A Filha da Minha Melhor Amiga

A Filha da Minha Melhor Amiga Dorothy Koomson

Resenhas - A Filha da Minha Melhor Amiga

Cau :) 05/07/2011

Emocionante
No dia do seu aniversário, Kamryn recebe uma notícia inesperada: sua amiga Adele está morrendo. As duas não se viam há 2 anos, por conta de uma traição. No passado, Adele teve um caso com Nate, que na época era noivo de Kam, e ficou grávida de Tegan.

Mas a partir do reencontro das duas amigas no hospital, tudo começa a tomar um novo rumo.

Adele quer que a amiga adote sua filha, que está vivendo temporariamente com o avô, depois da sua morte. Logo Kamryn que jamais desejou ter filhos! Quando Kam vai atrás da menina, que por acaso é sua afilhada, e se dá conta dos maus tratos que ela vem sofrendo, sem pensar duas vezes a leva embora.

Com a morte de Del, Kamryn inicia o processo de adoção. Além de sofrer pela perda da amiga, ela também carrega a culpa de não ter dado à Adele a chance de se explicar antes de morrer, e de perdoá-la pelos erros do passado.

“Se eu tivesse sabido, poderia ter-lhe dito adeus apropriadamente. Poderia tê-la beijado e abraçado. Poderia ter-lhe dito quanto a amava. Eu não havia dito aquilo, havia? Nem uma vez sequer, ao longo dos nove dias anteriores eu disse que a amava. E não disse que a perdoava. Eu a perdoei? Não sei. Não quis falar sobre o passado, eu sei, mas eu a perdoei? Mesmo que não tenha perdoado, deveria ter dito que sim? Não deveria tê-la deixado em paz em relação àquilo também?” (pg. 79)

Além disso, ela precisa procurar Nate, o pai da garota e seu ex-noivo, para que ele abra mão dos direitos legais de paternidade e assim ela possa adotar Tegan.

As dificuldades que Kam enfrenta num processo de adoção interracial, somadas às mudanças em sua rotina e tentativas de readaptar sua vida à chegada dessa criança que agora a tem como sua nova mãe, levam o leitor a pensar em três coisas fundamentais que são tratadas no livro: amor, perdão e amizade.

Com a ajuda de Luke, Kamryn e Tegan vão se conhecendo, criando laços, e construindo uma linda família que surge não pelos laços de sangue, mas por amor.

Nadz 17/10/2011minha estante
Você me deixou curiosissima para ler este livro... que eu nunca tinha ouvido falar!!!! òtima resenha!

Robélia 26/11/2011minha estante
Cau, comecei a ler o livro. E depois de ler a resenha que você fez estou bem animada com a leitura.
Beijos!

Ilma 22/04/2010

É bom, mais podia ser melhor
Na verdade esperei mais desse livro, a ideia é muito boa, mais a autora a meu ver não soube desenrolar bem os personagens, a mocinha principal é tão insegura, tão insegura que uma menina de 5 anos consegue ser mais adulta que ela.
O motivo da traição tabém foi tão sem nexo, que não sei se daria para chamar a melhor amiga de melhor mesmo, nem se o ex-noivo podia sentir um sentimento tão grande como professava.
Mais tudo isso seria passavel se a personagem principal não fosse tão complexada, venhamos e convenhamos, existem pessoas muito mais judiadas por ai que conseguiram se sair muito bem, eu recomendaria essa mulher para uma terapia, aff, ela encheu a paciencia.
Érika dos Anjos 22/04/2010minha estante
Poxa Ilma! Há tempos estou louca para ler esse livro... esperava tanto... agora com essa sua resenha deu uma esfriada! Vc pretende trocá-lo? Beijos

Maria Faria 31/07/2011minha estante
Nossa, o título da minha resenha ficou quase igual! A autora exagerou na insegurança da personagem e achei um absurdo a protagonista não terminar o livro fazendo terapia, pois ela precisava. E o motivo para a traição foi péssimo, não merece comentários.

Ana Caroline 16/11/2014

Antes de começar a ler este livro preparem a caixa de lenços porque vai ser uma choradeira do início ao fim. Logo de cara você sabe que você vai estar lidando com a morte neste livro, com traição, mas nem saber disto te prepara para o que vai acontecer.

Meu coração doeu o livro todo, eu sentia raiva, tristeza, rancor e ao mesmo tempo pena e compaixão. E em momentos magnificos eu sorria e ficava feliz com a simplicidade tão complexa do amor.

Em A Filha da Minha Melhor Amiga, Adele Brannon teve uma filha depois de uma única noite com o noivo de sua melhor amiga Kamryn. Depois que Kamryn descobriu essa verdade ela se afastou da amiga e do noivo mudando-se para outra cidade.

Agora Adele descobriu que está a beira da morte e a única pessoa para quem pode recorrer é sua ex-melhor amiga.

Kamryn apesar de não ter perdoado sua amiga, resolve visitá-la e acaba aceitando o seu último pedido que é cuidar de Tegan, o prova viva da traição da sua melhor amiga com o seu grande amor.

Após a morte de Adele, Kamryn leva Tegan para morar com ela e assim que chega a cidade descobre que terá um novo chefe, Luke.

Luke é um homem bonito, porém arrogante e preconceituoso, despresa Kamryn por sua aparência. Mais Kamryn é forte e apesar de doer em seu íntimo não se deixa afetar por isso.

Tegan e Kamryn começam a ficar proximas e por acontecimentos da vida Luke acaba conhendo a pequena Tegan e o carinho entre eles acontece desde o primeiro momento. O que faz com que a presença de Luke na vida de Kamryn e Tegam passe a ser constante. Luke conhece melhor Kamryn e percebe o quão preconceituoso foi e aos pouco vão entrando em um relacionamento.

As coisas iam bem entre os três, até Kamryn ter de resolver tudo em relação à adoção de Tegan e ser obrigada a falar com Nate e contar-lhe que havia uma filha, então isso atrapalhar sua relação com Luke, deixando-o inseguro em relação ao ex de sua namorada, além de algumas vezes Luke não entender que em alguns momentos, Kamryn e Tegan precisavam estar sozinhas, e Kam parecia não entender que era importante para Luke que os três estivessem juntos nesses momentos. E além de tudo isso abalando o relacionamento amoroso entre os dois, ainda tem a presença de dois ex-parceiros que pareciam como uma sombra atrás dos dois.

A Filha da Minha Melhor Amiga me emocionou, a personafem Kamryn é um exemplo de mulher, ultrapassando diversas barreiras da sociedade, das pessoas, do amor e da amizade, pela capacidade de perdoar e de amar incondicionalmente uma garotinha como sua filha mesmo não tendo seu sangue, tendo que superar a diferença de cor, o preconceito.

Ela é um exemplo de como o amor, a generosidade e a amizade podem ser importantes na vida de uma pessoa, tão importantes a ponto de renunciar tudo por eles.
Como eu disse no início, preparem a caixa de lencinhos e aproveitem o livro porque vale muito a pena.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Maya 14/12/2016minha estante
Você que me indicou

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Nos últimos tempos, poucos foram os livros que me fizeram chorar.
"A Filha da Minha Melhor Amiga" foi, definitivamente, o que conseguiu isso com mais rapidez e frequência durante sua leitura.

A história é linda! Eu AMEI esse livro!

A escritora não é um gênio, a história não é super original, mas todo o mix dramático, todas as dúvidas de Kamryn, a situação inimaginável de Adele e as incertezas de Tegan fizeram dessa leitura algo super marcante para mim.
Se eu fazia as unhas lendo o livro, precisava me segurar e disfarçar para não chorar. O mesmo acontecia no ônibus, no metrô e onde quer que eu tivesse. Tomei o cuidado de ler as últimas páginas em casa mesmo para minha cachoeira de lágrimas não incomodar ninguém.

Estou completamente apaixonada pela história. Quero mais da Koomson!

Dhi 10/01/2010

Sem palavras
Simplesmente maravilhoso, ñ tenho palavras pra dizer o quanto esse livro me tocou. O quanto uma palavra ñ dita pode pesar na nossa consciência. O quanto uma autora pode expressar sentimentos de perda tão bem, nos fazer sentir na pele tudo oq os personagens pensam, sentem, vivem. Amei o livro, a autora está de parabéns, recomendo ele a todas as pessoas, pq o livro ñ faz distinção de leitores. Eu desejo ele muito e digo com toda certeza do mundo que foi um dos melhores livros que já li, e olha q ñ foram poucos. Recomendadissímo.

Gigi Vergetti 06/09/2010

Quando li a sinopse desse livro me chamou logo a atenção e confesso a historia é tão boa, ou melhor do que eu imaginava. Toda a questão de amizade e perdão envolvida, e tudo por causa de um bem maior. E todo a aprendizado diario dos personagens, as superações. A história é linda e comovente.

Maria Faria 31/07/2011minha estante
Compartilho da mesma opinião e achei que a autora ficou enrolando demais, usou Nate como forma de alongar a história.

Nana 09/10/2009

O valor de uma amizade!
Uma história comovente sobre amizade, amor, traição e perdão.
kamryn e Adele são amigas inseparáveis, até que Kamryn descobre que a melhor amiga a traiu com seu noivo e teve uma filha, a linda Tegan.
Após 02 anos sem se verem, Adele está morrendo de leucemia e pede a Kam que adote sua filha que é fruto desta traição.
Será que é possivel perdoar, superar esta dor e amar como se fosse sua filha a pequena Tegan depois de tudo?
O livro é lindo, sensível e emocionante...Recomendo!

03/12/2009

Adorei a história...

Fala sobre amizades verdadeiras, traição, começar de novo e aprender a perdoar.

Gostei muito do livro, só a protagonista que é fraca d+, ai que vontade dar uns tapas nela pra ver se ela acorda........

Recomendo........

Nsms 25/04/2010

A filha da minha melhor amiga
Interessei-me pelo livro porque na primeira vez o titulo chamou a atenção e quando eu li a sinopse fiquei anciosa para lê-lo !!!!

Sinopse:
A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas no dia do seu aniversário, Adele entra em contato ... A amiga de Kamryn quase morrendo e implora para que adote a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.

Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?
Uma viagem dolorosa e comovente de auto-conhecimento, uma leitura de cortar a respiração.

A historia é cheia de lições e de exemplos de que muitas vezes alguns problemas se tornamm pequenos em relação a outros. A história também mostra os preconceitos que kamryn sofre.
Vale a pena lê-lo

Maria Faria 31/07/2011

É bom, mas poderia ser excelente
“A Filha da Minha Melhor Amiga” é um livro emocionante que fala de adoção e superação. Kamryn e Adele eram amigas inseparáveis até Kamryn descobrir que Adele a traiu com seu noivo e o resultado desta traição foi uma filha. A menina é Tegan que fica sob os cuidados de Kamryn após a morte de Adele. Mesmo sabendo que magoara muito sua amiga, após descobrir que a leucemia lhe tirara as esperanças, Adele não viu outra opção a não ser suplicar para que Kamryn cuidasse de Tegan. À medida que os fatos se desenrolam, é emocionante acompanhar a adaptação de Tegan à nova mãe e de Kamryn à nova vida. O livro é sublime ao evidenciar as dificuldades que cada uma enfrenta para encontrarem novamente a felicidade, mas diminui o valor emocional da história ao mostrar Kamryn como uma mulher muito fragilizada, insegura e indecisa com relação à sua vida afetiva. Luke aparece como chefe de Kamryn, mas com o tempo os dois se apaixonam e ele demonstra ser um excelente candidato a pai de Tegan. E quando Nate, o antigo noivo de Kamryn, reaparece na história, a autora passa a segurar o desenrolar dos fatos através da indecisão de Kamryn, mergulhando a narrativa numa infinita expectativa. Pode-se afirmar que o livro é um belo romance, com um tema interessante, mas que não conseguiu alcançar sua excelência por ter misturado um tema tão complexo como adoção a um clichê presente em chick lit.

Dri Ornellas 09/06/2010

O livro A filha da minha melhor amiga, de Dorothy Koomson, conta a história de Kamryn Matika, uma mulher que após sofrer uma grande decepção no passado, reencontra sua melhor amiga em estado terminal de câncer, Adele, que a pede que seja a tutora legal de sua filha ,Tegan quando morrer, pois não quer que a menina fique com o avô que já maltratara Adele quando pequena.

Mesmo hesitante, Ryn, como a menina a chama, aceita, sem saber ao certo o que fazer, além das novidades e tormentos da nova experiência de criar uma criança, Ryn tem que lidar com os traumas de seu passado e os problemas em seu trabalho.

O livro é sensível e verossímil, parecendo muito com a nossa vida. Ryn é uma mulher com a auto-estima muito baixa causada por bullying na época da escola, por conta disso, ela se protege através de uma aparência de determinação e indiferença, porém não é tão durona quanto tenta mostrar. Além de ter que enfrentar a morte da melhor amiga, criar uma criança, ela terá que encarar seus medos quando ficar dividida entre um amor do passado e outro do presente.

A história é bem conhecida de leitoras: quem não conhece a história da mulher que tem a vida toda acertada e de repente uma criança cai em sua vida e ela tem que aprender a lidar com todas as situações que não havia escolhido para si? Sim, A filha da minha melhor amiga trata disso. Mas tem um pouco mais. Primeiro a protagonista é negra. Mas em nenhum momento do livro isso é usado como panfletagem para alguma denúncia ou revolta. Adorei ler um livro com uma protagonista negra e isso não ser um elemento essencial da história, um fio condutor. Ela era apenas uma mulher. Nada mais. Branca, negra, amarela, azul, verde que seja... a história acontece para todas. Isso foi um ponto muito positivo para a autora.

Ryn também não é uma protagonista com o charme comum a personagens femininas: ela não é estabanada, nem distraída, nem coisas do tipo. Ela é centrada, não quer filhos, não acredita no amor, não tem ilusões, apesar de ter vindo de uma família completamente normal. Adele, sua melhor amiga, já é seu avesso: espontânea, romântica, bonita e loira e ela, sim, teve problemas na família.

Na história, os personagens não são perfeitos, todos erram, e tem que conviver com seus erros. Eles são fatos. E nem sempre eles tomam a atitude certa, precisam errar e ponderar sobre sua decisão. Esse é o ponto mais positivo do livro.

Leia mais no blog A menina do fim da rua (http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/)

Helena 17/11/2010

Nossa, tenho quase total certeza de que esse é um dos melhores livros que eu já li, se não for o melhor! É uma mistura de sentimentos, como amor, raiva, compreensão e o perdão. Tem até cenas cômicas. É um ÓTIMO livro ! Com muita certeza, valeu totalmente a pena, porque com essa história, você aprende que deve perdoar, e que o tempo de vida é curto, mas sempre deve seguir em frente. Eu amei. *-*

Lucy 25/05/2011minha estante
Este livro é simplesmente inesquecível!

SARITA 08/08/2011

Chorei. Chorei. Chorei. E depois chorei de novo. E depois de novo. Enfim, chorei.

Há abordagens bem interessantes dentro desse livro, sobre a brevidade da vida, sobre preconceito racial, sobre classe social, sobre laços familiares, sobre agressões físicas e emocionais. É tanta coisa, aposto que não citei 20%.

É um livro que recomendo caso você queira desidratar.

AnnGominho 23/12/2010

Kamryn é uma mulher com certos traumas de infância - por sofrer Bullying - quando freqüentava o colégio. Sem pouco auto-estima, fingia-se de durona para ninguém descobrir seu lado fraco. Assim, em seu primeiro ano de faculdade conhece Adele, outra garota com problemas perturbadores em casa e ambas acabam se tornando melhores amigas. Porém, um erro de Adele faz com que as duas briguem e passem dois anos sem se falar. Kamryn não queria nem saber da ex-melhor amiga até receber um cartão nem um pouco feliz no dia de seu aniversário.

A partir desse cartão, Kamryn, tem certeza absoluta que sua vida focada no trabalho não irá mais existir quando retornar para casa. Adele tem leucemia, e já se encontra em seu estado terminal, porém, sua unica preocupação é sua filha de cinco anos, Tegan. O problema é que Kamryn nunca quis ter filhos, e agora, está sendo imposta pela ex-melhor amiga a ficar com a criança. Ter Adele em estado tão debilitado, e a afilhada recebendo maus tratos na casa dos avós, Kamryn nem pensa duas vezes e inicia o processo de adoção. Mesmo sabendo que para isso acontecer legalmente terá que entrar em contato com o pai da menina, por sinal, seu ex-noivo, Nathanel Turner, e relembrar o motivo de brigar com sua amiga há dois anos.

A morte da amiga trás um baque a sua vida, por vezes Kamryn acredita que não dará conta de cuidar de uma criança. Ao voltar para casa, descobre que seu chefe e grande amigo irá embora da empresa, e o cargo que deveria ser seu, passa para um empreendedor Luke, que não vai com sua cara, mas ao que parece torna-se melhor amigo de Tegan, obrigando-a a concordar com sua presença em suas vidas.

Um livro emocionante, que retrata a amizade de duas mulheres separadas por um erro, mas unidas pelo resultado desse mesmo erro. Sobre o antigo amor destruído de forma brusca, e o inicio de um novo, através do amor por uma criança. Simplesmente perfeito! Recomendo!