O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Morango salgado 21/12/2023

Simplesmente literatura inglesa
Gostei bastante, porém sinto que esse livro é para um público ULTRA específico, pois mesmo gostando de histórias assim senti que foi uma leitura muito lenta (e facilmente eu poderia ter largado), mas a história é bem divertida e ver a evolução da protagonista é gratificante!

Cica 21/12/2023

Eu amei a historinha, é uma carta da autora de O Jardim Secreto, e me deu mais vontade de ler o livro.
Você se encanta pelo passarinho, o personagem principal.

julha 21/12/2023

?coisas muito surpreendentes pode acontecer a quem, desafiado ou desencorajado por um pensamento ruim, consegue expulsá-lo, colocando em seu lugar um pensamento agradável, obstinado e corajoso. Duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço?

Lavinya 19/12/2023

Locus Amoenus
Durante o movimento literário Arcadismo, diversas expressões foram usadas pelos poetas para se referirem às ideias e tendências da época, e uma delas é "Locus Amoenus". Essa expressão tem como significado "um lugar ameno", referindo-se à natureza como um espaço "idealizado", onde podemos encontrar a paz e tranquilidade. A natureza, assim como o próprio jardim secreto, recebem esse significado e representação no livro. Mary e Colin são duas crianças que não apresentam nenhum aspecto característico de crianças: tem um temperamento insuportável, agem como se fossem adultas, não tiveram contato com outras crianças por quase sua vida inteira e, principalmente, que não tinham conhecimento dessas características que os tornavam tão desagradáveis. Tais aspectos semelhantes foram responsáveis por uni-los, e o jardim serviu como um refúgio para eles, já que pela primeira vez na vida puderam agir como crianças normais e se transformarem por completo.
No começo da história, achei a personalidade da Mary extremamente irritante, até entender quais motivos levaram ela a agir daquela forma. Foi uma experiência única e gratificamente acompanhar a evolução desses dois personagens, assim como suas aventuras em um lugar tão incrível e mágico. Fiquei encantada com o Dickon e seu poder de fazer todos os animais se sentirem seguros com ele, seu papel na história e na mudança da Mary e do Colin também foi essencial. Esse livro é realmente mágico e mesmo sendo uma história voltada para o público infantil, tem uma lição importantíssima para todos. Ele te transporta para um universo mágico e fantasioso, que está bem pertinho de você. No final aprendemos a importância de acreditarmos em nós mesmos e de sempre pensarmos coisas positivas, que nos trazem confiança e coragem para sermos quem somos e desfrutarmos novas experiências.
Por último, gostaria de recomendar essa edição da Penguin Classics que possui um posfácio explicando e analisando aspectos da história, que podem ajudar o leitor a compreender diversos significados e metáforas empregados no livro.

bubuletta 19/12/2023

Matilda, foi aqui que você soube que precisa ir a escola??
Esse é um dos livros da lista lida por Matilda, aquela mesmo da sessão da tarde. Decedi ler alguns livros lidos por ela esse ano. Enquanto mergulhava na narrativa, imaginei que era a própria Matilda, uma personagem tão querida. Pergunto-me se foi após esta leitura que Matilda decidiu frequentar a escola, não para buscar conhecimento lógico, mas para buscar amigos. Através desta obra, testemunhamos os impactos da negligência em uma criança e como o cuidado adequado pode transformar seu mundo. Crianças precisam ser livres para gastar sua energia, ter um espaço seguro, responsabilidades, aprender a ouvir "não", e, acima de tudo, receber carinho. Nele vemos também como a interação com outras crianças é essencial. Será que foi este livro que inspirou Matilda? Será que foi aqui que ela percebeu que merecia mais? Será que foi aqui que ela percebeu o seu valor? Infelizmente, há muitas Matildas lá fora; espero que elas encontrem este livro e se identifiquem e vejam uma luz no fim do túnel. É um livro infantil poderoso, muitas crianças podem se identificar com ele, e também muitos adultos que precisam dar um espaço ao sol para sua criança interior, ele deveria ser uma febre!
Gostei bastante do paralelo que foi feito com as estação do ano, a história começando no inverno e terminando com o florecer da primavera. Quem cuida de um jardim, também cuida de si. Saiu desse jardim transformada, obrigada!

*dito tudo isso, não gostei de umas coisinhas, tem haver com o tempo e do lugar de quem escreve o livro, eu sei. Mas a romantização do pobre feliz e os preconceitos irritam e tem uma certa frequencia no livro

LondoNworB 18/12/2023

Confort book
Uma história linda, que me fez refletir do início ao fim. Aqui acompanhamos a história de Mary, uma menininha filha de britânicos, nascida na Índia. A pequena Mary é mantida afastada pelos pais que não queriam a responsabilidade de ter uma filha, enquanto vivem uma vida regada a festas.

Mas tudo muda com uma epidemia de colera atinge a região em que vivem, matando a família da pequena Mary, que é então, enviada para a Inglaterra para viver com seu tio-tutor.

Na mansão, Mary descobre a verdade a seu respeito: todos a consideram uma menininha feia, mal educada e com péssima personalidade. Chocada com as palavras, Mary reflete e entende seus defeitos, decidindo se tornar melhor para fazer amizade com Dickon, o encantador de bichos.

Inspirada pelas novas amizades e por um Pisco, Mary descobre um jardim escondido e um menino secreto na mansão, que estava condenado a morte.

Juntos, seus dias se tornam um misto de aprendizado e renascimento e a cura que parecia ter sumido daquelas paredes, volta com o tempo. É impossível não se emocionar com essas três crianças que apesar de tão jovens, são expostas ao mundo de forma tão dura, mas que encontram na amizade e no amor que começam a nutrir, as forças necessárias para crescer.

Duda 17/12/2023

É uma narrativa bem tranquila, e muito bonita gostei de como mostra o mundo pelos olhos de uma criança.

Ana Elizabeth 17/12/2023

Que livro fofo! Prometeu nada e entregou tudo... Um mimo. Amei a história, os personagens e as lições que a autora traz. Como foi legal ver a interação entre as crianças e o efeito positivo que o convívio social gera. Certeza que tá na lista pra indicar para os meus filhos um dia. Delicinha de leitura. ??

Annyele3 16/12/2023

Li cada página com um sorriso no rosto!
Fantástico, emocionante e mágico. Esse livro é bem escrito do começo ao fim e é capaz de fazer brotar em nosso interior tantas emoções, eu senti ódio, esperança e compreensão em um capítulo só, mas não de uma forma separada tudo junto, isso me encantou e fiquei apaixonada pela temática e pela escrita da autora.

Eu amo livros melancólicos e que me trazem a sensação boa de que viver é bom e eu vou viver pra sempre, sempre e sempre! Esse livro trás com exatidão esse sentimento, um sentimento de paz e de conforto, de confiança que tudo vai dar certo. Embora, tivesse sim momentos de tenção, eu senti uma esperança inexplicável na vida ao decorrer das páginas.

Eu amei os personagens, os diálogos inusitados, um certo mistério que tem no começo do livro, mas principalmente o espaço onde o livro se passa, um jardim maravilhoso, uma Charneca que parece triste e sem vida, porém para quem olha de perto consegue enxergar a beleza que está escondida! Eu fiquei maravilhada com essa obra,será favoritada!??

Carina 13/12/2023

Levinha e gostosa
Esse é um livro muito bem escrito e com uma história deliciosa de se ler. Pessoalmente, achei bem infanto juvenil, mas no bom sentido.
A magia, a esperança, a diversão e as reflexões são leves e profundas ao mesmo tempo. Sem dúvida, uma bela história.

Beta Oliveira 09/12/2023

"Dona Mary, toda ao contrário"!

Mary era uma garota ignorada pelos pais, até que uma tragédia a deixou órfã. E ela teve que se mudar da Índia, onde morava para viver com o tio. ir para uma mansão isolada no interior da Inglaterra, cheia de regras, mistérios e coisas que não faziam sentido.

Até que ela soube da existência de um jardim, mantido em segredo. E ela abraçou o desafio de procurar por este local, sem imaginar como isso se tornaria um divisor de águas na vida dela e de todos em Misselthwaite Manor.

O interessante é perceber como o local é a metáfora do florescer de Mary, como ela deixou de ser “toda ao contrário” e se descontraiu. Como que ela deixou de enxergar o mundo a partir da dor do abandono sentimental dos pais e aprendendo a brincar, a se sujar, a enfrentar as situações e finalmente sendo uma se criança como outra qualquer.

É um livro lindo, sem ser idealizado e cor de rosa. Ele parte da dor para mostrar que a vida continua, que temos fases como as estações do ano. Ao aprender com isso, e compartilhar o que sabe, a gente pode se tornar cada vez melhor.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/09/23/o-jardim-secreto-frances-hodgson-burnett-cap-1923/

lczmbj 09/12/2023

O jardim secreto
Eu amei esse livro, gostei muito. Foi leitura da escola, mas me surpreendeu! Me prendeu do início ao fim,os personagens são muito legais, livro bem levinho, bom de ler. Eu recomendo muito, vale a pena!!
bubuletta 19/12/2023minha estante
Peguei o livro pra ler porque está na lista de livros lidos pela Matilda, aquela da sessão da tarde. Eu adorei experiencia de fingir que a Matilda é real de novo, sendo eu mais crescidinha hahaha, pensar nela lendo esse livro o quanto deve ter ajudado ela, eu amei. Acabou que deu no novo brilho pro livro essa minha brincadeira

Isaaa! 08/12/2023

Amei mas é cansativo
Eu adorei esse livro, ele se tornou o meu favorito. Amo como ele realmente representa bem crianças machucadas, a criança realmente tem que ser uma criança e não ser acelerada para se tornar a frustração de adultos, porém o livro tem um grande problema de ser puxado, a leitura cansa muito e muitas vezes te faz querer desistir. Amei porém me fez ter ressaca literária depois.

Monalisa_da_vinci 08/12/2023

A narrativa escrita por Frances Hodgson Burnett é delicada e emocionante, repleta de descrições detalhadas e personagens cativantes. A autora utiliza uma linguagem poética e envolvente, transportando o leitor para a atmosfera mágica e rejuvenescedora do jardim.

O livro aborda temas como superação, amizade e amor, mostrando o quanto a natureza e a conexão com outras pessoas podem transformar vidas. A trama é envolvente, com reviravoltas que mantêm o leitor atento e emocionado.

"O Jardim Secreto" é uma leitura que encanta todas as idades, com uma mensagem de esperança e redenção que ressoa profundamente. Recomendaria este livro a qualquer pessoa que aprecie uma boa história sobre crescimento pessoal e descobertas, enraizada na beleza da natureza e da amizade.?