O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Chanaisa 18/03/2021

Divertido!
Leitura divertida. Amei! Super recomendo. "Valha-me Santo Antônio! Pega ladrão! Ai, minha porca!" ????

debtenorioo 31/01/2024

Grande obra!!
É uma peça teatral, do gênero comédia, de Ariano Suassuna, que foi inspirada na obra "Aulularia", de Plauto. Mas que mantém sua singularidade, representando a cultura nordestina. A história é muito bem ambientada e nos transporta para o cenário em que se passa, se tornando palpável para o leitor. A peça se divide em três atos, o primeiro é a apresentação, o segundo é o desenvolvimento e a complicação dos acontecimentos, e o terceiro é o ápice da narrativa.

A peça conta a história de Eurico Arábe, ou Euricão Engole-Cobra, como também é chamado. Que, certo dia, recebe uma carta de Eudoro Vicente, informando-lhe que tomaria posse de seu bem mais precioso. Euricão logo conclui que ele deseja pedir dinheiro emprestado, supondo que Eudoro sabe de sua porca de madeira cheia de dinheiro, e se desespera, apelando a Santo Antônio. Aqui, Ariano retrata a avareza o apego aos bens materiais, pois essa porca é, para Eudoro, a sua existência. Também demonstra o conflito entre o santo e a porca que Eurico vivência, em que o santo é a esperança e a fé, e a porca é a base e a segurança para a velhice.
Além disso, o autor representa a diferença de classes sociais. Eudoro é um homem muito rico, Euricão possui dinheiro, e Carola é a classe trabalhadora, que sofre injustiças por causa do apego de Eurico, não recebendo pelo seu trabalho. Ao ler essa carta, Carola, sabida e engenhosa como é, percebe que Eudoro não vem pedir dinheiro emprestado, e sim propor casamento a Margarida, filha de Eurico, então faz um plano para casar Eudoro com donata, irmã do protagonista, e Margarida com Dodó, filho de Eudoro, para que assim possa receber seu ordenhado, e então casar-se com Pinhão.
O final da peça se dá, com a solidão de Eurico, depois de perder a filha e a irmã, e ao abrir a porca, vê que o dinheiro não vale mais nada. Então ele se sente morto e desgraçado. Sozinho, se vê num impasse, um absurdo, cuja única saída é Deus. Ao perceber, Eurico se volta ao Santo, do qual se distanciou por causa do apego ao dinheiro.
Ariano fala de sua própria obra no início do livro, em suas palavras: "O santo e a porca representa a traição que a vida, de uma certa forma ou de outra, termina fazendo a todos nós. A vida é uma traição, uma traição contínua. Traição dos acontecimentos a nós, dentro do absurdo de nossa condição, pois, de um ponto de vista meramente humano a morte, por exemplo, não só não tem sentido, como retira toda e qualquer possibilidade de sentido à vida."

Grande livro é esse que, com muito humor, nos faz refletir o que levamos dentro de nós como foco de nossas vidas.

Thiago Toscano Ferrari 31/05/2024

O cordel cômico
Sou suspeito de falar do autor Ariano Suassuna, mediante sua obra prima O Auto da Compadecida que sou fã! Neste cordel nordestino de 1957 o autor nos conta a história de Euricão, o Arábe, sovina, devoto de Santo Antônio e detentor de uma porca cheia de dinheiro, desenrola uma comédia leve e cheia de momentos hilarios entre o protagonista e demais personagens! Vale a leitura!

Beatriz 15/05/2024

Ai a caristia...
No O santo e a porca, vemos uma peça incrível de tamanha força que apenas o seu roteiro é capaz de divertir e satisfazer o leitor. Ariano sempre será incrível.

Comenta Livros 25/04/2024

Muito bom livro com pitadas de humor e muita confusão com personagens que são bem a cara de Ariano. Gostei de ler pela primeira vez seu livro.

site: ttps://comentalivros.com/o-santo-e-a-porca-ariano-suassuna/

Melina 29/07/2021

O Santo e a Porca é uma peça teatral dividida em três atos. Absurda, engraçada e curtinha, conta a história de Euricão árabe, seu amor pelo dinheiro e sua relação com o santo, Santo Antônio. Na peça encontramos Caroba, personagem que rouba a cena, com sua esperteza; é a responsável pelo enredo, é quem promove as intrigas, e resolve todos os conflitos. De um jeito que só Ariano sabe fazer, somos levados a refletir sobre a avareza e a relação do homem com suas crendices.

CecAllia0 21/11/2021

Divertido, fácil de ler
Li o livro pra escola e me surpreendi, pois achei que seria um livro chato mas foi super divertido de ler e de imaginar os personagens. Recomendo ler com os amigos e cada um fazer um personagem do livro, assim a leitura fica mais dinâmica. Super recomendo!!

alinevianadp 17/01/2022

Leitura leve, inteligente e divertida!
"O Santo e a Porca" é uma peça de teatro escrita por Ariano Suassuna (1927 - 2014), escritor brasileiro por quem tenho grande admiração pessoal (como não amar "Auto da Compadecida"?). Em geral, a obra de Ariano Suassuna reune muitos elementos culturais brasileiros, como o folclore nordestino, a simplicidade da gente, o humor e a religiosidade.

"O Santo e a Porca" é uma peça ambientada no Nordeste que conta a histórica de um senhor chamado Euricão Árabe, um homem muito avarento, extremamente apegado ao dinheiro, que juntava todas as suas economias numa porca de madeira. Ao mesmo tempo, ele tinha uma grande devoção por Santo Antônio: daí o nome da obra (uma contraposição entre o mundo material e o mundo espiritual).

Logo no início da peça, Euricão recebe a carta de um fazendeiro chamado Eudoro, e nessa carta Eudoro conta que pretende privá-lo do seu maior tesouro, sem deixar explícito o que era. Ao ler isso, Euricão fica apavorado e ansioso, logo achando que Eudoro havia descoberto o tesouro que ele guardava dentro da porca. Mas a empregada de Euricão - a personagem Caroba, que é muito esperta - acaba percebendo o sentido das palavras de Eudoro, e conclui que o tesouro ao qual ele se referia era, na verdade, Margarida, filha de Euricão: a intenção de Eudoro era se casar com Margarida. Mas Caroba não revela isso para o patrão, até porque ela sabia que Margarida era apaixonada por outro. Além de não revelar para Euricão as intenções de Eudoro, Caroba inventa a história de que Eudoro queria, na verdade, pedir a mão da irmã de Euricão, Benona, em casamento. Daí já se pode imaginar a confusão que é formada: ao longo da peça, é mal-entendido atrás de mal-entendido.

O texto é super leve e fluido, porque, além de não ser um livro denso, é uma peça teatral. Então, quase não há narração, apenas os diálogos dos personagens. Além disso, trata-se de uma comédia, e Ariano Suassuna escreve humor melhor do que qualquer outra pessoa.

Lendo a peça, somos levados a questionar: é possível ter amor ao dinheiro e às coisas espirituais ao mesmo tempo? É possível equilibrar esses dois mundos? Vale a pena focar no dinheiro como uma das coisas mais importantes da vida? Será que existe um ser humano sequer que não tenha uma pontinha só de amor pelo dinheiro? No fundo, será que todo mundo não está lutando para se dar bem na vida?

Para refletir sobre essas questões de forma leve e bem-humorada, não deixe de ler "O Santo e a Porca"!

E para mais indicações literárias, acompanhe meu perfil no Instagram: @alinevianadp ;)

Fernandohorse 25/01/2022

Suassuna e sua enorme capacidade de nos fazer rir com figuras caricatas de um sertão onde tudo parece simples.

Alessandra.Lemes 26/01/2022

A palavra pode ter vários sentidos
É muito incrível acompanhar a evolução da história, o desenrolar dos enganos e a maneira criativa como as coisas são resolvidas.

Bianca.Drewnowski 27/07/2023

10/10
Se eu tivesse 10% da perspicácia da Caroba eu tava feita na vida. Livro excelente. Só uma mente de titânio pra montar um enredo desses. Li por indicação do podcast Suposta leitura. Recomendo também, vale muito a pena!

Elineuza.Crescencio 06/03/2022

Algo divertido
Tema: Leituras de Março 2022 (18)
Título: o Santo e a Porca
#desafiodos24temas - 5. Livro com autor nascido no mês de meu aniversário.
#desafiovailendo2022 - Livro com animal na história - 13/25
Avaliação: 3/5
Término da leitura: 06/03/2022
#desafiodos100livrosemumano 18/100

Autor
Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante brasileiro.
Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
O Movimento Armorial visava criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular, no nordeste.

Obra
Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna.
Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.

Aline 06/07/2014

Sempre Suassuna
Como é de se esperar do homem da língua afiada... Suassuna escreve mais obra bem abastecida de humor. Tipica narração nordestina, com a trama rodeada por ambição, a peça teatral nos arrasta para muito mais que os risos fácil, nos trás ao pensar. Questionamos a nós mesmos enquanto questionamos o caráter de cada um dos personagens, e o porque de cada ação realizada. É uma leitura super indicada, caso você goste de algo que lhe desperte gargalhadas e faça as pessoas te observarem se perguntando se estão diante de algum maluco de plantão.