A vida de Lazarilho de Tormes

A vida de Lazarilho de Tormes Anônimo do séc XVI


Compartilhe


A vida de Lazarilho de Tormes





Foi publicado originalmente em 1554 na Espanha - mais de 50 anos antes do surgimento de Dom Quixote, de Cervantes, em 1605 - e é considerado por muitos o germe do romance moderno, sobretudo das longas narrativas em primeira pessoa, além de ser o primeiro romance picaresco da literatura universal.



O protagonista Lázaro - um miserável marginalizado - passa seus dias lutando contra o azar e procurando algo com que saciar o estômago. Se vê na obrigação de inventar estratégias, disfarces, alternativas e de burlar a ordem vigente para não morrer à míngua. Verdadeira sátira social, Lazarilho ridiculariza representantes de toda a escala social da Espanha da época, não poupando sequer os poderosos membros do clericado.



O criador do anti-herói Lazarilho é até hoje incerto e não-sabido: foram controversas todas as tentativas de atribuir algum nome ao autor deste texto que permanece incrivelmente ágil, jocoso, irônico e bem-humorado.

Ficção / Aventura / Crônicas / História / Infantojuvenil / Jovem adulto / Romance / Suspense e Mistério

Edições (5)

ver mais
A vida de Lazarilho de Tormes
Lazarilho de Tormes
A vida de Lazarilho de Tormes (Adaptado)
A vida de Lazarilho de Tormes

Similares

(66) ver mais
Baudolino
Baudolino
Baudolino
O Aventuroso Simplicissimus

Resenhas para A vida de Lazarilho de Tormes (4)

ver mais
on 20/7/14


Uma obra de 1554, de autoria anônima, cujo conteúdo segue atual e proporciona uma leitura fácil e fluída. Talvez não venha a agradar a muitos, mas aos que gostam de textos antigos, grande é a probabilidade de que tenham uma rica experiência com a leitura de O Lazarillo, ou Lázaro para quem dispensa sufixos do diminutivo, tão amados em línguas como o Português e o Espanhol. Trata-se da história de um homem que, ainda muito jovem, é dado como um 'criado' e vai passando a vida pelas m... leia mais

Estatísticas

Desejam41
Trocam2
Avaliações 3.9 / 154
5
ranking 35
35%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

33%

67%

Guilherme L.
cadastrou em:
30/01/2009 00:20:34