O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Julia de marte 11/07/2023

A Porta? A Porca
Li junto com alguns dos meus amigos do curso de teatro, a gente decidiu fazer essas reuniões para lermos algumas obras dramaturgicas contemporâneas Brasileiras, tudo isso para complementar nossa experiência teatral. E essa foi a primeira obra que lemos, e eu só tenho a dizer que foi extremamente engraçado essa experiência, eu amei! O Santo e A Porca superou minhas expectativas, os personagens são muito bem construídos, a leitura é gostosa de se ler, gostei especialmente porque senti a commedia dell arte bem presente, o texto é genial! Cara... Ariano Suassuna já tem o meu coração todinho.

Lize 28/09/2020

Euricão
"Eurico! Eurico engole-cobra! Se eu não cuido é as cobras que vão me engolir."

Gisele.Rodrigues 24/11/2020

A história de uma porca valiosa e seu dono avarento.
Uma peça teatral dividida em três atos: apresentação dos personagens, desenvolvimento e ápice. O tema gira em torno da avareza, pois o impasse se dá quando o protagonista pensa que irá perder todo o dinheiro que guardava numa porca de madeira. Uma confusão se instaura e revela além da cultura nordestina, uma engraçada comédia em três etapas. Ariano não nos decepciona.

Sel 23/02/2023

Teatro pernambucano
O que dizer da obra de Suassuna!? Com humor, intelectualidade e amor a nossa cultura, "O santo e a porca" entrega um clássico do teatro em nossas mãos.

Murilo JA 07/08/2023

O Santo é A Porca
O livro se retrata de uma obra muito boa e bastante parecida com o filme O Auto da Compadecida pois relata o aparecimento de uma porca que avia dinheiro guardado, isso me chamou bastante atenção devido relatar nas duas obras mas outras curiosidades são que os personagens tem uma fé muito religiosa em Santos. o livro Santa é A Porca também se retrata em uma peça de teatro e o livro a qual foi escrito está em forma de peça teatral. E um livro de bastante qualidade e super indico a leitura.

Vicky 31/12/2020

Divertido!
Primeiro livro de Suassuna que li, essa peça realmente é bem divertida.

Pit 21/01/2021

Obra prima nacional.
Quase igual ler um gibi. Leve, fluida e extremante engraçada.

Barbara1444 07/09/2023

Divertido
Muito divertido, tudo q Ariano Suassuna representava está neste livro. Quando lemos somos transportados a outros tempos e costumes, que hoje parecem absurdos, mas que eram a realidade da época.

Tivri 15/02/2021

Grande Suassuna
Muito bacana conhecer a escrita do Suassuna com este livro. Sempre tive vontade de ler O Auto depois de assistir umas quinze mil vezes o filme, e depois que me esbarrei com este livro (que também está presente na adaptação do filme), resolvi ler e fiquei muito feliz pelo resultado.
É perceptível todo o humor do Suassuna no texto, as implicações do cotidiano do Nordeste que ele conhece e aplicou no texto, a questão da religião, costumes, até a situação política e de classes em falas de alguns personagens.
Me diverti muito com o texto.

GianJA 10/09/2023

Resenha O Santo e a Porca
O livro O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, nascido em João Pessoa, trás uma história que tem como protagonista um velho avarento que só se importa com o dinheiro.

Nela, é contada a trama de romances encobertos em sua família, coincidentemente a seu ciúmes excessivo diante de sua porca de madeira. O livro escrito em formato de peça, além de ter tom bastante humorístico também é capaz de mostrar uma reflexão diante do dinheiro, por meio da situação de Euricão. A obra é finalizada com a situação de solidão do personagem principal e seu pensamento reflexivo diante do sentido de sua vida enquanto conversa com Santo Antônio.

O livro é muito bom, ainda mais por ter sido a minha primeira leitura a uma obra de Ariano Suassuna, recomendo pois é uma obra que lém de trazer reflexões importantes para a vida é bastante engraçada e leve de se ler.
Mara 14/09/2023minha estante
ok

Flávia Corá 03/03/2021

Surpreendente
Era um livro bimestral da escola, então minhas expectativas estavam baixas, mas surpreendentemente a leitura fluiu muito bem e foi divertida

Chanaisa 18/03/2021

Divertido!
Leitura divertida. Amei! Super recomendo. "Valha-me Santo Antônio! Pega ladrão! Ai, minha porca!" ????

Mara 14/09/2023minha estante
ok

robson_lourenco 16/03/2023

Ariano foi genial!!!

No fim, a que leva a ganância? Que proveito tem apega-ser aos bens materiais e à fortuna e acabar solitário?

Melina 29/07/2021

O Santo e a Porca é uma peça teatral dividida em três atos. Absurda, engraçada e curtinha, conta a história de Euricão árabe, seu amor pelo dinheiro e sua relação com o santo, Santo Antônio. Na peça encontramos Caroba, personagem que rouba a cena, com sua esperteza; é a responsável pelo enredo, é quem promove as intrigas, e resolve todos os conflitos. De um jeito que só Ariano sabe fazer, somos levados a refletir sobre a avareza e a relação do homem com suas crendices.