A vida de Lazarilho de Tormes

A vida de Lazarilho de Tormes Anônimo do séc XVI

Resenhas - A vida de Lazarilho de Tormes

Helena Frenzel 20/07/2014

Uma obra de 1554, de autoria anônima, cujo conteúdo segue atual e proporciona uma leitura fácil e fluída. Talvez não venha a agradar a muitos, mas aos que gostam de textos antigos, grande é a probabilidade de que tenham uma rica experiência com a leitura de O Lazarillo, ou Lázaro para quem dispensa sufixos do diminutivo, tão amados em línguas como o Português e o Espanhol.

Trata-se da história de um homem que, ainda muito jovem, é dado como um 'criado' e vai passando a vida pelas mãos dos mais variados 'donos'. O livro conta sua trajetória até um ponto relativamente estável de sua vida, certamente o ponto em que sentou-se para revê-la, já que o texto é narrado em primeira pessoa e talvez bem reflita a arte popular das narrativas da época.

O texto é relativamente curto e de fácil compreensão (para quem consegue ler em Espanhol, idioma em que se encontra esta versão).

El Lazarillo de Tormes e outros títulos em Espanhol estão disponíveis para baixar gratuitamente e em diversos formatos no site: www.literanda.com

Mais de 50% do catálogo desta livraria virtual é composto por livros que se pode baixar legal e gratuitamente, e eles aceitam donativos para que possam seguir publicando mais obras neste modelo.

Lembrando que tenho feito algo parecido no Quintextos, totalmente gratuito, 100% do catálogo composto de livros para baixar gratuita e legalmente, em diversos formatos de arquivo.

"Nadie da lo que no tiene."

E El Lazarillo ainda tem muito para dar, 460 anos depois da 1a edição... Confira!

Avaliação: Bom

site: http://bluemaedelle.blogspot.de/2014/03/el-lazarillo-de-tormes-autoria-anonima.html

Dija Darkdija 04/06/2011

A incrível história de alguém comum.
A narrativa de Lazarilho de tormes é uma paródia. A paródia que conta a incrível vida de um garoto cujo pai morreu na guerra, mas não por motivos heroicos. Essas e outras alusões paródicas as novelas de cavalaria estão sempre presentes, e não faltam peripécias (porém, todas egoístas e em busca da sobrevivência, não por atos heroicos e honra). Em resumo, é a incrível história de alguém "comum", que nos espanta pelo começo, meio e final exótico de uma suposta longa carta a "Vossa Mercê".

thaugusto 27/07/2010

Lazarilho de Tormes, Anônimo
Publicada originalmente em meu blog cultural: O Que Dr. House Diria? (http://todomundomente.blogspot.com)

Ainda que o mercado editorial brasileiro coloque mensalmente nas prateleiras uma quantidade razoável de livros, basta um olhar mais apurado para observar diversas lacunas.

Autores consagrados cujas obras estão esgotadas há tempos, outros que possuem apenas sua obra máxima publicada – quando sua vasta literatura é rica – e alguns que demoram anos, anos, para desembarcar no país.

Publicado no século XVI, aproximadamente em 1554, Lazarilho de Tormes é considerada uma das obras fundamentais da literatura universal e um marco na literatura picaresca – o pícaro, figura originada do termo, é um personagem sempre astucioso que consegue se dar bem em diversas situações por conta de seus ardis. Popularmente, seria nossa figura mítica do malandro. Talvez eu nunca teria contato com a obra – ou teria um contato tardio – se não tivesse estudado a literatura espanhola.

Escrita de maneira anônima, em uma época que criticar os costumes e assinar em baixo levava a morte, a narrativa conta a história de um andarilho, que dialoga diretamente com o leitor, em forma de cartas, contando seus infortúnios e adversidades.

O texto relembra a infância da personagem e pontua-se por situações que o narrador acha importante, apresentando, assim, diversas caricaturas da sociedade da época, apontando seus vícios e hipocrisias. Nada é o que parece, criando um panorama de aparências.

Fazendo-se de vítima a maior parte da narrativa, a personagem central exprime seu desejo de subir da vida. Não de maneira normal e honesta, mas sim como uma típica personagem picaresca: seguindo sua malícia e malandragem.

Tratando-se de uma obra proibida em sua época, o que se tem hoje de Lazarillo de Tormes, formando a base da publicação contemporânea, são quatro edições distintas, cuja primeira edição data de 1554. Uma dessas edições, curiosamente, foi encontrada apenas em 1992, escondida entre duas paredes e muito bem conservada.

A edição desta resenha é a melhor publicada no país. O cuidado realizado pela Editora 34 é notável, apresentando a obra original ao lado da tradução. Não bastando isso, há um bom texto introdutório sobre a obra, explicando qual foi o texto utilizado como base para a tradução e, quando há discrepâncias entre o texto seguido e outro original, há inserções feitas no rodapé. E ainda um texto crítico ao final da obra.

Há outras edições publicadas no país, inclusive com preço mais acessível, de bolso. Porém, levando em conta os diversos originais que a obra pode se basear e a complicada tradução do espanhol arcaico, vale a pena investir nessa edição, a altura dessa obra clássica.