O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Eduardo721 22/02/2024

A redescoberta da vida
No livro ?O Jardim Secreto?, de Frances Hodgson Burnett, a personagem principal, Mary Lennox, é uma menina solitária e mimada que acaba por perder seus pais em um surto de cólera na Índia. Ela é enviada para viver com seu tio em uma mansão sombria e fria na Inglaterra. Lá, ela descobre um jardim secreto que estava trancado há dez anos e decide explorá-lo.

Ao cuidar do jardim, Mary descobre uma nova forma de vida, tanto no sentido literal quanto figurado. Ela percebe que, assim como as plantas precisam de cuidados e atenção para crescerem e florescerem, as pessoas também precisam de amor, carinho e amizade para serem felizes.

Com a ajuda de seus novos amigos, Dickon e Colin, Mary aprende a redescobrir as coisas simples da vida, como o contato com a natureza, o valor da amizade e o poder da imaginação. Através do jardim secreto, ela encontra uma nova perspectiva para sua vida e começa a crescer e se desenvolver como pessoa.

nattakuri 22/02/2024

Bacana
É um livro pra ler num sentada só, os capítulos são pequenos e diretos. Apesar da história ser muito interessante teve alguns momentos que achei muito rasa.. Poderia ter temperado com mais magia algumas partes... Mas enfim, no geral é um livro gostosinho e básico, pra desestressar e até pra sair de uma possível ressaca literária.

natalia1249 22/02/2024

Demorei muitos meses p ler esse livro, mas finalmente consegui terminar ??
quem me recomendou foi minha professora de filosofia. o livro é bem fofinho e trás alguns aprendizados. a mary que era uma menina toda arrogante e mimada aprende que ninguém é superior a ninguém e ensina isso para colin (seu primo). o livro fala de uma magia que pode ser percebida de várias formas... no sorriso, na empatia, no cumprimento, no amor, na solidariedade...

?Uma das coisas estranhas de viver neste mundo é que só de vez em quando somos capazes de sentir, com toda a certeza, que viveremos para todo o sempre.?
juliadutra_1212 29/02/2024minha estante
Tambem demorei um pouco pra finalizar a leitura dele, acredito q seja pelo excesso de detalhes, enquanto estava lendo sentia a necessidade de pular tudo q falava sobre o jardim.
O autor descreve as cores, formatos, cheiro....
Por um lado vc consegue sentir como se estivesse lá, mas durante a leitura eu so conseguia pensar a chatice desses detalhes.
Mais de um parágrafo pra falar de uma flor¿¿¿
Mas o livro é sim mt lindo

natalia1249 01/03/2024minha estante
exatamente!!

Gabriela 17/02/2024

Livro nos mostra que quando deixamos de pensar só nas coisas ruins, tudo muda. Que devemos viver um dia de cada vez.

Luíza.Pedroso 13/02/2024

Um livro bem sessão da tarde.
Não é o tipo de leitura que costumo fazer, mas tem momentos comoventes e fofos.

Felipe1503 12/02/2024

Essa edição é muito boa.
Essa edição é muito boa!

O texto complementar ajuda a interpretação do texto e enriquece a leitura.

Lavíe 09/02/2024

O Jardim Secreto
Um livro perfeitooo. A história é super meiga e fofa, os personagens são super bem escritos e tem uma narrativa impecável! ?

Vinivim 08/02/2024

Foi o primeiro livro que eu li, e só de me lembrar eu sinto uma nostalgia Boa. Eu imaginei que esse livro carregava uma história mirabolante cheia de fantasia, mas ele quebrou minhas expectativas, entregando uma história simples porém ainda sim muito cativante de se ler. Me senti muito leve enquanto eu lia. Ele consegue fazer com que eu me cative com cada personagem apresentado e suas interações com a protagonista são simplesmente incríveis

Giaquelli 08/02/2024

A profundidade disso aqui.. ????
O jardim secreto (1911) é considerado a mais importante obra de Frances Hodgson Burnett, provavelmente por ser um livro infantil que tem crianças como personagens principais.

A história começa na Índia com Mary, uma garota de 10 anos que quase não tem contato com seus pais, que vivem em festas e parecem não se importar muito com o fato de ter uma filha, a menina acaba sendo criada pelos empregados da casa que tem como orientação fazer tudo o que a menina deseja. Assim, ela cresce mimada, mal humorada e azeda.
Quando uma epidemia de cólera atinge o país e seus pais são mortos, ela é levada para o interior da Inglaterra para morar com um tio que nunca viu, em uma casa enorme, com aspecto abandonada. A governanta lhe explica que o tio vive isolado por ser corcunda e ela terá que se virar sozinha com o que quiser fazer.
Conforme nossa história vai avançando, Mary começa a ter amizade com Martha, a empregada designada para cuidar dela, mas que não a trata como os empregados da Índia, e o jardineiro Ben que é tão rabugento e sincero quanto ela.
E assim a menina começa a perceber como suas atitudes estão erradas, principalmente quando conhece Dickon, o irmão de Martha, um menino cheio de vida, que sempre está rindo e conversa com os animais.
Até que um dia, a menina conhece o jardim secreto, o jardim que estava trancado há 10 anos após a morte da esposa de seu tio, e quando consegue achar a chave para abrir, seu mundo muda. Ao mesmo tempo, ela conhece seu primo Colin, que fica escondido das pessoas e tem cuidados extremos por provavelmente ter herdado a mesma doença do pai, tão mimado e rabugento quanto a própria Mary.

Esse livro conta sobre a amizade dessas três crianças e que te mostra o quanto nossos sentimentos podem ser mudados, nossas atitudes quando vemos o mundo de outra forma, quando deixamos de existir apenas numa pequena bolha.

Apesar de ser um livro infantil, eu acho que foi uma das histórias mais bonitas e mais profundas que eu já tenha lido, e de uma forma ou de outra, acabou mudando minha forma de ver o mundo também.

Leh :) 07/02/2024

Amei ?
Gente... Que leiturinha gostosinha!!??

Eu sinceramente não imaginava que essa história fosse tão delicada e de boas reflexões, além de ser bem divertida. É um verdadeiro florescer e se redescobrir, saber que podemos mudar e ser melhores - assim como Mary e Colin - basta acreditar (e esse é o "x" da questão kk, nem sempre a gente acredita...??).

Acho que fui me transformando e criando vida junto com os personagens e o jardim secreto.
Enfim, um livro para todas as idades. Leiam! ???

leitordonorte 03/02/2024

Clássico que surpreende
Uma leitura gostosinha que me surpreendeu ao derrubar meu pré julgamento e expectativas. O Jardim Secreto é um clássico infantil que nunca conheci e muito menos tive vontade de ler.

Por ter elementos de fantasia, personagens cheios de mistério e se tratar de um livro infantil, esperei ler um grande faz de conta. Recebi uma história pé no chão cheia de temáticas importantes, mas que não deixou de ser mágica.

Um ensinamento para os adultos e um divertimento para crianças, vemos que brincar, fazer amigos, deixar a criança ser criança torna-as muito mais saudáveis. Essa leitura é um convite para retornar a infância.

Josilene.Coelho 03/02/2024

Amo essa história, porém ainda prefiro a versão original, mas mesmo assim não deixa de nos encantar, livro leve, bom para dias amargos.