Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Thiago Duarte 04/03/2022

O custo dos sacrifícios
Sou muito suspeito para falar sobre Amor de Perdição, afinal não é segredo para ninguém, e, caso seja, não será mais: eu sou um amante de qualquer coisa que tenha característica da corrente romântica, principalmente, as que se enquadram em sua segunda fase. Mas afinal sobre o que é narrado em um dos livros mais conhecidos de Camilo Castelo Branco?

Amor de Perdição é uma novela, assim como o autor trata, que vai narrar a história do amor impossível e dos sacrifícios entre Simão Botelho o qual, no auge dos seus 17 anos, se apaixona loucamente por Teresa Albuquerque, 15 anos, a qual também, de forma recíproca, ama o rapaz. Acontece que esse amor acaba sendo empatado por uma rivalidade entre os pais de ambos os apaixonados: Domingos José, pai de Simão, e Tadeu Albuquerque, pai de Teresa. Isso, por sua vez, acarretará consequências drásticas ao inalcançável romance entre do casal. O epicentro desse empate é, além da rivalidade entre seus pais, quando Tadeu impõe que a filha se case com Baltazar Coutinho, o qual tem trinta anos e é a personificação da perversidade em parceria com o tio para que Teresa não se case com Simão, a fim de fazer com que a linhagem dos Albuquerque não seja manchada. Entretanto, Teresa se quer sentia amor pelo primo, fazendo com que a bela e apaixonada, resistindo às imposições de seu pai, acabasse sendo enclausurada em um convento; enquanto o rebelde, intransigente e enamorado Simão acaba se livrando da forca, porém sendo condenado ao degredo na Índia.

Ainda gostaria de chamar atenção para outra duas personagens que ao meu ver foram de grande importância na história: João da Cruz e sua filha Mariana. João e Mariana eram camponeses muito simples e que tinham uma dívida imensa com Domingos José, uma vez que, em um determinado episódio, João vai preso e sua sentença é ir à forca, o que faz com que Mariana fique aflita, pois não conseguiria viver sem o amor até então da única pessoa pela qual ela fazia de tudo que era seu pai. Ao conhecerem Simão, pai e filha continuam demonstrando a gratidão por tudo que o pai dele os fizeram, tornando-se assim João o protetor de Simão e junto de sua filha fazem o possível para assim ajudar o menino no que ele precisasse, dando não só moradia, mas também diversos auxílios, ainda mais porque, devido a sua rebeldia, Simão acaba sendo execrado pelos seus pais. Nesse tempo, nasce então aqui mais um amor de perdição, uma vez que, além de ser muito grata pelo o que o pai de Simão fez pelo seu, Mariana acaba nutrindo uma paixão irremediável pelo garoto, porém essa paixão acaba sendo flagelada já que o rapaz só tinha olhos para Teresa, mesmo Mariana fazendo tudo por ele, e mais ainda por amor que tinha ao rapaz, fazendo assim que mais um amor perdido surja na história. Mariana foi a minha personagem favorita o final dela para mim foi desolador, pois ela não abandonara Simão por momento algum.

Para finalizar, é interessante ainda observar que, quando se sabe um pouco da vida de Camilo Castelo Branco, podemos ver que essa é uma novela autobiográfica, uma vez ele vai começar escrevê-la quando foi sentenciado à prisão por conta do adultério com a mulher que mais amou: Ana Plácido. Há passagens na narrativa, inclusive, que fazem alusão ao momento da criação da novela. Além do mais que as personagens compõe a genealogia de sua família, o que faz com que no final se tenha uma breve surpresa ao se conhecer o narrador da história.

Gih 28/02/2022

A edição é linda, com capa revestida em tecido vermelho e recorte dourado. O livro é o que se pode esperar de literatura portuguesa romântica. Mas tem elementos interessantes diante da história básica de Romeu e Julieta.

Ana Carolina 25/02/2022

Amor de Perdição | Camilo Castelo Branco.
Se não fosse um livro obrigatório para vestibular, eu, com certeza, não teria conhecido e não leria. É uma narrativa tão triste, dá tudo errado.

Me lembrou bastante de Romeu e Julieta, com aquela ideia de: se não somos felizes juntos, não seremos separados e é melhor que morramos.

É bem interessante também observar a cultura do século XIX, sobre casamentos arranjados, o valor que era ir estudar em Coimbra ? o que vale lembrar que somente filhos de famílias ricas tinham esse privilégio ? e como as famílias lidavam com os erros dos filhos. Eles deserdavam muito facilmente.

Eu fiquei chocada com um pai dizendo que não considerava mais a sua filha, porque ela estava apaixonada por um homem que pertencia a uma família inimiga da sua. O pior é a maneira como ele decide resolver as coisas, violentado a menina ? pelo livro, dá a atender que ele batia nela, mesmo já sendo uma moça.

Como a cultura muda ao longo dos anos e como os valores também muda. É muito interessante ver o Brasil com outros olhos a partir de uma outra época.

Mas ainda continua achando um livro muito triste.

Ana Carolina.

dudex 16/02/2022

Se há verdade inegável é que os romances portugueses te fazem sofrer.
Bem que deveria ser obrigatório nos dicionários vir drama juntamente aos sinónimos de obras portuguesas. Depois da trágica leitura de "Frei Luís de Sousa", deparo-me com "Amor de perdição". Que vos posso dizer sobre o livro? Desde já deixo claro o meu desgosto para com o número de capítulos que damos na escola, ora se faz algum sentido ler apenas três capítulos e a conclusão. Deveria ser até considerado crime a forma como assassinam toda a sua beleza.
Admito também que o início não me foi fácil, achei um pouco confuso, mas nada que com um pouco de desenvolvimento não passasse. Os comentários de Camilo Castelo Branco, ao longo do drama dão uma vida especial a todo o livro, para não falar da maravilhosa Mariana. Sim, a Mariana, sei bem que não é a personagem principal, que a história não se foca nela mas fazer o quê? Tal como alguém que li sobre diria, ela é um anjo! E deve ser apreciada como tal.
Deveríamos todos conhecê-la e ao seu coração.A leitura é rápida, não custa, vais gostar de entender todos os elogios que aqui atribuo. Confia em mim.

Bia 09/02/2022

Ressaca literária como brinde.
Eu achei o livro muito desnecessário e ,como brinde, me colocou em uma ressaca literária. *Culpa da escola, foi uma leitura obrigatória!

Os personagens eram chatos, a estória muito sem razão e o final tão... Aleatório!?

O erro foi em tudo, também houveram vários comentários machistas ao longo do livro, o que me incomodou, foi tudo, tudo foi ruim.

"...Vista-se depressa, que vai para um convento. Prontamente, meu pai. Esse destino lho pedi eu muitas vezes..." Teresa e o pai / pág. 32.

Victor Mb 04/02/2022

Um romance maravilhoso
É incrível a habilidade de Camilo Castelo Branco em colocar a força de uma amizade profunda em paralelo a uma bela história de amor, cada nuance, cada página que beira a pura poesia, um clássico que merece estar na estante de qualquer amante da língua portuguesa.

Betânia 01/02/2022

Amor de perdição
Um romance sem final feliz mas com uma bela história! Apesar da linguagem ser um pouco difícil, logo se acostuma. Adorei!

Correia 30/01/2022

Tive de ler este livro no âmbito da disciplina de português para a escola.
Achava que não ia gostar e que ia ser secante mas a verdade é que até foi interessante

Arruda 13/01/2022

Perdições de amor
Romance português do início do século XIX conta uma história de amor com um final bem esperado. Muitas palavras e termos portugueses de difícil entendimento, mas de fácil interpretação. Bom livro mas esquecido pela maioria.

Beatrice 09/01/2022

jesus me ajudou mt
primeiramente gostaria de agradecer minha professora por ter me passado um trabalho com esse livro, mesmo eu não tendo conseguido terminer de ler a tempo do prazo que a senhora passou. eu amei o livro, nunca tinha lido um clássico e esse foi bem difícil, mas a experiência foi mt massa. foi meio difícil de ler pq portugal de 1800 tem uma escrita mt estranha e difícil mas nada que não possa ser entendido.

I. de Rohan @izabelderohan 14/12/2021

Vem comigo que eu vou explicar a razão de ser do Amor de Perdição. Se você já leu o livro, leia essa resenha. Se você ainda não leu o livro, também leia essa resenha.
A história trágica do livro de Camilo Castelo Branco é a seguinte: um casal de apaixonados que não pode ficar junto por causa de suas famílias patriarcais que se baseiam fortemente em cima da honra e da permanência das castas sociais do século anteriores, visto que a obra se passa no século dezenove, momento de mudanças grandiosas. No meio dessa necessidade de se amar do casal Simão e Teresa, Simão acaba assassinando dois empregados de Baltazar, primo e marido em potencial de Teresa. Assim, Simão permanece escondido na casa de um ferreiro que foi ajudado por seu pai, um corregedor, e se sente em dívida com a família de Simão. Hóspede da família, Simão conhece Mariana, que se apaixona perdidamente por ele.
História bem simples, certo? Mais ou menos.
Vamos a história trágica de Camilo Castelo Branco. Camilo era um namorador nato que conhece Ana Plácido, uma outra poeta casada, e começa um tórrido e bem exposto caso de adultério (por parte dela). Na época, adultério era crime por parte da esposa. Ou seja, a esposa não poderia trair o marido, porém, o marido poderia ter todas as amantes que desejasse. Todos sabiam desse caso e o marido de Ana começou a ser pressionado pela sociedade portuguesa a dar parte de Castelo Branco, pois as outras esposas e outros homens (potenciais amantes) poderiam começar a ter ideias... Bom, mantendo os costumes sociais, lá foi o marido de Ana Plácido dar parte de Camilo. Os dois foram presos (Ana em um lugar terrível, juntamente com seu filho e a babá – isso mesmo que você leu, o filho e a babá, coitada). Camilo escreveu dois livros em cárcere (Memória de Cárcere e esse, Amor de Perdição), e por que ele escreveu Amor de Perdição? O que estava acontecendo enquanto o romance era escrito? O indício, o julgamento (vamos colocar nesses termos mais populares) do caso de adultério. Caso Camilo e Ana fossem ditos como culpados, os dois poderiam sofrer a pena de morte. Então, nosso autor escreveu a defesa de seu próprio caso. Se Simão, que ama tanto Teresa, matou duas pessoas e você, leitor, acha que eles deveriam terminar juntos e livres, por que não Camilo e Ana, que nem mataram ninguém, e o único crime foi... amar demais?
Preste atenção nos artifícios utilizados por Camilo. O casal patologicamente apaixonado; os pais liderados pela honra e cegos para os filhos; Simão, o homem nobre; Teresa, uma donzela prometida a um casamento sem amor e por dinheiro; Mariana, a tentação pura que Simão nega e por aí vai.
Também temos na obra numerosas críticas contra a sociedade vigente. Contra os religiosos aos montes e sem vocação para o trabalho com a fé, a sucessão de bens, a clausura de jovens com finalidade de correção e a impossibilidade do amor verdadeiro.
Não devemos associar a vida do escrito diretamente à obra de arte, mas... acho que podemos fazer algumas exceções.

Lu 09/11/2021

Tragédia.
Dramalhão amarradinho e bem escrito. Um romance romântico autêntico. Muito ágil, não me lembrava disso...

Kaylane144 08/10/2021

Final triste
Comecei precisando tá com celular do lado por causa da forma de dizer naquela época e por ser de Portugal (não consigo entender boa parte do que dizem, mesmo falando português também). Aos poucos fui de: achar livro chato; para: uau!
Ainda me ajudou no dever sobre romantismo.
Quanto ao final: me fez quase chorar! Precisei de bom tempo pra cair a ficha.

Barbie.Literaria 04/10/2021

Eu te amo.
Esse livro foi uma descoberta incrível na adolescência e eu simplesmente recomendava ele para todo ser humano que via na frente. É um Romeu e Julieta escrito por outra pessoa e de outra forma (porém a história é bem semelhante sabe, duas famílias que se odeiam etc), mas eu te amo muito preciosidade ?