Ubik

Ubik Philip K. Dick

Resenhas - Ubik

Maciel 20/10/2023

Que livro maluco. Que livro doente. Que livro sensacional. Quem tá morto? quem tá vivo?
Quem é real ?

Renata 11/12/2022

Incrível esse mundo criado por Philip K. Dick!
Porque, apesar de serem histórias totalmente diferentes e sem relação aparente, sinto que o mundo é o mesmo em diversos livros do autor!

Custa um pouco a se ambientar e se acostumar com esse mundo, mas sempre me pego a refletir sobre tudo que li e o gostinho de ?será que entendi certo?? no final.

Kammieh 12/01/2023

Ubik é uma loucura.
O livro em si é uma loucura. Você é jogado naquele mundo, sem direções, sem explicações, no começo você está completamente perdido, mas depois vai se atualizando do mundo em que está, mas ai... Tudo vira uma bola de confusão (no bom sentido), chega um ponto do livro, que é acontecimento atrás de acontecimento e você se prende tentando entender, até esquece de pensar quem ou o que está por trás daquilo.
Indo para o final do livro é onde as coisas começam a fazer sentido, ou quase, e você se pega vidrado.

Eu apenas acho que não li no momento certo, não consegui me apegar a história como gostaria, não entrei de cabeça naquele mundo, apesar de ter gostado muito da escrita do livro e indo pra o final foi onde mais me pegou.
O autor entrega um universo diferente, entrega personagens bons e que você não consegue saber quem de fato são. Te coloca na dúvida até a última página se tudo o que ele te apresentou é real ou não. Plot twist é o que não falta (não mesmo).

Então se for ler Ubik, não pare, entre de cabeça naquele universo e não se preocupe se você está perdido, vai sentir isso até a última página.
Quero reler futuramente, em um outro momento. Eu gostei do livro e foi um universo novo para mim, que não tenho tanto repertório nessa temática, indico desde que você não pare na metade.

Emilio 30/01/2023

Somente pessoas inteligentes entenderiam isso.
E eu não entendi

O livro é muito complexo mas ao mesmo tempo muito bom, pra quem gosta desse gênero vale muito a pena ler
O que menos gostei foi a apresentação de elementos do universo como o poder dos precogs que depois do início do livro não aparecem mais na história. Além disso, em muitos momentos ele se torna muito confuso mas que com a chegada do final começa a fazer muito sentido até que no último capítulo vc não entende mais nada de nada.

Embora ele tenha um início lento, depois a história fica muito interessante e particularmente me prendeu muito, tanto que li praticamente 50% do livro numa única noite. Diversos momentos meu coração ficou acelerado de tanta ansiedade pra saber o que ia acontecer com a história e eu acho que foi isso que me fez gostar de Ubik

Ana Bia 23/03/2023

3.5 bom
Ok. Eu não estava esperando esse final. O livro todo é confuso e quando chega no final é como no resto do livro. Mas mesmo assim é muito bom. Traz diversas reflexões ao longo dele. A cada capítulo vc tem que parar e meditar um pouco. Confesso que até as páginas 90 e pouco foi uma leitura mais lenta. A história em si começa a acontecer só deois disso. Mas depois q você engata na leitura não consegue mais parar.

Teious 03/01/2011

Não sei não....
Lógico que não sou louco de levantar voz contra um livro consagrado como esse. Sim, a estória é boa... Não, na realidade, o que é boa é a idéia por trás da estória. Mas a narrativa deixou a desejar. Pareceu-me uma escrita infantil e meio sem tempero. No fim das contas, não consegui entrar na "onda" do livro. Foi a minha porta de entrada para o universo de Philip K. Dick (ou Philip My Dick, como diria Azagal), e te digo que não revisito tão cedo...
Lincoln Salles 28/11/2012minha estante
Tb achei infantil e perdi meu tempo. Ainda bem que nao foi minha iniciação no universo de Dick. Vc deveria ter iniciado com o Do Androids Dream of Electric Sheep? (o clássico que deu origem a Blade Runner). Esse Ubick me decepcionou, e logo apos minha decepção com neuromancer. Ta dificil achar uma ficção decente.

Lincoln Salles 28/11/2012

Perdi meu tempo
Com respeito a Dick e seu universo,
Conheço o uiniverso de Dick, do questionamento do que é real ou não e curto isso. Adorei Do Androids Dream of Electric Sheep? (Blade Runner) e gostei dos contos reunidos no livro Realidades adaptadas.
Mas esse livro Ubik é infantil demais. É uma salada com um final tão sem graça, tão bobo, que não acreditei que perdi umas 10 horas lendo isso.
Temos nesse livro algumas coisas interessantes como os precogs e telepatas. A leitura flui bem no início, mas após a metade do livro a massa desanda e tudo se transforma numa tortura lenta, num besteirol que só piora até o ápice na última página desse sofrimento infantil.
Rodrigo 16/09/2013minha estante
Sofrimento infantil?

Não sei se o tom de 'infantil' é insultuoso. Porque, veja, pode significar três coisas: a) romance voltado ao universo infantil; b) falta de maturidade estética, narrativa e técnica; c) insulto.

Não acho que seja "a" ou "b"

E se for "c", é birra sua. Uma atitude, hum... infantil.

happymoon 12/08/2018minha estante
Eu ia tentar argumentar mas vi em outro comentário aqui que você não gostou de Neuromancer, então entendi tudo. :)

Lincoln Salles 07/06/2019minha estante
Será que é isso? Não sei. Eu vi que muitas outras pessoas tb não gostaram de neuromancer pemos mesmos motivos. Blade runner é bom. Alien 8 passageiro é bom.. Esse ubik achei ruim.

Lincoln Salles 07/06/2019minha estante
Ms se vc gostou mostra que é questão de gosto mesmo, pq muitos gostaram né..

Ulisses 14/02/2015

Criatividade
o autor é muito criativo. Além do plot principal ele cria diversas outras ideias que por si só dariam outros livros independentes. Tem a ideia do pós-morte, onde algumas pessoas mantém consciência depois de morrer e os vivos podem conversar com elas. Daria um livro só disso. Depois ele cria a mulher que pode mais ou menos "voltar no tempo" e mudar alguns aspectos da vida. Daria pra fazer outro livro. E é uma ideia atrás da outra durante a narração da história principal.
Walace 23/10/2015minha estante
O que vc compreendeu no final? Quando ele pega a moeda com o rosto do Joe?
Pq não entendi...

Giovana 05/11/2019

"O metabolismo é um processo de queima, uma fornalha ativa. Quando para de funcionar, a vida acaba"
Na sociedade futurista da década de 90, as pessoas desenvolveram habilidades psíquicas, o que pode representar um perigo para muitas corporações. Para combater esses indivíduos, existem empresas que contratam funcionários que podem anular essas habilidades. Uma dessas empresas é a Runciter e Associados. Quando um poderoso Psi desaparece do radar, Glen Runciter se questiona se algo não estaria sendo tramado. Para ter uma segunda opinião e pensar no próximo passo, ele consulta sua esposa morta conservada em ‘meia-vida’, o que não ocorre como esperado. Voltando a agência ele é contratado para um caso de elevada atividade Psi na Lua. Embora contrate os melhores funcionários disponíveis, algo dá errado na missão e coisas estranhas começam a acontecer, desde mudanças temporais, deterioração física e bem, um misterioso spray Ubik que parece ter 1001 utilidades.

Sabe quando você vê uma obra de ficção científica e pensa “Ah, faz sentido isso”. Carros voadores ou dinossauros replicados em laboratório, por exemplo. Bom, Ubik foi minha segunda leitura do autor e posso afirmar que as histórias do Philip K. Dick são tão doidas que não é possível dizer o mesmo. A sensação que se tem ao ler é de que ele foi simplesmente escrevendo a história, conforme as ideias surgiam, sem pensar muito. Mas aí é que mora seu diferencial. E por mais simples que possa parecer à primeira vista, seu livro é muito mais complexo do que se possa imaginar.

Publicado em 1969, o livro imagina uma década de 90 bem mais tecnológica do que de fato o foi, e que explora principalmente habilidades e capacidades mentais. O que mais chama a atenção é o serviço de uma espécie de criogenia. Logo após a morte de um ente querido - caso você tenha dinheiro o suficiente, é claro - se você enviá-lo para um moratório ele poderá ficar em um estágio nomeado 'meia-vida', onde pode se comunicar com você, por um período limitado de tempo, falando por um tipo de telefone.

Além disso, uma parte da população nasce com capacidades psíquicas como telepatia, habilidade em prever o futuro ou alterar o passado; enquanto outra parte nasce justamente com a única habilidade de neutralizar esses poderes.

Em suma, é bastante informação e um mundo bem diferente que o autor nos apresenta. Por isso é comum que se demore um pouco para compreender quem é quem dentre os diversos personagens e pegar o ritmo da história, pois há sempre algo acontecendo. Mas todas essas coisas fazem sentidos mais a frente e o andamento acelerado da história faz com que a leitura não seja cansativa nem muito teórica demais (como ocorre em outros livros do gênero).

O livro é curto, tem pouco mais de 240 páginas, o que até parece, num primeiro momento, que não é o suficiente para explorar todas as coisas que citei acima, mas pra mim foi bem satisfatório. O autor não perde muito tempo descrevendo cenários ou personalidade dos personagens (o que, na minha opinião, foi um ponto positivo), então há tempo de sobra para criar a história e tecer uma gama de críticas e reflexões, dentre elas a incerteza sobre a realidade, nossa relação com a morte e as religiões, a evolução da tecnologia, ideologia política, a possibilidade de realidades paralelas e o consumismo.

Ubik é um livro pra quem gosta de reviravoltas e livros que nos fazem “explodir a mente” com grandes perguntas sobre a vida, o universo e tudo mais. Perfeito para quem é fã de filmes como Matrix e O Show de Truman. Se você gosta de sair da sua zona de conforto essa é uma boa opção de leitura, assim como se você ainda não conhece o autor acredito que seja um bom ponto de partida.

site: https://aminoapps.com/c/leitores-br/page/blog/resenha-ubik/2vrV_6QpsNumM50zaDvkw4rp386aGLl7BGG

Yuri 13/02/2020

Favorito
Até agora é o meu livro favorito do Philip

Phelip 07/04/2020

Philip K Dick demonstra sua genialidade ao criar um ambiente futurista. O livro foi escrito em 1969 mas é como tivesse sido escrito atualmente. Para quem gosta de plot twist é uma excelente história.

Sergio.Vianna 17/05/2020

Mistério Futurista Que é a Cara de K. Dick
Depois de ler e ficar um pouco decepcionado com ?O Homem do Castelo Alto?, eu continuei pelas minhas aventuras pela mente de K. Dick, e dessa vez eu fui surpreendido positivamente. Com um mistério crescente em meio ao mundo futurista que Philip K Dick sabe tão bem como criar, Ubik tem tudo para ser um dos meus livros favoritos do autor, rivalizando apenas com ?Blade Runner?.

Super indico para todos os fãs de ficção-científica.

AlessandraD. 16/02/2021

Intricado, divertido, inteligente e refinado. Ubik destila o melhor da ficção científica e surpreende o leitor a cada página. Não tenha certeza de nada.