Coragem

Coragem Raina Telgemeier

Resenhas - Coragem

Bruna 03/04/2020

Resenha: Coragem
Hoje estou aqui para falar de um livro que foi muito especial para mim: Coragem, uma graphic novel escrita e ilustrada pela cartunista Raina Telgemeier, e publicada pela editora Intrínseca aqui o Brasil. O livro vai tratar, com muito senso de humor e sensibilidade, os problemas causados pela ansiedade.

Baseado na vida da própria autora, Coragem retrata a vida de Rania, uma criança que começa a sentir uma dor estranha em sua barriga. Como sua mãe está enjoada, presume-se que ela também está com uma virose; e nada melhor do que uma boa noite de sono para tentar melhorar. Porém, no dia seguinte, acaba sendo pior. Além de enfrentar uma série de problemas na escola, Raina também precisa lidar com a dor que está lhe causando um enjoo gigante.

Cada dia acaba trazendo um novo medo para Raina. Uma nova preocupação. Por ter apena 10 anos e não entender direito o que está acontecendo, Raina conta com a ajuda de sua família que decide buscar um auxílio profissional para ela. Inicialmente, a ideia de frequentar um terapeuta não parece muito atraente, sem contar que Raina não entende o motivo de precisar contar sobre sua vida inteira para a terapeuta, mas à medida que as consultas vão acontecendo às coisas se tornam mais fácil para a garota. Raina descobre que tem ansiedade, as consequências desse problema, além de descobrir a coragem necessária para poder superar seus medos.

Logo de cara eu me interessei pela proposta do livro, em discutir sobre ansiedade, os problemas causados por ela, de uma forma leve e de fácil entendimento para os jovens. Sem contar que, em diversos momentos, eu me identifiquei com a personagem Raina. Eu também tenho problemas de ansiedade e, de uns anos para cá, toda vez que preciso viajar de avião eu tenho ataque de pânico. A sensação de passar por um ataque de pânico é terrível, uma das piores coisas no mundo, ainda mais quando você não sabe o que está acontecendo. E buscar ajuda de um terapeuta, ser diagnosticada com esse quadro, melhorou muito a minha vida, da mesma forma que ajudou Raina no livro.

Então, fica aqui a minha dica de leitura. Coragem é um livro que trata de um assunto importante, mas com uma sutileza muito grande, e é impossível não se identificar com algumas situações apresentadas ao longo da história. Além do mais, se trata de uma leitura super rápida e envolvente!

site: https://www.instagram.com/p/B-iL7PXp1RA/

Amabile.Debortoli 12/03/2020

"v"
gostei do contexto e tudo o mais, é muito bom pra quem precisar mesmo de uma coragem para algo na vida