O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Giaquelli 08/02/2024

A profundidade disso aqui.. ????
O jardim secreto (1911) é considerado a mais importante obra de Frances Hodgson Burnett, provavelmente por ser um livro infantil que tem crianças como personagens principais.

A história começa na Índia com Mary, uma garota de 10 anos que quase não tem contato com seus pais, que vivem em festas e parecem não se importar muito com o fato de ter uma filha, a menina acaba sendo criada pelos empregados da casa que tem como orientação fazer tudo o que a menina deseja. Assim, ela cresce mimada, mal humorada e azeda.
Quando uma epidemia de cólera atinge o país e seus pais são mortos, ela é levada para o interior da Inglaterra para morar com um tio que nunca viu, em uma casa enorme, com aspecto abandonada. A governanta lhe explica que o tio vive isolado por ser corcunda e ela terá que se virar sozinha com o que quiser fazer.
Conforme nossa história vai avançando, Mary começa a ter amizade com Martha, a empregada designada para cuidar dela, mas que não a trata como os empregados da Índia, e o jardineiro Ben que é tão rabugento e sincero quanto ela.
E assim a menina começa a perceber como suas atitudes estão erradas, principalmente quando conhece Dickon, o irmão de Martha, um menino cheio de vida, que sempre está rindo e conversa com os animais.
Até que um dia, a menina conhece o jardim secreto, o jardim que estava trancado há 10 anos após a morte da esposa de seu tio, e quando consegue achar a chave para abrir, seu mundo muda. Ao mesmo tempo, ela conhece seu primo Colin, que fica escondido das pessoas e tem cuidados extremos por provavelmente ter herdado a mesma doença do pai, tão mimado e rabugento quanto a própria Mary.

Esse livro conta sobre a amizade dessas três crianças e que te mostra o quanto nossos sentimentos podem ser mudados, nossas atitudes quando vemos o mundo de outra forma, quando deixamos de existir apenas numa pequena bolha.

Apesar de ser um livro infantil, eu acho que foi uma das histórias mais bonitas e mais profundas que eu já tenha lido, e de uma forma ou de outra, acabou mudando minha forma de ver o mundo também.

Leh :) 07/02/2024

Amei ?
Gente... Que leiturinha gostosinha!!??

Eu sinceramente não imaginava que essa história fosse tão delicada e de boas reflexões, além de ser bem divertida. É um verdadeiro florescer e se redescobrir, saber que podemos mudar e ser melhores - assim como Mary e Colin - basta acreditar (e esse é o "x" da questão kk, nem sempre a gente acredita...??).

Acho que fui me transformando e criando vida junto com os personagens e o jardim secreto.
Enfim, um livro para todas as idades. Leiam! ???

leitordonorte 03/02/2024

Clássico que surpreende
Uma leitura gostosinha que me surpreendeu ao derrubar meu pré julgamento e expectativas. O Jardim Secreto é um clássico infantil que nunca conheci e muito menos tive vontade de ler.

Por ter elementos de fantasia, personagens cheios de mistério e se tratar de um livro infantil, esperei ler um grande faz de conta. Recebi uma história pé no chão cheia de temáticas importantes, mas que não deixou de ser mágica.

Um ensinamento para os adultos e um divertimento para crianças, vemos que brincar, fazer amigos, deixar a criança ser criança torna-as muito mais saudáveis. Essa leitura é um convite para retornar a infância.

Josilene.Coelho 03/02/2024

Amo essa história, porém ainda prefiro a versão original, mas mesmo assim não deixa de nos encantar, livro leve, bom para dias amargos.

02/02/2024

Um livro infantil que faz pensar
Gostei bastante da leitura. Achei que ele tem um começo que é muito enrolado e tedioso e que, se eu fosse uma criança lendo, provavelmente não teria continuado.

Os personagens são bem carismáticos e a história como um todo é interessante. Mas fiquei muito decepcionada com o final, não há um conflito apesar dele ter sido construído por muitos capítulos.

No mais, uma leitura bem interessante, mas não sei se recomendaria para crianças.

Jennifer 31/01/2024

Leitura leve
Que leitura gostosa. É uma história bem tranquila e super fluída de ler. Perfeito pra sair de uma ressaca literária

kelpoems 29/01/2024

Esse livro foi muito gostosinho de ler. Fiquei entediada em algumas partes, mas isso não tornou a experiência ruim.
Gostei muito de cada personagem. ?

Fábio 29/01/2024

Uma história bem simples mas que faz a gente pensar no passado e em como uma primeira impressão nos faz pensar em como são as pessoas...

l.ecilA 29/01/2024

Recomendo
Adorei ler esse livro, não entendo o pq das 3 estrelas de algumas pessoas, a história é tão bonitinha. Pra qm gosta de coisas na vibe de Alice no país das maravilhas talvez goste desse.

Reg 28/01/2024

É um bom livro, mas não me pegou tanto, achei até meio chatinho, a história arrastadinha. A protagonista não me conquistou. Achei que ia gostar mais. Mas é aquela coisa, nem sempre é o momento certo pra ler determinado livro. Quem sabe dou uma segunda chance em outro momento.

Mila.Maluka 26/01/2024

Bonitinho e Cansativo
A narrativa da escritora é muito estressante e repetitiva.

A história é até bonitinha, mas confesso que passei por vários momentos agoniada, de tanto que a escritora encheu de blá blá blá.

Isso deixou o livro bem chato.

Iasmin 23/01/2024

Entediante
Depois que eu li "Meu pé de laranja lima" , fiquei mais animada com livros infantis, por isso criei uma expectativa com esse, mas ele é bem chatinho na verdade, não tem muito o ápice da história ou algo que queira me fazer continuar, além da mudança de foco de personagem,acho que mesmo se eu fosse criança também não iria gostar.

Janise Martins 22/01/2024

O Jardim Secreto

Uma leitura gostosa de realizar, do tipo que nos leva história a dentro. Onde os protagonistas passam por uma transformação de nos fazer sorrir e dar esperanças. Uma história rica, que fala de amor, amizade e força interior.

Duas crianças amarguradas e um homem perdido na tristeza. As crianças encontram uma na outra um incentivo para viver e querer mais. Eles chamam de magia a amizade e o amor. E esse sentimento é tão forte que faz com que o homem também seja alcançado por essa magia, mesmo não estando perto. Essa “magia” traz cura as pessoas.

Uma história linda.

E foi isso.

Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2024/01/o-jardim-secreto.html

CinthiaGonçalves 21/01/2024

Fofo
É um clássico que entrega o que promete... Mary, inicialmente, é uma criança insuportável devido a carência que sente de afeto. Dickon é um menino que podemos chamar de príncipe em essência. Colin é como Mary, carente de afeto, o que resulta não só em um gênio ruim, como em desânimo de viver.

O início do livro traz a história de vida da autora e ao analisar Colin, percebo que ela quis mostrar como a fraqueza emocional resulta em fraqueza física e que amor e o carinho é capaz de curar esse estar.

its ranna 19/01/2024

Emocionante clássico da literatura infanto juvenil, O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina solitária que perde os pais em um surto de cólera na Índia e, como consequência, é enviada para uma mansão em Yorkshire para morar com seu tio misterioso. Cheia de incertezas diante da nova realidade cinzenta da Inglaterra, ela encontra consolo na natureza ao seu redor. E, quando descobre a existência de um jardim secreto nos terrenos da mansão e encontra a chave perdida, um mundo mágico se descortina diante de seus olhos. A menina e a natureza desabrocham juntas, em um percurso repleto de companheiros improváveis e amigos para vida inteira. Conta a história de Mary, uma menina rabugenta e desagradável; Dickon, um garoto doce e amigo dos animais; e Colin, um menino mimado e apavorado com a vida.
Chorei muito no final.