O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Luana 02/09/2022

Se perdeu
A Pergunta expressa na contra capa "o que você faria se encontrasse o livro da sua vida" estimula à pensar em um tipo de história que não condiz com o que é apresentado no livro, deixando o final vago sobre a caminhada de líbero até o seu próprio livro.

Eloisa 21/08/2022

O livro de Líbero
O que você faria se recebesse de presente o seu livro da vida, com tudo aquilo que fosse acontecer com você e que muda de acordo com suas ações? Líbero teve essa oportunidade e recusou.

Ainda quando era criança Líbero foi reprendido por seu pai por ler o fim de um livro e isso marcou o menino para sempre, ele aprendeu que a curiosidade era prejudicial.

Líbero vive com a família em uma cidade muito pequena chamada Pausado, provavelmente a menor cidade do mundo. Filho do dono do único jornal da cidade, ele começou a trabalhar desde cedo.

Logo quando o circo Bosendorf chegou a pequena cidade ele e Rúbio, o assistente do pai, foram lá fazer uma entrevista, e foi lá, nesse circo, que a vida de Líbero mudou complemente, ele recusou o livro de sua vida, e então não conseguiu mais viver em paz.

Um livro nacional cheio de reflexões, não só a respeito da vida, mas de como pequenas ações e pequenos acontecimentos nos marcam. Seja uma bronca, uma recusa ou qualquer outra coisa, tudo na vida tem consequência, e nessa história vemos como os fatos prejudicaram a vida de Líbero e como ele reagiu a isso.

Particularmente eu não gostei muito do livro, ele tem um bom desenvolvimento e personagens bons também, mas faltou algo que me prendesse a história, não tive uma boa conexão com ele, mas é uma leitura que vale a pena pelas reflexões que provoca.

Nadini.Maria 18/08/2022

Esse livro me surpreendeu, eu não esperava gostar tanto dele.
E no final ele foi um leitura muito impressionante, que me fez questionar muito as escolhas que a vida colocar em nosso caminho.

marcela 17/08/2022

Metade bom, metade ruim
Achei a proposta bem interessante e, realmente, o começo me prendeu bastante. Infelizmente, senti que o livro se perde do meio pro final e não absorvi o que (acredito que) era pra ser absorvido.

Flavissima 09/08/2022

Não é de todo ruim, mas não é algo especial...
A leitura é cansativa e monótona. O livro é dividido em duas narrativas sobre a mesma história de vida de um personagem. A primeira parte é bem confusa e termina sem uma conclusão. A segunda parte é mais interessante, mas se arrasta muito até chegar onde quer chegar... Desvendar o mistério do que finalmente aconteceu a Pausado. Sobre o final, achei bom. Apesar de não ser nada glorioso, é um final realista e que nos deixa uma reflexão de vida. Se fosse pra eu ler esse livro de novo, não leria.

Rosy 09/08/2022

Prometia muito, mas…
O livro tem uma escrita bem interessante, super descontraída. Quase como lendo um diário ou contando uma história para uma criança. Achei bem lúdico. Eu amei a interação da família, algo q me chamou atenção logo de cara, como que eram pessoas diferentes e se davam tão bem. Massimo um homem das palavras, mais direto. D. Norma uma senhora de fé e Líbero um menino sonhador, amante de livros e super alto astral. E ainda tem o Rubio, um integrante quase da família, com mistérios sobre o passado, mas super interessante. Além, claro, da própria cidade, Pausado. E aí um acontecimento abala a cidade, um circo. Todos mto animados, exceto um personagem. Desse circo começa a degringolar a história. Líbero descobre o livro da sua vida e com a decisão que toma tudo muda. Não só sua vida, mas a de todos a sua volta. E pra mim, essa mudança é que se perde mto a história. Com essa mudança, conhecemos mais sobre um personagem e vemos outros se perderem. Achei a mensagem mto bacana do livro, mto interessante mesmo. Focar em ser feliz, encontrar seu caminho, independente de ser vc ou ter q se tornar outra pessoa. Mas mtas partes ficaram confusas e mtas atitudes do Líbero me incomodaram com relação aos pais e tbm com o Rubio, q é um ótimo personagem, q acho por mtas vezes se torna um personagem principal mais do q o Líbero. Apesar disso, vale a leitura. Vale pela ideia e pela mensagem que se passa no fim, mesmo com alguns problemas no caminho.

Suelen.Krausen 02/08/2022

O livro é dividido em duas passagens de personagens diferentes, mas eles contando sobre a mesma história.

É interessante a forma que o livro é narrado, pois são personagens secundários contando sobre a vida do personagem principal que não tem "voz" no enredo.

Se você pudesse ler o livro da sua vida, você leria?
A resposta para Líbero era "não", mas após está fatídica decisão ele ficou obcecado com o livro da sua vida, agora então "desaparecido".

Percebemos a angústia do personagem e em como ele simplesmente para no tempo e se torna incapaz de tomar qualquer decisão para mudar sua vida, pois ele acredita que qualquer decisão deveria ser amparada pelo livro da sua vida. Líbero não se permite viver e quando percebe já é tarde demais, pois o tempo não para e a vida continuou a passar.

Está é uma história que nós traz bastante reflexão e tem umas citações muito bonitas.

Roberta Pereira 14/07/2022

Vc gostaria de ler o livro da sua vida?
E foi essa pergunta que me fez querer ler esse livro. O livro de Libero é uma lição para a vida. Sensível, poético, bonito.
Saber oq vai acontecer pode parecer tentador, mas diminui a graça do processo de viver. E se vc escolher não saber, e tiver que conviver com a dúvida se fez a escolha certa?
Achei a leitura incrível, repleta de lições e quotes que me fizeram pensar. Só não curti muito o final. Talvez por não ter entendido bem a escolha final de Libero.
Ainda assim, recomendo.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/07/2022

Líbero tem apenas onze anos quando se depara com uma difícil decisão: ler o livro da própria vida e descobrir como será o futuro, ou continuar vivendo sem saber.

A escolha, feita tão depressa na fatídica noite em que o circo se apresentava na cidade, marca o fim da infância despreocupada de Líbero. As consequências desse episódio mudarão não apenas a vida dele, como a de todos que ama.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551006177

Davi 30/06/2022

Louco
Tenho que admitir que gostei do livro e principalmente da leitura, final realista onde as coisas não se resolvem magicamente, personagens que sofrem e tem arrependimentos, vidas que para alguns valeram a pena e outros que não deviam nem ter tentado.
Um livro da minha vida, seria incrível ter ciência dos meus fracassos antes mesmo deles acontecerem.

Bel 05/06/2022

Grandes lições
Todos algum dia na vida já foram ao circo. Tendas enormes de todas as cores, arquibancadas de madeira que dão a péssima sensação de que poderão desmoronar a qualquer momento, mas, você senta lá e espera ansiosamente pela magia acontecer.
A vida é como um circo, todos os dias cada um de nós se esforça para fazer o seu "espetáculo" pessoal. A gente simplesmente dá uma de malabarista, equilibrista (as vezes até de palhaço).
Acabei de terminar a leitura de o Livro de Libero, obra Nacional do Alfredo Nugent Setúbal.

Ri, chorei, acreditei piamente que o fim seria diferente, mas nada é como queremos, mas sim como deve ser. E por isso este livro é tão importante!

Lindas lições são tiradas dele logo nas primeiras páginas:
"Cada coisa tem o seu tempo, no virar da página, no viver de cada capítulo".

Nadi 02/06/2022

Eu não sei nem por onde começar. Essa meia estrela que deixo de dar aqui sequer é falta de gosto, identificação ou ciência da beleza dessa obra. Reflete mais minha inquietação, algo que Líbero deixa de agridoce na boca da gente com sua partida.

Fazia tanto, mas tanto tempo que não me sentia completamente engolida por uma leitura. As páginas viravam e viravam. Eu tive fome; fome de conhecer Líbero, o olhar fresco de quem é criança, a curiosidade genuína de quem inventa palavras para dar cor ao mundo. Me identifiquei tanto que doeu vê-lo perder-se nas possibilidades do que um dia poderia ter sido e não foi.

Amei Massimo, e até mesmo Norma, a quem achei que não poderia ter afeição. Me apaixonei perdidamente por Rubio. Mas Líbero... Ah, Líbero foi encanto à primeira vista.

Se precisasse de termos pra categorizar essa leitura, usaria a dupla encanto/desencanto. A história me fez sorrir boba ao virar das páginas, bem como me fez chorar sincera das tristezas honestas que a vida prega na gente.

Vida.

Talvez seja isso que me angustia em Líbero. Tanta vida, depois tanta falta dela. Não consigo decidir se meu coração aceita o fato de ele ter precisado deixar-se para então encontrar um ponto de partida. Seria a única possibilidade? Então penso que Líbero nunca mais foi Líbero, com sua essência doce. Ele já era apenas uma carcaça, uma projeção de outro Líbero, que nunca foi.

Bem, dos encantos de Líbero, ficam os ensinamentos: viva cada etapa no tempo correto; pare de buscar por respostas prontas e crie seu futuro; nunca pule pra última página do livro.
Anna Souza 04/06/2022minha estante
Concordo plenamente