Ubik

Ubik Philip K. Dick




Resenhas - Ubik


236 encontrados | exibindo 196 a 211
1 | 2 | 3 | 4 | 14 | 15 | 16


happymoon 12/08/2018

Este é o melhor de Philip K. Dick que já li
PASMA FIQUEI.
comentários(0)comente



Jessé 16/08/2018

É bom mas.....
O livro é interessante, mas se vc nunca leu Philip K Dick, eu definitivamente não recomendo começar por esse livro, pois muitos dos termos usados nessa história, podem ficar sem sentido, se vc não for familiarizado como o mundo do escritor. Recomendo o livro de contos, Realidades adaptavas como ponto de partida pra conhecer o K Dick.

O livro ficou com um final meio fechado, meio aberto. E fez teorias interessantes sobre certos assuntos, e uma metáfora bem interessante sobre Deus.

É uma leitura fluida, e o fato do livro ser curto, ajuda bastante pois o livro segue num ritmo frenético sem enrolações.

Recomendo!
comentários(0)comente



Giovana 05/11/2019

"O metabolismo é um processo de queima, uma fornalha ativa. Quando para de funcionar, a vida acaba"
Na sociedade futurista da década de 90, as pessoas desenvolveram habilidades psíquicas, o que pode representar um perigo para muitas corporações. Para combater esses indivíduos, existem empresas que contratam funcionários que podem anular essas habilidades. Uma dessas empresas é a Runciter e Associados. Quando um poderoso Psi desaparece do radar, Glen Runciter se questiona se algo não estaria sendo tramado. Para ter uma segunda opinião e pensar no próximo passo, ele consulta sua esposa morta conservada em ‘meia-vida’, o que não ocorre como esperado. Voltando a agência ele é contratado para um caso de elevada atividade Psi na Lua. Embora contrate os melhores funcionários disponíveis, algo dá errado na missão e coisas estranhas começam a acontecer, desde mudanças temporais, deterioração física e bem, um misterioso spray Ubik que parece ter 1001 utilidades.

Sabe quando você vê uma obra de ficção científica e pensa “Ah, faz sentido isso”. Carros voadores ou dinossauros replicados em laboratório, por exemplo. Bom, Ubik foi minha segunda leitura do autor e posso afirmar que as histórias do Philip K. Dick são tão doidas que não é possível dizer o mesmo. A sensação que se tem ao ler é de que ele foi simplesmente escrevendo a história, conforme as ideias surgiam, sem pensar muito. Mas aí é que mora seu diferencial. E por mais simples que possa parecer à primeira vista, seu livro é muito mais complexo do que se possa imaginar.

Publicado em 1969, o livro imagina uma década de 90 bem mais tecnológica do que de fato o foi, e que explora principalmente habilidades e capacidades mentais. O que mais chama a atenção é o serviço de uma espécie de criogenia. Logo após a morte de um ente querido - caso você tenha dinheiro o suficiente, é claro - se você enviá-lo para um moratório ele poderá ficar em um estágio nomeado 'meia-vida', onde pode se comunicar com você, por um período limitado de tempo, falando por um tipo de telefone.

Além disso, uma parte da população nasce com capacidades psíquicas como telepatia, habilidade em prever o futuro ou alterar o passado; enquanto outra parte nasce justamente com a única habilidade de neutralizar esses poderes.

Em suma, é bastante informação e um mundo bem diferente que o autor nos apresenta. Por isso é comum que se demore um pouco para compreender quem é quem dentre os diversos personagens e pegar o ritmo da história, pois há sempre algo acontecendo. Mas todas essas coisas fazem sentidos mais a frente e o andamento acelerado da história faz com que a leitura não seja cansativa nem muito teórica demais (como ocorre em outros livros do gênero).

O livro é curto, tem pouco mais de 240 páginas, o que até parece, num primeiro momento, que não é o suficiente para explorar todas as coisas que citei acima, mas pra mim foi bem satisfatório. O autor não perde muito tempo descrevendo cenários ou personalidade dos personagens (o que, na minha opinião, foi um ponto positivo), então há tempo de sobra para criar a história e tecer uma gama de críticas e reflexões, dentre elas a incerteza sobre a realidade, nossa relação com a morte e as religiões, a evolução da tecnologia, ideologia política, a possibilidade de realidades paralelas e o consumismo.

Ubik é um livro pra quem gosta de reviravoltas e livros que nos fazem “explodir a mente” com grandes perguntas sobre a vida, o universo e tudo mais. Perfeito para quem é fã de filmes como Matrix e O Show de Truman. Se você gosta de sair da sua zona de conforto essa é uma boa opção de leitura, assim como se você ainda não conhece o autor acredito que seja um bom ponto de partida.


site: https://aminoapps.com/c/leitores-br/page/blog/resenha-ubik/2vrV_6QpsNumM50zaDvkw4rp386aGLl7BGG
comentários(0)comente



Yuri 13/02/2020

Favorito
Até agora é o meu livro favorito do Philip
comentários(0)comente



Phelip 07/04/2020

Philip K Dick demonstra sua genialidade ao criar um ambiente futurista. O livro foi escrito em 1969 mas é como tivesse sido escrito atualmente. Para quem gosta de plot twist é uma excelente história.
comentários(0)comente



Sergio.Vianna 17/05/2020

Mistério Futurista Que é a Cara de K. Dick
Depois de ler e ficar um pouco decepcionado com ?O Homem do Castelo Alto?, eu continuei pelas minhas aventuras pela mente de K. Dick, e dessa vez eu fui surpreendido positivamente. Com um mistério crescente em meio ao mundo futurista que Philip K Dick sabe tão bem como criar, Ubik tem tudo para ser um dos meus livros favoritos do autor, rivalizando apenas com ?Blade Runner?.

Super indico para todos os fãs de ficção-científica.
comentários(0)comente



Gui de Sousa 23/07/2020

Ubik nos traz uma saborosa trama rodeada de questões sobre vida, morte e realidade, seus limites e suas interseções. Quem gosta dos livros de Philip K Dick geralmente sabe o que espera encontrar em suas histórias e não se decepciona. Recomendadíssimo.
comentários(0)comente



Guilherme.Saraiva 23/07/2020

Leitura demora a ficar interessante, Mas é um bom livro!
Minha primeira experiência com o renomado autor Philip K. Dick, a leitura demora um pouco a engatar, por volta de 20% a leitura fifa mais interessante.
comentários(0)comente



AlessandraD. 16/02/2021

Intricado, divertido, inteligente e refinado. Ubik destila o melhor da ficção científica e surpreende o leitor a cada página. Não tenha certeza de nada.
comentários(0)comente



MarcosQz 02/03/2021

Glen Runciter é chamado após o desaparecimento de um famoso telepata, o maior de todos eles, Melipone. Desesperado, Glen precisa falar com sua esposa e procura por Herbert, dono do Moratório Entes Queridos, uma empresa parecida com um cemitério, mas ao contrário as pessoas ali ainda possuem atividade cerebral e podem ser visitadas por seus parentes.
Enquanto isso, Joe conhece Pat, uma moça capaz de alterar o tempo, que ele considera como altamente perigosa mas acaba indo trabalhar para Glen numa missão com mais outros dez telepatas para a empresa de um rico empresário, mas tudo não passa de um grande golpe, um atentado que acaba, supostamente, matando Glen.
O tempo começa a regredir a partir daí e tudo fica confuso, o mundo dos vivos e dos mortos parece estar em colapso e Joe passa a receber informações de Glen, que aparentemente está morto.

Uma trama que envolve todos os personagens, sem exceção, até aqueles que de início passam batido.
Confesso que esperava um pouco mais da história, agradou, mas seria possível ficar sem a leitura.
comentários(0)comente



RNA 13/03/2022

Maravilhoso
Ubik é maravilhoso, envolvente do início ao fim, personagens bem desenvolvidos e uma trama que te deixa perplexo do início ao fim, mais uma grande obra do gênio PKD.
comentários(0)comente



Fabio Di Pietro 19/07/2022

Viagem deliciosa
Um livro de 240 páginas que consegue trazer linguagem fluida, sem grandes explicações cientificas, mas traz um universo inteiro de uma outra realidade, seja a trama principal, seja a ambientação.
Daqueles livros que você cria uma teoria do que está acontecendo e na sequência percebe que não é nada disso.
Prepare-se para uma viagem criativa. Recomendo demais aos amantes de FC.
comentários(0)comente



Rubens.Ricardo 09/08/2022

Lsd total
Como bem dito por um leitor aqui do Skoob, meu erro foi ler este livro nas minhas plenas faculdades mentais, hahahahah a muito louco, creio que precisarei ler novamente em outro momento.
comentários(0)comente



236 encontrados | exibindo 196 a 211
1 | 2 | 3 | 4 | 14 | 15 | 16


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR