O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

rain days 03/07/2021

Continue dando chances, as resenhas não são tudo.
Comprei esse livro por indicação de uma booktuber e quando entrei pra assinalar o livro, me deparei com diversas resenhas criticando cruelmente o livro. É claro que nem todo mundo vai gostar, mas dizer que não viu moral, ou, sentido nas ações do personagem só me levam a crer que a pessoa não soube interpretar essa história e tá tudo bem.
Embora possua aquele nome, nós vemos a vida de Líbero através dos olhos de duas pessoas e a partir daí nosso julgamento é formado pelo ponto de vista dos mesmos e não do próprio.
Talvez tenha sido difícil para algumas pessoas entenderem, porque o livro não segue um padrão esperado e nisso nos mostra o medo de seguir em frente, de errar, de tomar escolhas e também a indecisão. Coisas pelas quais todo ser humano passa, trazendo a tona uma vontade que sempre acaba por passar na cabeça de todos a vontade de voltar ao passado e mudar todas as escolhas já feitas e a de que nada jamais mude.
Acompanhando ele podemos ver o medo que cerca a todos e isso é extraordinário. Libero é sim um personagem confuso, indeciso e até maluco e é óbvio que o que não notaram foi que esse é o sentido do livro, mostrar um ser como qualquer outro e não um personagem fictício que tem todas as suas ações voltadas para a perfeição.
Antes de ler saiba que encontrará apenas velhos perdidos em suas memórias do passado e que isso não é só todo ruim, vale muito a pena dar uma chance pra esse romance.

Wash (@viciodaspaginas) 22/03/2020

Ainda não sei o que dizer sobre Libero, principalmente depois da mudança drástica em seu comportamento com o passar dos anos por causa do livro de sua vida. A busca incansável e obsessiva por este livro causou uma deturpação em sua vida e nas grandes possibilidades que tinha fora da cidade de Pausado. Além disso, chegou um num pouco em que realidade e ficção se tornaram o meio mais viável para Libero permanecer vivendo, não só a sua própria vida (que para ele já tinha perdido sentido), mas vivendo várias vidas dos personagens. Libero se tornou muitos, se tornou várias possibilidades de vida em sua própria vida.

A leitura foi fluida, envolvente, mas ainda assim manteve um certo ponto de indagações mesmo após seu termino. Acredito que tenha sido algo intencional por parte do autor, pra que o leitor se questionasse até que ponto a realidade e fantasia se encontram, se prejudicam... E ainda mais, o valor que temos dar aos momentos da vida como um todo, recheados com tudo o que nos faz bem em meio o caminho de busca pelos nossos sonhos e ideais.

Um livro de entretenimento e com aspectos bem interessantes sobre alguns significados da vida, o envolvimento do leitor com as histórias que lê e do próprio ser humano na criação de suas atitudes e caráter.

Raíssa Marques 24/03/2020

Livro lindo!
O Livro de Líbero, de Alfredo Nugent Setubal, foi o primeiro de um escritor brasileiro a ser enviado no clube Intrínsecos, o que achei muito massa! O livro é muito gostoso de ler, diálogos fluidos e quanto mais lia, mais queria saber de o que iria acontecer. O livro é divido em duas partes. A primeira parte é narrada por Baltazar, o misterioso homem do circo. Ele conta a história de Líbero com 11 anos, um menino cheio de sonhos e apaixonado pelos livros.
A segunda parte do livro já é narrada por Rubio, o melhor amigo de Líbero e também funcionário do seu pai na Gazeta de Pausado, o jornal da cidade. Rubio conta a história de Líbero após 23 anos e qual rumo tomou após aquele dia no circo. A primeira parte fiquei presa aos mistérios do Baltazar, mas a segunda me conquistou, e meu coração ficou apertado pelo Rubio, que pra mim, é o melhor personagem desse livro. Líbero que me desculpe, mas Rubio é o meu favorito.
É um livro poético e cheio de reflexões, trás uma mensagem de esperança, de recomeço e nos fazem refletir que algumas decisões que tomamos na vida, muda todo o nosso rumo. Alguns momentos dessa leitura, pensei que o Alfredo me conhecia, por que eu tinha a impressão que foi escrito pra mim, com toda certeza é um livro para vida.
Quote: “Somos autores da nossa história e a felicidade só depende de nós”
Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Que emocionante sua conclusão ??

Marques60 24/03/2020

Lições
Gostei da forma como o livro foi escrito. Tive dificuldade para pegar o ritmo nas primeiras 30 ou 40 páginas, mas depois só consegui largar o livro qua do acabei, pois ele atiçou a minha curiosidade. Os diálogos são diretos o que também ajuda a leitura e gostei dos ditados e provérbios espalhados neles. No fim, você percebe que o livro te trouxe muitas reflexões. Gostei!

Bruna 26/03/2020

O livro de Líbero
Não sei exatamente o que estou sentindo após a leitura desse livro, tristeza talvez? Sim, acho que essa seria a palavra certa. Não triste pela leitura do livro, pelo contrário. É um livro que nos faz refletir muito a cerca do que queremos para nossa vida. Triste em saber que Líbero era um menino tão feliz, curioso, cheio de sonhos e dúvidas e num determinado dia com a chegada do circo em sua cidade tudo mudou...

Natália Tomazeli 24/10/2021

O Efeito Borboleta de Líbero
Já pensou o que você faria se um dia recebesse um livro onde a história literalmente fosse a história da sua vida? Literalmente a história inteira, do nascimento ao fim? Você leria? Pois é essa a questão que Líbero, o protagonista, terá que lidar!

Eu conheci esse livro lá no perfil da @livrosdanati e me interessei muito pela história tanto pela premissa, como por ter a temática circense. Porque sim, nesse livro temos a chegada do circo no início da história e é justamente nessa parte que é oferecido o tão intrigante livro de capa vermelha para Líbero, onde toda sua vida está escrita.

Mas fui muito surpreendida com essa leitura! Na verdade fazia muito tempo que eu não era surpreendida dessa maneira por uma história. Aqui o circo vai ser só uma pequena parte de toda uma história que será desenvolvida em torno da questão do livro e de Líbero.

O livro inteiro traz a reflexão sobre viver, sobre saber o futuro, sobre possibilidades e, se viajar tão longe no pensamento como fiz, até mesmo sobre efeito borboleta! Eu, tão ficcionada com ciência e coisas do tipo, claro que acabei levando minha reflexão para esse lado! O pequeno e simples evento de Líbero conhecer esse livro, desencadeou todo uma sequência de fenômenos que alteraram drasticamente sua vida! E foi muito impressionante, e na verdade triste também, acompanhar todas essas situações.

"O Livro de Líbero" é uma obra humana e capaz de trazer à tona diversos questionamentos, de acordo com cada tipo de leitor. É uma leitura rápida e fluída, que se passa em uma pequena cidade interiorana do Brasil, com personagens que são muito fáceis de simpatizar e se identificar. Com certeza é um livro que vale a pena conhecer!

Vivi.Freisleben 28/03/2020

No início a leitura não me prendeu muito, mas insisti e da metade em diante consegui me conectar com a história. Reflexivo em vários momentos.

Silas Jr 20/01/2022

É...
Eu esperava algo totalmente diferente e tirando minha frustração de lado o autor é mega prolixo, muita coisa chata e sem sal acontecendo.

David 06/06/2020

E se você pudesse ler a história da sua vida com seu passado, presente e futuro?

Pois bem é isso é o que acontece com Líbero.

Sua história se passa na época em que o circo era a única forma de entretenimento, quando ele era novidade e era muito esperado na cidade.

Líbero Perim tem 11 anos e vive em Pausado com seus pais Massimo e Norma Perim, ele tem um quase irmão, Rúbio que é ajudante do seu pai no trabalho. Ele era jovem que andava sozinho, mas que encontrou em Pausado e na família Perim a paz e a tranquilidade que tanto precisava.

Líbero é sonhador, inteligente e muito trabalhador pois se gloria do seu cargo de redator-repórter-editor-chefe-junior do Gazeta, o jornal da cidade que seu pai é o dono.

A vida de Líbero ia bem até a chegada do Circo Bosendorf.

No início o pai de Libero está muito mais entusiasmado com a chegada do circo do que o próprio filho. O Gazeta não perde a oportunidade de cobrir esse fato histórico para a cidade nos seus mínimos detalhes.

No dia da estreia Líbero acaba entrando em uma certa tenda, onde ele recebe uma proposta muito tentadora. Ali ele se encontra com um homem muito misterioso que tem em mãos a sua história.

Um livro de capa vermelha e um título dourado escrito O LIVRO DE LÍBERO.

Esse homem lê o Livro de Libero e sabe de tudo do começo ao fim.

Pois bem, a proposta é a seguinte: Libero pode ficar com o livro se quiser, e pode ter o poder de mudar a sua história. Mas, com medo de interferir na sua vida ele acaba dizendo não.

É nesse momento que se inicia os dramas e conflitos de Líbero, já que o circo partiu pela manhã, ele perdeu a oportunidade de mudar a sua vida.

O livro está divido em duas partes, na primeira parte quem conta a história é esse possuidor do livro de Líbero e conta como a vida de Líbero seria se ele tivesse ficado com o livro.

Já na segunda parte quem conta a história é Rúbio e ele nos conta as consequências da decisão de Libero.

A única coisa que vou contar aqui é que Líbero vai superar todas as decisões erradas que tomou com a ajuda dos livros. Um livro dentro do livro. Pois essa foi uma das belezas desta história, como Líbero vai curar as suas feridas através das histórias.

Mas essa história também me fez refletir sobre o poder das nossas escolhas. Que só temos uma vida para viver. E que independente do que tenha acontecido com o seu passado, isso já é tinta seca. Você não pode mudar isso, mas pode se empenhar em não trazer as suas escolhas ruins para o presente e muito menos para o seu futuro.

Lamentar sobre as hipóteses do que podia ter sido a sua vida só te faz negligenciar a vida que é lhe dada e você não usufrui das companhias e as parcerias que você terá durante a vida.

Então com erros e com acertos aproveite a única história que vale a pena ser contata....... A SUA !

JL Marcal 03/07/2021

Emocionante!
Um belo livro sobre o poder das escolhas que fazemos ou deixamos de fazer. Muito emocionante, além de ser nacional. Recomendo muito!!!!

Bruno N. 22/04/2020

O Livro de Líbero
"As vezes sonhamos sonhos impossíveis, as vezes lutamos para torná-los possíveis".
.................
No Clube Intrínsecos a Caixa 18 teve a leitura de "O Livro de Líbero" primeira obra nacional do Clube e primeiro romance do escritor Alfredo Nugent Setubal.
...
A história se passa em uma cidade fictícia chamada Pausado com poucos habitantes e um jornal local: O Gazeta de Massimo Perim e assim conheceremos o personagem principal: Líbero Perim, um garotinho de 11 anos sonhador.
Tudo se transforma na história com a chegada de um circo e com a recusa de Líbero de aceitar o seu livro, o livro da Sua Vida e a partir daí tudo se desgoverno na vida do personagem.
A primeira parte da história é divertida, alegre, engraçada e com todas as traquinagens da meninice... o tom é leve, parece uma fábula de tom gostoso que é a escrita, uma escrita apaixonante. Porém a segunda parte destrói toda a primeira parte, foi uma narrativa ainda bem escrita porém tão triste, dura, raivosa e desgovernada: todos os sonhos destruídos, a cidade esquecida com a debandada dos moradores e um Líbero sem rumo.
Não compreendi a lógica da história de Setubal, se brincou com filosofia e ficção, se era para passar um ensinamento sobre "recomeços" ou sobre governar a própria vida. Me pareceu um teste de escrita, um trabalho de "Curso de Escrita Criativa", sim, esse curso para ser escritor.
De modo geral o enredo apresenta Líbero como um personagem indeciso, que está em busca de se encontrar e para isso precisa fugir do passado, mas... deixando de ser quem é ao assumir outras vidas, mas isso não é lógico.
Enfim, para mim a obra flopou. Boas leituras!

Marília 26/04/2020

A história desse livro até começa interessante mas depois desanda no final

@bea.lendo 01/09/2021

é tão tristinho
Terminei de ler e, sinceramente, não sei o que estava esperando quando peguei esse livro, mas definitivamente foi uma grande surpresa. Não fazia ideia de como esse livro era tão triste.
Toda a questão envolvendo a vida de Líbero - sua busca incessante por um desfecho escrito em um livro - me deixou angustiada. Ele vai se desintegrando ao longo da trama e leva o leitor junto.

Estou pensativa e o final deixou um certo vazio por aqui.

Achei o desenvolvimento bem lento, em alguns momentos até repetitivo. Definitivamente não é um livro que irá agradar a todos, mas vale a pena conhecer.

gabrielrjf 07/10/2020

Uma palavra define: Lindo
Achei esse livro lindo!! Fino, elegante, poético, belo, lindo.

O que mais me encantou foi a escrita e escolhas de palavras do autor. Fernando soube escolher muito bem cada palavra e harmoniza-las no seu texto.

Fiquei extremamente encanto com esse autor. O Brasil precisava de alguém que escrevesse uma boa história com essa beleza e sensibilidade ao escolher palavras. Quando se traduz um livro, dificilmente (quase impossível) veremos expressões, jargões e até mesmo palavras pouco usuais do nosso idioma serem usadas. E aqui temos todas essas palavras. Um grande motivo para que seja uma leitura obrigatória a todos.. fora que a edição do intrinsecos é linda.

Fora isso, a narrativa não trás muitos acontecimentos... mas nós trás muitas reflexões. Percebi que esse romance de formação tem um tom de fábula e tudo ali pode ser interpretado com alguma lição.

Pra mim, até a porta emperrada da gazeta era uma metáfora... bem como alguns nomes de personagens e cidades, acontecimentos, etc.

Recomendo muito e orgulho de ser um livro nacional

Raquel 22/09/2020

É, ...
De verdade, não sei o que pensar do livro. Confesso que não é o tipo de livro que me atrai, mas não me arrependo de ter lido. Leitura fácil e rápida, um livro "filosófico" (talvez?), me fez questionar sobre a vida e como vivê-la.