Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Diego 16/04/2017

Decepcionante e ao mesmo tempo interessante.
Quando comprei, fui induzido pelas ótimas resenhas e pela obra prima do Spielberg, e como quase todo obra original é melhor do que a adaptada, adquirir sem receio. Durante a leitura, fui tomado por diversos sentimentos, como euforia, suspense, chateação e por fim, frustração.
Atribuo a frustração, creio eu, pelo fato de que tive o privilégio de assistir o filme antes de ler, pois é infinitamente melhor que o livro, pois observei que o Spiellberg não se prendeu a tramas desnecessárias tratadas no livro foi direto ao ponto, o confronto com o personagem principal que entitula a obra, fato que no livro é tido, ao meu ver, como um pano de fundo para os acontecimentos. O sentimento de decepção vem à tona quando chega ao final da trama, dando uma sensação de inacabado, sem aquele desfecho dramático igual, tivemos com o filmes, sendo mais para um "é só isso, onde está o restante?"
O que chamo de interessante, é o fato de que, durante as cenas com o peixe, sempre ficamos apreensivos ao virarmos a página para saber se algo aterrorizante vai acontecer, mas aterrorizante mesmo, é só o último parágrafo.
Para quem nunca assistiu o filme CLÁSSICO, é uma boa pedida, pois vai absorver conteúdos para assistir a adaptação, mas não espere nada de grandioso e épico, pois é inúmeras vezes chato é previsível. Previsível nas cenas que não contam no filme, pois por mais que traga o título da obra e o nome dos personagens, são tramas de certa forma, muito diferente.
E para quem assistiu o filme primeiro, meu conselho é procurar outras obras para não se decepcionar como eu me decepcionei!

Faby 19/06/2023

??
O livro aborda um tema bem complexo que até hoje se mostra atual: uma cidade litorânea que sobrevive do turismo de verão, onde nesse período de apenas três meses depende o sustento do ano todo da população.

E é na praia de Amity, próximo ao feriado de quatro de julho (feriado tradicional dos EUA), que ocorre o primeiro ataque do tubarão.
O ataque gera uma polêmica entre as autoridades da cidade: alertar ou não alertar a população?

O chefe de polícia Martin Brody deseja colocar a segurança pública acima de qualquer visão de lucro ou futuro financeiro e defende veementemente a publicização do ataque, com fechamento das praias e alerta ao moradores e veranistas, mas esse comportamento vai contra os interesses da cidade, afinal, Amity é uma cidade que sobrevive essencialmente do turismo, e ataques de tubarão são publicidade negativa capaz de afastar os turistas.

Leitura bem frenética, daqueles livros que você senta e não consegue parar de ler.
Personagens muito bem construídos, especialmente o chefe de polícia Martin Brody, amei cada detalhe dele.

Tubarões sempre exerceram um grande fascínio, a introdução do livro escrita pelo autor em 2005 é muito bacana e mostra o quanto o autor foi pioneiro no assunto e o quanto o livro impactou a vida dele, que acabou trabalhando também com preservação marinha.

Aqui, aproveito para parafrasear o autor, quando digo que é muito mais do que uma história sobre tubarão e que se você assistiu ao filme, você definitivamente não conhece a história, leia o livro, é uma história muito completa e atrativa.

Ênfase para a edição da Darkside que é simplesmente perfeita, ganhou meu coração pelo visual, e terminou de me ganhar pelo conteúdo.

Simplesmente incrível, virou um favorito ??

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Leitura bem fluida.
A história é um thriller de suspense que se passa em uma cidade costeira chamada Amity, onde as águas são aterrorizadas por um tubarão assassino. O xerife local, um biólogo marinho e um pescador embarcam em uma perigosa missão para caçar o tubarão e proteger a cidade. É uma narrativa emocionante que cativou leitores e inspirou o icônico filme dirigido por Steven Spielberg.

Junior 20/12/2023

Tubarão
Devo admitir que nunca esteve em meus planos ler esse livro, na verdade, eu nem mesmo sabia da sua existência, conhecia apenas o renomado filme dirigido por Steven Spielberg. Porém, minha namorada me presenteou com este livro e isso gerou um impulso fundamental para meu interesse de ler e desbravar a história escrita por Peter Benchley.

Não sabia muito o que esperar do livro, talvez um conglomerado de cenas de ações do tubarão matando todo mundo. E, de certo modo, o livro é um pouco disso sim, contendo uma certa dedicação por parte do autor nas cenas de ação, resultando em uma escrita e narrativa boa de acompanhar. Porém, Peter faz questão de destacar tantos outros pontos em sua história, como os problemas que surgem a partir da presença de um tubarão mortal em uma cidade litorânea, que tem seus cidadãos vivendo com o lucro obtido através do turismo e sendo diretamente afetados por isso. Ainda mais: brigas políticas, máfias, capitalismo, romances e traições.

Por fim, devo concluir que foi uma leitura muito satisfatória, por mais que tenha demorado um pouco em certos momentos em virtude dos compromissos do dia a dia, resultando em um ritmo não tão adequado. Recomendo a leitura!

Luh 10/01/2018

Excelente
Livro carregado de suspense e muito emocionante, capaz de te envolver na história a ponto de você não conseguir mais largá-lo..

Mr. Jonas 03/02/2018

Tubarão
A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade.

Guynaciria 12/07/2018

Para quem é fã do filme estrelado por Roy Scheider , o livro é um ótimo complemento, uma vez que tem algumas sub-tramas que foram suprimidas no roteiro adaptado.

A história se passa na cidade de Amity, balneário de  Long Island, sendo essa uma cidade de veraneio,  em que seus cidadãos tem que tirar os recursos para seu sustento no ano, em apenas alguns meses da alta temporada, em que os turistas acabam migrando para a região.

Amity é uma cidadezinha de 1000 moradores, que chega a ter até 10 vezes esse número em um mês bom. Essa realidade foi alterada quando as autoridades locais encontraram o corpo de uma mulher, com claros sinais de ataque de tubarão.

O chefe de polícia Martin Brody, toma a decisão de fechar as praias, mas pelo visto as demais autoridades não concordam com sua resolução, chegando até mesmo a ameaça-lo.

O livro tem alguns personagens e tremas desnecessárias que nada acrescentam ao enredo central, tirando o foco de Martin Brody do que é realmente importante, além de criar nele uma sensação de desconforto decorrente do fato de ter sido forçado a tomar decisões que não coincidiam com seus princípios.

A medida que a caçada vai evoluindo, a sensação de desconforto do leitor aumenta, pois somos transportados aquele universo, onde o homem deixa de ser o caçador e passa a ser a caça, de um dos maiores e mais terríveis predadores  existentes.

No geral eu gostei do livro, e recomendo a leitura, pois tem muitas informações interessantes sobre a constituição de um tubarão, suas zonas de caça, seus instintos e a forma como vez sendo endemoniados ao longo das décadas pelos humanos.

Claudia Cordeiro 02/01/2024

Tem a parte humana que foi cortada no filme, o que traz mta coisa inédita. No livro tb mais parece que o tubarão é "mais" do que um animal; algo meio diabólico. Mto interessante, e achei o final tb mto melhor.

Beto Bavutti 10/01/2019

Melhor que o filme
Passeando no centro de Londrina na última segunda-feira entrei num sebo e encontrei esse livro. Eu já o tinha lido há mais de 30 anos atrás e resolvi que era hora de revisitá-lo.
Foi muito legal rever a história toda, bem mais completa que o filme, com várias subtramas que eu já não me lembrava mais. É um ótimo passatempo, leitura fácil e rápida, pra quem está retomando a leitura como eu.

Rub.88 16/12/2022

O Predador Perfeito
A cidade de Amity é um lugar de veraneio. Sobrevivi do dinheiro derramado pelos turistas que invadem o balneário por apenas alguns meses todos os anos. Nesse período de poucas semanas faz toda renda para sobreviver as outras estações menos atrativas do ano. As lojas prosperam, os alugueis de casas a beira mar disparam e são disputados pelos endinheirados, a cidade pula de mil habitantes para mais de dez mil. Os empregos diretos e indiretos fazem a economia girar a cada verão o suficiente para sustentar os cidadãos residentes pelos outros meses frios quando as praias ficam vazias.
As férias de meio de ano estão chegando e o principal fim de semana da temporada também. Dia que se comemora a Independência dos Estados Unidos da América. Porem um acidente acontece um pouco antes. Uma mulher saiu para nadar a noite e sumiu. Afogamento é o primeiro pensamento logico até as partes do corpo aparecerem na areia no dia seguinte. A análise dos restos mortais indicação ataque de tubarão. Um dos grandes. A coisa seria uma infeliz ocorrência se não tivesse acontecido outras vezes a luz do dia a banhistas e praticamente no raso. O chefe de policia da cidade não vê outra alternativa do que fechar as praias ao grande público. E isso é muito prejudicial a cidade como um todo e principalmente aos negociantes de imóveis de temporada, e isso incluir o prefeito que está metido em especulação imobiliária com certos elementos mafiosos da metrópole. A pressão para que as praias sejam reabertas mesmo com possíveis novos ataques é enorme. E isso faz o chefe de policia tomar atitudes pouco uteis como patrulha inutilmente as águas litorâneas. E como o tubarão parece não se intimidar decidem ir caça-lo no seu ambiente. Contratam um pescado casca grossa e junto com um estudante oceanográfico partem todos os dias a procura do animal assassino que lhe dão um trabalho infernal. O confronto estava além das suas expectativas e experiências.

Raquel Rodrigues 21/04/2024

A ideia de ter um tubarão como protagonista em um livro foi genial e me deixou super curiosa! A escrita é muito fluida e a história se desenvolve de maneira frenética. A parte em que entramos na mente do tubarão é meio perturbadora, mas dá uma perspectiva interessante sobre esses predadores. Houveram algumas falas problemáticas e cenas que poderiam ter sido cortadas, mas é importante levar em consideração o contexto da época em que o livro foi escrito.

Confesso que esperava mais do final, mas no geral foi uma leitura muito boa. Deu para entender por que se tornou um grande clássico.
(agora estou em busca do filme)

Karinny 30/11/2020

Achei um livro tosco, cheio de diálogos bobos e subtramas que não evoluem durante a narrativa, servindo apenas para preencher algumas páginas. Tenho muita dificuldade em abandonar livros, mesmo quando os acho ruins, e esse foi o único motivo para eu ter conseguido concluir a leitura.

Carla 24/06/2021

Um clássico.
Um clássico bem gostoso de ler com o qual podemos fazer uma boa comparação com a realidade atual.

Me prendeu bastante, tanto quanto o filme.