Mãe, me ensina a conversar

Mãe, me ensina a conversar Dalva Tabachi

Resenhas - Mãe, me ensina a conversar

Tha Silva 10/09/2011

Para todos que tenham um autista em sua vida
Como mãe de um autista, achei o livro maravilhoso. Leve , bem desenvolvido , os relatos além de fácil entendimento , são emocionantes. Li vários livros sobre o tema , mas esse concerteza foi o melhor. Foi muito bom saber oque outra mãe vivenciou , com um filho com a síndrome . Eu recomendo e exalto a iniciativa dessa mãe que ama seu filho sobre todas as coisas , um sentimento que compartilho com ela.
Ricelle 02/07/2019minha estante
Onde vende ???

Patii Macêdo 13/12/2018minha estante
Exatamente, fora a forma como ela fala do filho diversas vezes, fiquei indignada, sinceramente.

RUDY 12/12/2019

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
O livro mostra toda a luta, trabalho e carinho ao longo dos anos para melhorar a condição e autismo de Ricardo. Fala sobre a busca durante todos os anos de uma melhoria para seu filho e como o amor dela como mãe, do pai e dos irmãos, além dos especialistas.
O mais encantador no livro é a obstinação e o amor que a mãe tem por seu filho ‘diferente e o empenho em torna-lo incluído na sociedade, o que não foi em vão, porque hoje, Ricardo trabalha, é campeão de natação e procura se superar a cada dia para se sentir mais integrado.
O relato é bem verdadeiro, mostrando a indignação quando percebe que o filho sofre algum tipo de preconceito, mostra de forma cronológica como foi criada a família, o quanto todos foram importantes para a evolução gradual de Ricardo e ainda que, é preciso a ajuda de vários especialistas e de muito amor para que houvesse essa melhoria.
Confesso que esperei mais do livro. Mesmo em alguns momentos ela descrevendo todo esforço, pareceres dos especialistas em relação a melhora do filho, o amor do pai e dos irmãos por ele, não sei... tinha a expectativa de que o livro fosse ainda mais detalhado ou que Ricardo tivesse um pouco de voz no livro.
Bom, mas isso era uma expectativa minha, o que não quer dizer o livro não seja bom, é excelente e importante, porque acredito que leituras como esta, tragam a discussão de um tema muito importante que é a inclusão dos especiais e do quanto o amor é importante para estimular a melhora e o desenvolvimento.
Recomendo a leitura para quem como eu, gosta de família, de problemas psicológicos e do quanto o amor pode curar muita coisa, se não tudo, em nossas vidas.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/12/resenha-64-mae-me-ensina-conversar.html
Michelle 21/10/2021minha estante
que história linda e comovente

loirisa 03/01/2024

Necessário!
Gostei muito! Realidade e sensibilidade de uma mãe em busca de ajudar o filho! Hoje ele se desenvolveu muito graças a persistência! É muito bom ver pais que lutam pelos seus filhos!
Sandy.Zechi 18/01/2024minha estante
Por onde que você leu?

Tayná Orem 26/12/2023minha estante
Acredito que devido a época, era o máximo que ela pôde ofertar em busca da ascenção do filho. Há 20 anos, não víamos famílias prestando atenção e apoio como hoje, que tudo é as claras, o famoso, preto no branco. E antigamente, não existia acesso a informação como possuímos nos dias atuais. As classificações dos termos é um privilégio para nós que temos acesso a infinitos conteúdos do segmento. Enfim, espero que tenha entendido.

Senna 23/06/2011

Mãe, me ensina a conversar
É um livro de leigo pra leigo, de leitura bastante fácil. Dalva Tabachi não é neurologista, psiquiatra ou pesquisadora, é mais que isso tudo junto, ela é Mãe de uma criança especial. Desde cedo seu filho, Ricardo, mostrou-se quietinho demais, o que parecia bom à princípio, mas que se tornou um desafio após ele ter sido diagnosticado com autismo, agora ela precisava tirá-lo dessa morosidade e integrá-lo ao mundo em que vivemos.

Dalva nos conta como foi difícil a luta para que seu Ricardo pudesse levar uma vida normal, conta-nos ainda todo o progresso que ele teve com a ajuda do outro filho, do pai, da equipe de profissionais que lhe davam todo o amparo e, é claro, dela própria. Nada foi fácil, e cada pequena conquista foi bastante comemorada, cada evolução, simples, que pra nós é natural e passa despercebido, pra ela era como um troféu pelo seu esforço e uma garantia à felicidade de toda a família.

Gostei do livro pela linguagem cotidiana e sobretudo por não se tratar de uma ficção, são fatos reais narrados por uma mãe que acompanhou tudo de perto, mais do que isso, ela VIVEU a história do filho, sempre ao seu lado. O foco não é a parte médica, mas ela conta um pouco do papel de cada profissional que acompanhou seu filho, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiologista e etc.

Uma das passagens que mais me marcou foi a viagem que ela fez de avião com seu filho, me chamou a atenção sobretudo preconceito das pessoas ,Ignorantes, que não entendiam nem respeitavam as limitações do Ricardo durante o voo. É triste que ainda hoje persistam situações como essa, de preconceito, mesmo que se pregue tanto o respeito à diversidade e a tolerância às diferenças. Muito se fala de tolerância na sexualidade, mas penso que no âmbito psiquiátrico ainda aja muito o que se superar com relação ao preconceito.

Bom, a história é ótima e nos ensina uma lição muito valiosa: NÃO DEVEMOS JAMAIS ENTREGAR-NOS ÀS CIRCUNSTÂNCIAS! Caso Dalva tivesse se entregado e aceitado a condição do filho, se ela tivesse o rotulado como autista e pensado que nenhum esforço adiantaria, provavelmente hoje ele estaria sem conseguir comer sozinho, sem falar, com medo das pessoas, isolando-se, foi assim que ele viveu boa parte de sua vida, mas sua mãe, lutou pra garantir que ele vivesse uma vida normal, dentro das suas limitações, mas quis vê-lo se superando à cada dia, feliz e com qualidade de vida.

Só mesmo amor de mãe, incondicional.

RoKombatente 13/05/2020

Relato simples da experiência
Livro fácil de ler, contando a história de seu filho autista.
A autora relata as pequenas grandes vitórias que foram sendo conquistadas com muito empenho e terapias.
É uma leitura leve, mas de certa forma superficial.
O livro é válido como estímulo àqueles que querem incentivar os seus a buscarem evolução.

Nanda.Santos 16/06/2020

O livro conta a história de Ricardo, um autista que desenvolveu várias habilidades graças ao apoio constante da família e a ajuda de vários especialistas. Atualmente ele é campeão de natação, trabalha na empresa da família e tem alguns momentos do seu dia compartilhados no Facebook da mãe e autora desse livro. Não é um livro técnico sobre autismo, é é um livro que conta os avanços que Ricardo fez em todos esses anos e os depoimentos de alguns profissionais que ajudaram nessa caminhada.

Gaby 17/12/2020

A Luta do Autismo
Esse livro, na minha opinião, exemplifica bastante o que é o autismo: algo que precisa ser visto depois de enxergar o próprio indivíduo. O exemplo de Ricardo é magnífico, de muita luta e superação, com muito amor e dedicação de VÁRIAS pessoas, é algo muito lindo de se ver. Recomendo bastante a leitura para emocionar e abrir um pouco o coração de todos os leitores. Ganhei o livro de presente da minha mãe, que segue o perfil da autora no Facebook, e realmente não pensei que iria pegar o livro para ler e ir até o final, sem parar para nada. Foi uma leitura muito rica que creio que levarei comigo por muitos e muitos anos, principalmente para a minha formação em Psicologia. E cheguei em uma conclusão que creio que a maioria das pessoas que leram esse livro chegou: o melhor "remédio" para o autismo é o amor. Amor dos pais. Amor dos irmãos. Amor dos colegas. Amor dos tutores. É se amando que tudo melhora na nossa vida. Adorei. Recomendo para todo mundo a leitura...Agora tenho uma nova meta: fazer a minha mãe ler esse livro incrível...haha

Alice 04/03/2021

O livro traz a experiência de uma mãe e seu filho autista, narrado de forma simples. Leitura interessante!

Maria Izabela 10/04/2024

Conhecer o Ricardo pelas redes sociais e ler este livro faz que o coração fique aquecido! Quem faz parte de uma família atípica, deveria ler este livro para sentir esperança, sentir que há pais que já passaram e passam por situações parecidas!

Adriana1037 18/12/2021

Filho autista. E agora?
Interessante relato pessoal de uma mãe sobre seu filho autista. Ela relata todos os percursos e desafios pelo qual passaram buscando o desenvolvimento do seu filho Ricardo. Achei interessante ver vários aspectos. Entender que ninguém está preparado e também que cada ser é único em suas possibilidades. É essencial o estímulo desde cedo para um bom desenvolvimento da criança mas uma coisa que interfere bastante são os recursos ($) que os pais tem disponíveis.