Herdeiras do mar Mary Lynn Bracht

Resenhas - Herdeiras do Mar

Luiza.Biango 12/03/2024

Herdeiras do mar - mary lynn bracht.
Muito triste e pesado, mas como a autora mesmo diz, é importante que essas histórias sejam contadas pra que não se repitam.
Le 12/03/2024minha estante
Eh Uma história real?

Luiza.Biango 13/03/2024minha estante
Os personagens são fictícios, mas as ?mulheres de consolo? realmente existiram

Mariana113 11/03/2024

Nossa, esse livro me pegou demais, não dá pra ler muita coisa num dia só, pois é bem pesado, porém me trouxe uma consciência e curiosidade sobre as atrocidades das guerras que aconteceram por lá (Japão/Coreia). É um livro que além de lindo, doloroso, também é muito informativo, mas é um livro pra se ler quando não estiver num down.

Lindo demais de ver a relação de todos os personagens, me amocionei várias vezes, muito bom mesmo!

Haninha182 10/03/2024

Doloroso, porém necessário
Tive muitos sentimentos negativos lendo esse livro; raiva, ódio, tristeza, lamentação, luto.... e infelizmente cada sentimento foi necessário.
Esse é um livro que eu gostaria que entrasse na grade escolar dos alunos do ensino médio. Poderia abrir os olhos da futura geração.

BruGollmann 10/03/2024

Triste mas necessário
Que livro difícil de ler. se fosse puramente ficção já seria bem difícil, mas saber que cerca de 200mil mulheres passaram por isso é inconcebível. é um livro muito importante sobre um lado da guerra que não é descrito na maioria das vezes. fiquei agoniada e sofrendo junto com a Hana e a Emi. um livro muitoooo importante!

agnorosa 06/03/2024

Necessário, pra quem puder ler.
O livro é extremamente pesado e cruel, assim como é necessário. A história das mulheres não pode ser esquecida, e o livro nos faz lembrar mais uma vez de quão miserável é uma guerra.

Raquel Araújo 05/03/2024

Herdeiras do mar
"Eu nunca fui nada além de uma garota do mar. Nem você nem qualquer outro homem pode tirar isso de mim".

Livro triste, pesado, mas muito necessário.

Carolina 05/03/2024

Muito chocante
Incrível como existiram tantas pessoas no mundo com tantas histórias singulares. Eu jamais imaginaria que esse universo existiu dentro da segunda guerra na Ásia, e a história de Hana me impactou demais.

nana 05/03/2024

?Eu nunca fui nada além de uma mulher do mar. Nem você nem qualquer outro homem pode me transformar em menos do que isso.?

Que livro necessário!! Obrigada Mary Lynn Bracht, por nos fazer lembrar dessas mulheres. É um livro muito doloroso, nos apresenta narrativas brutais, cenas gráficas terríveis, mas também nos emerge em momentos emocionantes e meditativos. Criei uma admiração por essa escritora.

Não podemos esquecer de jeito nenhum dessas meninas e mulheres que foram violentadas, tiveram sua liberdade roubada e sua identidade apagada. Homenagens como essa são importantes para mantermos em nossas memórias e não repetirmos o que foi feito.

Naiara Heres 05/03/2024

Herdeiras do mar
"É nosso dever educar as futuras gerações a respeito das terríveis e reais verdades cometidas durante guerras, não escondê-las ou fingir que nunca aconteceram. Devemos lembrá-las para que os erros do passado não se repitam. Livros de história, canções, romances, peças de teatro, filmes e monumentos são essenciais para nos ajudar a nunca esquecer, enquanto também nos ajudam a prosseguir em paz." - Nota da autora.

Esta leitura deveria ser obrigatória no ensino médio de todas as escolas de todo o mundo, simplesmente. Que história comovente, assustadora, emocionante e real! Que maestria da Mary Lynn Bracht ao escrever sobre um evento histórico desse porte, e infelizmente pouco debatido. Recomendo DEMAIS!

R J Junior 05/03/2024

Herdeiras do mar É ACACHAPANTE.
Não me sentia assim desde Kindred.

Ler livros assim é como sentir a dor de outra pessoa. O que me deixa assombrado.
Porque o que essa pessoa passou é milhões de vezes a dor que sinto ao ler.

Isso é....

Herdeiras do Mar é obra transformadora e otimista! Otimista na superação da mulher e sua cultura matriarcal, não na justiça do homem.

dami.cavalcanti 03/03/2024

Impactante
Sinto que a autora conseguiu o que ela queria: construir histórias que se pareçam com a realidade.

Nunca é fácil retratar um momento histórico difícil e uma cultura nacional, sem que pareça caricato ou irreal demais.

Eu senti uma dor imensa, uma tristeza enorme. E, ao meu ver, ela construiu personagens possíveis e estórias que poderiam (podem) ter acontecido.

O livro é uma homenagem bela e aterrorizante, muito bem escrito. Entender o que as pessoas viveram nos faz refletir quantas quantas ainda vivem assim e como isso jamais deveria acontecer.

Recomendo, com o alerta que vai tratar de temas MUITO pesados.

Cristina117 01/03/2024

Um livro pra chorar e sentir as emoções
Eu acho que esse foi o único livro que li até hoje e já comecei chorando no primeiro capítulo. Essa história é tão profunda e traz uma realidade tão desconhecida pra praticamente todo mundo, que te faz pensar nos horrores ocultos das guerras que ainda assolam muitos países e no quanto existe por baixo dos panos que a gente não conhece. Herdeiras do Mar não é só sobre o horror vivido pelas mulheres de consolo na época da invasão japonesa na Coreia, mas também sobre o significado de família, resiliência e esperança. A história de Hana e Emi é tão profunda, dolorida e tão verdadeira, que é impossível não sentir as emoções que vem com cada capítulo. Foi muito sofrimento vivido pelas personagens, e saber que isso realmente aconteceu com milhares de mulheres coreanas me abalou de uma forma que eu não sei explicar. Terminei o livro com uma pitada de alegria, pelo fim que a autora deu para as duas, mas também com certa dor no coração por saber da mancha que isso é até hoje no país, e a mancha que foi na vida dessas mulheres roubadas e sequestradas de suas famílias, que, após conseguir sobreviver ao inferno, ainda tiveram de lidar com os danos a longo prazo, algumas até pelo resto da vida. Herdeiras do Mar é uma história necessária e não poderia ser diferente: se tornou um dos meus livros favoritos. E acho que não vou me esquecer dele tão fácil assim.

Gabby 01/03/2024

?se ainda estão falando sobre nós, não vamos desparecer?
??um dos melhores livros que já li na vida ??

Extremamente pesado porém extremamente necessário. A autora conta uma história que deveria ter sido contada a muito tempo. Narrando a realidade de tantas ?mulheres de consolo? que nunca tiveram o verdadeiro pedido de perdão que merecem.

Por meio da escrita maravilhosa da autora vc mergulha dentro do livro e sofre das mesmas dores que tantas mulheres experimentaram em silêncio durante tanto tempo. Acho lindo como o livro aborda a resistência das mulheres e sua lealdade umas com as outras.

Esse livro é simplesmente perfeito do início ao fim e não tenho nem palavras pra esse final. A única coisa que sei, é que esse livro muda sua perspectiva sobre tudo em que vc acredita. Ele te faz sofrer mas também te faz amadurecer. Nunca vou esquecer o que senti com esse livro. Nunca vou esquecer desses personagens. Sempre levarei Hana e Emi cmg pra sempre.

Esse livro mudou minha vida!
Leiam plmds.

Avila 29/02/2024

- Não se esqueçam da minha história.
Livro indispensável para quem anseia ter conhecimento sobre outras histórias e perspectivas daquilo que nunca é mencionado nos livros de história - principalmente no que tange à realidade vivenciada pelas mulheres em tempos de guerra.
Exatamente sob essa perspectiva, de dar voz à essas mulheres que sofreram (e sofrem em tempos de guerra atuais) incontáveis violações, a autora do livro elucida Hana e todo sua jornanda de terror em busca da libertação. Uma história que merece ser lida, ouvida e lembrada sempre para que nunca mais se repita.