O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

juuh ð 29/04/2023

É...
Já começamos pelo fato de eu ter sido obrigada pela escola a ler o livro então já sabemos que não uma leitura q ia me dar ânimo e prazer.
A proposta do livro em si não é ruim, por isso as 2 estrelas, mas por ser um estilo de peça teatral pode ser bem confuso em algumas partes(a maioria) e não ser uma história que me prenda de querer ficar lendo e tals.
Eu tinha abandonado ele no início do "Terceiro Ato" pq não tava mais aguentando os personagens chatos e a enrolação, porém fui obrigada a acabar o livro pra fazer um trabalho então estamos aí.
Duas estrelas pela proposta do livro que em si é boa até(vamos fingir q n é por dó)
Estelaa 29/04/2023minha estante
Não li esse mas li O Auto da Compadecida (obrigada pela escola tbm) e mds q livro ruim. Por ser da msm autora esse deve ser ruim quanto o outro

babs21 25/04/2023

A linguagem é bem confusa mas é mt engraçado
me identifiquei com o euricao pq amo guardar dinheiro

Fulanuendel 24/04/2023

Rápido e divertido
Leitura fluída, fácil e leve.
Pulei as notas iniciais porque não sou obrigado e me desanima de ler o resto.
O final parece algo que já vimos em "O auto da compadecida", mas terminar esse livro, curto, dá uma sensação boa e deixa boas memórias.

Rafael549 22/04/2023

Otima primeira impressão do Suassuna
O Ariano Suassuna publica essa obra um tempo depois de Auto da Compadecida (obra que eu só tive contato pelo filme e estou muito animado para ler) e da para perceber a sua influencia nesta obra. Enfim, a historia de Euricão e sua porca envoltos em varios problemas amorosos me cativou e lerei muito mais desse mestre que foi Ariano Suassuna.

_fernandafirmo 20/04/2023

O santo e a porca
Primeira peça que li. Uma leitura leve e engraçada demais. Admiro muito Ariano Suassuna, simplesmente genial! Uma peça tão gostosinha de ler! Ri alto imaginando como seriam as cenas!

Sofya.Franco 18/04/2023

Confesso que não tava botando muita fé por ser um livro recomendado pela escola KKKKK mas me surpreendeu bastante. Bem rápido de ler e me arrancou muitas risadas

bobbie 18/04/2023

Um deleite!
Começo dizendo que a quinta estrela não entrou porque é impossível ter lido O auto da compadecida e não fazer comparação com qualquer outra obra de Suassuna. O auto é ácido, debochado, arrojado, crítico, engraçado: não foram raras as vezes em que dei risada alto enquanto lia O auto. O santo e a porca tem quase todos os elementos que fazem d'O auto uma leitura deliciosa, mas não tem sua profundidade crítica. Lá se debocha na cara da igreja, do cangaço, do matrimônio (e consequente inevitável adultério), da pobreza, da esperteza. Aqui é tudo muito mais raso, menos enraizado. João Grilo aqui tem seu espelho em Caroba, mas até nela os traços dele são suavizados. O foco agora é exclusivamente na avareza de Euricão, extrapolada ao extremo do ridículo. A leitura é rápida e prazerosa: levei dois dias com o livro na mão.

Billo 07/04/2023

O grito da porca
Uma leitura fluída e muito divertida, com ditados populares que só acrescentam a narrativa, personagens envolventes que disputam para serem mais malandro que o outro!
Uma história cheia de confusões de um avarento e muitos casamentos para serem feitos!

Ailton 07/04/2023

O santo e a porca
Como é confortável ler Ariano Suassuna. Os diálogos dos personagens nos colocam em cena, acompanhando cada movimento.

Meropa 04/04/2023

Uma leitura fácil e leve. O livro é bem engraçado e os personagens são bem construídos. Achei o final bem interessante. Recomendo

Douglas Mello 03/04/2023

Santo Antônio e a porca
Uma leitura fluida e muito divertida!
Caroba é sensacional! É a personagem mais astuta que já se viu! Consegue resolver tudo para todos e para si também! Sem contar que ela envolve todos em seu plano, sem que ninguém saiba de nada do que ela está tramando na verdade!

FlAvia788 28/03/2023

O santo e a porca
Leitura divertidíssima. Os diálogos são muito engraçados as confusões que os personagens se metem faz vc não querer larga o livro. Uma peça que contém 3 atos. Recomendo muito este livro.

Rony 24/03/2023

O Santo e a Porca
Foi uma experiência fascinante ler uma das peças de teatro de Ariano Suassuna. Eu escolhi ler essa peça especificamente por conta do estudo de latim. No livro método que a gente usa, tem uma peça de um poeta latino Plauto e Suassuna se inspira em Plauto pra fazer a sua peça. E assim, foi uma escolha deliciosa, porque é bem engraçada e está muito próxima da gente, enquanto relembra o fato de estar se inspirando em um autor latino bem antigo.

Tiago 23/03/2023

Peça engraçadíssima de Ariano Suassuna
Leitura divertidíssima. Ariano Suassuna fala sobre o tema da avareza nesta peça de 3 atos. Os diálogos são muito engraçados e há personagens memoráveis como Euricão Árabe (ou Euricão Engole Cobra - devoto de Santo Antônio e o dono da porca) e Caroba. As confusões em que os personagens se metem fazem o leitor não querer largar o livro para ver o que vai acontecer. A peça nos mostra de forma caricatural como a avareza pode dominar a vida de uma pessoa. Dá para ser lida em apenas 1 dia. Recomendo.

Maria.Eduarda 18/03/2023

Saramago é um exímio escritor sem sombra de dúvidas, é o segundo livro dele que eu leio e não tenho crítica nenhuma. Uma leitura leve e engraçada, da pra ler rapidinho!