Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Jaqueline.Marcondes 08/09/2020

Inspiração
"Você que nunca leu 'Tubarão', você que viu apenas o filme, posso vê-lo franzir a sobrancelha, posso ouvi-lo dizer para si mesmo: 'Romance? Máfia? Do que ele está falando? Onde está tudo isso?' Leia, por favor, e descubra por conta própria." - Peter Benchley (2005).
O livro que inspirou um dos maiores filmes de todos os tempos.
Sempre amei o filme e quando descobri que era inspirado em um livro, claro que tive que ler.
As duas histórias são semelhantes em alguns pontos, e o que foi deixado de lado na adaptação só acrescentou pontos para que a história ficasse perfeita. Mesmo assim não deixe de fazer a leitura, pois a narração nos momentos onde o tubarão aparecesse é de tirar o fôlego.

Thiago.Moreira 04/09/2020

Caiu no mar, tubarão pega
O livro trás uma abordagem muito diferente daquela vista no filme já que o autor, Peter Benchley, foca nas consequências dos acidentes com o tubarão na pacata cidade de Amity enquanto Stephen Spielberg se pauta apenas na ação proporcionada pelos ataques do animal. Superou minhas expectativas!

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
Thriller clássico, escrito pelo competente Peter Bencley, "Tubarão", contém suspense e tensão na medida certa. Igualmente, a adrenalina entre as personagens se faz presente na trama. Um dos meus favoritos!

Eduar 17/07/2020

O livro é o filme são quase que obras distintas. Tendo em comum os personagem e o tubarão. As histórias porém totalmente diferentes. Mas os dois são excelentes. Os finais tem, ambos, seus valores. O do filme, da aquela sensação de ponto final. O do livro, deixa um gosto de revanche muito bom.

Paullinha 14/07/2020

Tubarão
Eu sou mega fã desses filmes de tubarão, esse aqui para mim é um clássico dos cinemas, então eu gostei bastante desse livro, recomendo com certeza.
Le Storrer 03/07/2021minha estante
Também amo esses filmes de tubarão e estou muito encantada com o livro!

Veronae 28/05/2020

Tubarão
A escrita do autor é perfeita, as descrições são tão boas ao ponto de conseguirmos imaginar todas as ações do peixe com precisão, quando temos o gênero ação em um livro, muito dos autores tem a dificuldade de repassar a cena. Mas aqui não houve isso.

Os personagens tem profundidade e são suscetíveis a pensamentos que qualquer ser humano teria. O livro é perfeito.

Bruna 01/05/2020

SHAAAAARK
DICA DE LEITURA
"Você não está vendo, mas ele está lá no fundo, observando suas pernas se mexerem nas águas turvas"
Tubarão | Peter Benchley | 280 páginas | edição 2015 @darkside
Sim! O primeiro blockbuster de Steven Spielberg teve origem a partir do romance publicado em 1974, que vendeu mais de 20 milhões de exemplares.
O filme sempre é diferente do livro, porém a história original de Tubarão teve vários cortes por conta da produção querer focar mais na aventura da caçada do animal do que no romance e máfia.
"Você que nunca leu Tubarão, você que viu apenas o filme, posso vê-lo franzir a sobrancelha, posso ouvi-lo dizer para si mesmo: "Romance? Máfia? Do que ele está falando? Onde está tudo isso?". Leia, por favor, e descubra por conta própria." [Da Introdução de Peter Benchley]
O filme Tubarão me marcou de uma tal forma, que até hoje tenho a meta de ver um tubarão-branco de perto (claro que durante um passeio turístico... dentro da gaiola de proteção).
Por amar o filme, não perdi a oportunidade de ler essa obra INCRÍVEL!!!! O autor descreve as cenas de modo impecável e é praticamente impossível dar um mergulho no mar sem lembrar dos ataques no balneário Amity.
Aproveitei que moro em Santos e minha leitura foi feita na praia, com o mar fazendo os efeitos sonoros.
Uma dica: leia ele na praia ou com os pés dentro de uma piscina. Nada melhor do que se ambientar e entrar de vez no clima do livro.
Só para deixar claro: Peter era fascinado por tubarões, estudou muito sobre eles e abraçou a causa da defesa da espécie até seus últimos dias. A ideia dele não foi falar sobre "um tubarão que come gente", ele se concentrou no que aconteceria se esse predador fechasse o cerco em um balneário, que vive do comércio durante o período de férias.
Um oceano saudável possui tubarões.

site: https://www.instagram.com/p/B7J6zPLAYi2/

littleedolla 06/03/2020

Um Pouco Decepcionante.
Tinha uma idéia melhor do livro antes de lê-lo. Fiquei meio decepcionada com a leitura e o rumo da história. Poderia ter sido bem melhor e bem mais aproveitado o "tubarão" opinião minha.
Aquela novelinha me irritou também,achei desnecessário aquele drama pessoal do casal "problemas no casamento" acho que focou muito nisso e fora que me senti em um pedaço do livro dentro de um outro livro só que "erótico".
Achei desnecessário apenas.
Mas,apesar disso tudo, é um livro razoável e gostei do final.
Só não foi o que eu esperava.

Fran 27/02/2020

Resenha de "Tubarão"
Olá, pessoal! A resenha de hoje é sobre o livro "Tubarão" de Peter Benchley, obra original de 1974, foi publicada, pela primeira vez, no Brasil, pela @darksidebooks, em 2015. Considerada best-seller internacional, foi adaptada para o cinema, por Steven Spielberg, no mesmo ano. Contém 280 páginas.
Trata-se da história de quando um corpo de uma turista com mordidas de um tubarão-branco aparece na praia e o chefe de polícia Martin Brody toma a infeliz decisão de esconder o ocorrido devido a pressão e preocupação do prefeito Larry Vaughan, com o prejuízo financeiro que esse acidente causaria na cidade praiana. Logo, novos acidentes ocorrem e, com a repercussão, o biólogo marinho Matt Hooper aparece, intervindo nas investigações, para, junto com o policial, tentar descobrir como solucionar esse conflito.
Sobre o que eu achei: essa história me surpreendeu. Saber da presença do tubarão, sem ninguém conseguir vê-lo, causa pavor tanto nos personagens do livro quanto no leitor. O risco de morte eminente, descrito a todo instante, provoca uma reação em quem lê, e não tem como não tomar partido em defesa das vítimas. O autor foi o precursor ao contar a história de um tubarão como máquina assassina mas seu ineditismo provêem devido a preocupação de elaborar a reação que uma comunidade praiana teria ao ter notícia desse tubarão: se autoridades e turistas se preveniriam ou acobertariam, até promoveriam, a situação de risco como monetização, essa é a discussão do texto. Sobre o personagem principal, Brody, ele está longe de ser herói ou mocinho, na verdade, as vezes, é detestável e polêmico, mas é um ser atingível, e entendemos sua motivação, o ódio pelo animal, e a desconfiança sobre tudo e todos que o cercam. Já sobre Hooper, a princípio, parece ser um personagem benevolente, sedutor, com boas intenções, mas logo descobrimos que suas atitudes são egoístas e prejudicam mais do que ajudam na busca pelo tubarão.
Recomendo este livro para quem se interessar em conhecer a literatura que foi pioneira em retratar suspense, com animais, aquáticos, e que inspirou, não só o primeiro blockbuster de Spielberg, mas uma série de filmes baseado nesse estilo.

Gabriela 23/02/2020

Bom...
O filme inspirado nesse livro é um clássico que marcou gerações. O livro, apesar de muito bom, não traz tanto medo ou tensão quanto o filme. Mas ainda assim vale a pena ser lido. Ele não trata apenas da história do Tubarão em si, mas de uma cidade inteira, envolvendo casamentos ruídos, envolvimento com a máfia e luta pelo poder. É uma distração para dias monótonos, mas que não vai dar sustos nos leitores acostumados com o gênero.

Alexandre 11/02/2020

Comecei sem pretensão alguma, só queria ler o primeiro capítulo mas me surpreendeu demais! Leitura fascinante, curti muito o momento todo e até os defeitos eu entendo. Sem contar que é brutal, lindo e com personagens ótimos

karen.carolineofc 04/02/2020

Tubarão
O livro é dividido em três partes bem destinas entre si Tubarão é um livro lendo. Seu começo promissor traz a fera dos mares em ação em sequência de muito sangue e pedaço humanos para saciar nossos desejos mais canibais. Mas à medida que a historia avança, ela perde o ritmo para tramas paralelas sem nenhuma relação direta com o mostro dos mares. A segunda parte do livro dedica-se a narrar aventuras amorosas, traições com pitadas sensuais à la anos 70, e divagações sobre distensão de classe social bem curiosas. Nada disso faz o menor sentido para a historia dos ataques de tubarão e parece totalmente solto no conjunto da obra.

Aqui, o livro perde fôlego e começa a se arrastar. A sequência final, que prometia uma caçada do bicho, é enfadonha e novamente se perde em divagações sem muito sentido. A adrenalina retorna somete nas últimas páginas conduzindo para um desfecho satisfatório, mas que deixa um quê de "falta algo" no ar.

Mergulhar nesse livro é desvendar uma historia completamente diferente da que estou acostumada.

Os grande mérito de Tubarão estão nas poucas cenas em que o protagonista surge sorrateira e prepara seus ataques. Ali, de fato, Benchely conseguir despertar aquele nervosismo incômodo na gente. O desespero da cidade, um local turisto dependente da renda do verão, é notável e lembra bastante nosso poder público dos dias atuais. O comportamento dos personagens é interessante, mostra os jogos de interesse envolvidos, mas estão ali apenas coml pano de fundo necessário para sustentar uma historia que, fora das águas, não tem muito o que apresentar. O resto pode ser cartado como material que " encheu linguiça ".

Classico dos anos 1960 a 1980 merecem ser lidos pelos fãs do gênero e Tubarão é um deles.

Tem video no canal:https://youtu.be/JyQZKqk6hAk

site: https://youtu.be/JyQZKqk6hAk

Gabriel 29/11/2019

Fastastico
Um dos melhores livros que já li em minha vida . Emoção até o final

Bruno.Rafael 12/09/2019

Tubarão
Tubarão, o livro que eu nem sabia que existia e que serviu de inspiração para o famoso filme. Filme que em termos de ação supera o livro. Esse é um dos poucos casos em que o filme é melhor do que o livro, na minha opinião. Mas o livro no geral não é ruim, é até um livro bom!

O livro é bastante diferente em muitos aspectos com maior atenção às histórias paralelas: um romance não romântico e o caso da máfia envolvendo o prefeito da cidade. Ambas as histórias ficam, no final das contas, mas para encher o livro, até porque seria muito difícil fazer essa história falando somente de um tubarão assassino que ataca banhistas em uma cidade pacata. No caso do “romance”, que foi só um caso, a resolução é simples e um pouco forçada, não diferente do caso do prefeito que se envolve com a máfia. Mas até um certo ponto foi bom assim, pois essas não eram as histórias e nem os personagens principais. O protagonista é o peixe, como comumente é chamado no livro. O miolo do livro se concentra mais nessas histórias e nas consequências do surgimento do tubarão. Ele entra mais em ação no começo e no final, a parte III, que é onde vemos bastante ação durante a caça ao tubarão. Nessa parte entra em destaque o personagem Quint, um dos melhores do livro, que é um pescador que vai junto com o policial Brody e o ictiologista Hooper em busca do peixe para matá-lo. É essa parte final que mais se assemelha ao filme e a mais empolgante. O filme é mais eletrizante, nesse aspecto o livro deixa um pouco a desejar.

No fim, no fim mesmo, o tubarão morre e uma vida é poupada. Tem uma fala de uma personagem religiosa que diz que o tubarão apareceu na cidade por intervenção divina (os personagens não conseguem encontrar explicação científica para o surgimento do tubarão ali) e curiosamente esta vida que é poupada no final pareceu também obra divina, não sei se essas informações têm alguma ligação direta e se o autor fez isso propositalmente, mas é um fato curioso. No mais, é um bom livro.

JP_Felix 11/09/2019

Um bom livro, mas...
É bem interessante pensar que um filme sobre um tubarão assassino seja uma adaptação de uma obra bem mais profunda.
Entretanto eu realmente achei que o filme acertou em tirar tanta coisa do original.
O drama da esposa do protagonista só existe para encher páginas e não leva a nada relevante, parece que está lá só para a gente simpatizar com o protagonista.

A mafia é muito falada, e isso é bem interessante. Uma pensa que toda hora dizem que o prefeito está nas mãos dela, mas nunca vemos uma real ação para justificaro medo do cara e aceitar que ele está assumindo um risco como aquele.

O livro é muito bom, mas é muito enrolado e tem muita coisa que te faz pensar "tá, mas e o tubarão?".
Esse é um dos raros casos onde eu considero o filme melhor que o livro.