e Monstro, um sucesso instantâneo com a crítica que gerou peças teatrais e derivados apenas um ano depois de sua publicação, concedendo assim notoriedade ao autor escocês e sendo o seu romance de maior sucesso.

Não muito depois Bram Stoker nos presenteou com o vampiro mais famoso do mundo. O personagem fictício, que supostamente foi inspirado na personalidade de Vlad III, está inclusive registrado no Guiness como o vampiro que mais recebeu menções ou referências nas mídias durante a sua existência. E, claro, inspirou todas as outras criaturas da mesma “espécie” que vieram depois. Todas as três obras receberam diversas adaptações, seja no cinema, no teatro ou na literatura.

Nessa edição em capa dura, com uma caixa que cerca o livro principal evidenciando alguns detalhes, a editora Martin Claret reuniu os três títulos com textos revisados e divididos a conceder uma boa experiência de leitura. A edição está muito bonita e foi um adendo especial a minha coleção.

Eu já tinha lido Drácula em uma versão pocket, muito anos atrás, mas estava com a história muito apagada na minha memória, assim como as outras duas também. Sendo clássicos dentro do seu gênero e inspirações para muitas obras que vieram depois, acabam se tornando leituras essenciais para qualquer leitor conhecer e, também, encontrar as referências.

FRANKENSTEIN
Em 1818 Frankenstein ganhou o mundo através das palavras de Mary Wollstonecraft Shelley, uma mulher a frente de seu tempo que também escreveu contos, ensaios, biografias e literatura de viagens. Considerado o pioneiro dentro do gênero, a obra gótica foi um marco na história da literatura e encanta os leitores até hoje.

O livro conta a história de Victor Frankenstein, um médico que sempre se interessou fortemente pelas ciências naturais e tudo o que poderia ser conquistado com o seu estudo. A narrativa é conduzida através de cartas do capitão Robert Walton para sua irmã, já que ele estava em viagem quando avistou Victor em um trenó puxado por cães. Ao ser acolhido no navio à beira da morte, o homem começa a narrar a Robert sua jornada desde a infância até o momento onde começou a fazer experimentos controversos que abalaram para frente sua vida.

Imagino que a grande maioria de vocês saibam exatamente a que experimentos estou me referindo e o que surgiu de sua tentativa de “brincar de Deus”. O que muitos leitores desconhecem é a real trama da história que já foi contada, recontada e adaptada muitas vezes. Por mais que eu já tivesse tido contato com a obra, ainda fui pega de surpresa em descobrir os detalhes e a real motivação do que aconteceu na história original de Mary Shelley. É por isso que a leitura das obras em sua integridade é importante, pois ao longo do tempo muito vai sendo mudado e nem sempre o que vemos em um filme, série ou qualquer que seja a plataforma, está representando a história de forma fiel.

Aqui digo pra vocês que me surpreendi um pouco, pois quando comecei a leitura não tinha nenhuma recordação de ela ser contada através de cartas, muito menos por esse capitão. Nos primeiros momentos até achei que estava lendo a história errada. Depois, bem situada, pude aproveitar o andamento dos fatos e perceber que muito do que eu achava conhecer por certo, estava na verdade um pouco distorcido.

O MÉDICO E O MONSTRO
Robert Louis Stevenson lançou O Médico e o Monstro em 1886 e logo de cara já cativou muitos leitores. A trama é uma narrativa curta, com menos de 100 páginas, mas que mexe e muito com o nosso psicológico. Nela é trabalhada o conceito de distúrbio de personalidade e o desenvolvimento suscita diversas discussões.

Aqui, teremos Richard Enfield contando ao advogado Gabriel Utterson o encontro que teve com um homem estranho, o Mr. Hyde. O caso é que o homem agrediu uma jovem e, para se livrar da situação e “pagar” algo à família, usa um cheque de um respeitável médico da cidade, criando uma estranha e inesperada conexão.

Curioso com a situação, Utterson vai consultar o testamento de um velho amigo, e descobre que o Mr. Hyde em questão é o mesmo ao qual o Dr. Jekyll nomeia seu beneficiário em caso de morte. Devido aos fatos ele confronta Jekyll e fica atento a situação, pois acredita que há algo errado. Logo depois disso as coisas fogem do controle e todos são arrastados para uma história que desafia os princípios da ciência e também pode colocar muitas pessoas em risco.

Essa foi a história dentre as três que mais me surpreendeu. Eu sabia o que acontecia e mesmo assim me vi tão envolvida com a narrativa que praticamente esqueci já saber o final. E isso é algo incrível, pois mostra o verdadeiro peso que uma obra tem, já que a jornada é tão imersiva que fica até difícil se desprender para fora dela.

O livro sendo curto facilita isso ainda mais, pois os fatos não demoram a acontecer e a todo momento há algo em movimento, sendo explorado e mudando o rumo da história. Talvez pra quem não está acostumado com a linguagem mais antiga, começar por esse seja uma boa opção, afinal é mais curto e vai proporcionar também uma adaptação melhor.

DRÁCULA
Essa obra dispensa apresentações, né? Drácula é um ícone na literatura por ter nos trazido de forma forte essas criaturas sombrias e cruéis que muito anos depois virariam febre entre o jovens. Bram Stoker publicou o livro em 1897, e mesmo se acreditando que ele foi o criador dos vampiros, já haviam outras obras e contos que inspiraram-no a compor seu livro.

Escrito de forma epistolar, como os títulos anteriores, a obra remonta a história do Conde Drácula através dos olhos de Jonathan Harker, Mina Murray e também outros personagens. Harker, que é um advogado recém formato vai visitar o conde para ajudá-lo com tramites legais e acaba por descobrir que muitos mistérios cercam esse rico homem. As coisas que ele vê e vive marcam sua alma e ao reencontrar o Conde, algum tempo depois, aliado a situações bem estranhas, Jonathan volta a reviver seus piores tormentos.

Do outro lado temos Abraham Van Helsing, o antagonista de Drácula. Ele é um professor de antropologia, especialista em doenças obscuras e um cientista de métodos pouco ortodoxos, que ao se deparar com os efeitos causados nas pessoas sugadas por vampiros, empreende transfusões de sangue e outros métodos. Aqui os personagens se aliam, combinam suas histórias, redefinem duas crenças e partem em busca de uma caçada contra esse ser das trevas.

Nesse caso, digo a vocês, minha memória havia sido um pouco corrompida. Há tantas adaptações, tantos recontos, tantas coisas sobre Drácula que chega um ponto em que a história original se perde e se confunde. Então, foi ótimo ter feito essa releitura e posicionado novamente as peças. Porém, tirando o início, achei a trama menos sombria do que eu estava esperando. Imagino que se dê ao fato de que já não tenho mais tanto apego com essas criaturas quanto tive há uma década atrás.

Ler esses livros não estava nos meus planos em 2017, mas gostei muito de ter feito a leitura. Quando a gente fala de clássicos há sempre um medo envolvido, mas aqui, a barreira da linguagem não interfere tanto e não achei a leitura de nenhum deles de difícil compreensão.

Pra quem consome muita referência, poder conferir a história original é algo incrível pois põe uma nova perspectiva em pauta. Além, é claro, que todos eles possuem críticas à sociedade, nos fazem refletir sobre a natureza humana e escondem em suas tramas de ficção questões importantes a serem analisadas e que talvez não seriam tão facilmente absorvidas se apresentadas de forma não mascarada.

Então, caso você tenha curiosidade de ler pela primeira vez ou fazer uma releitura, essa edição está muito bacana. Não achei grandes problemas e o adendo de ter os três livros juntos é uma vantagem, ao meu ver.

site: http://resenhandosonhos.com/frankenstein-o-medico-e-o-monstro-e-dracula/
comentários(0)comente



Lorena.Santos 21/11/2020

O livro tem uma escrita bem detalhada e é sim uma grande obra.
Acredito que ainda não me adaptei tanto a clássicos, então foi uma leitura bem arrastada e cansativa. Mas se eu disser que o livro não me prendeu em certos momentos, estarei mentindo!
Se você é fã de Drácula, e clássicos detalhados, eu indico sim.
?Enfim, um livro que nos mostra os valores das pessoas, por suas descrições detalhadas, suas preocupações e suas angústias. Me fez sentir medo, agonia e nervoso, ao falar sobre Drácula, ou as cenas em que ele aparecia e sua astúcia ao agir?.
Gostei sim do livro, porém quero lê-lo mais para frente, assim terei uma perspectiva diferente.
comentários(0)comente



Jacq 18/01/2021

Três clássicos em uma edição linda
Essa linda edição da Editora Martin Claret reúne três clássicos da literatura mundial. Os três livros possuem escritas fluídas e narrativas envolventes.
Gostei bastante das três histórias, mas, sem dúvidas, Frankenstein foi a que mais me cativou, se tornando um dos meus livros favoritos.
Recomendo a leitura dos três, pois a versão dos livros é bem diferente daquelas que temos formuladas pelas outras mídias (filmes, séries...). São narrativas mais filosóficas, que nos fazem refletir sobre a visão de bem e mal.
comentários(0)comente



Rafa Centeno 27/09/2020

Drácula foi o merecedor dessas 5 estrelas
Frankenstein (4,5 estrelas):
Gostei muito da escrita da autora e achei que ela fez de um excelente tipo de narrativa pra contar a história. Mas a leitura poucas vezes me prendeu a atenção, não sei explicar muito bem pq. Tb não gostei do fato dela utilizar muito o adjetivo "negro" para depressiar e caracterizar como ruins determinada situação ou coisa. Mas é compreensível pela época em que a autora viveu. Tb esperava um pouco mais do final, parece que faltou algo, não sei se é pq esperei no livro inteiro a cena dos aldeões na porta de um castelo com tochas, o que não aconteceu, aparentemente essa cena clássica não é do livro e sim do cinema. Ainda assim foi uma história pesada em reflexões, em que nem Frankenstein e nem seu monstro estão livres de nos fazerem ter sentimentos de horror e compaixão por ambos. O horror se iniciou com Victor errando em sua ambição sem reflexão do que pretendia criar e pelo abandono de sua criatura e o monstro foi quem terminou em erros de vingança e assassinatos como se fossem concertar seus infortúnios. Ambos tb tiveram minha compaixão, pelo sofrimento que viveram um pelas mãos do outro.

Médico e o Monstro (3,5 estrelas):
Gostei, mas demorou pra me prender a história. Não tenho muito o que dizer, foi bem escrito e criado, mas só isso. Com certeza há uma boa reflexão em cima dessa obra, mas não estou no clima pra pensar sobre ela. Um bom livro, bem curto, fácil e rápido de ler. O menor dos três.

Drácula (5 estrelas):
Que história magnífica!! Nem tenho palavras pra descrever o quanto eu gostei, sem dúvida uma obra que faz jus a lenda que se tornou. A escrita do autor é ótima, fluída e que não deixa cansativa, ainda que seja por muito detalhada e com linguagem mais rebuscada, característica da época. Por falar em ser de época antiga, vale ressaltar que a obra tem alguns momentos muito machistas e racistas, mas é o preconceito sinônimo do século (e não tão distante do que ainda é perpetuado hj) em que foi escrito, paciência (nada é perfeito). Mas a história é tão bem feita, construída por meio de várias histórias que se entrelaçam, com descrições realistas e sentimentos tão profundos que nos fazem ter apego aos personagens. Falando em profundo, acredito que essa seja uma ótima descrição pra obra, PROFUNDA! Pra mim foi profunda em sua escrita detalhada; em sua narrativa; em sua pesquisa de lendas que foram impregnadas nas páginas; nos personagens que de forma simples e delicada tiveram sua profundidade e motivação de seus atos; na descrição dos locais; e finalmente como tudo se encaixou perfeitamente. Se ainda assim, na minha ganância por conhecimento, possa dizer que faltou algo. A única coisa que me poderia ter acrescentado era uma origem do próprio Drácula, como ele "nasceu" ou se tornou quem era? Talvez essa falta de conhecimento seja proposital pra um maior mistério e terror nas linhas. Mas foi uma leitura maravilhosa e magnífica que, com a ajuda de um vento danadinho, me fez recordar o medo que tive em minha infância da imagem de Drácula. Obrigada, Bram Stoker!
comentários(0)comente



taynna cavalcanti 11/07/2021

li apenas frankenstein dessa edição
mary shelley foi uma verdadeira gênio.
a construção da narrativa, ora contada da perspectiva do criador, ora contada da perspectiva da criatura foram o ponto alto pra mim. a conexão entre os personagens, a forma como a criatura aprendeu a se comunicar e a ver o mundo, tudo fantástico!
claro que eu não poderia sair desse mundo da Shelley sem odiar o Victor Frankenstein. que carinha insuportável! sempre culpando os outros pelos próprios erros... sempre se lamentando. ai, cara chato!
mas gostei bastante do livro.
algo que me incomodou bastante foi a utilização da palavra "negra/negro" para falar de coisas ruins. sei que é culpa da época e/ou da tradução, mas realmente me incomodou. a palavra foi utilizada com essa conotação de coisa ruim 13 vezes!
enfim, 3 estrelas por que gostei, mas não amei.
Ester 20/09/2023minha estante
Oii, eu li esse livro faz mt tempo mas n lembro qual a página q começa o médico e o monstro q foi onde parei, e n tenho mais o livro, vc consegue me falar??




Fer 28/12/2020

Bela edição
Que boa sacada a ordem em que as histórias se apresentam no livro, com certeza, Drácula é a que mais faz jus a classificação de terror... é impossível largar o livro antes do final de cada história.
comentários(0)comente



Vanessa 21/04/2022

Sobre O Médico e o Monstro
Já havia lido os outros dois livros e o último foi O Médico e o Monstro. Me surpreendi co o conto, porque realmente esperei muito mais do livro do quê surpreendentemente encontrei. Acreditando eu que a história iria se prolongar com alguma perseguição e um assassino a solta, levando terror e inteligência na fuga, o livro acaba quando poderia estar começando, de fato, um suspense incrível.

No mais, a história é contada de forma rasa e, sim, aguça a curiosidade depois da pag. 20, mas acaba 100 páginas depois. Lamentável. Tinha tudo pra ser um suspense sensacional.
comentários(0)comente



Naiana 20/02/2020

Frankenstein é o primeiro livro escrito pela jovem Mary Shalley e que só pôde levar o nome de sua autora anos após a sua primeira publicação, devido a sociedade machista da época que não podia aceitar que uma jovem de 19 anos escrevesse tal obra. é considerado o precursor da ficção científica, gostei muito de ler, apesar de achar que se alonga um pouco mais que o necessário.
Drácula é uma delícia de leitura, fácil de se ler, fascinante, te envolve e faz com que não queira parar, lhe traz a necessidade saber como se desenrola os fatos, que próximo ao ato final parecem caminhar a passos lentos, mas quando concluído dá a impressão de que poderia ter um pouco mais, mas isso não diminui a obra, e na minha minha opinião é a melhor das três.
O Médico e o Monstro, foi a obra que me deixou mais confusa, pois conhecia uma outra versão da trama e bem diferente da original. O livro em si é bom, e se não conhecesse essa outra versão, provavelmente teria gosta muito mais e apreciado bastante sua leitura.
Todas as três obras valem a leitura, afinal são clássicos que inspiraram várias outras obras até os dias de hoje e possivelmente continuarão inspirando outras obras que estão por vir.
comentários(0)comente



ManukPontes 25/01/2021

Três clássicos consagrados, obrigatórios para o amantes de terror. O que dizer? Apenas saborear!
comentários(0)comente



95 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR