O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O Jardim das Borboletas

Lane 09/04/2023

Um livro perturbador! Consegui concluir ele em dois dias.
Aconselho que quem deseja ler ele, fique atento a alguns gatilhos que ele pode ter como "estupro,violência, agressão,depressão,suicídio, ataque de pânico e ansiedade". Caso esses gatilhos sejam muito presentes para o leitor, aconselho não ler ou ler pausadamente.

Não sou boa com resenhas, e é isso.

oli_mi 06/04/2023

Muito sensível
A escrita desse livro realmente é algo incrível, porém mesmo depois de acabar o livro ainda sinto como se muitos acontecimentos fossem ocultados da história, o que me deixou muito confusa com algumas partes do enredo.

Aborda muitos gatilhos como: estupro, suicídio, pedofilia, obsessão compulsiva e violência extrema e explícita, então se você tiver menos de 16 anos eu não recomendo a leitura, vai ser provavelmente muito pesada e você vai ficar muito tempo com esse livro na cabeça.

Achei o final paia pra ser sincera, esperava bem mais já que o livro tem uma história marcante e que dava pra colocar vários finais muito melhores, mas mesmo assim dei mais de 3 estrelas porque me prendeu e mostrou a dura realidade ( um pouco extrema ) de muitas mulheres, senti uma tristeza e um desconforto enorme, do começo ao fim.

Kethinly 05/04/2023

O Jardim das Borboletas
O livro deveria vir com um alerta de gatilhos. Uma história cruel, cheia de violência e cenas sensíveis.
E no final tem um detalhe que não faz sentido nenhum.

Booksbythammy 05/04/2023

O Jardim das borboletas
Aqui vamos ver até onde a obsessão de uma psicopata pode chegar.

Nas páginas desse livro vamos achar ódio, dores, abusos, traumas, feridas .. Mas também vamos ver proteção, carinho, sorrisos, família, amor...

Um psicopata mantém em um lugar que ele se considera como jardim mulheres sequestrada que ele as chamam de borboletas.
Conhecido como o jardineiro ele mantém meninas novas presas ao seu comando e suas ordens.

Quando as meninas chega eles são batizadas com outro nome e uma marca nas costas.

Maya foi sequestrada e levada para o jardim. E lá aprendeu a viver da forma do jardineiro e também das outras meninas.
Elas cuidavam uma das outras e se amavam como família.

Mas graças a Deus o jardim foi descoberto e agora Maya está na delegacia dando depoimentos.
Ela é a responsável a conta a história toda daquele lugar.

Ao longo do depoimento os policiais percebe algo estranho como se Maya não estivesse sendo sincera como se ela estivesse escondendo algo deles.

Oque Maya esconde? Oque elas viveu naquele lugar?

OBS: É uma leitura fluida que vai te deixar de boca aberta. Maya se mostra forte e persistente.
Eu tive muita mais muita raiva do Jardineiro e seus filhos. Cada página eu queria poder segurar todas meninas no colo e dizer está tudo bem agora ????

mayalendoo 31/03/2023

15 - o jardim das borboletas
Nota: 4/5

A leitura desse livro foi intensa e dolorosa, não porque foi ruim, mas porque foi real. Mesmo se tratando de assuntos pesados eu consegui avançar na leitura muito rápido, a construção da história é ótima, todo o livro é rico em detalhes.
O policial Victor foi um ótimo profissional, ele conseguiu conduzir o caso com muita paciência e eu gostei disso.
A Maya foi extremamente corajosa e inteligente para lidar com todas as situações, gostei da forma como ela protegeu as meninas e a si mesma.
O jardineiro é nojento e doente, a forma como ele realmente achava que estava fazendo o bem para as meninas me assustava. Ele seria o típico cara que ninguém desconfiaria de algo assim e é justamente isso, Serial Killer e psicopatas não tem cara, pode ser o cara calmo e bondoso ou pode ser o cara explosivo.
Apesar de ter gostado do livro, não darei 5 estrelas. Não gostei do final, achei sem emoção e confuso. A autora poderia ter criado um ótimo enredo para finalizar toda a história, mas se perdeu um pouquinho.

sabrizzs 30/03/2023

Amei amei ameiii! É um livro para se aproveitar sem pressa pra chegar no final, pois você meio que já entende como a história termina mas não sabe como?

Nickarochaa 26/03/2023

O jardim das borboletas
Esse livro escorre sangue a cada página que passa.
Foi uma leitura pesada e cirúrgica, que me fez chorar e me deixou confusa do início ao fim. Eu não sabia se eu adorava ou odiava algumas das personagens e eu acho que isso foi uma das coisas que eu mais gostei.
Leiam, é maravilhoso.

Larissa 22/03/2023

O livro em si é muito bom, mas retrata de abuso de uma forma muito explícita, o que pode deixar algumas pessoas desconfortáveis.
Nunca tinha lido um livro policial só eu e esse meu coração, mas isso não vem ao caso.
O enrredo do livro é muito bom e fluído

Maria6440 17/03/2023

Foi uma tortura ler
Sinceramente, eu me senti mal do começo ao fim desse livro; as situações me davam vários gatilhos. A escrita é ÓTIMA, mas o conteúdo é MUITO sensível.

dudinha12 16/03/2023

QUE PRR EH ESSA
Entrando em colapso em 3,2,1?
esse livro é sensacional, indico a todas as pessoas no mundo todo meu deus to surtando, muito criativo, enredo incrível e uma personagem principal extremamente forte, eu te amo pra sempre ?maya?.

Surrender_Nih 12/03/2023

Nunca mais vou ver borboletas do mesmo jeito
Eu recebi a indicação desse livro em 2020, através de uma conversa com uma menina da Polônia em um app de cartas. Agora em 2023, um engarrafamento resultando em 2 horas dentro de um ônibus sem Internet me possibilitou finalmente ler essa história.

O enredo é surreal de bom. A história toda tem muitos detalhes e te deixa cada vez mais curiosa pra entender como a protagonista parou no ponto em que se inicia o livro, já que ela tá sendo entrevistada pelo FBI e contando sua história. Os detalhes do jardim são ricos e você acaba se sensibilizando com toda a dor das borboletas, assim como a relação que elas acabam criando para sobreviver ao jardineiro.

As personagens são ótimas, todas bem caracterizadas e com detalhes e seus papéis na história, até mesmo as que são vagamente citadas. A protagonista tem aquele ar de misteriosa, a garota diferente e que sofreu a vida toda, mas isso só deixa mais interessante pela maneira como ela reage.

Acho que o único ponto negativo, que me fez tirar certos pontos do livro, foi o plot final. O envolvimento da Sophia do nada na história não fez muito sentido, apesar dela ter motivos meio plausíveis para não denunciar o jardineiro, não acho uma atitude humana ela ter feito o que fez.

Enfim, foi uma experiência surreal, um ótimo livro apesar dos assuntos pesados que trata, resultando até em um ataque nervoso em um momento delicado meu. Não indico esse livro pra qualquer um, visto a quantidade de gatilhos que ele pode causar.

. Quotes:

"Algumas pessoas desabam e nunca mais levantam. Outras recolhem os próprios cacos e os colam com as partes afiadas viradas para fora."

" ? Se você tem a intenção de passar despercebido ou ser esquecido, sempre fica um pouco surpreso quando alguém se lembra da sua existência. E também nunca entende essas pessoas estranhas que realmente esperam que os outros se lembrem delas."

"? Meus segredos são velhos amigos. Eu me sentiria uma péssima amiga se os abandonasse agora."

"? Aqueles que querem muito acreditar em alguma coisa, geralmente conseguem"

"Como pode um nome significar mais do que uma vida?"