A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - Outra Volta do Parafuso

alekele_ 07/09/2022

Ótima leitura
Livro curtinho e rápido de se ler. Henry James é daqueles autores que conseguem captar nossa atenção desde o início.
Esta obra foi transformada em série, pela Netflix, "A Maldição da Mansão Bly".

Leticia2510 05/09/2022

A Outra Volta do Parafuso
O final desse livro me deixou muito o meme da Nazaré fazendo cálculos, estou ainda digerindo essa situação, ótimo livro

Cida Zientarski 07/04/2022

Outra volta do parafuso, de Henry James
Muitos mistérios rondam o mundo real e o mundo fictício. Dizem que a ficção é um retrato mais criativo da realidade. Cada um crê no que quer e no que não quer.

A narradora de A outra volta do parafuso é uma jovem que é contratada para trabalhar como governanta numa casa afastada nos arredores de Londres, ficando responsável pela educação de dois irmãos órfãos, o menino Miles e a garota Flora. Logo de cara, dois fatos estranhos chamam a sua atenção: o tio das crianças, que é o responsável legal por elas e mora em outra propriedade, deixa claro que não deve ser incomodado em hipótese alguma, aconteça o que acontecer; e Miles é expulso da escola, sendo que nem ele e nem a instituição explicam o motivo.

Apesar disso, as crianças são adoráveis e a governanta fica fascinada por elas. Porém, a paz é quebrada quando a jovem começa a enxergar os fantasmas de Peter Quint e da srta. Jessel, dois ex-funcionários da casa que morreram de forma misteriosa. Com o passar dos dias, a governanta começa a acreditar que os espectros exercem uma influência negativa sobre Miles e Flora, e que voltaram do mundo dos mortos para levarem as crianças à perdição. Ela, então, fica obcecada em protegê-los e salvá-los da ameaça sobrenatural.

O ritmo lento do livro e a falta de explicações sobre a trama podem incomodar alguns leitores, mas eu recomendo muito a leitura de A outra volta do parafuso. Sabendo que a intenção de Henry James era realmente escrever uma obra aberta a várias interpretações e deixar a dúvida na cabeça das pessoas, fica mais fácil admirar esse clássico da literatura.

(Não deixe de ler também o ótimo posfácio de David Bromwich, no qual ele trata das questões mais dúbias do livro.)

site: http://jucirqueira.com/2015/10/outra-volta-do-parafuso-de-henry-james/

Gi Gutierrez 22/03/2022

A outra volta do parafuso
Diferente da série, "A maldição da Mansão Bly", baseada no livro Henry James, "A outra volta do parafuso" traz uma história bem mais dúbia. Sem grandes sustos, ao final ficou a grande dúvida: eram fantasmas ou apenas as alucinações de uma jovem facilmente sugestionável que acometeram a Mansão Bly? Nunca saberemos...

Paty 08/02/2022

Final surpreendente!!
Faz um tempo que li esse livro, e por incrível que pareça me surpreendi de novo com o final.
A diferença é que dessa vez eu tinha na mente os personagens da minissérie The Haunting of Bly Manor, no entanto enquanto a obra de James tem um final totalmente dúbio, a minissérie de Mike Flanagan traz uma história toda amarrada e fechada em si mesma.
As duas obras são excelentes, mas o livro com certeza te deixa pensando por muito mais tempo.

Diego.Rates 10/11/2021

Um terror clássico
Apesar de conter alguns temas um pouco ultrapassados, a história de Henry James entrega momentos assustadores, que me provocaram diversos arrepios. A quantidade diminuta de personagens conta como ponto a favor da obra, assim como o cenário e a construção narrativa, onde o autor se mostrou experimental ao iniciar o livro do ponto de vista de personagens ao redor de uma fogueira.

Pelas inovações que o livro trouxe para a literatura, pode ser considerado uma leitura obrigatória, apesar que eu deva confessar que fiquei um pouco estacado em algumas partes e que não gostei tanto assim do livro. Mas pelo que pesquisei, é comum não gostarmos na primeira leitura, portanto esse será um dos livros que irei reler

LaAs183 23/10/2021

Não me senti envolvida na história em momento nenhum. Faltou profundidade, além de não não trazer uma atmosfera assustadora, que penso eu, era a intenção. O ponto positivo fica para a forma de escrita do autor.
"Só podia prosseguir encarando as coisas com naturalidade, considerando a minha provação como um empurrão numa direção incomum e, certamente, desagradável, mas que exigia apenas, afinal de contas, para que eu vencesse numa luta leal, uma outra volta do parafuso da virtude humana."

Iara Nóbr3ga - Multi Estrelas 11/09/2021

O posfácio salvou
Primeiro quero deixar claro que eu li por conta da série da Netflix e eu tinha expectativas a respeito. Claramente não tem muuuito a ver com a série, mas isso não me decepcionou.

Achei a narrativa cansativa, pouco dinâmica e não passa nem um pouco de suspense. E eu queria ficar chocada.

O final salvou e foi bom. Mas, o pior foi que eu gostei mais do posfácio. Que dava um resumo analítico que era bem melhor do que o livro de fato.

Podia ter começado pelo posfácio.

Clelson 17/07/2021

Bem vago e decepcionante
Do início ao fim, é como se a narrativa vaga e bastante pobre de detalhes, estivesse se preparando pra entrar em um "ápice" da história que nunca chega, até que do nada ela acaba, sem nenhuma conclusão ou explicação coerente sobre todo o contexto.

Vini 27/05/2021

A outra volta do parafuso
Henry James realmente se destaca em sua escrita. Logo nas primeiras páginas, nos prende com a expectativa de conhecer uma história retratada de modo indireto, que se tornara um relato do passado. Confesso que senti calafrios em alguns momentos do livro, o que tornou a experiência da leitura ainda mais real. Trata-se de uma história com atmosfera mórbida retratando o sofrimento humano em meio à diversas incertezas quanto à veracidade do que está sendo narrado.
Gostei bastante da experiência dessa leitura e recomendo.

Nicole710 19/04/2021

Achei fraco
Apesar de ter gostado da atmosfera do livro, foi a história em si que não me cativou, esperava me envolver mais, mas ficou tudo bem morno, me deu um pouco de medo, mas foi por me lembrar da série A Assombração da Mansão Bly, que achei bem parecida, mas que melhorou em muito os acontecimentos do livro.

Raquel Oliveira 17/04/2021

Melhor livro confuso que já li
Livro: Outra Volta do Parafuso
Autor: Henry James
Gênero: Suspense/ Horror/ Mistério
Editora: Clássicos Abril
Nota: 10/10
Resenha:
O livro conta uma história dentro de outra história.
Tudo começa com um grupo de colegas passando o natal juntos e em uma noite eles resolvem contar histórias de fantasmas perto da lareira no local onde estão hospedados. Um dos homens afirma ter uma história extremamente boa, algum tempo depois pede para que um mordomo pegasse o manuscrito do possível relato. Quando essa história, possivelmente real, chega as coisas começam a andar. O tal manuscrito contém as anotações de uma mulher que não sabemos o nome, filha de um senhor religioso e que foi contratada por um homem muito charmoso para trabalhar como governanta em uma mansão de campo chamada Bly. O objetivo é que ela cuide de seus dois sobrinhos órfãos, Flora e Miles.
A partir daí temos contato com outros personagens: A criada que lá trabalha, Mrs. Grose, é uma senhorinha muito querida e Flora, a garotinha, parece um anjo, e Miles, o garoto chega e se mostra uma criaturinha bela e adorável. Ele é tão educado que chega a ser estranho o fato de ter sido expulso.
As coisas no livro começam a ficar tensas quando a babá das crianças passa a ver quem não deveria nas propriedades, Miles começa a mudar e as aparições começam a ficar frequentes.
Eu li o livro em dezembro, mas não sabia como fazer a resenha pelo fato dele ser muito confuso. A história possui muitas aberturas vagas e isso é bom e ruim ao mesmo tempo. O lado bom é que essas vagas informações aumentam o suspense do livro e fazem o leitor se interessar ainda mais para saber o que está acontecendo. O lado ruim é que quando o livro termina fica uma grande questão aberta e por não possuir uma continuação não temos um final oficial.
A leitura MUITA fluida e o modo como Henry trabalha sua visão de fantasma é muito boa, pois é algo mais estético do que aterrorizante, criando um ar mais de interpretação psicológica.

Maria4556 31/03/2021

Bom, mas poderia ser melhor. A história é bem construída e até me prendeu em alguns momentos....mas nada extraordinário.
Alê | @alexandrejjr 31/03/2021minha estante
Tem um filme brasileiro baseado nesse livro, sabia? Mas não achei muito bom... ?

Maria 23/02/2021

Um livro para deixar a imaginação fluir. Foi assim que eu interpretei a outra volta do parafuso, Henry James faz algo incrível nesse livro, você consegue sentir medo sem ter de fato uma exposição ao que acontece, tudo vai muito da sua imaginação e de como você interpreta o livro e os personagens. No geral o livro é muito bom e bem feito, principalmente para a época em que foi escrito.