Uma Promessa e Nada Mais

Uma Promessa e Nada Mais Mary Balogh

Resenhas - Uma Promessa e Nada Mais

@somaisumparagrafo 03/12/2020

@somaisumparagrafo
Como único herdeiro de um ducado, Ralph Stockwood precisa urgentemente casar e garantir um herdeiro. Chloe Muirhead é uma solteirona, sua temporada em Londres acabou muito cedo e de forma desastrosa, restando-lhe abrigar-se na casa da madrinha de sua mãe, onde conhece Ralph. Ela quer casar e construir uma família, ele precisa de uma esposa, é então que um casamento por conveniência é proposto selando de vez seus destinos.

-x-

Aos 27 anos, Chloe vem pagando pelos escândalos da família e apesar de ser grata pelo refúgio como dama de companhia, se sente solitária e infeliz com a vida que leva. Já Ralph é um jovem atormentado pelo passado. Após lutar nas Guerras Napoleônicas, voltou para casa com uma grande cicatriz no rosto e com o sentimento de culpa pela morte de seus três melhores amigos. Ser o único sobrevivente o fez se afastar do riso e do prazer de viver, levando-o a ter quadros depressivos e até mesmo suicidas.

Frio, melancólico e distante, Ralph se sente vazio e incapacitado para amar, mas aceita a proposta de uma união impessoal, sem carinho e promessas de amor, com o objetivo de levar uma vida pacata no interior. Entretanto, acontecimentos repentinos fazem os recém-casados retornarem a Londres para enfrentar seus demônios e toda a alta sociedade.

Com uma narrativa envolvente, a autora entrega uma trama madura e aconchegante, uma história de amor que começou de forma robótica, com duas pessoas apenas desempenhando seus papéis dentro do casamento, mas que com a convivência vão se ajudando mutuamente, e acabam descobrindo por meio do respeito e da admiração, abrindo-se para o amor.

?Ele tomou o rosto dela em suas mãos e perguntou a si mesmo quando as muralhas do seu coração tinham sido rompidas. Pois tinham sido rompidas. Então a beijou.?

Não posso deixar de salientar que amei rever alguns dos membros do Clube dos Sobreviventes. Como sempre esses reencontros me emocionam devido ao amor, gratidão e companheirismo que os sobreviventes sentem um pelo outro.

Kaiane.Jacobowski 01/12/2020

Maravilhoso
Incrível que a cada livro que término dessa série fico sentindo que é o meu preferido.
Queria que tivesse muito mais de Ralph e Chloe, queria navegar pela história deles por muito mais tempo.
Amei toda a complexidade que se passa pela cabeça do Ralph e toda a coragem que a Chloe tem.
Amei os dois e amei a história.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 01/12/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
E no quinto livro do Clube dos Sobreviventes, vamos acompanhar a história de Ralph e Chloe.

Ralph é um homem que carrega para si a culpa da morte dos seus três melhores amigos durante a guerra, logo quando se alistou. Assim como os outros Sobreviventes, ele foi enviado para Penderris a fim de se recuperar. Anos depois, ele ainda se sente vazio por dentro e aceitou seu auto-martírio imposto.

Chloe é uma jovem mulher que não teve muita sorte em suas apresentações na sociedade. Por duas vezes ela se viu envolvida em burburinhos, e agora se vê num autoexílio no interior da Inglaterra. Em um momento desesperado, ela pede Ralph em casamento, alegando que será um enlace que irá beneficiar os dois.

Chloe e Ralph entraram em um casamento sem nenhuma garantia de afeto e sentimentos. Para Chloe, houve a promessa de ser mãe e cuidar de um lar; para Ralph, a esperança de um herdeiro. Mas com a convivência, os dois vão derrubando toda a Muralha da China que existia em ambos.

De todos os sobreviventes até agora, creio que Ralph é o que sofre mais com a síndrome do sobrevivente. Esse estado psicológico é comum em pessoas que passaram por situações traumatizante e sobreviveram enquanto outros perderam a vida. Durante a história, Mary trabalha bastante o estado depressivo de Ralph e sua luta por continuar “vazio” e não se permitir sentir algo por nada e ninguém, como forma de punição.

Chloe também teve de superar alguns problemas, nesse caso envolvendo sua origem. Sei primeiro instinto sempre foi surtar e fugir, mas a sua atual posição como esposa de Ralph a obriga a enfrentar seus problemas. Apesar que alguns momentos eu me estressei com ela primeiro surtar e depois parar para analisar a situação, gostei da evolução da personagem.

Nesse livro Mary nos apresenta o dia a dia de um verdadeiro casamento por conveniência. Por mais que seja algo parecido com o apresentado em Ligeiramente Casados, a situação entre Ralph e Chloe chega bem próximo da frieza e indiferença dos casamento daquela época. E por isso é bem bonito e emocionante ver o nascimento do amor entre os dois.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/12/resenha-610-uma-promessa-e-nada-mais.html

ClAudia 27/11/2020

Mocinho ferido, mocinha sem esperança...
"Ninguém pode ser igual ao que era no passado. Nossas vidas e nossas pessoas estão em constante transformação."

Uma promessa e nada mais - Mary Balogh
@editoraarqueiro
272 páginas 2020
Tradução: Livia de Almeida
4⭐

Ralph decidiu que não sentir mais nada é a melhor forma de se punir por ter sido o motivo da morte de seus melhores amigos. A culpa é sua constante companhia. Porém ele tem deveres como herdeiro de um ducado e é surpreendido por Chloe, uma convidada de sua avó, que lhe propõe um acordo de casamento sem envolver sentimentos.

Chloe já tinha desistido de se casar depois de dois escândalos infelizes na família. Mas ao ouvir a conversa de Ralph e sua avó sobre ele arranjar uma noiva, enxerga uma oportunidade de ter a família que sempre quis.

Essa foi uma leitura bem sofrida. Vejam bem, eu adorei, mas o casal levou muito tempo pra se acertar e eles se magoam no processo. Ralph chega a ser cruel algumas vezes. Ele é o mocinho quebrado, que acredita que não merece amar e ser amado. Chloe tem seus traumas, mas é um exemplo de resiliência e coragem. Os dois concordam que não sentirão nada além de respeito um pelo outro, mas no dia a dia vão se conhecendo melhor e acabam sentindo afeto, mesmo não admitindo.

Esse é um dos poucos livros que li com cenas de sexo que condizem muito com a época retratada. É mecânico, frio, com o único fim de procriar. No começo me assustei, mas conforme eles se abrem um pro outro as cenas vão se tornando mais amorosas.

Eu gostei que levou tempo para as coisas se resolverem, mas queria muito que tivesse um epílogo. Quando finalmente tudo se acerta, o livro acaba. 😅

Como sempre Mary trás diversas reflexões sobre o amor, o perdão, a culpa e relacionamentos. Eu gosto muito dos personagens complexos que ela cria.

Bônus: Os Bedwyns mais velhos marcando presença no baile, com Wulf salvando a pele da irmã da Chloe com seu olhar gélido. Como eu amo! ❤

site: https://www.instagram.com/p/CHxqGF_D6a_/

Silvana 25/11/2020

Ralph Stockwood, conde de Berwick, é um dos membros do Clube dos Sobreviventes. O grupo é formado por cinco ex-oficiais militares, por uma mulher, lady Barclay, que viu seu marido ser torturado e morrer na guerra e, por George Crabbe, duque de Stanbrook que perdeu o filho e a esposa para a guerra e é o dono da propriedade onde o clube se formou e foi quem cuidou de cada um deles como se fossem parte de sua família até vê-los recuperados. Mas a sombra da guerra acompanha cada um, seja de maneira física ou psicológica. Ralph tem as marcas no seu corpo, inclusive uma cicatriz que corta parte do seu rosto, mas o vazio que sente por dentro é o pior.

Ralph não consegue deixar para trás a culpa de ter levado seus amigos com ele para a guerra e dos quatro amigos, somente ele voltou. Ele já tentou tirar a própria vida algumas vezes, mas foi salvo por George que sempre está ali presente quando ele mais precisa. E Ralph sabe que precisa seguir em frente e principalmente se casar e ter um filho, pois é o único herdeiro do ducado de Worthingham. E que somente isso bastaria para ele conseguir uma ótima noiva, mas ele não quer ser injusto impondo um casamento a uma garota sonhadora, que ele sabe que não será feliz ao seu lado, porque ele não terá nenhum tipo de sentimentos a oferecer.

Mas quando sua avó diz que o atual duque está cada dia mais doente e é necessário que Ralph se case o mais rápido possível, ele decide cumprir com sua obrigação, mas é surpreendido com uma proposta inusitada. Chloe Muirhead é uma solteirona que no momento está servindo de acompanhante para a duquesa. Depois de uma série de escândalos que acabaram com suas chances de conseguir um bom casamento, ela ouve a conversa entre Ralph e sua avó, e se oferece para se casar com ele em um casamento de conveniência. E aparentemente é só isso mesmo que eles terão, porque Ralph se considera incapaz de amar e Chloe já sofreu uma decepção amorosa e não quer se envolver com ninguém, só lhe interessa ter alguém que lhe assegure seu futuro e lhe dê uma família.

"— Felicidade é apenas uma palavra — declarou ela. — É como o amor, de certo modo. Existem muitas definições, todas precisas, mas nenhuma delas suficientemente abrangente. Não me arrependo de ter me casado com você."
E chegamos ao quinto livro da série Clube dos Sobreviventes e já estou sentindo aquela sensação de perda, mesmo que ainda falte dois livros para a série terminar. É que fazia tempo que não lia uma série tão boa e que está disputando o primeiríssimo lugar de melhor série de época com Spindle Cove da Tessa Dare. E pela segunda vez temos um livro favoritado. E olha que até boa parte do livro eu estava achando que ele ia ser um dos mais fracos porque não estava entendendo o protagonista masculino e também como romântica que sou estava achando tudo muito frio e cru para me encantar com a história. Mas confesso me acabei em lágrimas no final e vi ali uma das cenas mais lindas que transbordou amor e fez meu coração derreter.

Se tem uma palavra para descrever esse livro é diferente. Diferente de tudo o que já li nos romances de época, principalmente o casamento por conveniência, clichê tão famoso do gênero. Já cansei de ler livros onde os protagonistas casam por comum acordo sem ter sentimentos envolvidos no meio, mas que para deleite dos românticos de plantão, eles se apaixonam logo em seguida. Mas aqui isso não aconteceu. Foi tudo tão frio, sem sentimentos mesmo, que até certo momento eu estava torcendo o nariz para a relação deles. Mas se parar para pensar, tudo isso que li nesse livro é que é o real, não o que eu estava lendo até o momento. Eles fizeram um acordo e estava cada um cumprindo sua parte.

E o mais interessante é ver as cenas de sexo sendo descritas. A garota é virgem, não tem preliminares, ele chega, ergue a camisola dela, faz o que tem que fazer e vira para o lado. E isso continua sucessivamente, o objetivo do sexo é gerar um herdeiro, não ter prazer. Era exatamente isso que acontecia. E se pararmos para pensar essa é a realidade de muitas mulheres hoje em dia, com exceção da parte da camisola. Mas até isso, porque já ouvi de pessoas que fazem sexo através de um buraco no lençol, mas vamos deixar isso para lá hehe. Mas mesmo sabendo ser esse o esperado, é impossível não ficar incomodada, mesmo que a protagonista não esteja, está indo tudo conforme o combinado.

E outra coisa que chama a atenção no livro é a doença de Ralph, a depressão causada pela síndrome do sobrevivente. Ralph não se conforma de estar vivo enquanto seus amigos que foram para a guerra convencidos por ele estão mortos. Naquela época não se dava nome aos bois, nem sabiam da existência dessas doenças, e se não sabiam denominá-las, o que dirá tratá-las. Ralph vive uma luta diária dentro dele. A culpa se mistura com uma sensação de raiva por estar vivo, por não ter coragem de falar com os familiares dos seus amigos e quando conhece Chloe, ainda se acrescenta a confusão de ter ao seu lado uma mulher eficiente que não depende dele para nada. a carga emocional do personagem é tão grande que por vezes eu via ele como um homem bem mais velho do que seus vinte e seis anos.

E Chloe, que mulher incrível. Ainda mais depois de uma protagonista "normal" como a Agnes de Uma Paixão e Nada Mais. Chloe é um personagem forte como poucas vezes vi no gênero. Quando se fala em personagem forte em um romance de época já se pensa em uma mulher a frente do seu tempo e Chloe é exatamente o contrário, ela é do seu tempo mesmo, mas isso não deixa ela menos marcante. Ela é segura de si, vai atrás do que quer e não fica se iludindo nem chorando sobre o leite derramado. Mas isso não faz dela uma mulher menos apaixonante. Aliás foi isso que entendi e que me fez mudar completamente de ideia sobre o livro. Apesar da aparente frieza, os sentimentos existem e como disse antes, foi uma das cenas mais lindas e românticas que já li. Mas enfim, vou parar por aqui que já escrevi demais. E termino indicando o livro é claro, para todos que gostam de um ótimo romance de época.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/11/resenha-uma-promessa-e-nada-mais-mary.html

Gabriela 23/11/2020

Foi difícil gostar do Ralph
Foi difícil gostar do Ralph durante grande parte do livro, dá para entender todo o sofrimento pela perda dos amigos, a culpa que o corroía, a vontade de não sentir nada, mas não dá pra simpatizar com alguém que se ressente da esposa por gostar dela, tratar ela mal, ser frio, cada vez que se dá conta de como gosta da esposa. Chloe é uma mulher admirável que foi capaz de superar seus medos e de entender o marido, amei que ela que foi atrás dele para fazer a proposta de casamento. Como os outros 4 livros, este também é muito envolvente, a história é muito boa, leve e tem um ritmo melhor do que o livro anterior. No fim quando Ralph se derreteu pela esposa eu já estava gostando dele...rsrsrs

Pense Livro 21/11/2020

Maravilhoso!
A cada livro dessa série me surpreendo mais!! Esse livro é sensacional! A autora retrata muito os costumes da época em relação a um casamento, e isso pode causar incômodo, por vemos como as mulheres eram submissas e vítimas da sociedade... Mas é um livro de época, é isso que se espera. E a maneira como a autora faz nascer o amor entre os personagens é linda! O livro fala muito sobre perdão, e o poder que isso tem em nossas vidas! Amei!

@maarianaraamos 19/11/2020

Ralph e Choel
Ah, eu já sinto falta desse casal, tudo parecia que seria desprovido de sentimentos, mas eu amo as reviravoltas que a vida dá ( e os livros também)
Tem vídeo no canal falando sobre esses livros da série
Nome do canal: Mari Ramos

Ju 10/11/2020

A história de mais um sobrevivente, Ralph. A necessidade dele de ter uma esposa e um herdeiro e seu encontro com Chloe na casa dos avós.Foi muito lindo o desenrolar entre eles e a buscar do amor.

laramaguiar 01/11/2020

Uma promessa e nada mais
Uma promessa e nada mais é o quinto livro da série Clube dos Sobreviventes e é uma leitura fantástica!
Leia sem medo que você não vai se arrepender!

Mariana.Piasenski 17/10/2020

Igual, igualzinho...
Eu gosto muito de romances de época, leio todos que consigo e é impossível não dizer que todos são mais ou menos parecidos.

A história aqui nem é ruim mas até aqui todos os livros da série são basicamente iguais. Mesmo início, mesmo meio e mesmo fim. Talvez o primeiro seja mais diferente mas nem tanto, aliás acho que nem é.

Um aristocrata se envolve com uma pessoa inadequada pelos motivos errados e acaba se apaixonando e sendo correspondido. É isso. Todos os livros possuem esse enredo. É bem cansativo na verdade.

A nota que dei é mais pelo conjunto da obra. Esperava mais da Mary, as outras séries dela são mais interessantes.

Yaya 06/10/2020

o melhor livro da série.
a história da Chloe e do Ralph foi a mais tocante e real da série inteira, foi um livro com uma carga emocional enorme e que realmente foi bem trabalhada.
não teve um amor surgindo da noite pro dia e o casamento no começo era tudo o que era um casamento naquela época e tudo o que eles combinaram de ser, sem sentimentos e com base no dever, ver esse "casamento" se transformar em um relacionamento amoroso foi incrível, mais incrível ainda foi ver eles serem humanos, errando e aprendendo com seus erros, se perdoando, se conhecendo, lidando com os seus monstros e se apoiando um no outro durante esses momentos.
não foi um romance de época comum, o romance é muito bom mas a construção individual de cada um é o ápice desse livro, é incrível e muito emocionante.

Camila | Book Obsession 05/10/2020

Uma promessa e nada mais é o quinto livro da série Clube dos Sobreviventes. Talvez o que tenha maior carga emocional em comparação aos anteriores e por isso me surpreendi bastante com toda a trama, que conseguiu ao final me deixar de coração aquecido e com um gostinho de quero mais.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/10/resenha-uma-promessa-e-nada-mais-mary.html

roberta | @robertabooks 04/10/2020

Neste livro somos apresentados a um Ralph consumido pela culpa, depressão e estresse pós-traumático, tentando lidar com esses sentimentos negativos enquanto continua sua vida e assume o título de duque e as responsabilidades atrelas ao título. Talvez por conta de todos essa confusão sentimental dele, demorei para gostar dele; fiquei a maior parte do livro achando ele grosso e insensível para com as pessoas ao seu redor. Ele claramente tem dificuldades para se abrir e deixar as pessoas gostarem dele, mas isso é algo que se passa a entender mais para o final do livro, quando tudo é esclarecido e você vê que a jornada dele no livro é praticamente ele superando essa fase ruim e se permitindo viver e não somente sobreviver.
Já Chloe é uma personagem que eu gostei desde o começo. Ela é uma mulher considerada solteirona pela sociedade e que teve que lidar com a rejeição e deboche da sociedade pelos atos de familiares e de terceiros. Quer dizer, diretamente ela não fez nada para merecer a exclusão social, mas sofreu tanto ou mais por conta da ações de outras pessoas.
Então, quando ela vê uma oportunidade para ter o que sempre quis (um casamento, uma casa afastada, um marido, possíveis filhos e um estado civil aceitável por todos) ela não perde tempo e propõe um casamento de conveniência, deixando claro o seu objetivo com o casamento e se apegando a promessa de que Ralph iria acatar a proposta dela e não levar de volta à sociedade londrina. Todavia, depois de um acontecimento (quase) inesperado, eles voltam para Londres e Chloe decide que ficar fugindo da humilhação pública não lhe satisfaz mais. Ela se adapta às situações que lhe são impostas e toma decisões definitivas para controlar sua vida pública e privada. Chloe é uma pessoa mais receptiva e simpática que Ralph à primeira vista, mas depois de acompanhar a jornada dela no livro, vê-se que eles não são totalmente opostos, nem totalmente compatíveis, o que gera um balanço incrível no relacionamento.
Nos primeiros livros as citações sobre o que tinha ocorrido com Ralph me deixaram curiosa para saber o que havia de fato acontecido com ele, então quando cheguei neste livro as expectativas altas, o que foi um erro, porque elas não foram atendidas. Eu não esperava um livro de superação denso como este e ele não é um livro tão engraçado quanto os demais livros da série. O livro não é ruim, mas não me deu aquela sensação boa de conforto e satisfação que tive com os demais livros da série, principalmente que diz respeito ao mocinho do livro.
Um trecho que me deixou feliz foi a interação com Aidan Bedwyns e o Duque de Bewcastle, personagens de outra série maravilhosa da autora.

daniela.Paulo 01/10/2020

Que livro!
Se tem uma coisa que amo na autora é a capacidade de falar sobre os sentimentos que muitas vezes nos impedem de seguir em frente, a forma como ela aborda a superação!