O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Feinster 17/06/2023

O melhor livro da minha vida
É fantástico em tudo, te faz pensar e tentar encontrar uma razão para tudo apenas para ter uma reviravolta mirabolante. Eu amo esse livro com todas as minhas forças

Aline330 16/08/2021

Apesar de ser um pouco cansativo lá pelo meio, é envolvente pelo todo. Livro que dá aquele gostinho de leitura de infância...

Gio 12/04/2021

O Dia do Curinga
Que livro doido. Sério mesmo.
Explodiu minha cabeça e colocou todos os meus neurônios pra funcionar. Mistura a história de pai e filho, uma ilha misteriosa, mitologia grega, profecias...
As brisas que o pai do menino faz, me colocaram num estado de reflexão, que eu fiquei divagando por horas.
O "plot twist" me fez surtar num nível. Tudo nesse livro é completamente amarrado e explicadinho, não fica uma ponta solta.
Inclusive, meu sonho fazer uma road trip dessa pela Europa.

Jessi 07/02/2023

Quem não gosta de filosofia? De sentir a angústia existencial quando perguntado-nos quem nos somos?! De onde viemos?! Pra onde vamos?! O que o universo?! O que é tudo isso que nós rodeia?! Simplesmente de uma hora pra outra tomamos conta do ser que há em nós?! É onde estávamos esse tempo todo?! Bem pra tantas perguntas existem muitas filosofias que podem ou ajudam a ?responder? tais questões universais, quem é do campo da filosofia tem mais propriedade de fala do que eu ( que sou de História).
O dia do Curinga é um livro anterior ao ?mundo de Sofia?, uma vez que o autor é o mesmo de ambas as obras, nunca li o mundo de Sofia, mas já tive minhas tentativas é relativamente um pouco mais fácil ( o começo) do que este livro aí que possui ótima diagramação, folhas amareladas ( não sei se pelo tempo, peguei ele na biblioteca), letra grande e tals isso não significa que foi uma obra fácil de ser lida tem coisas que eu não entendi, algumas coisas sobre tempo, calendário, divisões dos anos, o dia do curinga seria mais ou menos os anos em que possui dois ou um anos amenos, fazendo com que exista no mês de fevereiro o dia 29, os nossos dois protagonistas, um jovem filósofo e seu pai altamente questionador estão em busca de Anita, mãe do nosso jovem filósofo. Anita precisa se encontrar para isso decidir abandonar o lar e viajar para Atenas ( por alguma razão ela acha que para se encontrar ela precisa abandonar à família, vai entender?). Enfim a obra é um poço difícil, mas nem um pouco chato ( mais ou menos em algumas partes é sim), acredito que é uma boa pedida pra quem gosta de filosofia como eu!!

Danniki 17/01/2023

Questionamentos, escolhas e viver
“O mundo de Sofia” foi o meu primeiro contato com o autor, e foi uma leitura complexa! Um aulão de filosofia! Como meus amigos falaram muito bem do “O dia do curinga”, então decidi ler.

A capa - edição antiga - do livro me fez lembrar de “Eu sou mensageiro”, de Markus Zusak, que é um livro excepcional! Depois, durante a leitura, pensei em "Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol, mas no final era apenas uma história de Jostein Gaarder!

A obra é uma aula informal de uma maneira única! Ela traz a aventura de um garoto que parte com seu pai para conhecer vários lugares antes de encontrar a mãe que o abandonou quando ele tinha apenas quatro anos. O pai é alcoólatra, porém adora filosofia e faz discursos profundos e bonitos para o seu garoto durante as viagens de carro, às vezes não era só o carro, mas em um cruzeiro e uma balsa.

O autor traçou um destino muito bem elaborado! O livro me fez rir, ficar emocionade e quase me convenceu a derrubar uma lágrima! São tantas coisas que eu gostaria de analisar, mas não quero dar spoiler para quem não leu e privar os leitores a terem suas experiências com a leitura filosófica!

Jostein não só conseguiu criar uma história bem elaborada, ele organizou muito bem os capítulos. Os capítulos são de acordo com a numeração de cada naipe: ás a rei, sendo dividido por 4 naipes: Copas, Espadas, Ouros e Paus, e incluído uma parte do curinga sem capítulo. Achei genial essa estratégia do escritor!

Então, a história tem a ver com escolhas, há tantas escolhas que determinam a nossa vida. Portanto é uma leitura obrigatória para os amantes do destino, da filosofia e da genialidade!

site: https://www.instagram.com/autore.danniki/

Cintia.M.L 14/07/2022

Muito bom!!! Acho que foi a melhor definição que encontrei para descrever o livro para mim. A história mistura aventura com pitadas filosóficas, que nos fazem refletir junto com a leitura. Já o enredo foi bem construído, com personagens que se entrelaçam no final. Recomendo para quem gosta de livros repletos de metáforas e reflexões.

Jacqueline 04/09/2015

Narrado em primeira pessoa por Hans-Thomas, um garoto que foi abandonado pela mãe quando tinha apenas quatro anos de idade, o livro se estrutura na viagem que Hans e seu pai, fazem na tentativa de encontrar sua mãe e tentar fazê-la voltar para casa com eles.
Durante essa viagem, acontecem as coisas que ditam o rumo do livro. Hans encontra um anão que lhe dá uma lupa; em uma padaria, um senhor lhe dá quatro pãezinhos e diz que o último pão ele só deverá comer quando estiver sozinho e que não deverá contar para ninguém sobre aquilo. Quando morde o quarto pãozinho, descobre que dentro dele tem um livrinho. Um livrinho tão pequeno, que só dá para ser lido com uma lupa. A lupa que o anão havia dado para ele.
O autor Jostein Gaarder escreveu o livro de tal forma que enquanto Hans-Thomas lê o livro que encontrou dentro do pão, o leitor também o lê. Mas assim que o livro misterioso entra na história tudo muda. A narrativa paralela que se desdobra e a maneira como ela vai se encaixando aos poucos com a história do próprio Hans-Thomas torna tudo muito instigante. Você quer ler mais e mais e mais, você precisa entender qual a relação existente entre as duas narrativas. Você precisa saber o que está acontecendo nas páginas do livrinho misterioso, mas pra isso você precisa de Hans-Thomas. Esse livro, é a história de um marinheiro que foi o único sobrevivente de um naufrágio. perdeu a noção de quanto tempo ficou à deriva quando finalmente encontrou uma ilha. Sua única companhia era um jogo de cartas de baralho e ele se sentia tão sozinho que inventava histórias com os personagens desse baralho. Um dia ele acordou e descobriu que as cartas havia ganhado vida. E é aí que tudo começa a acontecer. Pois tudo o que acontece nesse livrinho maravilhoso coincido com o que está acontecendo na vida de Hans-Thomas.
Durante todo o livro você se vê diante de questionamentos filosóficos, conversas extremamente inteligentes e curiosas, Filosofia é uma coisa que não falta no livro, uma ótima leitura para quem gosta de Filosofia e quer iniciar nesse mundo onde as perguntas são mais importantes que as respostas.
Amo os livros do Jostein Gaarder, tenho vários, O Dia do Curinga é o meu preferido, se você quiser conhecer esse autor recomendo começar por esse.

Samuel.Bardy 23/03/2021

Uma aventura
Esse livro é uma total aventura.

Tem muito mistério e fantasia.

Conta a história de um pai e um filho viajando pela Europa de carro, e nesse trajeto a criança, que é a narradora da história, vai nos contando sobre os mistérios que vão acontecendo no decorrer da aventura.

Jostein Gaarder escreve de uma maneira que flui, de forma que você mergulha na história e vive a aventura junto com os personagens.

É muito gostoso de se ler, leve e relaxante.

Gabriella 24/09/2022

Aprendi filosofia melhor que nas aulas
Esse livro foi perfeito... confesso que demorei a terminar, no inicio por tedio, no final por medo, o livro te faz refletir sobre diversas coisas, e me fez pensar em tantas coisas...
Eu gosto muito de jogar baralho então acho que isso tambem chamou minha atenção, como que nós podemos ser meras cartas de um baralho de alguem e que ainda não temos coinciencia de nós mesmo e por isso estamos fadados a sermos escravos da mente de outro alguem...

Norman 05/03/2023

O dia do Curinga
Nem acredito que esse livro é do mesmo autor de ?O mundo de Sofia?. Simplesmente não tem como comparar, O dia do Curinga ganha em disparada.
Esse também é um livro filosófico que em vários momentos faz sua mente explodir. A história sobre a ilha prende muito, toda hora tem mais pra descobrir, mas a história que gira em torno de Hans-Thomas também é muito interessante. Em nenhum momento fiquei entediada enquanto lia. Recomendo muito.

Adrian.Neumann 23/06/2021

O dia do Curinga
Esse livro é, antes de qualquer coisa, sobre filosofia, sobre o que somos, da onde viemos, qual nossa missão, se estamos aqui para seguir apenas um destino pré-definidos ou se ainda podemos seguir nossos próprios caminhos. Porém, tudo isso envolvido na busca de um pai e um filho e uma aventura mágica.

Poliana 05/05/2023

Leiam, leiam, leiam!!
Este livro é magnífico. Amo a escrita do Jostein Gaarder e quero ler todos os livros que este homem escreveu, ele é um daqueles autores que dá vontade até de ler a lista de compras, porque tenho certeza que lá também encontraria algum tipo de ensinamento. O dia do Curinga é uma história com menos envolvimento da filosofia comparado ao O Mundo de Sofia, porém não fica para trás quando a questão é passar uma mensagem importante, inclusive é deste livro que tenho a minha frase da vida.

Vanessa 14/12/2020

Muito bom!!
Depois de ler a garota das laranjas era de esperar que esse livro não decepcionaria. É um livro com questionamentos filosóficos sobre como vemos a vida que nos envolve na história de um jeito que só o Jostein Gaarder consegue.

Denise 22/05/2022

O Dia do Curinga
Essa releitura de um dos meus livros preferidos da infância (ou pré-adolescência, não lembro bem em qual ano eu li) foi maravilhosa. Agora sendo adulta, pude ver que o livro me pegou de uma forma muito parecida como da primeira vez que li. Narra a viagem de Hans-Tomas e seu pai, da Noruega até a Grécia, à procura da mãe e esposa, que foi embora de suas vidas há oito anos. No caminho, encontram um homenzinho que o entrega uma lupa e indica uma pequena cidade para pernoitarem. A partir daí, Hans tem contato com uma história envolvendo uma ilha onde coisas fantásticas acontecem, e cartas de baralho ganham vida. Hans e seu pai gostam muito da carta do curinga, e se identificam como curingas no mundo, alem da paixão pela Filosofia do pai, deixando a história mais instigante e incrível. Continua favorito da vida.