O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett




Resenhas - O Jardim Secreto


1669 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Dama 29/12/2023

Sublime e Belo
Eu amei a leitura. É um livro lento porque não se sustenta em grandes viradas como as histórias atuais. Ele é simplesmente a narrativa do crescimento de duas crianças que eram negligenciadas e mimadas, até se tornarem crianças felizes e melhores, com o apoio um do outro e das pessoas ao redor.
Eu achei super divertido e fofo, gostei do crescimento deles, dos personagens que aparecem, especialmente o Dickon e a Martha.
Só achei o final muito rápido? Queria um epílogo mostrando um pouco de como ficaram todos juntos, mas é tudo lindo e eu fui feliz lendo esse?
comentários(0)comente



eunjörd_ 28/12/2023

Amizade em flor: a magia transformadora
"O Jardim Secreto" surpreende com sua magia e transformação. Descobri encanto e magia ao iniciar a leitura. Inicialmente, julguei que a trama não ofereceria muito, especialmente com a irritante personalidade inicial de Mary. A ponto de considerar abandonar a leitura, persisti e fui recompensada com uma reviravolta intrigante. Gradualmente, desenvolvi empatia por Mary, testemunhando sua transformação mágica.

A amizade emotiva entre Mary, Dickon e Colin trouxe uma beleza notável à história, revelando suas evoluções e as preciosas lições que aprenderam. Mas, entre todos, Martha se tornou minha personagem predileta. Adorava imaginar sua voz com sotaque e apreciar sua visão brilhante e adorável da simplicidade da vida. Sua natureza engraçada a tornava uma jovem encantadora.

Enfim, em meio a mentes jovens, descobriu-se grandes ensinamentos. Recomendo vivenciar o campo do jardim florido com eles, sentir a atmosfera da charneca, uma jornada que supera expectativas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camijuv 27/12/2023

Um clássico
Um livro delicado, meigo e muito mágico.
Que aquece o coração, naqueles dias frios e chuvosos.
Recomendo ler no inverno.
comentários(0)comente



Priscila.Damiani 26/12/2023

@ler.terapia
(Esta resenha não contém spoiler)

"Permitir que um pensamento triste ou um pensamento mau penetre na sua mente é tão perigoso quanto deixar que uma bactéria de escarlatina entre em seu corpo.?

O Jardim secreto foi um livro que me surpreendeu tanto. Um clássico infanto juvenil, que me conquistou, me tirou de uma ressaca literária, me trouxe grandes lições além de deixar meu coração muito quentinho ?

O livro conta, a princípio, a história de Mary. Uma garotinha de 10 anos, indiana, que foi extremamente mimada por ter pais ricos. Se tornou mesquinha,  impetuosa e muito infeliz.

Após um surto de cólera em sua casa, a menina foi obrigada a ir morar com seu tio, na Inglaterra. Um tio distante, fechado e frio. Ele teve uma perda muito grande e não conseguia lidar com o luto.

Nesse novo lar Mary se viu em uma realidade muito diferente da sua antiga vida. Era uma casa hostil, cheia de mistérios e segredos. Isso lhe deu uma nova perspectiva de praticamente tudo! Fazendo com que ela se sentisse desafiada e viva, afinal.

Um de seus maiores desafios, se chamava Colin, um primo, que Mary não fazia ideia que encontraria. Um primo um tanto peculiar, que, indiretamente, a fez rever todas as atitudes que um dia já tivera. Aquele famoso, e o feitiço se virou contra o feiticeiro, rs.

Porém, ela também teve grandes surpresas genuínas. Através de Martha, uma das empregadas da casa, pôde conhecer Dickon, um anjo que veio para mostrar a Mary o poder do pensamento, da fé e da perseverança. Um encantador de animais e também de meninos e meninas.

O livro conta com personagens encantadores, que eu não conseguiria me aprofundar aqui. Mas não posso deixar de citar os meus favoritos, como por exemplo o Sr. Ben Weatherstaff, um velho jardineiro carrancudo e mau humorado que me tirou boas risadas. Susan Sowerby, mãe de Martha e Dickon, uma mulher sábia e empática que fez toda diferença nesse enredo, me tirando as lágrimas da vez, rs. E por último, os animaizinhos, em especial o Pisco, um pássaro curioso e convencedor, que ganhou meu coração com toda certeza.

?Uma escrita leve e mágica que nos transporta para uma incrível ambientação nesse famoso jardim secreto.

?Frances Hodgson tem o poder trazer reflexões de modo simples e fantasioso, mas com lições transformadoras.
Um livro que fala sobre amizade, empatia, compaixão, luto, fé e magia.

??Leitura obrigatória, super indico 

??"...meu professor de "jogafria" disse que o mundo tinha a forma de uma laranja, e eu descobri antes de tê dez ano que uma laranja inteira não é de ninguém. Ninguém tem mais que o seu pedacinho, e tem vez que parece que num tem pedacinho suficiente pra todo mundo."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Morango salgado 21/12/2023

Simplesmente literatura inglesa
Gostei bastante, porém sinto que esse livro é para um público ULTRA específico, pois mesmo gostando de histórias assim senti que foi uma leitura muito lenta (e facilmente eu poderia ter largado), mas a história é bem divertida e ver a evolução da protagonista é gratificante!
comentários(0)comente



Cica 21/12/2023

Eu amei a historinha, é uma carta da autora de O Jardim Secreto, e me deu mais vontade de ler o livro.
Você se encanta pelo passarinho, o personagem principal.
comentários(0)comente



julha 21/12/2023

?coisas muito surpreendentes pode acontecer a quem, desafiado ou desencorajado por um pensamento ruim, consegue expulsá-lo, colocando em seu lugar um pensamento agradável, obstinado e corajoso. Duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço?
comentários(0)comente



Lavinya 19/12/2023

Locus Amoenus
Durante o movimento literário Arcadismo, diversas expressões foram usadas pelos poetas para se referirem às ideias e tendências da época, e uma delas é "Locus Amoenus". Essa expressão tem como significado "um lugar ameno", referindo-se à natureza como um espaço "idealizado", onde podemos encontrar a paz e tranquilidade. A natureza, assim como o próprio jardim secreto, recebem esse significado e representação no livro. Mary e Colin são duas crianças que não apresentam nenhum aspecto característico de crianças: tem um temperamento insuportável, agem como se fossem adultas, não tiveram contato com outras crianças por quase sua vida inteira e, principalmente, que não tinham conhecimento dessas características que os tornavam tão desagradáveis. Tais aspectos semelhantes foram responsáveis por uni-los, e o jardim serviu como um refúgio para eles, já que pela primeira vez na vida puderam agir como crianças normais e se transformarem por completo.
No começo da história, achei a personalidade da Mary extremamente irritante, até entender quais motivos levaram ela a agir daquela forma. Foi uma experiência única e gratificamente acompanhar a evolução desses dois personagens, assim como suas aventuras em um lugar tão incrível e mágico. Fiquei encantada com o Dickon e seu poder de fazer todos os animais se sentirem seguros com ele, seu papel na história e na mudança da Mary e do Colin também foi essencial. Esse livro é realmente mágico e mesmo sendo uma história voltada para o público infantil, tem uma lição importantíssima para todos. Ele te transporta para um universo mágico e fantasioso, que está bem pertinho de você. No final aprendemos a importância de acreditarmos em nós mesmos e de sempre pensarmos coisas positivas, que nos trazem confiança e coragem para sermos quem somos e desfrutarmos novas experiências.
Por último, gostaria de recomendar essa edição da Penguin Classics que possui um posfácio explicando e analisando aspectos da história, que podem ajudar o leitor a compreender diversos significados e metáforas empregados no livro.
comentários(0)comente



bubuletta 19/12/2023

Matilda, foi aqui que você soube que precisa ir a escola??
Esse é um dos livros da lista lida por Matilda, aquela mesmo da sessão da tarde. Decedi ler alguns livros lidos por ela esse ano. Enquanto mergulhava na narrativa, imaginei que era a própria Matilda, uma personagem tão querida. Pergunto-me se foi após esta leitura que Matilda decidiu frequentar a escola, não para buscar conhecimento lógico, mas para buscar amigos. Através desta obra, testemunhamos os impactos da negligência em uma criança e como o cuidado adequado pode transformar seu mundo. Crianças precisam ser livres para gastar sua energia, ter um espaço seguro, responsabilidades, aprender a ouvir "não", e, acima de tudo, receber carinho. Nele vemos também como a interação com outras crianças é essencial. Será que foi este livro que inspirou Matilda? Será que foi aqui que ela percebeu que merecia mais? Será que foi aqui que ela percebeu o seu valor? Infelizmente, há muitas Matildas lá fora; espero que elas encontrem este livro e se identifiquem e vejam uma luz no fim do túnel. É um livro infantil poderoso, muitas crianças podem se identificar com ele, e também muitos adultos que precisam dar um espaço ao sol para sua criança interior, ele deveria ser uma febre!
Gostei bastante do paralelo que foi feito com as estação do ano, a história começando no inverno e terminando com o florecer da primavera. Quem cuida de um jardim, também cuida de si. Saiu desse jardim transformada, obrigada!

*dito tudo isso, não gostei de umas coisinhas, tem haver com o tempo e do lugar de quem escreve o livro, eu sei. Mas a romantização do pobre feliz e os preconceitos irritam e tem uma certa frequencia no livro
comentários(0)comente



LondoNworB 18/12/2023

Confort book
Uma história linda, que me fez refletir do início ao fim. Aqui acompanhamos a história de Mary, uma menininha filha de britânicos, nascida na Índia. A pequena Mary é mantida afastada pelos pais que não queriam a responsabilidade de ter uma filha, enquanto vivem uma vida regada a festas.

Mas tudo muda com uma epidemia de colera atinge a região em que vivem, matando a família da pequena Mary, que é então, enviada para a Inglaterra para viver com seu tio-tutor.

Na mansão, Mary descobre a verdade a seu respeito: todos a consideram uma menininha feia, mal educada e com péssima personalidade. Chocada com as palavras, Mary reflete e entende seus defeitos, decidindo se tornar melhor para fazer amizade com Dickon, o encantador de bichos.

Inspirada pelas novas amizades e por um Pisco, Mary descobre um jardim escondido e um menino secreto na mansão, que estava condenado a morte.

Juntos, seus dias se tornam um misto de aprendizado e renascimento e a cura que parecia ter sumido daquelas paredes, volta com o tempo. É impossível não se emocionar com essas três crianças que apesar de tão jovens, são expostas ao mundo de forma tão dura, mas que encontram na amizade e no amor que começam a nutrir, as forças necessárias para crescer.
comentários(0)comente



Duda 17/12/2023

É uma narrativa bem tranquila, e muito bonita gostei de como mostra o mundo pelos olhos de uma criança.
comentários(0)comente



Ana Elizabeth 17/12/2023

Que livro fofo! Prometeu nada e entregou tudo... Um mimo. Amei a história, os personagens e as lições que a autora traz. Como foi legal ver a interação entre as crianças e o efeito positivo que o convívio social gera. Certeza que tá na lista pra indicar para os meus filhos um dia. Delicinha de leitura. ??
comentários(0)comente



1669 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |